back to top
23/11/2024 — 19:26
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (1º)

Serginho confirma favoritismo na última pesquisa e tem 39 pontos a frente do segundo lugar; Próxima pesquisa de São Pedro da Aldeia sai no dia da eleição; Fabinho Costa faz último comício na quinta-feira (3); Alexandre Martins chama eleitores para participarem de comício virtual; Arraial é destaque na grande imprensa sobre esquema fraudulento usando prefeitura; Penha Bernardes com Michele Bolsonaro; Paulo Melo dispara contra prefeita de Saquarema; Quaquá e Horta em encontro de Eduardo Paes... E muito mais!

Compartilhe

SERGINHO TEM 39 PONTOS A FRENTE

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (1º) começa por Cabo Frio, que nesta manhã recebeu a pesquisa de intenção de votos mostrando que o candidato a prefeito Serginho (PL) segue isolado na liderança com 61,3% na estimulada, conforme levantamento do instituto Paraná Pesquisas (RJ-04791/2024), e está 39 pontos a frente do segundo lugar. A atual prefeita, Magdala Furtado (PV), que tenta a reeleição, vem na sequência, com 22,3%. Em 3º lugar, aparece Rafael Peçanha (REDE), com 4,1%. Já Vinícius Seguraço (UP) teve 1% e, por último, Fernando Luiz Cardoso (NOVO), com 0,8%. O resultado mostra que num intervalo aproximado de 1 mês com relação à última sondagem da Paraná Pesquisas, divulgada em 27 de agosto, Serginho cresceu 1,7 ponto percentual com relação à vantagem sobre Magdala; a prefeita cresceu 5,1 pontos percentuais nesse período.

ESPONTÂNEA E REJEIÇÃO

Já na espontânea, os dados mostram que Serginho cresceu 7,3 pontos percentuais entre uma pesquisa e outra (da Paraná): dia 27 de agosto ele tinha 30,4% e agora, 37,7%. Magdala tinha 7,6% e agora, 12,4%; Rafael Peçanha subiu de 0,7% para 1,1%. Vinícius Seguraço e Fernando Luiz Cardoso, que não foram citados na espontânea anterior (da Paraná), apareceram com 0,4% e 0,1% respectivamente. A pesquisa também avaliou o índice de rejeição dos candidatos, perguntando em quem os eleitores não votariam de jeito nenhum. Magdala Furtado continua liderando este quesito, com 49,6%, seguida por Serginho, com 18,6%, e Rafael, 13,8%. Fernando Luiz Cardoso teve 12,4% de rejeição e Vinícius Seguraço, 11,7%. Não souberam ou não quiseram responder, 10,7%; e 7,6% disseram que poderia votar em todos. Nesta pesquisa não houve avaliação do atual governo.

ASFALTO A PERDER DE VISTA

Nesta terça-feira (1º) teve sabatina do Sydney Marinho, da Litoral News, e tudo corria de maneira bem monótona até que a prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PV), preparou o meme. Durante a parte que lhe coube, soltou que nesse um ano de mandato jogou 2 milhões de toneladas de asfalto nas ruas da cidade. Ela não estudou os números reais da sua gestão ou mentiu deliberadamente? Porque, para se ter ideia, as vendas de asfalto da Petrobras atingiram recorde ano passado, quando foram comercializadas 2,5 milhões de toneladas do produto, a maior quantidade desde 2014. Ou seja, Petrobras vendeu asfalto só pra Cabo Frio, praticamente, né? Ainda no sentido técnico da questão, esses 2 milhões de toneladas dariam para cobrir 5 mil km de ruas, quase a distância entre Cabo Frio e Oiapoque (AP), no extremo norte do país. E olha que o apresentador ainda ficou impressionado e perguntou se ela tinha certeza desse número; ela reafirmou, dizendo que foi a própria empresa fornecedora quem repassou esse levantamento. Mas aí a situação é ainda pior, porque se ela entendeu bem os números que foram passados, sinal que Cabo Frio está pagando muito por nada. No entanto, no fim do expediente, o secretário de Obras, Luciano Silveira, entrou em contato pra dizer que Magdala errou ao dizer o volume de massa asfáltica. Na verdade, foram 2 mil toneladas e não 2 milhões. Então tá.

DECRETO CONTRA TERCEIRIZAÇÃO

A Câmara Municipal de Cabo Frio aprovou, na manhã desta terça-feira (1), um decreto legislativo proibindo a terceirização das cozinhas das escolas da rede municipal de ensino. A ata de registro de preços 001/2024, realizada pela secretaria de Educação e assinada pela prefeita Magdala Furtado (PV), gerou muitos questionamentos entre os educadores e até greve. O motivo é que, além do aumento significativo no custo da merenda, que saltou de R$ 8 milhões para quase R$ 50 milhões, professores e funcionários em geral foram proibidos de se alimentarem nas escolas e as servidoras das cozinhas, ainda tiveram um aumento na carga horária de trabalho para 44h semanais. Após uma reunião que discutiu o assunto e cobrou dados da prefeitura na última quinta (26), a câmara aprovou uma lei por decreto legislativo, na sessão desta manhã, que proíbe a mudança. Votaram a favor do decreto (contra a terceirização), o presidente da Câmara, Miguel Alencar (União), Josias da Swell (PL), Adeir Novaes (PL), Alexandra Codeço (REP), Davi Souza (PP), Rodolfo de Rui (PL), Jean da Autoescola (PP), Carol Midori (União) e Luís Geraldo (REP). Os outros vereadores da Casa não estiveram presentes na sessão. O decreto entra em vigor a partir da data de publicação, que deve ocorrer até o fim de semana.

QUEIMOU NA LARGADA

O Partido Renovador Trabalhista Brasileiro de Cabo Frio, partido do vereador Roberto Jesus, que é candidato à reeleição, queimou na largada e teve a primeira Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) ajuizada contra o candidato Serginho e o Partido Liberal extinta por falta de legitimidade. A entender, a tese da legenda é que o PL e o grupo de Serginho estariam aliciando seus candidatos. No entanto, o PRTB está numa coligação (União do Bem, formada pela federação PT-PV-PCdoB, Avante, PRTB, PSB, PDT e MDB) e não poderia ajuizar uma AIJE de forma isolada. A decisão da juíza eleitoral Luciana Cesário de Mello Novais, que mandou arquivar a ação, é desta terça-feira (1º).

REUNIÃO COM 2,5 MIL PESSOAS

Falando em Serginho, ele participou de um encontro de campanha do candidato a vereador Flávio Moreira (REP), bispo da igreja Universal. Segundo estimam os organizadores do evento, cerca de 2 mil pessoas compareceram à reunião. A grande adesão pode mostrar que o candidato tem grandes chances de ocupar uma das 17 cadeiras do legislativo cabo-friense. E outra, o poder da igreja universal não é pra subestimar, principalmente em se tratando da Região dos Lagos.

CAFEZINHO COM A RENATA

Outro que vai tentar vaga na Câmara de Cabo Frio este ano, após um hiato de 8 anos da política, é Alfredo Gonçalves (REP), tio de Serginho. Nesta terça (1º), ele participou do “Cafezinho com a Renata” e no bate-papo falou de expectativas, sobre sua relação com o sobrinho candidato e que a cidade “vive o pior momento em todos os aspectos”. Confessou que estava com saudade de atuar na política e sua expectativa para 6 de outubro. Confira na íntegra.

AGENDA E MINICOMÍCIO

Nesta terça-feira (1), o candidato a Prefeito Rafael Peçanha (REDE), iniciou o dia em corpo a corpo no bairro União (Cortiço). Depois fez um minicomício às em frente ao Comitê de campanha, na Rua Rui Barbosa. Em seguida, partiu para sabatina na TV Litoral News, de onde partiu para corpo a corpo no bairro Itajuru, encerrando o dia com minicomício às 17h18 no terminal de ônibus do convento. Ontem, segunda (30), ele ocupou o centro da cidade desde a manhã até o final da tarde, caminhando com a presença de Fábio da Padaria, presidente estadual da Rede Sustentabilidade. Estiveram presentes também a nominata de vereadoras e vereadores da Federação, junto à militância, apoiadoras e apoiadores. Além de corpo a corpo e panfletagem, Rafael e seu time conversaram com a população, discursaram em praça pública e realizaram uma ação inédita na campanha: o prefeitável transferiu seu escritório para a Praça Porto Rocha e atendeu a população à céu aberto, como fazia quando vereador, através do Projeto Gabinete de Rua. Na oportunidade, o presidente estadual da Rede referendou Peçanha como grande aposta da legenda na região. “Rafael é uma liderança, um professor que só tem a somar para Cabo Frio. Trago aqui o apoio e o carinho da ex-senadora Heloísa Helena, Porta-Voz Nacional da Rede, que acredita muito nessa força desse grupo aqui na cidade. Estamos juntos!” declarou Fábio. Nesta semana, ele ainda faz corpo a corpo na Avenida Julia Kubitschek e minicomício na Rodoviária, na quarta (2). Já na quinta (3), também faz corpo a corpo no centro e minicomício na Praça Porto Rocha, e depois participa de debate na TV.

CAFEZINHO COM A RENATA II

Outra convidada do “Cafezinho com a Renata”, nesta terça-feira, foi a candidata a vereadora Letícia Jotta (PODE), que já teve mandato e está afastada há quatro anos. Ela foi a primeira mulher negra a se eleger, mas desde que perdeu a eleição em 2020, a casa de leis cabo-friense ficou sem representatividade de mulheres pretas. Veja a entrevista.

PESQUISA SAI NO DIA DO PLEITO

Em São Pedro da Aldeia, expectativa máxima para a próxima e última pesquisa de intenção de voto pra prefeito, que será divulgada no próximo domingo (6), no dia das eleições. O levantamento é da Ágora Pesquisa, que vai entrevistar 400 eleitores entre os dias 4 e 5 de outubro. Na última sondagem, divulgada dia 17 de setembro, também pela Ágora (RJ-08339/2024), entrevistou 400 pessoas e apontou que Fábio do Pastel (PL) tinha 63% das intenções de votos na estimulada, representando 50 pontos percentuais à frente de Cláudio Chumbinho (União), segundo colocado; Bia ficou na terceira colocação, com 9%. Marcelo do IAT (PRD) e Sandra Autuori (PSOL) tiveram 1% cada.

COMÍCIO E VISITA DA NOVA POLICLÍNICA

E, por falar em Fábio do Pastel (PL), o prefeito de São Pedro da Aldeia anda turbinado durante a sua campanha. No último domingo (29), ao realizar a última caminhada, ele atraiu um grande número de pessoas que foram acompanhar a carreata. Desta vez, vai acontecer o último comício nesta quarta-feira (2). Ele, junto com o seu vice, Júlio Queiroz (União), estará no Centro, às 18h, na Praça da Matriz. Diversos deputados e candidatos a vereador estarão presentes. A presença do governador, Cláudio Castro (PL), já está confirmada. Já nesta segunda (30), Pastel ligou a sua tomada de 220 volts e foi com tudo para acompanhar as reuniões dos candidatos a vereador. Ele e o seu vice participaram de um encontro com Vanusa Arruda (SDD), no bairro Fluminense. Logo em seguida, foram para o Baixo Grande se encontrar com Matheus de Kikinho (PODE). Para fechar com chave de ouro, eles cumpriram a agenda no Morro do Milagre com Chiquinho da Dona Chica (PL). Para dar uma descansada das reuniões e focar nas obras, Pastel esteve nesta terça (1°) com a secretária de Saúde, Maria Márcia, para visitar as dependências da nova Policlínica. Fábio anda assim, com um olho no padre e outro na missa.

COM A CORDA TODA

Do outro lado, a candidata a prefeita Bia (PSDB) só anda com a corda toda, ainda mais quando o assunto é colocar o jingle para provocar a oposição. É aquela caminhada da alegria que sempre faz. Junto com seu vice, Flávio Calixto (Avante), percorreram todo o bairro do Alecrim nesta terça-feira (1°). E não para por aí! Nesta quarta (2), o destino será o Balneário, às 16h. Já na quinta (3), a caminhada vai acontecer mais cedo, às 9h, no Baixo Grande. E, para fechar a semana, Bia, junto com Flávio, estará em uma carreata na Praia da Baleia, às 14h. Bia também já comentou sobre as creches na semana passada, dizendo que só há três em funcionamento e que a educação não tem sido uma prioridade. Essa estratégia dela pode não ser muito assertiva para conquistar mais apoio popular. É o mesmo caso com o Chumbinho. Será que pode haver alguma reviravolta nessa reta final?! É bem difícil, mas tudo pode acontecer.

E MAIS COMPARAÇÕES

Continuando em São Pedro, o candidato a prefeito Cláudio Chumbinho (REP) segue realizando diversas entrevistas para veículos de comunicação de várias cidades da região. No entanto, ele sempre insiste no mesmo ponto quando o assunto é fazer comparações. Afirma que foi em seu governo que realizou diversas obras e que, na gestão atual, Fábio do Pastel não fez grandes coisas. Um exemplo são as creches: “Eu deixei três creches quase prontas quando encerrei meu mandato, e o governo atual até hoje não entregou as creches. Fez reformas milionárias e não terminou as obras. E agora, no período eleitoral, ele diz que vai entregar as creches”. Na última caminhada realizada por Chumbinho, ele afirmou que não precisa atacar ninguém para ser prefeito. Porém, nesse caso, ele está sempre criticando o governo de Fábio do Pastel. Chumbinho precisa entender que apenas criticar não vai solucionar nada. O importante é colocar as propostas na mesa e implementá-las. Agora à noite, Chumbinho está realizando mais uma caminhada, junto com seu vice, Paulo Martins (REP), na Praça Verde, ao lado de Poço Fundo.

ÚLTIMO COMÍCIO

Já em Iguaba Grande, o candidato a prefeito Fabinho Costa (CID), junto com seu vice, Marciley Lessa (PL), e o prefeito Vantoil Martins (CID), convidou toda a população para o último comício da “Vitória da Família 23”. Dessa vez, será no Centro, nesta quinta-feira (3), às 18h. O ponto de encontro será no Esporte Clube Palmeiras. Fabinho vem recebendo muito apoio de Vantoil, e isso é um ponto fundamental para atrair a população.

RETA FINAL

A cinco dias das eleições, a adrenalina dos candidatos está nas alturas, principalmente os das majoritárias. E com o prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), candidato à reeleição, não é diferente. Tem se desdobrado em vários pra dar conta do expediente no executivo municipal e reuniões de candidatos. Na rede social, Alexandre já está convocando os eleitores para participarem de seu comício virtual, que acontece na quinta (3), a partir das 19h30. “Ainda temos muito o que conversar”, disse.

CORPO A CORPO NO ALTO DA RASA

Ainda sobre Búzios, o candidato a prefeito, Rafael Aguiar (PL), juntamente com seu vice, Leandro de Búzios (MDB), esteve em um corpo a corpo no Alto da Rasa nesta terça-feira (1°). Eles conversaram com os moradores e falaram sobre suas propostas. Rafael e Leandro, de vez em quando, sempre aproveitam para criticar o governo atual. Aliás, todo candidato sempre vai arrumar encrenca com outro. Essa disputa entre eles vai dar o que falar até o fim da campanha.

ARRAIAL EM DESTAQUE NO O GLOBO

Uma reportagem publicada pelo jornal O GLOBO nesta terça-feira (1) revela como facções criminosas como o Comando Vermelho (CV) e o Primeiro Comando da Capital (PCC) têm usado prefeituras no Sudeste para lavar dinheiro oriundo de atividades ilícitas. Um dos casos envolve Marcos Antônio Ferreira do Nazareth, candidato a vereador em Arraial do Cabo, que está preso por desviar mais de R$ 6 milhões em contratos com a prefeitura. O Marquinho de Nicomedes (PV), condenado por tráfico de drogas em 2011, é acusado de liderar esquemas fraudulentos com empresas de fachada que venciam licitações direcionadas. Para garantir o direcionamento das licitações, o candidato pagava propinas a funcionários do município: a investigação conseguiu mapear transferências de uma de suas empresas, a Atlantic, para o então vice-prefeito, Sérgio Lopes de Oliveira Carvalho, três secretários e outros nove servidores. O Ministério Público revelou ainda, que o candidato mantinha relações com líderes da facção e que seu “curral eleitoral” estava em áreas dominadas pelo tráfico. Mesmo negando laços com o tráfico atualmente, ele admitiu à polícia que se beneficia da boa relação com bandidos em períodos eleitorais. O pior é que mesmo preso, o candidato continua sua campanha eleitoral por meio digital. Em cartas escritas a seus eleitores de dentro da cadeia, o candidato afirma que é um “preso político” e que “está sofrendo perseguição por falar a verdade”. “Estou preso, sim, mas não estou morto. Vou registrar minha candidatura e tomarei posse no dia 1º de janeiro”, diz um trecho.

TIRA O GIRA, PÕE O GIRA

Ainda sobre Arraial, demos aqui ontem que o Republicanos, partido que integra a coligação do candidato a prefeito Andinho Brito (União), entrou com pedido para que o programa “Gira Renda Cabista” fosse suspenso de forma temporária e o chefe do executivo, afastado do cargo. A justificativa principal da ação é que o benefício seria como uma moeda de troca em ano eleitoral. E não é que Andinho divulgou no Instagram que, se eleito, vai aumentar o valor do Gira Renda – que hoje vale R$ 250,00 – para R$ 500,00. Que coisa, hein?

APOIO DE MICHELE E COMÍCIO

Em Araruama, a vereadora e candidata a prefeita, Penha Bernardes (PL), recebeu mais um apoio para a sua campanha. Agora foi a vez da presidente do PL Mulher, Michele Bolsonaro. Penha já recebeu diversos apoios, entre eles, o deputado federal Dr. Luizinho (PP), o deputado federal e presidente do PL estadual Altineu Côrtes, a deputada federal Chris Tonietto (PL) e até o senador Romário (PL). Durante o pronunciamento, junto com Michele, Penha relatou sobre a saúde do município, dizendo que “é um escândalo a nossa cidade ter um orçamento bilionário e não termos nenhum hospital municipal e nem UTIs disponíveis”. Para além disso, os encontros com os candidatos a vereador estão a todo vapor, como nesta segunda-feira (30), quando ela participou do encontro do maridão e candidato à recondução ao cargo, Oliveira da Guarda (União), no diretório municipal do PL, no Centro. Logo em seguida, ela marcou presença na reunião de Reginaldo Coelho (PP).

APOIO DE CRIVELLA E COMÍCIO EM MATARUNA

Já a candidata do governo atual de Araruama, Daniela de Lívia (MDB), além de ter recebido apoio do deputado federal e presidente nacional do MDB, Baleia Rossi, ela também contou com a parceria do deputado federal Marcelo Crivella (REP) para sua campanha. Além disso, ela realizou uma caminhada no bairro de Itatiquara, nesta terça-feira (1º), para divulgar a revista do seu plano de governo. Na noite anterior, teve comício no bairro Mataruna e ficou bem cheio. Quem também estava lá foi sua vice, Verônica Januário (Novo). Durante seu discurso, Daniela abordou sua proposta em relação à saúde: “Pode ter certeza que a saúde pública de Araruama será destaque no estado do Rio, ou eu não me chamo Daniela”.

COMPRA DE VOTOS?

E por falar em Sérgio Ribeiro (DC), o candidato a prefeito disse que ouviu uns burburinhos sobre a compra de votos. “A gente fica ouvindo essas coisas e se assusta, porque realmente eu nunca imaginei. Sempre se ouviu isso, mas não de um jeito como está nesta eleição. Números absurdos. A população deve pensar para definir os próximos quatro anos e quem está comprando o seu voto não tem compromisso nenhum com isso”. Isso que Sérgio comentou é para se preocupar mesmo, porque a compra de votos é uma prática que deslegitima cada vez mais a democracia e desvaloriza o futuro da cidade. Ontem mesmo, Sérgio disse que o exército vai estar nas ruas devido a uma decisão do tribunal eleitoral, por conta de diversas denúncias que foram feitas de atitudes antidemocráticas no processo eleitoral. Nós vimos a retirada das bandeiras do Sérgio em alguns bairros. A coisa tá feia.

“VERDADEIRO ESCÁRNIO”

Em Saquarema, todo mundo anda falando sobre a prefeita Manoela Peres (PL), que aumentou o seu próprio salário, o do vices e dos secretários municipais. O salário dela foi para R$ 27 mil. Será que foi uma boa ideia aumentar o salário justo agora, quando está próximo das eleições e no final do mandato? Quem vê isso é o povo, já que eles pedem pelo aumento e pela nova chamada da Moeda Saquá. Esse salário foi aprovado pela Câmara Municipal em regime de urgência e em única votação. Só que o candidato a prefeito Paulo Melo (MDB) não gostou nada desse aumento: “Verdadeiro escárnio. A prefeita aumentou em 30% o salário para a próxima legislatura, ou melhor, para a próxima administração, enquanto os servidores públicos receberam 4%. É uma vergonha. É inadmissível. Além do mais, totalmente ilegal, fugindo ao processo constitucional. O artigo 29, inciso quarto, alínea V, diz que o aumento de secretários e vice-prefeitos é uma lei de iniciativa da Câmara e não da prefeita”. Nessa aí Paulo pegou pesado. Paulo vai fazer de tudo para desestabilizar o governo de Manoela, até mesmo antes das eleições. Mas será que isso vai ter efeito? Bom, pode até ser. Quem está antenada aí é a candidata a prefeita Lucimar Vidal (PL), que só anda quietinha e só foca na campanha. A verdade é essa. Além disso, Paulo juntamente com a sua vice, Nurimar do Comércio (MDB), está agora a noite realizando mais um comício virtual no diretório municipal do MDB.

SERÁ QUE VAI FALAR?

Já o candidato Rômulo Gomes (NOVO) parece que acordou de vez nesta última semana de caminhadas. Realizou várias nos últimos dois dias. Nesta terça-feira (1º), Rômulo, junto com sua vice, Márcia Lulemar (Novo), esteve em Praia Seca para conversar com moradores. Logo em seguida, foram ao Morro dos Pregos e Mombaça. No dia anterior estiveram em Bacaxá, Condado e Asfalto Velho. Ele percebeu que o calo está apertando e correu para fazer as últimas caminhadas, pois só manda indiretas para o atual governo, em vez de falar das propostas. E por falar no aumento do salário da Manoela? Será que ele vai comentar também? É aguardar pra ver.

QUAQUÁ E HORTA COM EDUARDO PAES

O deputado federal e candidato a prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), junto com o prefeito Fabiano Horta (PT), reuniu milhares de pessoas em um ato de apoio à reeleição do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), na noite desta segunda-feira (30), na Lapa, região central da capital. No encontro também estiveram candidatos a vereador pelo PT no Rio, a deputada federal Benedita da Silva (PT), a deputada estadual Zeidan (PT), o vice-prefeito de Maricá e secretário licenciado de Desenvolvimento Econômico Solidário do Rio Diego Zeidan, o candidato a vice-prefeito, Joãozinho Maurício (PT) e o ex-deputado federal Alessandro Molon (PSB). Ao defender a eleição de Paes ainda no 1º turno, Quaquá disse ser necessário que o carioca faça igual aos baianos, já que “eles (os baianos) têm preguiça de votar duas vezes”. “Queremos ser igual os irmãos baianos. Sabe que baiano não gosta de votar duas vezes? Tem preguiça de votar duas vezes e resolve no primeiro turno”, disse Quaquá que também entregou ao prefeito o projeto “Favela Empreendedora e Solidária” que reconhece a favela como potência econômica e cultural. “É economia solidária e criativa na veia e vielas das favelas do Rio”, completou.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo