InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (9)

100 dias de Alexandre Martins com chamamento público em dispensa de licitação; Vantoil desmente fake news em live sobre Covid; Bonifácio depois da segunda dose, reúne secretariado para 100 dias; Janio calçando as chuteiras? Marcelo Magno cede para casas de veraneio; Lívia depois de bater, encontra governador; Fábio do Pastel prorroga restrições e faz live de doação do salário... E muito mais!

CHAMADA PÚBLICA

Começamos por Búzios…este na foto ao lado do prefeito Alexandre Martins (REP) é o secretário de Administração, Anderson Chaves, que também cuida da licitação. Contou que a Prefeitura fez um chamamento público (com dispensa de licitação) para compra de alimentos para fornecer aos hospitais. O prefeito explicou inclusive, que apesar de nos casos com dispensa de licitação não precisa fazer o chamamento – avisa algumas empresas e a que oferecer o menor preço, leva – desta vez houve o anúncio no site da Prefeitura informando pra qualquer fornecedor de alimento no país que quisesse participar. Sete empresas atenderam. Conforme Alexandre, o objetivo desse chamamento é a transparência – e agora vai ser sempre assim”, disse Alexandre. Diferente do que aconteceu na gestão passada, que acarretou naquela confusão de superfaturamento de cesta básica para distribuição às famílias vulneráveis na pandemia. Na ocasião, não houve chamamento público, resultando em operação do Gaeco, com gente que está respondendo por crimes graves. Falando em Alexandre, neste sábado (10), completando 100 dias de governo, por volta de 11h, será publicado um vídeo nas redes sociais fazendo um balanço desse primeiro trimestre de gestão.

ATENDIMENTO AO PÚBLICO E MUITOS PEDIDOS

Ainda sobre Búzios… como acontece semanalmente, o prefeito Alexandre Martins (REP) faz o atendimento ao público fora das paredes do gabinete. E hoje, na Rasa, recebeu 25 pessoas, muitos pedindo emprego e outros, serviço público. “Prefeito que tem receio de conversar com o público com medo que eles peçam emprego está ferrado. O que a gente faz é encaminhar ao balcão de empregos ou à Prefeitura para fazer cadastro de processo seletivo. O que temos que ter é carinho com o povo”. Alexandre destacou, ainda, que “dá muita satisfação” fazer o atendimento. “Cinco dessas 25 pessoas disseram que era a primeira vez que tinham contato direto com o prefeito da cidade”, revelou em tom de surpresa. Pode parecer bobagem, mas, infelizmente, grande parte não faz isso. Além disso, prefeito realizou uma vistoria nas obras da Escola Municipal Manoel Juvenal Vieira, que fica no bairro São José. Pra encerrar o clima do sextou, Alexandre ainda arrumou tempo (e disposição) para fazer sua tradicional live de sexta-feira (projeto que começou na campanha e segue até hoje) cujo tema foi autismo.

DUAS DOSES E 100 DIAS

Em Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT), de 75 anos, tomou a segunda dose da vacina contra o coronavírus nesta quinta-feira (8), na escola Edilson Duarte. Antes de ser imunizado, conversou com outros idosos que aguardavam a vez e fez questão de cumprimentar – com o cotovelo, claro – os profissionais de saúde que lá estavam. “Quero agradecer a todos, que estão atendendo toda a população incansavelmente, sempre com um sorriso. Às vezes, pensamos que eles não estão aguentando mais, porém é graças a esses profissionais que uma boa parcela da população de Cabo Frio já está imunizada”. A propósito, Zé vai se reunir, neste sábado (10), com todo o secretariado, para falar sobre os 100 dias de governo. Quem quiser acompanhar vai ter transmissão ao vivo, no Facebook, na página oficial da Prefeitura. Ah, lembrando ainda que na segunda-feira (12), Zé vai dar uma entrevista coletiva sobre esses 100 dias de mandato, diretamente do gabinete municipal.

VACINAÇÃO E FAKE NEWS

Ainda de Cabo Frio, nesta sexta-feira (9) teve entrevista #15MinutosnoRC com o secretário municipal de Saúde, Felipe Fernandes, que falou principalmente sobre o andamento da vacinação na cidade, considerado por boa parte de população como lento. Mas acontece que a imunização tem ocorrido à medida que as doses chegam, enviadas pelo governo do Estado. “A gente só fica sabendo que elas vão chegar um dia antes, não temos como acelerar esse processo”, destacou. Falou ainda sobre o panorama atual da evolução da doença na cidade e como está a ocupação dos leitos. E, não bastasse a maratona para tentar dar conta do controle da pandemia no município, Felipe ainda tem que tirar tempo para combater as fake news que andam “pipocando” em Cabo Frio. Uma que tem sido disseminada é que o governo municipal receberia até R$ 20 mil por cada morte de Covid anunciada. E que os médicos falsificariam a causa mortis nos atestados de óbitos. “Mentira! Não faz sentido nenhum ganhar verba pública com a morte, isso não existe. Se existisse, qualquer justiça derrubaria isso. Todas as verbas que recebemos é para produzir saúde e não o contrário. Não recebemos nenhum centavo de verba federal por isso”, esclareceu o secretário. Confira como foi a live:

.

SAUDADES DO MEU EX

O famoso #tbt divulgado pelas redes sociais toda quinta-feira, certamente teve um gosto especial para o ex-deputado Janio Mendes, que foi citado em várias postagens de Cabo Frio nesta quinta (8). Num clima de “saudades do meu ex”, separamos três delas aqui para demonstrar que tem uma galera sentindo uma falta danada de um deputado atuante em prol da região. O líder do governo na Câmara, vereador Davi Souza (PDT) foi um dos primeiros a postar, tendo na foto ele, Janio e o prefeito Zé Bonifácio (PDT). “É na falta que vemos a importância de termos um deputado estadual atento e atuante às demandas do município”. Em vibração semelhante, outro saudoso foi Marcos Azevedo, atual secretário de Comunicação da prefeitura de Cabo Frio, que fez parte da equipe de Janio, por oito anos, na Alerj. Da mesma forma, Betinho Araújo lembrou com carinho do ex-deputado, de quem foi assessor de gabinete. Seria isso um ensaio para uma candidatura em 2022? Ao que parece Janio está calçando as chuteiras.

ARRAIAL VAI LIBERAR 50% DAS CASAS DE VERANEIO

Mal saiu a divulgação, aqui pela coluna, de que Arraial do Cabo teria novo decreto nesta sexta-feira (9), flexibilizando em 50% boa parte das atividades turísticas e de comércio, mas deixando de fora as casas de aluguel – que continuariam proibidas -, um movimento rapidamente se formou na rede, chamando as pessoas para um protesto na prefeitura nesta sexta, às 10h, pedindo a inclusão dos imóveis de veraneio nessa flexibilização. Acabou que o prefeito, Marcelo Magno (PL), não só recebeu os manifestantes como acabou cedendo ao pedido, desde que com 50% da capacidade de lotação. “Com responsabilidade e comprometimento de todos já é possível flexibilizar as medidas que buscam controlar o avanço da Covid19 em nosso município. Hoje bem cedo me reuni com secretários, médicos especialistas, profissionais ligados diretamente ao combate à pandemia e vereadores para que nossas ações sejam definidas levando em consideração o que temos conversado com os diversos setores da sociedade”, disse Magno.

BALANÇO EPIDEMIOLÓGICO E DESABAFO

Na semana do novo decreto de Iguaba Grande, onde algumas medidas restritivas foram endurecidas desde a última terça (6), o prefeito Vantoil Martins (CID) – acompanhado do secretário de Saúde, Valdeci Junior, e da coordenadora de imunização, Patrícia Costa -, realizaram um live nesta sexta (9), para atualização do panorama epidemiológico. Iguaba tem hoje 3.181 casos confirmados e 76 mortes por Covid. Com relação à vacinação, a cidade já recebeu 7.400 doses, sendo 3.490 delas de primeira aplicação e 988 da segunda. Nesse sentido, Vantoil aproveitou a transmissão para “fazer um desabafo”, como ele mesmo disse. As fake news têm tirado o prefeito do sério. A mais recente é desta sexta-feira, quando andaram dizendo que ele não havia mandado ninguém buscar a última remessa, de 800 doses, que chegaram hoje. “Preciso me dirigir a algumas pessoas que, de forma maldosa, querem causar alarde e espalhar fake news. Disseram que Iguaba não foi receber as doses enviadas pelo governo do Estado, o que não é verdade. Paulo José, nosso diretor de Vigilância Sanitária buscou a remessa em Cabo Frio, na manhã desta sexta. A você, que quer criar informações mentirosas, não faça isso, não brinque com a boa fé das pessoas. Não sei porque você se motiva a fazer o mal”, disparou o prefeito Iguabense.

‘MENINA DOS OLHOS’ DE LÍVIA VAI SAIR DO PAPEL

Quem esteve no Palácio Guanabara, nesta sexta-feira (9), foi a prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), para assinar um convênio com o DER para recuperação de estradas que cortam o município e obras de infraestrutura em bairros. O evento teve a presença do governador Cláudio Castro (PSC), que inclusive foi mega criticado pela prefeita em live dela nesta semana, quando ela cobrou os repasses em atraso da UPA e a falta de médicos em todo Estado. Com relação ao convênio, a primeira rodovia a ser contemplada será a RJ-138, que liga Araruama ao distrito de São Vicente, uma das meninas dos olhos de Lívia. A rodovia em questão é o melhor acesso para escoamento da produção agrícola local, mas que hoje está completamente sem manutenção e é causa de muitos acidentes. A ordem de serviço para a recuperação dessa RJ já foi, inclusive, publicada no Diário Oficial do Estado. É o preço da coragem. Lívia bateu no governador, e nem por isso, a cidade deixou de ser contemplada com recursos. Às vezes funciona…

MAIS UM SALÁRIO DOADO

Como tem feito desde o primeiro mês de mandato, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE), vai sortear, durante live desta sexta-feira (9), a partir das 21h, para qual entidade será doado o seu salário do executivo. Fábio também irá falar sobre os 100 dias de governo e atualizações sobre o combate à Covid na cidade. Falando nisso, São Pedro teve novo decreto publicado nesta quinta (8), determinando novas diretrizes para contenção da Covid-19. As ações de fiscalização continuam em pontos estratégicos da cidade a fim de evitar a circulação de pessoas que não residem ou não trabalhem no município. As praias também continuam proibidas. Confira as novas medidas clicando aqui.

MARICÁ FLEXIBILIZA TAMBÉM

Quem também editou novo decreto foi o prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), nesta quinta-feira (8), com flexibilizações, entre elas comércio liberado das 9h às 17h e aulas presenciais na rede privada. Segundo Horta, a intenção é restabelecer a capacidade econômica da cidade sem prejuízo ao combate à pandemia, cujos indicadores em Maricá continuam em níveis preocupantes. Não por acaso, o novo decreto permite a retomada, mas mantém a maior parte das restrições necessárias para frear a disseminação do coronavírus.

PRORROGAÇÃO DE BENEFÍCIO ATÉ JULHO

Continuando em Maricá, durante sessão extraordinária desta sexta-feira (9), os vereadores votaram a prorrogação por mais quatro meses do Programa de Amparo ao Trabalhador. Com a alteração, o benefício será concedido até julho de 2021 e visa garantir a manutenção da economia do município de Maricá. O valor continua sendo o mesmo em abril e maio e sofrerá redução em junho e julho passando a valer R$ 600.

PEDIU ANTECIPAÇÃO DE VACINAS E KIT ENTUBAÇÃO

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID), foi outro que esteve com o governador Cláudio Castro (PSC), durante encontro “Governo Presente”, no Palácio Guanabara. Aproveitou a ocasião para pedir apoio na antecipação da entrega das vacinas para a cidade. Outro pedido foi o apoio para a compra de kit intubação. “Há um sério problema da falta desses remédios no mercado em todo o país e os pacientes precisam desses medicamentos para o tratamento. É por isso que pedimos o seu apoio. Nós precisamos ajudar uns aos outros”, disse o prefeito macaense.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content