BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (12)

Alexandre faz balanço de obras e melhorias na cidade e conta os planos para Búzios no RC Cast; Câmara recebe parecer contrário do TCE às contas de Andinho e Luciano Tequinho; Evento de pré-candidatura continua repercutindo no Cabo; Novo Cras de Cabo Frio tem inauguração nesta quarta (13); Ações do legislativo cabo-friense e expectativa para audiência; Dr Serginho vai à Alerj em recesso pra discutir PL; Iguaba divulga esclarecimento sobre caso de bullying; Fábio do Pastel antecipa 1ª parcela do 13º; Legislativo aldeense e o mais do mesmo; Moradores de distrito de Araruama pagam alto IPTU sem ter rua calçada... E muito mais!

793

ALEXANDRE NO RC CAST

A coluna Boca Miúda desta terça-feira (12) começa pelo prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), que foi o convidado do 14º RC Cast, o podcast do Portal RC24h. Falou um pouco de sua trajetória, desde quando adotou o balneário, aos 18 anos, e depois, quando se tornou empresário do ramo da construção civil até a chegada na política, na qual estreou como vereador pelo PDT. Disse que está satisfeito com seu trabalho à frente da Prefeitura e que não é “caminhão para ficar carregando peso”. “Estou fazendo o meu melhor. Meu maior aliado são as pessoas que me criticam: presto atenção no que falam e corrijo”, disse. Adiantou que irá lançar um decreto para autorizar que parturientes possam ter acompanhantes em unidades de saúde, na hora de dar à luz, como prevenção a casos de violência, como o que aconteceu nesta semana num hospital da Baixada fluminense. Alexandre também desmentiu o boato de que haveria nova eleição em novembro por conta de irregularidade em seu governo. “Como posso ser afastado se nunca tive um processo de improbidade?”. Confira a íntegra do podcast:

________________

REPROVADAS E TRAMITANDO

Em Arraial do Cabo, as contas do ex-prefeito Wanderson Brito Cardoso, o Andinho, e do ex-presidente do legislativo, Luciano Farias de Aguiar, o Tequinho, relativas a 2016, tiveram parecer contrário do Tribunal de Contas, novamente. O TCE mandou nova apreciação mas com parecer igualmente reprovando. O documento estava tramitando na Câmara cabista há duas semanas e entrou na pauta da sessão desta terça (12), sendo encaminhado para a Comissão de Finanças e Orçamento, presidida pelo vereador Ayron Freixo (REP).

LANÇAMENTO DE PRÉ AINDA REPERCUTE

Continuando no Cabo, ainda repercute o lançamento da pré-campanha a deputado federal de Aquiles Barreto (PSD). Os comentários são muitos, principalmente pelo tamanho do ato. Um que falou sobre o acontecimento foi o vereador Junior Chuchu (PV), comentando com a coluna que na cidade o povo fala que só o governo consegue fazer um ato desse porte. Disse ainda que Aquiles está pra lá de satisfeito com o resultado. Aliás, no dia do evento, Aquiles fez questão de dizer que, caso seja eleito, será o melhor deputado federal que Arraial já teve e que a cidade pode contar com a parceria dele. Enquanto isso, de outro lado, tinha gente falando que o prefeito Marcelo Magno (PL) estava implicando, mas que Aquiles fazia um carinho de volta, reafirmando que se ele se eleger, “Arraial vai se dar bem”.

NOVO CRAS DE CABO FRIO

Cabo Frio inaugura, nesta quarta (13), às 10h, a nova sede do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) no Jardim Esperança. “Esse é um momento importante para nossa cidade porque entregamos hoje um espaço fundamental para a população do Jardim , totalmente novo, com novos equipamentos e mobiliários, além de computadores. Temos uma grande parte da população que reside no bairro e que precisa das ações e serviços ofertados pelos Cras”, afirmou o prefeito José Bonifácio. O Cras do Jardim vai atender moradores do Caminho de Búzios; Jardim Peró; Monte Alegre II; Parque Eldorado I, II, e III; Reserva do Peró; São Jacinto; Tangará e Vila do Ar.

LEGISLATIVO CABO-FRIENSE

As escolas de Educação Básica da rede pública de Cabo Frio poderão ter assistentes sociais e psicólogos. É o que solicita a Indicação 040/2022, do vereador Jean da Autoescola (PL). O documento foi colocado em pauta na sessão desta terça-feira (12). De acordo com o vereador autor da proposição, a medida é necessária para identificar eventuais questões de maneira preventiva. “Quando uma criança não tem estrutura familiar ou passa por algum tipo de deficiência alimentar, de maus tratos psicológicos e até mesmo físicos, estes profissionais poderão identificar imediatamente a situação, possibilitando tratamento e assistência adequada”, explicou. A indicação foi aprovada e será encaminhada ao Executivo. Falando na Câmara de Cabo Frio, amanhã é dia da esperada audiência pública que vai discutir o Meio Ambiente, principalmente no que diz respeito ao avanço imobiliário em áreas de conservação.

EVENTO ABERTO AO PÚBLICO

Para marcar os 32 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), dia 13 de julho, a prefeitura de Cabo Frio promove um circuito de palestras na quinta-feira (14), às 14h, no auditório da sede do governo municipal. O evento é gratuito e aberta ao público. Entre os palestrantes, a advogada, professora e historiadora Juliana Fagundes vai palestrar sobre “Os limites da atuação do Conselho Tutelar junto ao poder público e à sociedade civil”. O advogado João Marcelo Mastra falará da “Responsabilidade civil do agente público”. A advogada criminalista Rafaela Faria, que é presidente da Comissão de Direitos Humanos da 20ª Subseção da OAB, vai tratar do tema “Lei Henry Borel e sua aplicabilidade”. “Depois da promulgação do ECA, as crianças deixaram de ser objetos de direito e passaram a ser sujeitos de direito. Após o ECA, elas passaram a ser prioridade absoluta em seu desenvolvimento físico, psicológico, moral e social, deixando de ser uma obrigação somente dos pais e passando a ser uma preocupação de toda sociedade”, afirmou a secretária municipal da Criança e do Adolescente, Betânia Batista.

REDUÇÃO DE ICMS PARA EMPRESAS

Nesta terça-feira (12), o deputado estadual Dr Serginho (PL) seguiu para Alerj, que está em recesso, para uma reunião com André Ceciliano (PT), presidente da Casa. A pauta é discutir o Projeto de Lei proposto por ele, em co-autoria de Ceciliano, que propõe a redução do ICMS de 18% para 2% às empresas que se instalem em Cabo Frio e São Pedro da Aldeia. “Já havíamos conseguido essa conquista para Arraial e Búzios. E agora, mais do que nunca, a gente quer evitar a evasão dessas empresas da Região dos Lagos e atrair novas empresas e gerar empregos”. Serginho deu entrada no PL em junho e a ideia é que o documento seja aprovado logo que as atividades do parlamento recomeçarem.

PREFEITURA FALA SOBRE EPISÓDIO DE BULLYING

A prefeitura de Iguaba Grande divulgou nota, nesta segunda-feira (11) prestar esclarecimentos sobre episódio de bullying e agressão cometida contra uma adolescente de 14 anos da rede pública de ensino. O fato aconteceu em 20 de junho, mas só veio à tona semana passada, quando a mãe da vítima falou para o RJ1 da capital. O município reiterou que repudia qualquer prática de violência física ou verbal nas escolas e repartições. “Além disso, informamos que foram tomadas as medidas administrativas e pedagógicas cabíveis, a fim de assegurar os direitos da adolescente, assim como foram implementadas ações diretas de suporte à família”. No comunicado, postado na fanpage da Prefeitura, a administração enumeraou todo um cronograma das ações desde o dia do ocorrido (20/6). Nesta data, segundo a prefeitura, “não foi relatado aos profissionais da educação qualquer episódio de agressões físicas ou verbais”; no dia seguinte, a mãe procurou a direção e informou as agressões; os alunos envolvidos foram chamados e as sanções previstas em Regimento Escolar, aplicadas. Dois dias depois, a mãe procurou a secretaria municipal de Educação, contou o ocorrido e pediu a transferência da garota, a qual aconteceu quatro dias após o fato. Também houve encaminhamento à terapia psicológica no SUS. “A Educação de Iguaba reconhece a importância de tratar sobre valores com as crianças e os adolescentes, colocando-os no centro do pensamento de cidadãos plenos, com consciência e respeito às diversidades. Ressaltamos ainda o nosso sentimento de solidariedade e compaixão pelo sofrimento da adolescente e colocamo-nos à disposição para acolhê-los nas atribuições desta secretaria municipal de Educação”.

PRIMEIROS SOCORROS

Continuando em Iguaba Grande, o secretário de Educação e Governo, Jales Lins, recebeu representantes do Corpo de Bombeiros da vizinha São Pedro da Aldeia e o vereador Júnior Bombeiro (MDB), nesta segunda-feira (11), para o planejamento de uma capacitação, aplicada pela corporação, para alunos e comunidade escolar, sobre práticas de primeiros socorros. “Vamos iniciar o projeto com a qualificação dos monitores e, posteriormente, estender a todos os servidores que atuam nas unidades escolares do município”, acrescentou Jales. Estavam presentes na reunião o subsecretário de Educação, Cácio Rodrigues, a diretora de Educação de Iguaba, Aline Coelho, o major Rafael Correa, a subtenente Diana e o sargento Lopes.

METADE DO 13º NA BAIXA TEMPORADA

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) autorizou a antecipação da primeira parcela do 13º salário aos cerca de cinco mil funcionários públicos, entre ativos e inativos, nesta terça-feira (12). A iniciativa significa a injeção de aproximadamente R$ 6 milhões, acrescidos de cerca de R$ 1 milhão do Previspa, com o pagamento de 50% do benefício. “É uma alegria anunciar essa antecipação da metade do 13º salário já neste mês. Trabalhamos para manter o equilíbrio econômico no município, por isso, escolhemos esse período de baixa temporada”, disse o prefeito, que também nesta terça foi ver a quantas anda a obra na Escola Luiza Terra, acompanhado da secretária de Educação, Sheila Atalla.

MAIS DO MESMO E EM SILÊNCIO

Ainda na Aldeia, a sessão da Câmara Municipal teve aprovações de PLs em educação, direito da mulher, proteção aos animais, entre outros, além, é claro de homenagens e entregas de moção (que é o que eles mais gostam de fazer no parlamento, ao que parece). Mas a pergunta, aqui, continua: quando é que os nobres vereadores vão se manifestar acerca dos ataques racistas e homofóbicos cometidos à jornalista cabo-friense e ao estudante Wagner Muniz, que inclusive é da cidade? Principalmente porque ambos os episódios, lamentáveis, ocorreram em território aldeense. Isso para os senhores não é motivo de posicionamento? Situação vexatória e bem estranha.

IPTU CARO E RUAS NA TERRA

Em Araruama, moradores do distrito de Iguabinha estão ‘P’ da vida com a prefeita Lívia de Chiquinho (PP). Porque, cá entre nós, deve ser péssima a sensação de ver que vários bairros e distritos estão sendo atendidos, melhorados e pavimentados menos o seu. E olha que o IPTU de lá não é baratinho, não. Tem dono de imóvel que paga R$ 2.600,00 de imposto, já registrou protocolo na Prefeitura e foi “ignorado solenemente” – nas palavras do reclamante – pela secretaria de Obras. E aí, prefeitura de Araruama, o que podemos responder a essas pessoas?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui