InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (12)

Peres de olho nos pré-candidatos a prefeitura de Araruama, MP pede cassação de Lívia de Chiquinho e a Câmara indecisa quanto a requerimento; Magdala Furtado ganha moção na Câmara; Vantoil Martins nas obras do mirante; Karnal em Maricá; Bernardo Alcântara no RC Cast; Secretário de Turismo de Búzios é o próximo entrevistado do programa; Vereador anuncia live com Fábio do Pastel... E muito mais!

OS PASSOS DE PERES

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (12) começa com o assunto do dia em Araruama: a reunião entre a vereadora oposicionista e pré-candidata à prefeita no próximo ano, Penha Bernardes (PL), e o secretário de Educação de Saquarema, Antonio Peres. O principal assunto, segundo postagem conjunta dos dois nas redes sociais, foi a educação. Ex-prefeito do município vizinho, Peres tem olhado com bastante atenção ao cenário político araruamense e parece, visivelmente, engajado em levantar lideranças políticas na cidade. O líder político colocou a mão sobre a empresária Verônica Januário, que começou a despertar ali alguma simpatia dos eleitores de Araruama. Ao mesmo tempo, ele tem uma amizade, já de notório saber, com o ex-vice-prefeito araruamense Anderson Moura, que também se colocou como pré-candidato à Prefeitura no ano que vem. E agora se encontra com Penha. Fica aquela pergunta. Será que ele já está abandonando seus aliados? Ou será que está dando uma de Chiquinho e botando todo mundo para ver o que dá? Mistério… O fato é que cada vez mais 2024 é logo ali.

PEDIU CASSAÇÃO

O Ministério Público opinou sobre uma ação antiga que pede a cassação da prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP). O objeto é a apuração de gastos acima do limite determinado pela lei com publicidade institucional em ano eleitoral. No primeiro momento, o grupo que protocolou a ação imaginou que a diferença do ‘investimento’ tinha sido na casa dos 70%. Só que a apuração final dos laudos chegou a apontar mais de 300% de aumento do gasto com publicidade, justamente em 2020, quando Lívia se reelegeu. No primeiro momento, a Justiça deu uma sentença aplicando multa. A oposição recorreu, o TRE anulou essa decisão e mandou voltar o processo. Agora, o Ministério Público ratificou o primeiro parecer e pediu mais uma vez a cassação, porque realmente foi muito grande o excesso.

Carlos Russo, em pé, fala na Câmara de Araruama

“NÃO SEI SE VOU OU SE FICO, NÃO SEI SE FICO OU SE VOU”

A Câmara de Araruama teve uma sessão peculiar nesta terça-feira (12). Isso porque, de início, os vereadores votaram dois requerimentos que foram protocolados pelo vereador Carlos Russo (PODE), que parece caminhar para a oposição. Os pedidos eram de informações com relação a licitações da Prefeitura. No entanto, nenhum parlamentar, mesmo da base, se posicionou. Logo, o pedido foi aprovado por unanimidade. Acontece que o vereador líder de governo, Walmir Belchior (PP), pediu uma questão de ordem para questionar a votação que a base tinha acabado de fazer. Os vereadores criaram uma celeuma que acabou gerando uma pausa na sessão para que eles deliberassem e o presidente da casa, Nelsinho do Som (PSC), foi pressionado a trazer de volta os requerimentos para a discussão do plenário e aí, sim, eles foram negados. A mudança de decisão do plenário chama atenção e, como o próprio Nelsinho do Som havia dito antes da pressão para reunião entre a base, os vereadores deveriam prestar mais atenção ao que está sendo discutido no plenário. Anteriormente, Russo já tinha feito um pedido de informações da Prefeitura, com o desejo de ter acesso aos balancetes completos de despesas dos últimos 12 meses. A prefeita, Lívia de Chiquinho, na resposta, teve tom sarcástico ao afirmar que as informações estavam no Portal da Transparência, que deveria ser atualizado pela subsecretária de Administração, Amélia Siqueira, que é a esposa do vereador. Que coisa, hein?

HOMENAGEM NA CÂMARA

Mas nem só de dias difíceis vive a prefeita de Cabo Frio. Nesta terça-feira (12), ela recebeu uma Moção de Aplauso na Câmara Municipal. A iniciativa foi do vereador Átila Motta (Avante). Na justificativa, o parlamentar ressaltou que, além de ser a primeira mulher a comandar a cidade, é “grande exemplo de força feminina” e “pelos constantes serviços prestados”. Magdala agradeceu e disse que: “O reconhecimento, pelo poder legislativo, de minha jornada de luta, na vida privada e política é motivo de alegria, pois é um reconhecimento público, vindo da casa do povo, do quanto foi difícil caminhar para chegar até aqui”. Já na parte da tarde, Magala recebeu o presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), e o vereador Davi Souza (PDT) para tratar da revitalização e organização do Boulevard Canal, local turístico e atualmente abandonado e sem segurança. Os secretários de Turismo, Paula Pinheiro; de Planejamento e Desenvolvimento Urbano, Matheus Mônica; e de Obras, Carlos Augusto Gonçalves, o Cagu, além de comerciantes do Canal também participaram da reunião.

_______________

DESCONFORTO?

Continuando em Cabo Frio, a executiva municipal do PT – que anunciou Rafael Peçanha como pré-candidato em 2024 – disse que não há nenhum estresse pelo fato da prefeita Magdala Furtado (PL) ter se encontrado, por duas vezes em menos de um mês, com o vice-presidente nacional da legenda, o deputado federal Washington Quaquá. No entanto, logo após o primeiro encontro, Peçanha teve uma resenha com Quaquá (e outras lideranças). Já desta vez, o deputado federal Reimont (PT) divulgou um vídeo de apoio a Peçanha como pré-candidato a prefeito de Cabo Frio. Ou seja, o PT pode até querer dizer que não está rolando um clima estranho, mas quem olha de fora duvida que esse clima não esteja, digamos, gerando um desconforto.

NA CONTRAMÃO DOS PARES

Em meio à polêmica envolvendo a proposta do deputado bolsonarista, Anderson Moraes (PL), de extinguir a Uerj, mais uma vez na contramão, demonstrando que é radicalmente contrário às motivações do seu colega, o deputado estadual Dr. Serginho (PL), líder do governo na Alerj, anunciou a implantação de um centro para tratamento de pessoas com TEA e com TDAH, por meio da universidade estadual. O anúncio foi feito no plenário da Alerj, nesta terça-feira (12), e a indicação foi do próprio deputado. A unidade será instalada com a chegada da faculdade de Medicina da Uerj de Cabo Frio, no 1º semestre de 2024. Confira o que disse Serginho, no vídeo acima.

AUDIÊNCIA PÚBLICA

Ainda em Cabo Frio, a Câmara realiza, nesta quarta-feira (13), às 10h, uma audiência pública sobre o Planejamento Estratégico do Verão 2023/2024. A iniciativa é do presidente, Miguel Alencar (UNIÃO). O objetivo é fomentar o debate sobre o planejamento para a alta temporada, quando a população da cidade quadruplica. Foram convidados representantes das secretarias de Turismo; Mobilidade; Governo; Obras; Meio Ambiente; Cultura e Comunicação, Comsercaf, das associações Comerciais; de Hotéis; de Aluguel de Temporada; de Barraqueiros e Ambulantes; da Rua dos Biquínis; de Turismo Náutico, Capitania dos Portos, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, Prolagos, além da prefeita, Magdala Furtado (PL), entidades civis e imprensa. Cidadãos, sociedade civil e entidades podem enviar as sugestões para o e-mail comunicacao@cabofrio.rj.leg.br. As propostas serão debatidas na audiência.

OBRAS EM IGUABA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), esteve junto do subsecretário de Governo, Luiz Fernando Paixão, de olho em obras nesta terça-feira (12). O foco da visita foram os bairros Parque Tamariz, Canellas City e Pedreira. Entre as ruas visitadas, estão a do Livramento e a José Fernandes Bastos, que é uma obra em convênio do Estado, na época em que o secretário Estadual de Obras ainda era o atual deputado federal Max Lemos. As ruas vão ser pavimentadas com massa asfáltica e já estão em processo de construção das calçadas. A dupla ainda esteve nas obras de estruturação do Mirante da Caixa d’Água. Além de acompanhar as construções, o chefe do Executivo ainda gravou um vídeo institucional falando sobre a mudança no Código Tributário, que prevê a anistia de até 100% de juros e multas dos contribuintes inadimplentes. Além disso, através da campanha Contribuinte Legal, aquele que mantiver os tributos em dia, ganha descontos progressivos de 5% nos próximos anos. O desconto é cumulativo até chegar a 30%.

PRÉ-FLIM

A cidade de Maricá recebeu, na segunda-feira (11), o filósofo e escritor Leandro Karnal, principal convidado da Pré-Conferência da Festa Literária Internacional de Maricá (FLIM), no Campus de Educação Pública Transformadora (CEPT) Leonel Brizola, em Itaipuaçu. Com a palestra ‘Ser multicultural e a escola que transcende’, Karnal pontuou os benefícios da educação integral na formação dos alunos para uma plateia de cerca de duas mil pessoas, que lotaram a quadra da escola. No palco, a palestra foi acompanhada pelo prefeito, Fabiano Horta (PT); a primeira-dama, Rosana Horta; secretários municipais Marcio Jardim, de Educação, João Maurício Freitas, de Governo, e Adriana Luiza Costa, de Ciência, Tecnologia e Formação; e pela diretora do CEPT de Itaipuaçu, Cláudia Cruz.

REVOLUÇÃO NA EDUCAÇÃO E PCCR À VISTA

O entrevistado do 101º RC Cast, nesta terça-feira (12), foi o secretário de Educação de Arraial do Cabo, Bernardo Alcântara. Aliás, foi também nesta terça o início do projeto piloto de escola em tempo integral. A ideia é ampliar o método na rede municipal no ano que vem. “É um grande ensaio para que ano que vem seja empregado de maneira plena”. E as novidades são boas não só para os alunos como também para os professores. Segundo Bernardo, o PCCR deve sair ainda neste ano. Para além disso, o secretário também falou sobre apoio federal nos projetos da cidade. “A gente precisa se comunicar, independente de partido. E não temos dificuldade nenhuma nisso, temos algumas portas abertas em Brasília”, completou. Falou ainda sobre a importância do Porto do Forno para a cidade. Bernardo comentou que “foram dois anos perdidos na presidência do Porto do Forno”. Entendedores entenderão. Confira a entrevista na íntegra, no vídeo acima.

CENTRO CULTURAL VEM AÍ

Ainda em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) compartilhou, nesta segunda-feira (11), o andamento das obras do novo Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo. De acordo com o chefe do Executivo, o complexo foi pensado para “ser um centro de estudos para integrar a educação, cultura, ciência e tecnologia contribuindo para a plena formação dos estudantes da rede municipal de ensino e dos profissionais da educação”. O prefeito ainda pontuou que o Centro vai ser um importante equipamento público para que crianças e jovens possam “descobrir novas habilidades e conhecimentos”.

TUTU NO RC CAST

O 102º episódio do RC Cast vai entrevistar, nesta quinta-feira (14), o secretário de Turismo de Armação dos Búzios, Cristiano Marques, o Tutu. Em pauta, o integrante do governo de Alexandre Martins (REP), fala sobre os próximos eventos da cidade, incluindo o 7º Festival da Sardinha e de Frutos do Mar neste fim de semana, além do balanço do feriadão de Independência. Vocês estão convidados para participar dessa transmissão ao vivo, a partir das 17h, podendo enviar perguntas durante o podcast. O programa pode ser acompanhado pelas páginas do Portal: Facebook (Portal RC24h I e II), Instagram (@rc24hnoticias) ou no Youtube (Portal RC24h Cabo Frio).

LIVE COM O PREFEITO

O vereador líder de Governo na Câmara de São Pedro da Aldeia, Professor Jean Pierre (PODE), anunciou, para a noite desta terça-feira (12), uma live com o prefeito, Fábio do Pastel (PL). No anúncio da transmissão, o vereador convidou a população para participar com elogios, feedbacks, perguntas e tudo mais.

DR. LUIZINHO EXONERADO

O secretário de Saúde do Rio de Janeiro, Dr. Luizinho (PP), foi exonerado do cargo nesta terça-feira (12). A decisão foi publicada no Diário Oficial e assinada pelo governador em exercício, Thiago Pampolha (UNIÃO). Quem assume a pasta é Claudia Maria Braga de Mello. A mudança ocorre logo após a imprensa divulgar um relatório do Tribunal de Contas do Estado que aponta indícios de irregularidades e atuação de má-fé em contratos da Fundação Estadual de Saúde com quatro empresas. De acordo com a investigação, funcionários da empresa são ou já foram médicos de Nova Iguaçu, reduto eleitoral de Luizinho. Os contratos somam mais de R$ 40 milhões. O então secretário foi eleito deputado federal em 2022 e, agora, reassume o cargo na Câmara dos Deputados.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo