InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (6)

Fim do entrave com a Salineira cria crise entre servidores públicos e prefeitura de São Pedro da Aldeia; Zé Bonifácio entre Marchadores e Nelores; A união de Vidal com Magdala; Alexandre Martins anuncia novos eventos além da praia; Vantoil Martins na expectativa de mais uma Feirinha, com novidades; Lívia na vibe do governo participativo; A espera pelo parecer das contas de Andinho... E muito mais!

PASTEL DITADOR?

Os servidores públicos de São Pedro da Aldeia não digeriram nada bem a história da Prefeitura trocar a forma de pagamento do auxílio transporte de dinheiro para cartão magnético. A medida foi tomada para fazer com que a Salineira permanecesse no município. Embora o prefeito, Fábio do Pastel (PL), o Procurador-Geral da Aldeia, Dr. Peter Samerson, e o secretário de Administração, Marcelo Ribeiro, tenham feito uma live nesta quinta-feira (5) para ressaltar que a medida foi necessária para garantir o transporte coletivo, não faltaram críticas à alternativa. Teve até quem chamasse Fábio de ditador nas redes sociais. Os servidores estão organizando um protesto para semana que vem, afirmando que a decisão vai contra uma lei municipal de 2003 que estabelece que o auxílio de transporte deve ser pago em dinheiro. A Prefeitura, por sua vez, argumenta que o pagamento em cartão eletrônico já consta em leis posteriores, além de estar em um decreto do ex-prefeito Carlindo Filho. Após se reunirem com o prefeito, os vereadores chegaram à conclusão que a Câmara nada pode fazer, “a não ser que haja um novo projeto de lei do Executivo sobre o tema”. Fato é que vale a determinação do prefeito e o acordo, aceito pela Salineira, fica em vigor. O transporte segue normalmente.

DENÚNCIA SOBRE CARRO OFICIAL

Ainda em São Pedro da Aldeia, o Portal RC24h recebeu a informação de que o vereador Fernando Mistura (REP) estaria levando o filho para a escola com carro oficial. Procuramos a assessoria da Câmara, que respondeu que o vereador não tem carro à disposição e que o Legislativo tem três carros oficiais que podem ser agendados pelos parlamentares com dia, horário e destino previamente informados. O próprio parlamentar entrou em contato com a coluna para desmentir o uso do veículo para essa função. Segundo Mistura, denúncias como essas são “coisas que acontecem quando nós estamos incomodando”. Pelo sim, pelo não, fica o alerta que a população está de olho, hein?!

INTERCÂMBIO COM EXPOSITORES

De Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) está em terras capixabas, como divulgamos aqui, para acompanhar um evento de gado nelore. É que após o sucesso da exposição de cavalos mangalarga marchador aqui na cidade, Zé quer fazer uma exposição de nelore. O prefeito foi para o Espírito Santo nesta sexta (6), cedinho, de Itaipava, onde esteve nesta quinta (5), reunido com o pessoal que está organizando um evento do Mangalarga Marchador. Zé está se preparando para eventos maiores e por isso volta neste sábado (7) mesmo para o distrito petropolitano, segundo disse à coluna a secretária de Agricultura, Katyuscia Brito, que acompanhou o prefeito em Itaipava. “Estamos nos preparando para eventos maiores”, disse ela.

E O HOSPITAL DE TAMOIOS?

Além do problema dos buracos por toda Cabo Frio, que o prefeito José Bonifácio (PDT) já respondeu que está no radar, a pergunta que não quer calar é: quando o hospital de Tamoios, no segundo distrito, será reaberto? Esse questionamento tem sido constante pelas redes sociais e dos nossos internautas. Procuramos a prefeitura para saber a quantas anda essa demanda. Conforme a assessoria de Comunicação, a secretária de Saúde está realizando uma análise financeira e orçamentária, que inclui contratação de equipe, insumos e estrutura, “já que o funcionamento desta unidade não foi previsto no orçamento anual de 2021, elaborado em 2020, na gestão anterior. Ainda conforme a assessoria, a unidade foi entregue à atual administração “sem condições de funcionamento, apesar da reforma feita anteriormente”. Além disso, “dívidas salariais dos servidores públicos que atuam nas unidades de saúde”. Conforme a Prefeitura, em julho foi feito o pagamento dezembro de 2020 de parte dos servidores, no valor aproximado de R$ 2 milhões. “Atualmente, diante desta situação, todo o atendimento necessário à população de Tamoios vem sendo prestado na UPA do distrito, além das demais unidades de saúde do município”.

MAGDALA COM VIDAL?

A proximidade do pré-candidato a deputado federal Jefferson Vidal (Avante) com a vice-prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL), continua dando o que falar. O egresso do governo de José Bonifácio (PDT), inclusive, publicou uma foto com a empresária nesta sexta-feira (6), dizendo: “Sempre conversando por uma Cabo Frio melhor, mais justa e igualitária. É na simplicidade e confiança que se constrói grandes coisas”. Enquanto na base governista do prefeito não é permitido nem citar o nome de uma alternativa à candidatura de Janio Mendes (PDT) a uma vaga na Alerj, parece que as coisas pelo lado da vice vão por outro caminho. Tem caroço nesse angu? 2022 é logo ali.

VEREANÇA SAGAZ

O vereador Vanderson Bento (PTB) não é bobo não, hein?! Só apresenta projeto que vai justamente ao encontro dos anseios da sociedade. Sempre ligado no que está sendo comentado nas ruas e redes sociais, não perde uma bola rolada. As duas mais recentes se destacam. Na semana passada solicitou ao executivo a abertura de escolas para abrigar morador de rua nos dias frios. A gente só não sabe se a prefeitura vai atender e se fará ainda esse ano, né?! Do jeito devagar que as coisas vão, parece que a população em situação de vulnerabilidade vai morrer de frio, vai chegar o calor, e nada de ação do poder executivo agir, mas enfim, o parlamentar mandou seu recado e fez seu papel. E essa semana ele, ele aprovou requerimento para que a prefeitura faça aquisição de asfalto para uma operação tapa buraco e tentar melhorar a buraqueira que assola o município.

TURISMO NA REGIÃO DOS LAGOS

A maioria dos municípios da Região dos Lagos está na correria para a retomada da economia local pós-pandemia, e o turismo, claro, é o foco principal. E nesta sexta (6) teve o lançamento do programa “Costa do Sol, mais descontos”, no hotel Paradiso Corporate, em Cabo Frio, onde os motoristas que viajam pela Via Lagos converterão o valor do pedágio em descontos de estabelecimentos comerciais da região, entre hotéis, pousadas, restaurantes, entre outros. O evento contou com a presença de representantes das pastas de Turismo de algumas prefeituras e de autoridades, como a deputada estadual Alana Passos (PSL). O secretário estadual da pasta, Gustavo Tutuca, não pode comparecer, mas foi representado pelo assessor Júnior Arruda. “O pedágio poderá sair de graça, dependendo dos descontos obtidos. Essa é uma importante medida para ajudar a alavancar o Turismo na região e fortalecer o crescimento econômico local”, avaliou a deputada.

EXPECTATIVA PARA FEIRINHA

Em Iguaba Grande, nesta sexta-feira (6), o prefeito Vantoil Martins (CID) esteve às voltas com os preparativos finais para a segunda edição da Feirinha Criatividades da Terra, que acontece neste sábado (7), das 9h às 17h, na Praça Edyla Pinheiro. Serão 55 expositores da cidade, em barraquinhas confeccionadas pela própria Prefeitura, que vão oferecer artesanatos, produtos orgânicos, gastronomia nordestina, além de serviços em saúde. A coluna conversou com Vantoil, por telefone. Ele disse que a previsão é que esta faça tanto ou mais sucesso que a primeira edição. E a novidade desta vez, segundo destacou Vantoil, é o caminhão da saúde, onde serão prestados cerca de 200 exames, como mamografia, ultrassonografia e eletrocardiograma para quem já estava na fila de marcação. “É sucesso garantido”, disse. Nesta sexta, a prefeitura soltou um vídeo mostrando o que o visitante vai encontrar por lá. Veja:

… … …

EXPECTATIVA PARA FEIRINHA II

Continuando em Iguaba Grande, não foi só o prefeito Vantoil Martins a conferir de perto os preparativos para a Feirinha. Parte de sua equipe ‘sextou’ com foco no evento e foi todo mundo para a Praça Edyla Pinheiro. Estiveram por lá os secretários de Turismo, Carla Valle, e de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle; os subsecretários de Turismo, Ricardo, de Segurança e Ordem Pública, capitão Escada, de Meio Ambiente, Pastor Mauro Oliveira, além dos diretores de Serviços Públicos, Pastor Walmir, e de Turismo, Roger Sampaio.

À MODA ANTIGA

De Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) está de olho em eventos que possa trazer para o balneário, como forma de dar mais visibilidade à cidade, além de movimentar a economia local, como forma de fomentar o turismo além da praia. No radar, eventos esportivos e culturais, como já publicado na coluna. A novidade é que o município vai sediar o 1º Búzios School Vintage da Região dos Lagos, previsto para acontecer nos dias 3, 4 e 5 de dezembro. Alexandre e o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano, estiveram reunidos com o representante do evento, Elion Freitas, que adiantou que o evento vai ter feira de antiguidades, leilões de vintages, vendas de peças, entre outros. “Nossa cidade tem tudo a ver com este evento. Grandes clubes de automóveis estarão presentes, se depender de mim, será um sucesso, pois adoro carros antigos”, disse Alexandre. Romano acrescentou que esse evento faz parte do projeto “Natal de Luz em Búzios”, que começa dia 29 de novembro e vai até 6 de janeiro. “Nesse período nós estaremos fazendo várias intervenções culturais na cidade, a exposição e leilão de carros antigos serão algumas delas”, esclareceu Romano.

AÇÃO DO MPF, NÃO DA PREFEITURA

Ainda em Búzios, o MPF realizou uma ação, nesta quinta (5), contra pesca ilegal no balneário. Foram apreendidas redes de espera próximas da costa, o que é proibido por lei, e devolvidos ao mar todos os animais encontrados presos. O próprio procurador da República, Leandro Mitidieri colocou, literalmente, a mão na massa, no momento em que liberaram os bichinhos que ficaram presos nas redes. A fiscalização teve participação da UPAm e da Marinha, mas não da Prefeitura, como muitos disseram pelas redes sociais e grupos de WhatsApp. Ou seja, a ação não foi iniciativa do executivo buziano. E Mitidieri avisou que virão mais fiscalizações por aí.

VALE CARD

Continuando em Búzios, a secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia avisou que a entrega da segunda remessa do Vale Card (auxílio aos estudantes da rede municipal) será realizada semana que vem, entre os dias 11 e 13 de agosto, das 9h às 12h e de 13h às 16h, na sede da Secretaria, que fica na E. M. Vereador Emigdio Gonçalves Coutinho, no Trevo da Ferradura. A entrega vai ser de acordo com o cronograma de entrega dos 200 cartões dos alunos novos, matriculados de 15 de maio a 16 de junho deste ano.

GOVERNO PARTICIPATIVO NO HORIZONTE

O jeitinho de Alexandre Martins (REP) de comandar Armação dos Búzios parece estar inspirando gestões até mesmo do outro lado da Região dos Lagos. Isso porque a prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), lançou uma enquete nas redes sociais pedindo para a população escolher a arte que vai estampar a rampa de skate que está em vias de ter a construção finalizada no espaço conhecido como “cidade das crianças”. São três opções diferentes disponíveis para a opinião dos internautas. A própria vice-prefeita, Raiana Alcebíades (PSC), fez um dos 661 comentários recebidos na postagem até às 17h45 desta sexta-feira (6). Qual será a queridinha do povo? Fato é que é interessante ver prefeitos buscando a participação do povo para tomar decisões enquanto outros escutam nem os próprios conselheiros. Ficam os bons exemplos.

‘AINDA NÃO’

O Portal RC24h continua acompanhando a saga pela votação das contas de Andinho, ex-prefeito de Arraial do Cabo. O presidente da Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara cabista, Cleyton Barreto (PV), afirmou nesta sexta-feira (6) à coluna que o parecer ainda não está pronto. Contudo, apuramos com outros vereadores que a previsão é de que o documento entre em pauta já na próxima semana. Seguimos aguardando.

JUNTOS CONTRA O FEMINÍCIDIO

Em homenagem aos 15 anos da Lei Maria da Penha, as prefeituras de Maricá, do Rio de Janeiro e Niterói realizarão a campanha Juntas Contra o Feminicídio, neste sábado (7), a partir das 10h, no recuo da Ponte Presidente Costa e Silva, a Rio – Niterói. O principal objetivo da campanha é destacar os avanços conquistados nos últimos implementação da Lei e desmistificar o tema feminicídio. A programação inicia com uma ação que contará com a presença de coordenadores de Políticas para as Mulheres das cidades. Às 18 horas, a parceria irá dar visibilidade ao tema em lugares como vias e transportes, além de iluminar na cor roxa em determinados pontos das três cidades. Em Maricá, a iluminação ficará localizada na entrada da cidade de Maricá e na Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, no Centro. No Rio, serão iluminados pontos como o Cristo Redentor, a Igreja da Penha, o Maracanã, o Estádio São Januário, a Igreja Nossa Senhora da Penna, os Arcos da Lapa, a Câmara de Vereadores, o Museu do Amanhã, o hotel Copacabana Palace, o Chafariz da Estrada do Galeão, o Telão da Cidade das Artes e o prédio da Prefeitura. Enquanto isso, em Niterói, o Caminho Niemeyer e o Museu de Arte Contemporânea (MAC) também receberão a iluminação.

ELEIÇÕES COMEÇANDO

As propagandas de campanha para as eleições suplementares de Silva Jardim começam a ser permitidas neste sábado (7). Três candidatos disputam o voto dos cidadãos: o prefeito interino, Fabrício de Napinho (PSD), o vereador Juninho Peruca (PODE) e a mulher do vencedor das últimas eleições que não pode assumir o mandato, Maíra de Jaime (PROS). A eleição será realizada no dia 12 de setembro.

PEC DO VOTO IMPRESSO

Em Brasília, a cruzada pelo voto impresso deve ter o fim decretado em breve. O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmou que a rejeição da proposta é “resposta legislativa” à crise. O senador acrescentou que há uma tendência forte de que a proposta deve ser enterrada definitivamente no Congresso. Aliado de Jair Bolsonaro (sem partido), o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) anunciou que o voto impresso será pautado no plenário. A informação é que a PEC do Voto Impresso será colocada na pauta, a pedido de Bolsonaro, para o governo “mapear os traidores”.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content