O Ministério Público Federal (MPF), a Marinha, a 7ª Unidade de Policiamento Ambiental da Polícia Militar (UPAm) e o Município de Búzios realizaram, nesta quinta-feira (5) uma operação contra pesca ilegal em Búzios. Foram apreendidas redes de espera próximas da costa, o que é proibido por lei, e devolvidos ao mar todos os animais encontrados presos.
O foco principal era a pesca de arrasto, cuja fiscalização foi prejudicada por um acidente com a hélice da embarcação do município.
Outras fiscalizações estão previstas para que seja cumprido o que foi acordado pelo MPF com os pescadores em pelo menos duas reuniões.
“Em toda a Região dos Lagos, o MPF vem dialogando sobre as regras de pesca que beneficiem a todos, realizando fiscalização sobre as atividades ilegais a pedido dos próprios pescadores”, afirma o procurador da República Leandro Mitidieri.
Ludmila Lopes
Graduada em Jornalismo pela Universidade Veiga de Almeida. Já atuou como apresentadora na Jovem TV Notícias, em 2021. Escreve pelo Portal RC24h há 4 anos e atua, desde 2022, como repórter no Jornal Razão, de Santa Catarina. É autora publicada, com duas obras de romance e quase 1 milhão de acessos nas plataformas digitais.
Vencedora do 6º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web. Pós-graduanda em Assessoria de Imprensa, Jornalismo Estratégico e Gestão de Crises pela Universidade Castelo Branco (UCB).