21/01/2025 — 01:50
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (19)

A estratégia e a ambição de Rafael Aguiar e o 'racha' em Búzios; Magdala Furtado homenageia mulheres com exoneração de assessor; Fábio do Pastel tem folga relâmpago; Vantoil Martins vai entrevistar ex-vereador e seu herdeiro político se encontra com vice-governador; Marcelo Magno e o Gira Renda na conta; Penha Bernardes e Elói Ramalho nas Bananeiras; Manoela Peres implementa novo cartão; Passaporte empreendedor é lançado em Maricá; Bolsonaro e Gutemberg Reis entre os indiciados pela PF... E muito mais!

Compartilhe

ESTRATÉGICO E AMBICIOSO

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (19) começa por Armação dos Búzios. Porque é tanta novidade do dia pra noite, que o tabuleiro político dos outros municípios vira fichinha. Saiu uma matéria na revista Veja, nesta terça-feira (19), falando que a candidatura do prefeito interino Rafael Aguiar (PL), pode nadar e morrer na praia, mas não é bem assim. O colunista se apega muito à letra fria da lei, mas um bom advogado conhece os atalhos. Inclusive procuramos Rafael pra saber o que ele achou da reportagem e, ao que parece, está bastante seguro e não demonstrou preocupação. E a gente já falou sobre esse assunto aqui. A estratégia dele e de seus advogados é muito simples. Ele vai concorrer, mesmo sob risco da eleição suplementar, marcada para 28 de abril, ser anulada (já que segundo a lei eleitoral o candidato deve ter pelo menos seis meses de filiação ao partido com o qual vai concorrer). Mas até que aconteça, é provável que outubro – seis meses após este pleito – já tenha chegado com a eleição municipal. Desse modo, Rafael, sentado na cadeira de prefeito, acredita que facilmente consegue se reeleger. Vai buscar na justiça jurisprudência para garantir sua permanência sentado na cadeira. Essa é a estratégia dele. E todo mundo pode falar o que quiser de Rafael, mas uma coisa é preciso reconhecer: uma pessoa inteligente, joga muito bem e é ambicioso pra caramba, não mede esforços para chegar ao objetivo.

PLANO PRONTO

Rafael Aguiar estava com um plano ‘muito prontinho’. E vai dar com os burros n’água quem acreditar que a candidatura dele pode nadar e morrer na praia. Não vai nadar, não vai morrer na praia e não duvide da possibilidade de, mesmo a eleição sendo anulada, ele permanecer no cargo, porque ele já deu demonstrações claras que os caminhos que precisarem ser feitos para se manter no poder, ele fará. Preocupado deve ficar a turma do Leandro de Búzios (SDD), porque a bem da verdade é que a presença de Bolsonaro no balneário – além do governador Cláudio Castro, o senador Flávio Bolsonaro e o líder do PL na Câmara, Altineu Côrtes – mexeu com o cenário. Os buzianos mais apaixonados pelo ex-presidente ficaram encantados. Teve até uma corrente que disse que havia alguns memes na internet dizendo “Bolsonaro, sim, Aguiar, não”. No entanto, é Bolsonaro, é a máquina do Estado e é a máquina do município operando em favor de Rafael. E o garoto já mostrou que não entra para brincar.

ENQUANTO ISSO…

…É vida que segue. Rafael Aguiar continua exonerando funcionários ligados ao prefeito afastado, Alexandre Martins (REP). Só que agora a situação é um pouco mais crítica. Até então, o prefeito interino estava demitindo e o acerto era feito pelos dias trabalhados até a exoneração. Contudo, recebemos denúncia dando conta que quem está sendo dispensado antes de completar o mês após o último salário, sai com uma mão na frente e outra atrás.

UMA COISA É UMA COISA

Falando em Alexandre Martins, o pessoal de seu grupo garante que ele segue firme no apoio a Leandro de Búzios (SDD) para a suplementar. O principal adversário não é Leandro, mas Rafael Aguiar, ‘o traidor’. Alexandre e Leandro já ingressaram com ações um contra o outro mas, como, disse uma fonte do grupo do prefeito afastado, “adversário político a gente supera, traidor, jamais”. Enquanto isso, Alexandre continua trabalhando e mantém a crença de que um milagre aconteça em Brasília. Até o momento, não foi marcado o julgamento no TSE, suspenso no dia 7 de março após um pedido de vista do ministro Floriano Marques.

RACHA ENTRE PSDB E CIDADANIA?

Continuando em Búzios, os presidentes das executivas municipais do PSDB, Thomas Weber, e do Cidadania, Maycon Siqueira, vão apoiar candidatos diferentes na suplementar. Weber, que comanda o Sindicato dos Hotéis, Restaurantes e Bares, há cerca de duas décadas declarou apoio a Leandro de Búzios (SDD), mas Maycon, secretário de Turismo, disse não a Weber e vai ficar ao lado de Rafael Aguiar. É racha que chama? É que ambos os partidos formam uma federação, que com esse racha, fica um impasse no ar. Ou seja, a federação foi pras cucuias?

PRÊMIO CIDADES TURÍSTICAS

Falando em Maycon Siqueira, ele representou Búzios, nesta segunda-feira (18), na quinta edição do prêmio “Os Mais Amados do Rio”, da revista Veja, onde o município ficou em 1º lugar como cidade turística favorita dos cariocas. Com um calendário repleto de eventos culturais, esportivos e gastronômicos, o balneário na Região dos Lagos viu um aumento de 382% no número de turistas ano passado. “Estamos preparados para ir além da alta temporada. Búzios tem tudo para ser a cidade mais badalada do Brasil”, disse ele à Veja. Durante o Réveillon, a média de ocupação hoteleira atingiu 79%. Um dos eventos destacados fora da temporada de verão é o festival Degusta Búzios, que reúne os principais bares e restaurantes com menus exclusivos. Em 2023, o festival injetou quase R$ 4 milhões na economia local. Em segundo lugar da categoria ficou Arraial do Cabo, seguido por Angra dos Reis.

BELÍSSIMA HOMENAGEM

Em Cabo Frio, a prefeita Magdala Furtado (PV) exonerou o assessor especial dela, Rodrigo Menezes, aquele que é fichado na Maria da Penha e também já tentou coibir a jornalista Renata Cristiane no episódio do parquinho no Peró, ano passado. Fez um vídeo dizendo que foi ele quem pediu a exoneração do cargo e até botou um print pra provar. Depois se disse ressentido porque a prefeita sequer ligou pra ele pra tentar demovê-lo da decisão. Ou seja, fez aquele pedido de demissão ‘meio charminho’ e ela aceitou. Na verdade, ao que parece, era o que ela esperava há muito tempo, né? Porque depois do episódio lá da Praça do Moinho, ele, que gostava de botar banca, foi perdendo prestígio e evidentemente que isso foi se agravando. E tava pegando mal pra Magdala ter como assessor especial de gabinete um sujeito que responde pela lei Maria da Penha. O cara disse que pediu pra sair porque o governo está fora do trilho. Agora que ele tá enxergando isso? Cabe salientar que ele mesmo foi um dos que mais colaborou para esse descarrilar. Magdala demorou a tomar uma providência, mas antes tarde do que nunca. E o fez em pleno mês da Mulher, uma belíssima homenagem. Tá perdoada.

REUNIÃO EM ABRIL

O secretário de Assistência Social de Cabo Frio, Diego Vogas, vai ter uma audiência com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, em abril. Na última sexta (15), eles se encontraram num evento do ministro, no Rio de Janeiro, ocasião em que alinharam uma data para essa reunião oficial, em Brasília. A ver.

ORDENAMENTO EM CABO FRIO

No âmbito do legislativo cabo-friense, o presidente da Câmara, Miguel Alencar (União), enviou dois ofícios ao executivo, em regime de urgência, para que sejam enviadas as duas leis complementares que tratam do uso e ocupação do solo e do estacionamento rotativo – este último, aliás, é objeto de reclamação de turistas e visitantes há tempos. Sobre o rotativo, ainda na semana passada Miguel enviou requerimento à Prefeitura solicitando várias informações como número de funcionários, abrangência do serviço, valor arrecadado e destinação desse valor (aí é que tá). Será que vão responder quando?

FOLGA RELÂMPAGO

A gente disse na coluna anterior, nesta segunda (18), que o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), iria ficar off uns dias para poder descansar. Mas a folga já acabou, Pastel descansou apenas no fim de semana após a visita de Bolsonaro e já está de volta à labuta, fazendo uma reunião atrás da outra. O homem não para.

PODCAST DO VANTOIL

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), anunciou o quarto episódio do “Vem Com a Gente Podcast”, marcado para esta quinta-feira (21) às 19h, que terá como entrevistado o ex-vereador Alessandro Grimauth. Não vão faltar histórias interessantes.

APOIO A FABINHO

O chefe de Gabinete e pré-candidato a prefeito de Iguaba Grande, Fábio Costa, teve uma reunião nesta segunda-feira (18) com o vice-governador, Thiago Pampolha (MDB), no mesmo dia em que se encontrou com o líder do Progressistas na Câmara dos Deputados, Dr. Luizinho (como divulgamos aqui ontem). O encontro com Pampolha aconteceu no Palácio Tiradentes, no Rio, onde o vice-governador confirmou seu apoio a Fabinho na corrida de outubro.

GIRA RENDA NA CONTA

Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) anunciou que os cartões do Programa Gira Renda Cabista foram recarregados nesta segunda-feira (18). O programa social beneficia aproximadamente 1.500 famílias em situação de vulnerabilidade na região. Criado com o objetivo de impulsionar o comércio local e prover assistência a essas famílias, o Gira Renda dispensa cadastro específico, contudo, os beneficiários devem estar inscritos no CadÚnico e atender a certos critérios estabelecidos. Para esclarecer dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a secretaria de Desenvolvimento Social do município.

REUNIÃO COM MORADORES

Em Araruama, a vereadora e pré-candidata a prefeita, Penha Bernardes (PL), e o vereador Elói Ramalho (PSC) marcaram presença em um encontro com os moradores do bairro de Bananeiras, nesta segunda-feira (18). O evento teve lugar na residência de um morador, que cedeu o espaço. O objetivo foi falar das dificuldades enfrentadas pela população do bairro, como a falta de manutenção das ruas, a necessidade de recapeamento e asfaltamento, além de abordar o cenário político do município.

ENCONTRO COM A DEPUTADA

O presidente do PDT de Araruama, Luís da Saúde, realizou uma visita ao gabinete do partido no Rio de Janeiro nesta segunda-feira (18). Ele se encontrou com a deputada estadual Martha Rocha, acompanhado pelo ex-prefeito da cidade e vice-presidente do Detran, André Mônica, e pelo secretário-geral Ismael Lisboa. O encontro teve como propósito discutir o cenário político atual no Estado e no município.

CARTÃO DA PESSOA COM FIBROMIALGIA

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), anunciou através de suas redes sociais a implementação do cartão da pessoa com fibromialgia. O objetivo é proporcionar atendimento prioritário aos que sofrem dessa condição, equiparando seus direitos aos dos idosos e gestantes. Segundo Manoela, a iniciativa surgiu após ouvir o relato de uma paciente, que destacou as dificuldades enfrentadas diariamente devido às intensas dores que sente. Com o cartão, essas pessoas terão acesso à fila preferencial em estabelecimentos, assim como os idosos e gestantes. Para obter o benefício, os interessados devem comparecer à Secretaria de Saúde munidos de RG, CPF, comprovante de residência, cartão do SUS e laudo médico que comprove a doença.

PASSAPORTE EMPREENDEDOR

Em Maricá foi lançado o Passaporte Empreendedor, em parceria com a Codemar e a UFF. O programa oferece 150 vagas em cursos para alunos do Passaporte Universitário ou últimos anos do ensino superior, abordando temas como plano de negócios, financiamento e administração. As aulas terão 14 encontros presenciais, com turmas nos períodos da tarde, noite e aos sábados, visando fornecer recursos para os alunos desenvolverem seus próprios negócios.

FRAUDE NO SISTEMA DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

A Polícia Federal indiciou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras 16 pessoas por supostas fraudes em cartões de vacina contra a Covid. Além de Bolsonaro, há ex-assessores e seus respectivos familiares que teriam participado do esquema. Se condenado, Bolsonaro pode pegar pena de até 15 anos de prisão. Entre os que figuram na lista de indiciados, além do ex-presidente – apontado como mandante das fraudes no sistema do Ministério da Saúde -, está o deputado federal Gutemberg Reis, indiciado por associação criminosa e inserção de dados falsos em sistema de informações. ‘Gut’ como é carinhosamente chamado pelos mais próximos, é um dos políticos mais badalados da Região dos Lagos e sempre que pode está por aqui. Que coisa, hein?

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo