InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (13)

Lívia anuncia evento para vacinados; Vantoil participa do Fórum; Alexandre Martins encontra Max Lemos; Zé em Niterói e a polêmica da placa do IML; Clima de reaproximação em Arraial do Cabo? Fábio do Pastel tem encontro com Tutuca... E muito mais!

VACINAÇÃO ANTECIPADA E EVENTO TESTE

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), realizou uma live no começo da noite desta terça-feira (13), para falar sobre o combate à COVID-19 no município. A prefeita anunciou o calendário com a meta para 100% da imunização dos adultos da cidade. A previsão é vacinar toda a população acima dos 18 anos até 26 de agosto. Ambiciosa. Será que vem aí? Caso cumpra a meta, a ideia de Lívia é já flexibilizar áreas, como as casas de shows, suspensas desde o começo da pandemia. Um grande evento teste foi anunciado para o dia 17 de setembro. Será promovido pela Prefeitura para 200 pessoas, com apresentação da orquestra municipal para marcar a estreia do Centro de Convenções da cidade. O público, que já deverá ter tomado as duas doses da vacina será cadastrado e só poderá entrar no local após fazer teste para a COVID-19 na entrada do evento. Após o teste, as pessoas serão acompanhadas por 15 dias e testadas novamente. A intenção é ver se houve reflexo do evento no público, com o objetivo de flexibilizar a cultura e o entretenimento no município. Nessa seara, a queima de fogos no réveillon também está sendo discutida pela Prefeitura, segundo a prefeita. Entre outros assuntos, Lívia ainda anunciou que a obra da “Cidade das Crianças”, no bairro Outeiro, com cinema, teatro e pista de skate, vai receber o nome de Jaida Mundim, superintendente de Cultura de Araruama que morreu em janeiro deste ano, vítima de infarto. As obras da escola bilíngue e do centro de imagens do município também foram citadas.

PROCESSO SELETIVO FAKE

A Prefeitura de Araruama usou as redes sociais nesta terça-feira (13), para alertar os moradores sobre a fake news de um processo seletivo que estaria sendo realizado pelo município. A comunicação araruamense informou que não há nenhum processo nesse sentido em andamento e pediu para que a população não clique e nem compartilhe links que tragam essa informação equivocada. O golpe tá aí.

JEOVANI BLOQUEADO

A Justiça Federal de São Pedro da Aldeia bloqueou os bens do ex-prefeito de Araruama, Miguel Alves Jeovani, em ação de improbidade administrativa, movida pelo Ministério Público Federal. O ex-prefeito é acusado de não prestar contas de pouco mais de R$ 193 mil, provenientes de um convênio assinado com a Secretaria Nacional de Segurança Pública no ano de 2012. O bloqueio atinge os valores depositados em contas bancárias e aplicações financeiras; a transferência de veículos de propriedade do ex-prefeito e a realização de qualquer negócio que envolva bens imóveis do político. Que situação, hein?!

ARARUAMA PRESENTE

Sobre as homenagens aos líderes pedetistas em Niterói na noite desta segunda-feira (12), quem também compareceu foi parte do diretório do PDT de Araruama. A comitiva do partido, que busca se reestabelecer no município desde o ano passado, foi liderada pelo presidente da sigla, Luís da Saúde (foto) – que também preside o Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama (SSMA) – e Jorge Resende, candidato à Prefeitura araruamense nas eleições de 2020.

MIRANTE À VISTA

Em Iguaba Grande, a cidade está pronta para desenvolver um Plano Municipal de Turismo e entrar de vez no roteiro turístico da Região dos Lagos. Nesta terça (13), a turismo pós-pandemia foi discutido durante o 1º Fórum Municipal, na Câmara iguabense, que teve a participação do secretário da pasta estadual Gustavo Tutuca. Ele compôs mesa com o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo, com o prefeito Vantoil Martins (CID) e a secretária de Turismo de Iguaba, Carla Valle. Vantoil disse que a cidade vai investir cada vez mais em turismo sustentável, ou seja, potencializar as belezas naturais, como o parque ecológico e o futuro mirante da Pedreira, que oferece uma visão panorâmica da cidade. “Nós reunimos todas as credenciais para aproveitarmos a retomada do turismo. Temos a maior laguna de água salgada da América Latina e a Serra de Sapeatiba. Além disso, a nossa Cidade é composta por 16,2% da população no grupo da terceira idade. Podemos, com isso, atrair os turistas desta fase etária também”, acrescentou o prefeito. É ousadia que fala? Vantoil não leva turismo na brincadeira.

PROJETO ELOGIADO

Ainda de Iguaba Grande, noticiamos a reunião que o prefeito Vantoil Martins (CID) teve com o secretário de Infraestrutura e Obras do Estado, Max Lemos, de onde saiu com a garantia de mais 2km de pavimentação dentro da cidade e duas praças com quadras esportivas. O que não falamos aqui é o tanto que o chefe do executivo Iguabense foi elogiado por Lemos no que diz respeito aos projetos apresentados, requisito fundamental para receber a verba. É que isso não é muito comum, já que primeiro os gestores levam o pires mas não entregam o projeto daquilo que querem desenvolver, o que normalmente vai acontecer lá pelo segundo ou terceiro encontro. Mas Vantoil é diferente, já foi pra lá com o dever de casa feito. “O projeto está muito bem feito, dentro da especificação. Com isso em mãos, já podemos começar a trabalhar”, disse Max Lemos. Isso pode explicar o motivo de Vantoil ter conseguido tanto apoio do Estado desde que assumiu a prefeitura. Boa articulação e projetos rapidamente bem elaborados. Não dá nem chances pra ser enrolado.

ALEXANDRE COM MAX

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), se reuniu com o secretário Estadual de Obras e Infraestrutura, Max Lemos (PSDB), nesta terça-feira (13), para pedir obras para a cidade. Max confirmou a construção da escola de ensino médio na Rasa, uma promessa feita pelo governador Claudio Castro (PL) no ano passado. Ao Portal RC24h, Alexandre disse que é pé no chão e, naquele tom de indefinição, ainda esboçou otimismo em um “vamos torcer que saia”. “Eu vou mandar meus projetos para lá e aí é a expectativa, né? Vamos ver”, explicou o prefeito, meio como São Tomé. Traduzindo: é ver para crer, afinal, o governador promete mais do que cumpre por aqui nessas bandas. Mas a esperança se mantém viva, até porque, ano que vem tem eleição e Claudio Castro sonha em ficar mais quatro anos morando no Palácio Laranjeiras e despachando no Guanabara.

QUE SUSTO!

Quem vê essa foto leva um susto e acha que o vereador Rafael Braga (DEM) agora está fechado com o prefeito Alexandre Martins (REP) e vai para a base do governo. Calma gente, respira. Na verdade, Rafael foi prestigiar o evento de turismo, nesta segunda-feira (12), que reuniu o secretário estadual da pasta, Gustavo com todo trade turístico como os demais vereadores que participaram. Além de Rafael e do presidente da Câmara, Rafael Aguiar (REP), também participaram os vereadores Aurélio Barros (PATRI), Gugu de Nair (DEM) e Uriel da Saúde (PRTB).

MÁXIMO RESPEITO

O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, e o presidenciável Ciro Gomes (PDT) foram homenageados em uma sessão solene na Câmara Municipal de Niterói na noite desta segunda-feira (12). Quem entrou ao lado dos homenageados no plenário foi o prefeito cabo-friense, José Bonifácio (PDT), cumprimentado por todos os correligionários presentes. Não teve quem não parasse para fazer um aceno ao veterano, que assistiu a sessão em uma cadeira reservada na primeira fila. A gente vê como é engraçado. Do lado de fora, só reverências. Na própria cidade, o prefeito tem que lidar com vaias e sozinho, diga-se de passagem.

FALHA OU BIRRA?

Em Cabo Frio, que teve o IML reinaugurado na última sexta (9), além da vaia ao prefeito está dando o que falar até agora, a novidade da pauta é a placa do Instituto não ter o nome de José Bonifácio (PDT). Somente do governador Cláudio Castro (PL), do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Dr Serginho e do secretário da Polícia Civil, Allan Turnowski. O equipamento é estadual, mas funciona num lugar cedido pela Prefeitura e presta serviço à população cabo-friense e Região dos Lagos. Situação no mínimo curiosa e inusitada. Sem precendentes na História local talvez (pelo menos que se saiba). Parece até Sucupira. Revela uma “birra infantil” que não cabe às autoridades, entretanto, se pararmos para analisar, é um gesto típico de bolsonaristas. Eles costumam confundir o público com privado. De outro, ninguém da Prefeitura percebeu a tempo. Até porque, não teve absolutamente nenhum assessor ou secretário acompanhando o prefeito na ocasião. Essa fica para os anais.

MUDOU A ÁREA

Rodolpho Campbell já havia acertado na sexta-feira (9), para assumir a secretária-adjunta de Turismo de Cabo Frio. Na ocasião, ele foi convocado para se reunir pelo prefeito, José Bonifácio (PDT), e foi convidado para o cargo. Contudo, em mais uma situação inusitada dentro do governo PDT de Cabo Frio, Campbell foi escolhido para ser adjunto de Esportes. Embora, ele não tenha experiência, fica a torcida para que ele, como um cara que aceita desafios e costuma superar as expectativas, possa fazer um bom trabalho para a população. Apesar de não ser, exatamente, um profissional da área de educação física, a barriguinha saliente de Rodolpho, certamente, não vai atrapalhar que ele consiga realizar um trabalho legal a frente da pasta. Sucesso e superação!

REUNIÃO COM AGENTES DE SAÚDE

O vereador de Cabo Frio, Vanderson Bento (PTB) levou agente de endemias, um representante dos motoristas e agentes comunitários de saúde para uma conversa com secretário municipal da pasta, Felipe Fernandes, nesta terça-feira (13). Segundo o parlamentar, o grupo alega que existem verbas federais que eles têm direitos e não estão sendo repassadas. Vanderson agradeceu a Felipe pela recepção e disse que o secretário entendeu e chamou o corpo jurídico dele para “fazer o que está na lei”. “O que eles o que eles tiverem direito, ele [Felipe Fernanades] vai executar”, disse Bento.

FALTOU O MOBILIÁRIO

Ainda não foi dessa vez, mas falta pouco. A inauguração da Policlínica de Arraial do Cabo, que aconteceria nesta terça-feira (13), teve que ser adiada. De acordo com o secretário de Saúde, Jorge Diniz, o prédio está todo pronto mas houve atraso na entrega do mobiliário. A nova data de abertura será anunciada nos próximos dias. Atualmente, os atendimentos ficam concentrados no posto da Prainha. O novo local, no Centro, segundo a prefeitura tem estacionamento e ponto de ônibus perto.

CHURRASCO DE REAPROXIMAÇÃO

De Arraial do Cabo, na última sexta (9) rolou um churrasco de vereadores daqueles pra ninguém botar defeito. Além da nata legislativa cabista, quem estava por lá também era o vice-prefeito Deivinho Brito (PL) e seu irmão, o ex-prefeito Andinho Brito. Logo em seguida, quem apareceu foi o prefeito Marcelo Magno (PL), que aliás, disse a turma do Cabo, andava meio afastado de Andinho. Acabou que o evento serviu como clima de “reaproximação oportuna”, sabe como é né, um bom churrasco com cervejinha é capaz de unir até os piores inimigos, o que não é o caso aqui.

CHUCHU COM CAMARÃO

Continuando sobre Arraial, o vereador e líder de governo na Câmara, Junior Chuchu (PV), deveria ser promovido a Chuchu com Camarão, ou algo do tipo, já que o legume é taxado de insosso pela maioria das pessoas. O garoto tá cotado à beça e vem se destacando em articulações dentro e fora do Cabo. Nesta terça-feira (13), junto com o vereador Professor Tayron (DEM) e o presidente da Associação dos Barqueiros Tradicionais Extrativistas das Praias de Arraial do Cabo (Abetepac), Dioguinho, teve um encontro com ninguém mais, ninguém menos que o prefeito da capital, Eduardo Paes (PSD), e seu fiel escudeiro, o secretário de Integração, Aquiles Barreto. A gente já tinha antecipado que Chuchu estava sendo “aliciado” por Paes para integrar a pasta de Esporte do Rio, o que não vai rolar. Mas perguntamos se tem conversa sobre 2022, ao que Chuchu disse que “com essa pandemia, não há como pensar em outro projeto que não Arraial do Cabo”. No entanto, Chuchu revelou que “vai pensar sobre os convites mais para frente”. Pelo que soubemos, a ideia é levar o vereador cabista para o PSD junto com o ex-secretário Arildo Mendes. Será?

TUTUCA FALA DA VINDA À REGIÃO DOS LAGOS

Depois de participar de dois fóruns em Búzios, na segunda (12), e em Iguaba Grande nesta terça-feira (13), para discussão da retomada do Turismo pós-pandemia, o secretário estadual da pasta, Gustavo Tutuca bateu um papo rápido com a coluna, por telefone, quando voltava de seu último compromisso, em São Pedro da Aldeia, depois de se reunir com o prefeito Fábio do Pastel (PL) e com a secretária adjunta de Turismo, Andréa Tinoco, no gabinete do executivo aldeense. Antes, participou do Fórum em Iguaba e na segunda-feira (12) de outro encontro, em Búzios, onde também teve evento semelhante. Tutuca disse que vislumbra um horizonte próspero para o turismo no segundo semestre e essa aproximação com os municípios é fundamental para consolidar um calendário para que todo trade turístico se organize na retomada. “A gente espera que a partir de outubro ou novembro já tenha esse calendário consolidado de eventos do turismo que vai fazer o movimento voltar na sua plenitude. O momento é de planejamento e de estar próximo às prefeituras”, explicou. Ainda na conversa, Tutuca disse que também esteve em Cabo Frio, onde tratou da cessão de um espaço que a Prefeitura está oferecendo para a instalação de um escritório regional da secretaria de Estado do Turismo e da TurisRio, “que deve acontecer já no próximo mês”. Na cidade, foi recebido pelo ex-deputado Janio Mendes (PDT), com seu afilhado político Davi Souza (PDT), que é secretário de Governo, e com o secretário municipal de Turismo, Carlos Cunha.

DRAGAGEM DA LAGOA

Ainda de São Pedro da Aldeia, aproveitando a visita do governador Cláudio Castro (PL) à cidade, o vereador Isaías do Escolar (PROS), em parceria com os vereadores Márcio Soares (PDT) e Franklin da Escolinha (CID), encaminhou ofício solicitando a dragagem da Lagoa de Araruama, no trecho entre o Canal do Itajuru e o ponto denominado Boca do Boqueirão (Ilha dos Macacos). O serviço se faz necessário para o desassoreamento da lagoa, objetivando um fluxo maior e com mais velocidade na troca de águas com o mar, limpando o ambiente, que recebe os efluentes provenientes do tratamento de esgoto dos cinco municípios que compõe o sistema lagunar. Outra matéria aprovada por unanimidade foi do PL que cassa o alvará de empresas cujos proprietários pratiquem maus tratos aos animais. Segundo Isaías, “a defesa dos animais deve ser praticada e apoiada por toda a sociedade e não se pode deixar impune quem comete esse crime”.

HORTA NO TIRO COM ARCO

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), foi conferir de perto nesta segunda-feira (12), os atletas da cidade que vão representar o Brasil nos Jogos Olímpicos de Tóquio na modalidade de Tiro com Arco. Os esportistas que receberam o “boa sorte” do prefeito foram Ane Marcelle Gomes e Marcus D’Almeida, que fizeram parte da comitiva que levou ouro na última edição dos Jogos Pan-Americanos. “A gente está muito feliz porque quando vê atletas, meninos e meninas de Maricá, se empenharem em um papel tão importante, que é representar o Brasil, isso é muito gratificante”, pontuou Horta. O Portal RC24h, então, se junta ao prefeito e deseja boa sorte aos competidores. Esperança de medalhas para o Brasil.

MUSEU MAYSA

Assim como aconteceu com o imóvel da saudosa Beth Carvalho, a casa onde a cantora Maysa morava em Maricá foi comprada pela Prefeitura no fim da tarde desta terça-feira (13). O espaço fica no Cordeirinho e será transformado em museu que, segundo o prefeito, Fabiano Horta (PT), vai integrar o futuro “circuito cultural” da cidade. Filho de Maysa, o diretor de novelas Jayme Monjardim, assinou o contrato de compra com o município.

PREFEITA VACINADA

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (DEM), de 40 anos, foi vacinada contra a COVID-19 nesta segunda-feira (12). A própria Manoela publicou o registro da vacina, dizendo que estava ansiosa para o momento. “Fiquei emocionada e muito feliz. Uma dose de vacina é uma dose extra de esperança na gente”, disse a prefeita que ainda pediu para que a população continue tomando os cuidados necessários. Aliás, Saquarema era uma das cidades mais atrasadas no calendário de vacinação. Será que já mudou essa realidade?

DIA DE ROCK, BEBÊ

Ainda em Saquarema, no Dia Mundial do Rock, comemorado nesta terça-feira (13), o município foi parar na coluna do jornalista Ancelmo Góis, do Globo, por conta da revitalização do Templo do Rock. A casa, onde morava o célebre Serguei, está passando por uma reforma e readequação. O projeto prevê a implantação de um novo espaço em anexo à casa-museu, com o conceito de pub inglês da década de 1960, com o objetivo de “ampliar as potencialidades do local, dentro do contexto musical do artista que soube tão bem projetar o nome da cidade país afora”. Bacana, né? Lenda do rock nacional, Serguei morreu em 2019, aos 85 anos.

APOIO MAIS CORTEJADO DO BAILE

De olho na proximidade que o ex-presidente Lula (PT) estava mantendo com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), com direito até a almoço, o alto clero do PDT já se movimenta para disputar o possível apoio de Paes. Nesta terça-feira (13), Carlos Lupi, presidente do PDT, e Ciro Gomes (PDT), pré-candidato ao Palácio do Planalto no ano que vem, procuraram Paes para uma conversa sobre a cidade e o Estado do Rio de Janeiro e o Brasil. De acordo com Ciro nas redes sociais, Eduardo ofereceu aos pedetistas “um almoço muito agradável no Palácio da Cidade”. Mas a pergunta que fica é: no fim das contas, quem vai arrematar o apoio de Dudu, o mais cortejado do baile?

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content