InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA TERÇA-FEIRA (10)

Fábio do Pastel escapa para o Rio durante manifestação sobre vale-transporte e eleição na Câmara aldeense surpreende; Zé Bonifácio retoma quiosque da Praia do Forte e comemora aprovação do Polo de Desenvolvimento Econômico; Educação é a pauta de Alexandre Martins; Relatoria das contas dos ex-prefeitos do Cabo sob nova direção; Iguaba adquire kits alimentação para estudantes; Fofura na Câmara araruamense... E muito mais!

DURMA COM ESSE BARULHO

Os servidores municipais de São Pedro da Aldeia realizaram um protesto na frente da Prefeitura na manhã desta terça-feira (10), em decorrência da insatisfação com o novo modelo de pagamento do vale transporte aos trabalhadores. Os manifestantes gritaram palavras de ordem e chamaram o Prefeito de “ditador” pela decisão. Três representantes do movimento foram chamados para dialogar com o município e foram recebidos pelo secretário de Governo, Luiz Fernando Gomes Júnior, o Procurador-Geral do município, Peter Samerson e pela Controladora-Geral, Danielle Prudente. O prefeito, Fábio do Pastel (PL), não estava presente por, segundo a Prefeitura, estar em uma agenda já marcada no Rio. A reunião, segundo manifestantes, não chegou a grandes conclusões, mas a Prefeitura teria dito que a determinação do acordo entre Salineira e Prefeitura veio da Justiça e se comprometeu a fazer um chamamento público para uma nova empresa de ônibus atuar no município. Os manifestantes, no entanto, não estão lá tão esperançosos e preferem ver para crer. Do lado de fora, no protesto, testemunhas afirmam que o vereador Marcio Soares (PDT) tomou uma vaia por passar ignorando o ato, que terminou em frente à Câmara. Que situação, hein?

… … …

IDA AO RIO CONTESTADA

Apesar da versão oficial de que o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), não tenha ido ao encontro dos manifestantes por estar no Rio nesta terça-feira (10), a turma do Canhão não parece ter engolido a história. Há quem diga que Pastel deixou o prédio da Prefeitura pela porta dos fundos, na surdina. Até mesmo a falta de fotos do encontro foi apontada como evidência dessa teoria. Por outro lado, fontes disseram ao Portal RC24h que o prefeito esteve no Rio acompanhado da secretária de Saúde, Maria Márcia Sampaio. Fica, então, o dito pelo não dito. Tanta desconfiança, hein?! Essa turma do Canhão não é mole… Vamos esperar para ver que lado está com a razão.

SURPRESA!

Continuando em São Pedro da Aldeia, a eleição da Mesa Diretora da Câmara, nesta terça (10), pegou muitos de surpresa. Só não surpreendeu os vereadores porque eles estão diretamente envolvidos. Por unanimidade de votos, o atual presidente da Casa, vereador Denilson (SDD) foi reconduzido ao cargo para o biênio 2023-2024. A vice-presidência ficou com Franklin da Escolinha (CID), a primeira secretaria com Jean Pierre (PODE) e na segunda secretaria, a vereadora Mislene de André (SDD). Aliás, Mislene votou por teleconferência, já que está com Covid. “Vamos dar continuidade ao trabalho que vem sendo realizado, visando o bom funcionamento desta Casa e visando o benefício de toda a coletividade”, afirmou Denilson.

TESTAGEM RÁPIDA

Ainda sobre o município aldeense, a Câmara realizou nesta terça-feira (10) testes rápidos da Covid nos funcionários da Casa. O procedimento foi adotado após a vereadora Mislene de André (SDD) e mais dois funcionários terem testado positivo para a doença. Segundo o presidente da Casa, Denilson Guimarães (SDD), esse procedimento é importante para evitar que novos casos surjam, comprometendo a saúde da equipe. Vale salientar que o ex-presidente do parlamento aldeense, Seu Mica, faleceu em decorrência da doença.

RETOMOU POSSE

De Cabo Frio, destaque para o quiosque da Praia do Forte que o prefeito José Bonifácio (PDT) mandou desapropriar e a prefeitura retomou a posse. A propósito, o quiosque em questão, número 8, não estava funcionando e se encontrava em péssimas condições. Zé atestou isso de perto, já que foi vistoriar quais dos quiosques estão em funcionamento atualmente. O local servirá como ponto de apoio para as secretarias de Turismo, Esporte e Lazer; Direitos Humanos e Segurança, e Obras e Serviços Públicos. E não para por aí. A informação é que até três quiosques devam voltar para as mãos do executivo.

A PIPA NÃO CAIU

Por falar no prefeito de Cabo Frio, o secretário-adjunto de Comunicação, Marcos Azevedo, entrou em contato com a coluna para uma retifica em relação a nota dada nesta coluna na segunda-feira (9), sobre uma suposta queda no engajamento das redes sociais de Zé. Marcos ressaltou que, apesar da postagem no perfil de José Bonifácio sobre a exposição de gado nelore no Espirito Santo ter tido apenas 60 reações, o mesmo conteúdo recebeu mais de 470 reações na página oficial de Zé, mais de 100 no perfil pessoal secundário do prefeito e mais de 50 em um terceiro perfil de Bonifácio. Portanto, fica aqui o esclarecimento.

POLO ECONÔMICO APROVADO

A Câmara de Vereadores de Cabo Frio aprovou, em sessão extraordinária e em regime de urgência nesta terça-feira (10), o Projeto de Lei que cria o novo Polo de Desenvolvimento Econômico do município. A matéria foi enviada em maio, pelo prefeito José Bonifácio, à casa legislativa. A ideia é que o Polo abrigue diversas empresas de variados segmentos, nos ramos comercial, industrial e de serviços em uma área inicial de 28 mil metros quadrados no grande Jardim Esperança. Na primeira etapa, a Prefeitura de Cabo Frio vai disponibilizar a área do loteamento Colinas do Peró I, com capacidade para receber 19 empresas de médio e grande porte. “É com muito orgulho que vamos lançar esse projeto, que foi um dos principais compromissos assumidos antes do início do nosso governo. A geração de emprego e renda é a prioridade desta gestão, por isso estamos mobilizando todos os esforços para atrair novos empreendimentos”, disse o prefeito, José Bonifácio (PDT).

VACINADOS

Aproveitando que o assunto tem a ver com Marcos Azevedo, o secretário-adjunto da Comunicação cabo-friense foi vacinado contra a COVID-19 nesta terça-feira (10) na UBS de Vila Nova. Aos 31 anos, assim como Marcos, a secretária de Fazenda de Cabo Frio, Daniella Mendes, foi vacinada na mesma ocasião. Engajado na campanha de vacinação, o departamento chefiado por Marcos está se destacando nas redes sociais ao responder aos sommeliers de vacina de forma bem humorada: “Segue a lista de vacinas disponíveis nos postos de saúde: Akitiver, Coquéuma, Aki-mederem e Tantofaz”. Só assim mesmo para responder essa turma que acha que vacina é vinho para ficar degustando, né? A gente lembra que vacina boa é vacina no braço. Nem parece o Brasil que no começo da campanha, tinha gente falsificando atestado de comorbidade para furar a fila pela Coronavac.

PAPAI TÁ ON

O ex-prefeito Marquinho Mendes, que até andava meio sumido das redes sociais, voltou com tudo em cima. Deu até um “up na cútis” pra “sair bem na foto”. E é só MM reaparecer pelo Facebook e Instagram que geral curte. Tanto é que mal postou sua volta às atividades na Clínica São Marcos foi aquela enxurrada de curtidas. Em apenas 2h já eram 545. Papai tá on, hein?!

RETORNO DAS AULAS E VISTORIA EM ESCOLA

A terça-feira (10) do prefeito de Búzios, foi de olho na educação do balneário. Alexandre Martins (REP) teve uma reunião com representantes do Sindicato dos Professores (SEPE) para estudar uma data para o retorno das aulas presenciais. Entre os pontos discutidos, equipamentos de proteção (EPI’s) para os docentes e campanha de vacinação, bem como as condições das unidades escolares. Mais cedo, pela manhã, Alexandre disse que ganhou o dia ao ver a finalização das obras da Escola Manoel Juvenal Vieira, em São José. A inspeção foi realizada junto ao vice-prefeito e secretário de Obras, Miguel Pereira (PL), e a secretária da pasta, Carla Natália Marinho. “Nossas crianças serão recebidas com novas instalações, salas mais bonitas e com toda a infraestrutura que elas merecem”, disse Alexandre.

ATENÇÃO ESPECIAL À MOLECADA

Ainda de Búzios, quem conhece o prefeito sabe o quanto ele é apaixonado por esportes. E nesta terça (10), Alexandre Martins (REP) ficou todo empolgado com o pequeno Siro, de 8 anos, que passou na peneira do Vasco. Ele disse que a Prefeitura vai dar todo o suporte nos treinamentos. “Em casa sempre incentivo meus filhos a viver essas experiências. Com a nossa criançada de Búzios não é diferente”, animou-se o prefeito, que é tricolor.

CASTRAMÓVEL ON

A causa da proteção animal em Arraial do Cabo ganhou o reforço do assessor da Prefeitura, Ronnie Plácido. A pedido do prefeito, Marcelo Magno (PL), Plácido está na missão de ajudar a coordenar ações, como o funcionamento do castramóvel. Nesse sentido, o assessor esteve nesta terça-feira (10), acompanhado da coordenadora da Proteção dos Animais do Cabo, Angélica Luz, na Câmara de Cabo Frio para conversar com a vereadora Carol Midori (DC). Nesta quarta (11), ele segue para Niterói com o mesmo objetivo da troca de experiências. Além da parte burocrática, Plácido contou ao Portal RC24h que também está cuidando da parte física do castramóvel e tudo mais. Vamos aguardar para ver os resultados.

RELATORIA DAS CONTAS

O vereador de Arraial do Cabo Ayron Freixo (REP) informou ao Portal RC24h nesta terça-feira (10), que assumiu a relatoria das contas dos ex-prefeitos Andinho e Renatinho Vianna (REP), que estão presas na Câmara há meses. A gente lembra que na coluna de segunda (9), publicamos que o presidente da Câmara, Shogum (PSL), deu um “pedala, Robinho” na galera que estava meio que roda presa e comunicou que faria trocas na comissão para ver se desobstruía a pauta. Conforme antecipado, foi feito. O relator foi trocado e Ayron afirmou que está livre, leve e solto para tocar a matéria e prometeu caprichar no relatório. Importante considerar que Ayron foi presidente da Câmara em 2017/18, ocasião em que os vereadores rejeitaram as contas de Andinho, dificultando a vida futura dele na política. Será que Freixo vai manter essa linha? Façam suas apostas. Não podemos deixar de considerar que, até outrora, Ayron era braço direito de Renatinho Vianna, né? Mas, conversando com ele, o parlamentar disse que nada disso vai pesar na hora de ser relator. Prometeu relatoria técnica. A ver, né?

KITS ALIMENTAÇÃO

Em Iguaba Grande, a Prefeitura confirmou a aquisição de 9.350 kits de alimentação contendo 13 itens cada, através de licitação realizada na Câmara, acompanhada pelo secretário de Planejamento Eron Bezerra. Os custos são pagos com recursos próprios e também do PNAE (Programa Nacional de Alimentação Escolar). Cada aluno matriculado na Educação de Jovens e Adultos recebe mensalmente R$ 6,40; no ensino fundamental, R$ 7,20; no pré escolar, R$ 21,40 e o da creche, R$ 21,40 também. Cada escola receberá o seu quantitativo referente ao número oficial de alunos matriculados. “Assim, todas as escolas farão o agendamento com o responsável para retirada do kit alimentação, mediante assinatura de um termo de responsabilidade e recebimento”, explicou o secretário de Educação, Fred Carvalho.

TURISMO DE IGUABA

Continuando em Iguaba, nesta quarta-feira (11), a partir das 14h, terá a segunda Roda de Conversa sobre Turismo, com o tema: “Turismo, Legislação e Governança: Leis, Diretrizes e Monitoramento acerca do setor em Iguaba Grande”. O encontro, na sede da pasta contará com a participação do professor do Curso Técnico em Guias de Turismo no Programa Novos Caminhos/FAETEC, Raimundo Nonato Alves.

QUE FOFURA!

Terça-feira (10) em Araruama é dia de sessão na Câmara Municipal, que acontece no início da noite. E nesta sessão, uma convidada especial sentava à Mesa Diretora, a filhinha da vereadora Penha Bernardes (PL). Mas a criança ficou quietinha, na inocência dos traços a lápis no papel que lhe deram para entreter-se no meio de tantos adultos. A menina parecia que já estava acostumada. Será que o futuro da garotinha está traçado?

BAIRRO SEGURO AMPLIADO

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), recebeu, nesta segunda-feira (9), o comandante do 12º Batalhão de Polícia Militar, responsável pelo policiamento em Maricá, tenente-coronel Roberto Cristiano Dantas. O objetivo foi debater novas ações de segurança pública no município. Entre os projetos, está a ampliação para outras regiões do programa Bairro Seguro, lançado em julho e bem recebido por moradores de Itaipuaçu. O prefeito destacou a parceria com a Polícia Militar, para garantir a segurança da população: “Maricá tem tudo para ser um exemplo de segurança em nossa região. Vamos dinamizar essa parceria com a PM com esse objetivo”, disse Horta.

CHACOTA INTERNACIONAL

Antes mesmo de a PEC do voto impresso ser apreciada no plenário da Câmara dos Deputados, a suposta tentativa de Jair Bolsonaro (sem partido) de tentar intimidar os políticos com desfile de tanques de guerra pela Esplanada dos Ministérios já havia virado meme e palhaçada. Um vídeo que mostra um dos blindados soltando uma fumaça preta constrangedora conseguiu desmoralizar, ainda mais, as forças armadas. “A gente viu que basta um quebra-molas para botar fim ao golpe” e “o tal cabo e o sargento para fechar o STF precisam levar um mecânico junto” foram algumas das reações provocadas pelo momento embaraçoso, praticamente sem público. O pior de tudo é que essa imagem para o mundo, portanto quem tem interesse no Brasil está vendo que o país é uma piada do ponto de vista de arsenal das Forças Armadas e de seu sistema de proteção. Mais um tiro que sai pela culatra, fazendo com que deputados como Otoni de Paula (PSL/RJ), passem vergonha ao compartilhar imagens de um desfile militar da “comunista e terrível” China como se fossem imagens do deplorável evento que se viu no coração político do país nesta terça-feira (10).

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content