DE VOLTA AO CARGO
A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (9) começa por Saquarema, onde, por incrível que pareça, com o clima político esquentando ainda mais, já no segundo tempo da prorrogação, a prefeita Manoela Peres (PL) conseguiu voltar ao cargo. Ela tentou de todas as maneiras, até pelo TJ-RJ, mas não tinha conseguido. Só deu resultado mesmo lá no STF. É isso mesmo: o ministro Dias Toffoli, em uma decisão liminar, suspendeu a decisão que mantinha a prefeita afastada nesta sexta-feira (9). O relator também determinou que a Corregedoria Nacional de Justiça seja intimada para tomar eventuais providências em razão de uma “excentricidade processual” ocorrida nos autos do agravo. Isso sugere que o ministro identificou alguma irregularidade ou situação atípica no processo que merece a atenção da Corregedoria. E quanto à possibilidade de uma reviravolta? Então, o fato de o processo ser encaminhado à Corregedoria pode, sim, indicar que há questões processuais que precisam ser analisadas mais profundamente, o que pode levar a novas decisões ou até mesmo a uma mudança no curso do caso. A Corregedoria pode investigar possíveis falhas ou irresponsabilidades e recomendar medidas corretivas, o que poderia impactar o resultado final do processo. Além disso, a liminar que suspende os efeitos da decisão reclamada até o julgamento final significa que o caso ainda está em aberto, e novas decisões podem ser tomadas conforme o processo avança. Eita! Que confusão nessa política de Saquarema.
RECEPCIONADA COM TAPETE VERMELHO
Logo em seguida, quando soube da notícia, Manoela entrou pela porta da frente da prefeitura, com aquele tapete vermelho que parecia daqueles filmes de rainha tomando o seu reinado de volta. E é isso que aconteceu. A população se mobilizou e recebeu a prefeita. A recepção ficou lotada, com gritos de “a Manu voltou”. E olha que a comemoração foi geral. Durante toda essa reviravolta, houve até confusão entre os servidores no Centro Administrativo. Foi uma loucura, com todo mundo entrando e saindo ao mesmo tempo das salas. O local estava desarrumado, com um monte de papeladas no chão e alguns computadores que não estavam lá. E o pessoal do Rômulo? Então! Com essa troca toda de funcionários e secretários de última hora, está difícil até entender. Só resta saber o que poderá vir.
SE PRONUNCIOU
E por falar em Rômulo Gomes (Novo), enquanto esteve a frente da prefeitura nesses últimos dias, o prefeito interino se dedicou a realizar inspeções e revelar diversos erros da administração de Manoela. Depois de saber da decisão da justiça, que autorizou a volta da prefeita, ele se lamentou nas redes sociais. “É uma triste página da nossa cidade”. Rômulo revelou que nesta semana a auditoria descobriu funcionários da prefeitura que recebem até 50 mil reais enquanto moradores morrem aguardando exames de saúde. “No pouco tempo que ficamos na prefeitura, a população pode perceber que temos vontade de fazer as coisas certas. Não é possível nos calarmos de tamanha roubalheira com nossos dinheiro. Aluguel de carro por 40mil mensais, aluguel milionário de containers que não eram usados e centenas de funcionários sem folha de ponto são só algumas coisas que nossa auditoria começou a descobrir”, completou. Rômulo afirmou que vai continuar lutando na justiça e nas ruas.
NOVO PRESIDENTE
Em Cabo Frio, após a convenção polêmica que confirmou Rafael Peçanha como candidato a prefeito, a federação PSOL-REDE nomeou o professor como presidente municipal. A mudança ocorreu por decisão da Direção Estadual da Federação e a articulação contou com o apoio da nominata de candidatos, candidatas, da militância local dos dois partidos e da futura equipe de campanha, que se reuniram na noite desta quinta-feira (8) com Rafael e com a candidata a vice-prefeita, Leila Tomazinho, no Hotel Malibu. Vale lembrar que na convenção, o então porta-voz municipal do Rede e candidato a vereador, Walter Costa – que não aceitava a indicação do professor à prefeitura cabo-friense – bateu boca com o também candidato a vereador, Lucas Muller (PSOL), e eles quase chegaram às vias de fato. O conflito teria surgido devido a uma suposta aliança de Walter com a prefeita Magdala Furtado. Comentários dentro da Rede sugerem que ele teria recebido mais de 160 mil reais para persuadir o grupo a apoiar a candidatura dela. No entanto, Walter nega essas acusações. O resultado de tanto bafafá, foi a saída de Walter e a nomeação de Rafael como presidente da federação. A ex-senadora e atual Porta-Voz da Rede Sustentabilidade no Brasil, Heloísa Helena, que também estava presente no evento, confirmou o apoio da instância nacional do partido a Peçanha.
BENÉ EM CABO FRIO
Nesta quinta-feira (8), a deputada federal Benedita da Silva (PT), esteve em Cabo Frio visitando algumas obras e projetos sociais. Acompanhada do seu neto, o candidato a vereador Diego da Silva (PT), Benedita foi até o Pontal do Santo Antônio, onde acompanhou o avanço da obra que foi possível graças à emenda parlamentar dela, que permitiu a reforma completa da praça e do mercado de peixe, depois foi ao Projeto Bota Fé, em Unamar, e finalizou o dia no CEAD Tamoios, onde conheceu o “Espaço Mulher”, um serviço essencial para o atendimento especializado às mulheres da comunidade.
PESQUISA PÓS CONVENÇÕES
Em Búzios, já teve pesquisa feita após convenções e fechamento das chapas que vão se enfrentar nas eleições de outubro. Embora a pesquisa não seja registrada, e por conseguinte, não se pode publicar os dados, o que podemos informar é que a união de Rafael Aguiar (PL) e Leandro de Búzios (MDB) não foi assimilada com tanta facilidade como se imaginava. A soma dos dois não vem se apresentando num número exato. Aliás, a pesquisa revelou que uma parcela significativa da população parece que não entendeu a junção dos dois adversários, que se atacavam mutuamente na suplementar, e agora são amicíssimos. Isso mostra que não foi só a família Bolsonaro que ficou confusa com a mudança de rota. Mas do lado de lá, há quem diga que a eleição de Búzios já está definida, com vitória para a nova dupla de amigos, Rafael/ Leandro. Será? Uma coisa é certa: vai ser uma das disputas mais acirradas da região, com resultado no photochart. Pelo menos até o presente momento. Porém, o futuro a Deus pertence. Ainda mais se daqui até outubro, novas surpresas acontecerem.
VISITA NA FIRJAN
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), esteve nesta sexta-feira (9) visitando as instalações do polo da Firjan. Quem também estava lá era o secretário de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviane. Serão mais de 40 modalidades de cursos oferecidos que irão beneficiar mais de 700 alunos por dia, que poderão alcançar uma qualificação profissional certificada de qualidade. A inauguração da Firjan está prevista para acontecer no dia 19 de agosto. O prefeito deu mais um passo no desenvolvimento econômico e educacional do município. Como sempre, Pastel está com um olho na campanha eleitoral e o outro nas obras da cidade.
PASTEL NA FEIRA
Ainda sobre São Pedro, Fábio do Pastel foi à feira nesta sexta-feira (9), junto com o candidato a vereador Moisés Batista (SDD), amigo e ex-chefe de gabinete. Quem também estava por lá era o vereador Fernando Mistura (REP). A feira é um dos lugares favoritos dos candidatos para bater um papo com a população. O prefeito aproveitou para garantir as frutas do fim de semana, tomar aquele caldo de cana e, é claro, comer um pastel. A combinação perfeita, não é mesmo?
VICE APROVADO
A candidata a prefeita em Araruama, Penha Bernardes (PL) está muito satisfeita com a repercussão positiva do anúncio de seu vice na chapa, André Monica (UNIÃO). Depois de uma semana andando nas ruas, Penha declarou que a aceitação da população é nítida: “Estamos recebendo muito carinho, está sendo bastante acolhedor”, explicou. Penha destacou que André chega para contribuir com sua experiência administrativa: “Até os erros cometidos servem de aprendizado”. Aliás, Penha revelou que o assédio aos candidatos a vereador e lideranças do seu grupo político tem sido grande. Mas ela fez questão de salientar seu pessoal “tem valor e não preço”, numa clara provocação aos adversários. A candidata da oposição rasgou o verbo: “O dinheiro que eles usam para assediar e comprar as pessoas é dinheiro do povo que poderia ser usado para salvar vidas e não para comprar pessoas com objetivo de se perpetuar no poder”, denunciou. Bernardes aproveitou para dizer que na próxima semana irá anunciar uma surpresa. O que será que vem por aí, hein?
MARCOU PRESENÇA
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), entrou no clima do sextou (9) e foi até a capital para participar da abertura do seminário “Fundos Soberanos e a Agenda Climática: Desafios e Oportunidades”. O evento foi promovido pelo Fórum de Fundos Soberanos Brasileiros (FFSB), com o objetivo de melhorar a governança e as capacidades estatais por meio da troca de práticas e experiências. A secretária de Planejamento, Orçamento e Fazenda de Maricá, Lawrice Souza, também participou do seminário. A UFF está envolvida na pesquisa e no desenvolvimento de projetos, enquanto o JFI contribui com uma rede global de especialistas e conhecimentos em modelagem financeira. O seminário visa promover a adaptação às mudanças climáticas por meio de decisões e ações que minimizem os impactos sobre a população. O evento contou com a presença de gestores municipais e estaduais, autoridades nacionais, órgãos de controle e reguladores, além de atores internacionais de alta relevância na temática, incluindo o International Forum of Sovereign Wealth Funds, e outros agentes do ecossistema de investimentos sustentáveis dos quais os fundos soberanos fazem parte. Vale ressaltar que Fabiano criou o Fundo Soberano em Maricá no ano de 2018 e detém atualmente a marca de R$ 1,7 bilhão em recursos poupados a partir da arrecadação dos royalties do petróleo, sendo o primeiro do país a alcançar esse valor.
PEDALANDO COM VANTOIL
O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), resolveu dar aquela pedalada com a sua bicicleta na manhã desta sexta-feira (9), bem cedinho, para mostrar à população as empresas e empreendimentos que estão a caminho. Ele conferiu de perto toda a movimentação e as obras que serão realizadas pela cidade. Uma das novidades é que um terreno localizado em frente à praia do Popeye será transformado em uma distribuidora de vidro temperado, não apenas para atender o município, mas também toda a região. Serão geradas vagas para motorista, ajudante, vigilante, atendente, auxiliar administrativo e técnicos especializados. Vantoil percorreu o outro lado da cidade e visitou mais um terreno que será futuramente um Centro de Capacitação Marítima. Ao lado da Escola Estadual Francisco de Paula Paranhos, está sendo erguida uma clínica de exames de imagem. Diversas oportunidades de trabalho serão criadas, incluindo técnico de radiologia, médicos e enfermeiros. E continuando com a pedalada, Vantoil mostrou que até um shopping do outro lado da cidade está em construção, com a geração de mais de 100 empregos. Que coisa boa, hein? O cara é bom de pedalada. Respirou até o ar puro da natureza e tomou uma água bem gelada para se restabelecer. Vantoil agora vai focar no andamento das obras para que sejam concluídas ainda neste ano.
LUTO NO CABO
Faleceu na noite desta quinta-feira (8) o senhor Francisco, mais conhecido como Chico do Limãozinho. Ele era pai de Gabrielle Netto, esposa do prefeito da cidade. Ele estava internado há alguns dias. O corpo foi velado na Igreja Sagrado Coração de Jesus e o enterro aconteceu nesta sexta (9), no cemitério Princesa Izabel, em Arraial do Cabo. Em suas redes sociais, o prefeito expressou seu pesar pela perda. Marcelo tinha ‘seu Chico’ como um segundo pai: “Tomei uns 20 porres com ele”, confessou. Chico limãozinho era famoso por suas caipirinhas. Era também um pescador dos mais respeitados no Cabo. Pelo telefone, Marcelo lembrou de uma ocasião que ele, Diego (seu vice na chapa) e Chico pescaram 200kg de anchova no Arrependido: “Diego saiu com a mão sangrando nesse dia”, relembrou saudoso o genro-filho. Nossa equipe se solidariza com todos os familiares e amigos.