BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (14)

Miguel Alencar fala do estacionamento rotativo e não poupa críticas às 'prioridades' de Zé Bonifácio, no RC Cast; Aquiles Barreto será entrevistado pelo RC Cast desta quarta-feira (15); Retomadas obras dos distritos em Arraial; Fábio do Pastel recebe deputado federal para vistoriar obras; Alexandre Martins e vice conferem obras de saneamento; Vantoil Martins participa da diplomação de servidores aprovados em curso do Sebrae; o isolamento de Lívia de Chiquinho... E muito mais!

899

RC CAST COM MIGUEL ALENCAR

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (14) começa por Cabo Frio, onde o presidente da Câmara de Cabo Frio, Miguel Alencar (UNIÃO), foi o entrevistado do quarto episódio do RC Cast, podcast do Portal RC24h. Entre outros assuntos, Miguel falou sobre a polêmica do estacionamento rotativo – disse que não deveria ser uma prioridade do governo, existem outras muito mais importantes -, não poupou críticas ao prefeito José Bonifácio (PDT) e nem ao secretariado – “falta gestão e proatividade”. Veja a íntegra no vídeo:

____________

AQUILES NO RC CAST

E nesta quarta-feira (15), o convidado é o pré-candidato a deputado federal pelo PSD, Aquiles Barreto para o 5° episódio do RC Cast. O jovem político, além da sua pré-candidatura, vai contar um pouco da sua história de vida e da trajetória política até aqui. Também vai falar da experiência como secretário do prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD) e comentar o cenário político da atualidade. Imperdível. A transmissão começa a partir das 16h, nos canais do RC24h, e os internautas podem mandar perguntas. Fiquem ligados.

PROCEDE OU NÃO?

Continuando em Cabo Frio, o vereador Felipe Fernandes (PDT) foi alvo de críticas nas redes sociais de Cabo Frio e região, por conta de um jogo que ele foi assitir do Fla-Flu no Marcanã. Acontece que, segundo essas denúncias que estão circulando também em grupos de whatsapp, o parlamentar – e ex-secretário municipal de saúde – teria utilizado um carro da prefeitura para o deslocamento ao estádio carioca. Mas deu o que falar. Tanto a coluna quanto a jornalista Renata Cristiane pediram um posicionamento a Felipe sobre o caso, mas não houve resposta até o momento. Vamos aguardar pra ver.

PAUTOU A SESSÃO

Ainda em Cabo Frio, a sessão da Câmara desta terça-feira (14) foi basicamente pautada pelo episódio da agressão a um agente da Guarda Civil Municipal no fim de semana. O presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (Sindicaf), Fernando de Paula, e o vice-presidente da Associação dos Guardas Civis Municipais, Adson Lopes utilizaram a Tribuna Livre na sessão. O guarda estava trabalhando e, durante uma abordagem, disse pediu que os ocupantes de um carro retirassem o veículo que estava estacionado em um local proibido. Neste momento, ele foi agredido. “O fato revolta toda a sociedade e é injustificável. O vídeo rodou o país inteiro. Há anos os guardas sofrem com a estrutura precária. Precisamos de ações efetivas”, disse De Paula. Em seguida, Adson Lopes utilizou a tribuna, onde fez um emocionado desabafo. O presidente do legislativo, vereador Miguel Alencar (União) afirmou que a Casa repudia com veemência qualquer ato de violência dispensado a qualquer servidor público em exercício da função. Ainda na sessão, foi aprovado em plenário um requerimento de autoria de todos os vereadores pedindo outorga de Moção de Solidariedade ao agente da Guarda, Piterson Nogueira de Oliveira. Por outro lado, os rapazes envolvidos no episódio, contaram que não foi bem assim e que o agente teria usado de truculência na abordagem, com direito a “mata-leão” e spray de pimenta. É aguardar pra ver.

CONTRA A “INDÚSTRIA DAS MULTAS”

O PL para que o Governo do Estado possa negociar a limitação da instalação de radares fixos de velocidade e aplicação de multas na RJ-124, a ViaLagos, estava pautado para ser votado em segunda discussão nesta terça-feira (14) na Alerj. Contudo, após receber uma emenda parlamentar, a matéria precisou ser recolocada na pauta e deve ser apreciada nesta quarta (15). O projeto é de Dr. Serginho (PL). Segundo a medida, a fiscalização de controle de velocidade só acontecerá de acordo com a resolução do Contran. A norma determina que haja sinalização viária horizontal e vertical que informe ao condutor a velocidade máxima permitida na via e a existência do controle de velocidade por equipamento de fiscalização eletrônica. Os medidores de velocidade portátil não poderão haver obstrução da visibilidade, entre outros aspectos. Serginho afirmou que o projeto é um clamor da população da Região dos Lagos. “Os radares eletrônicos, nos moldes como se vê hoje, tornaram-se uma verdadeira indústria de multas, e em nada contribuem para a segurança e educação no trânsito”, declarou.

OBRAS INICIADAS

Em Arraial do Cabo, a esperada obra de saneamento dos distritos foi retomada após a entrega da licença ambiental por parte do Estado na sexta-feira (10). O secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Jorge Oliveira, esteve nesta terça (14) fiscalizando a intervenção em Monte Alto, que está em processo de soldagem dos tubos. Nesta quarta (15), os operários devem abrir os buracos nos quais serão colocadas as tubulações. A demanda antiga é uma prioridade da gestão de Marcelo, que declarou que “2022 será o ano dos distritos”.

VISITA DE DEPUTADO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), recebeu, nesta terça-feira (14), a visita do deputado federal Júlio Lopes (PP). O parlamentar foi vistoriar obras no município feitas através da parceria com o Governo do Estado através do programa Somando Forças. Em vídeo, Júlio parabenizou o governador Cláudio Castro (PL) e o secretário de Cidades, Uruan Cintra, pelos esforços e ainda afirmou que a gestão de Fábio é “competente, séria e dirigente”. Essa característica, inclusive, faz com que São Pedro seja a cidade da Região dos Lagos que mais recebe recursos do Governo do Estado, segundo Lopes. O deputado ainda brincou dizendo que estava tentando “cavar” um jantar mais tarde no restaurante de comida japonesa do prefeito que é “o melhor da região”. É, Fábio está com moral, hein? Mas é aquilo, né? Nota do editor: é bom para caramba mesmo! Fatos são fatos.

VISITAÇÃO EM OBRAS

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), publicou um vídeo nesta terça-feira (14) mostrando o resultado das obras da Rua da Brava, que foi saneada em todo o seu entorno. A intervenção teve parceria com a Prolagos. O prefeito agradeceu os esforços do vice-prefeito e secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira (PL), e “a todos que suaram a camisa para concluir essa obra”.

CÂMARA DE BÚZIOS

Os vereadores da Câmara de Búzios aprovaram, nesta terça-feira (14), três projetos de lei, de iniciativa parlamentar: um que trata da criação do Programa “Agita Búzios” e “Agita+ Búzios” no município, de Victor Santos (REP); outra da designação da prática da atividade e do exercício físico como essenciais à saúde da população buziana, de Rafael Aguiar (REP) e o último da instituição do Dia Municipal do Idoso e da Semana Municipal de Atenção ao Idoso, de Niltinho de Beloca (PROS). Os projetos seguem para sanção do prefeito. Também foi aprovado o projeto de lei que altera a nomenclatura das escolas Professora Lydia Sherman e Eva Maria Conceição Oliveira. As escolas – localizadas em território quilombola – passarão a ser denominadas Escola Municipal Quilombola Professora Lydia Sherman e Escola Municipal Quilombola Eva Maria Conceição Oliveira. O PL é de iniciativa do Poder Executivo e segue para sanção.

PRESTAÇÃO DE CONTAS

Ainda falando do parlamento buziano, o secretário do Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Nascimento, será convocado a comparecer na Câmara Municipal para prestação de contas do trabalho realizado e apresentação do planejamento da pasta. O requerimento que trata da convocação é de autoria do vereador Gugu de Nair (UNIÃO) e foi aprovado nesta terça-feira (14). A data e o horário para comparecimento do secretário serão estabelecidos em ofício.

CURSO PARA SERVIDORES

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), participou, no começo da noite desta terça-feira (14) da entrega de diplomas dos servidores que participaram do curso de capacitação “Excelência no Atendimento ao Público e Empreendedores”, promovido pelo Sebrae. A iniciativa teve o objetivo de fazer com que os moradores de Iguaba tenham um atendimento de excelência. O curso, ministrado pelos consultores do Sebrae, Cristian Araújo, Sandro Alves e Celso Nunes, contemplou, aproximadamente, 100 servidores das secretarias municipais, divididas em quatro turmas de atuação direta com o público. As aulas começaram no fim de maio e duraram até dia 2 de junho.

A ILHA DA REGIÃO DOS LAGOS

Internautas de Araruama questionaram a falta de registros da prefeita, Lívia de Chiquinho (PP), na cerimônia de lançamento do programa “Cuidar + Saúde Para Todos” no Palácio da Guanabara nesta segunda-feira (13). Nas redes socias, Lívia não publicou registros com o governador Cláudio Castro (PL), nem com seus colegas prefeitos da região. Mais uma vez, escancarando a falta de interação entre Araruama e os vizinhos. É quase que uma ilha. A única autoridade nas fotos postadas por Lívia é Lucimar Cristina da Silva Ferreira, a Lucimar do Dr. Flávio (PL), prefeita de Paracambi, município da região metropolitana do Rio, no Vale do Café.

EVENTO BOMBADO

Em Araruama, a segunda-feira (13) foi marcada pelo evento de lançamento da pré-candidatura do vereador Carlos Russo (Pode) a deputado federal. A cerimônia lotou o ginásio de um colégio particular do município. Tinha tanta gente lá que teve até pré-candidato a deputado estadual fazendo discurso para tentar virar a estrela da noite. A prefeita da cidade, Lívia de Chiquinho (PP), como era de se esperar, não apareceu, mas foi representada pela vice, Raiana Alcebíades (PSD). Alguns vereadores, como Amigo Walmir (PP) e Luiz do Táxi (PL), compareceram. O presidente estadual do Podemos, Patrique Welber, também participou e discursou na ocasião. A meta é fazer Russo ser eleito para uma vaga no parlamento em Brasília com 25 mil votos. Em 2018, ele conseguiu 21 mil e ficou na suplência.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui