InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (4)

Vantoil Martins dá a largada das comemorações do aniversário de Iguaba com pavimentação; Zé Bonifácio inaugura Parque Municipal neste sábado (5); Professores de Cabo Frio começam a ser vacinados; Alexandre Martins, vereadores e deputado se reúnem às margens do Rio Una; Marcelo Magno discute saneamento nos distritos com Prolagos; Fábio do Pastel e o saneamento em São Pedro; Lívia de Chiquinho manda distribuir mudas de árvores... E muito mais!

LARGADA DAS COMEMORAÇÕES DOS 26 ANOS

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID) deu a largada para as comemorações dos 26 anos de fundação do município, no dia 8 de junho. Os eventos acontecerão ao longo de todo o mês, com muitas inaugurações e visitações. E nesta sexta-feira (4), Vantoil inaugurou a pavimentação da Rua Viseu, no bairro São Miguel, com transmissão ao vivo pelo Facebook. Esta é a primeira via totalmente pavimentada com blocos de sextavados, fabricados no município mesmo e com utilização de mão-de-obra da Prefeitura. Para acompanhá-lo na inauguração, estavam o vice-prefeito Alexandre da Farmácia (PL), o secretário de Obras, Ronen Antunes, os vereadores Luciano Silva (CID), Alan Rodrigues (MDB), Elifaz (PP) e Tikinho (DEM). Vantoil também lembrou que a melhoria da Rua Viseu é uma demanda antiga, não só da população como também do ex-vereador Alessandro Grimauth, que sempre bateu nessa tecla. Quem também participou da live de inauguração foi o pastor Reinaldo, responsável pela igreja Fé para Todos, que fica na via. O pastor, aliás, é “pé quente”, foi ele quem abençoou a fábrica de sextavados no dia que começou a funcionar. “E a partir daí não parou mais”, disse Vantoil, completando que a escolha da Rua Viseu como a primeira a startar o programa de pavimentação não foi aleatória. Além de ser um pedido antigo dos moradores (uns esperavam há 20 anos por isso), trata-se de uma via estratégica, perto de supermercado, escola, Ciep, templo religioso e projeto social. “É uma rua abençoada e tinha que ser a primeira”, completou o prefeito de Iguaba.

CAMINHADA ECOLÓGICA

Ainda em Iguaba, mesmo em meio a extensa agenda de inaugurações, o Dia do Meio Ambiente não vai passar em branco. Vai ter mutirão de limpeza da orla (da Ponta da Farinha à Praia do Popeye), limpeza da Ilha de Santa Rita, com inauguração do espaço externo de Educação Ambiental. E na segunda-feira (7), a partir das 8h30, acontece uma caminhada ecológica na Trilha Municipal com plantio de sementes. Vale a pena conferir, o local é lindo, bem cuidado e fica dentro de uma reserva de Mata Atlântica.

PARQUE NATURAL MUNICIPAL

Em Cabo Frio, o Dia do Meio Ambiente será comemorado no Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios, que o prefeito José Bonifácio (PDT) inaugura neste sábado (5). Ele será aberto às 9h com programação ambiental, turística e cultural. A sede do Parque fica localizada na Estrada do Contorno, no Centro Hípico. O parque é um dos xodós de Zé, que desde o início do mandato tem feito intervenções no local até que ficasse pronto e apto à visitação local. Sem falar do valor socioambiental, pois se trata de uma unidade de conservação de importância fundamental para a preservação para diversas espécies, um verdadeiro patrimônio de Cabo Frio.

PROFESSORES VACINADOS: ‘VIVA O SUS E #FORABOLSONARO

Ainda de Cabo Frio, a sexta-feira (4) foi de verdadeira euforia para os professores da rede municipal, que começaram a ser imunizados contra a Covid. E ninguém quis ficar para trás não, logo cedo filas grandes se formaram em alguns pontos de imunização, mas tudo fluiu bem. Além disso, foi um verdadeiro festival de “Viva o SUS” e #ForaBolsonaro pra todo lado, como mostram as imagens que pipocaram nas redes sociais. Teve até gente “fantasiada” de jacaré. Comemoração muito justa, afinal, no ritmo que anda a imunização pelo país é para vibrar mesmo.

ATENÇÃO PARA O RIO UNA

Em Búzios, a quinta-feira (3) de feriado foi também de trabalho para o prefeito Alexandre Martins (REP). Recebeu o deputado estadual Gustavo Schmidt (PSL), que esteve no balneário para tratar do assunto poluição do rio Una, que há anos é objeto de muita preocupação de moradores e ambientalistas. O importante ecossistema – que abastece não só Búzios como também Cabo Frio – é destino de efluentes e pode morrer por degradação ambiental. Alexandre e Gustavo caminharam pela praia e conversaram com alguns moradores. A ideia do parlamentar é realizar uma audiência pública com a população. O prefeito de Búzios concordou e já acionou também o secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, Thiago Pampolha, para esse encontro. Também participaram dessa caminhada no Una os vereadores Dom de Búzios (PROS), Raphael Braga (DEM), Gugu de Nair (DEM), Victor Santos (REP) e Aurélio Barros (PATRI). “Esse comprometimento só nos deixa ainda mais otimistas com relação à solução definitiva do problema, já que, por anos, o máximo realizado no local foram paliativos. Ao longo da próxima semana, uma série de ações serão tomadas em defesa do meio ambiente”, disse Alexandre.

PRESERVAÇÃO DOS RECURSOS NATURAIS

Ainda de Búzios, o balneário terá programação especial para a semana de Meio Ambiente. Haverá palestras virtuais e limpeza de praias, de sábado (5) a quinta-feira (10). O objetivo dos eventos é chamar atenção dos moradores aos problemas ambientais e a importância da preservação dos recursos naturais. “A semana do meio ambiente é uma ação de reflexão sobre a nossa relação com o planeta. A preocupação com as causas ambientais vem ganhando grande destaque nos últimos anos, e em Búzios não será diferente, por isso iremos promover uma programação especial para envolver e conscientizar a população buziana. Se não cuidarmos da nossa beleza natural, quem cuidará?”, explicou o secretário municipal de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Cardoso.

ECONOMIA E MEIO AMBIENTE EM PAUTA

Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL), um ofício enviado ao conselheiro-presidente da Agenersa, Tiago Mohamed, evitou que a concessionária Prolagos reajustasse a tarifa de água em 22%. Magno usou como argumento a pandemia da covid-19 responsável por causar queda na renda das famílias da cidade. O reajuste na conta de água estava previsto para meados deste ano, mas acabou cancelado pela Agência reguladora na última terça (1º). Para além disso, Marcelo se reuniu esta semana com o presidente da Prolagos, Pedro Freitas, e o Conselheiro da Agenersa, Vladimir Paschoal. O objetivo da reunião foi alinhar os investimentos da concessionaria no Município. Na pauta, o desassoreamento do valão e a redução do impacto ambiental na Praia dos Anjos. Também foi discutido a ampliação da rede de abastecimento de água e de esgotamento sanitário dos distritos.

FOCO NO SANEAMENTO

A semana do prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL) foi intensa e nas ruas. Fábio está obcecado em conseguir fazer melhorias no saneamento de toda a cidade até o final de seu mandato. Nos últimos dias, se dedicou praticamente às agendas externas, com atenção especial às localidades mais necessitadas de melhorias nesse aspecto, como os bairros Rua do Fogo e Porto da Aldeia. “Muitas novidades a caminho!”, postou Pastel. É aguardar pra ver.

DANDO O TROCO

O vereador Isaías do Escolar (PROS) não gostou nada das publicações da assessoria da prefeitura aldeense questionando suas críticas ao estado das escolas da rede municipal. E não deixou barato. Correu para suas redes sociais e encheu de fotos mostrando o estado precário dos prédios. O vereador tem visitado as escolas e questionado a conservação das mesmas durante as sessões. Na última, realizada terça-feira (1º), relatou seu encontro com o secretário de Educação Elias Valadão, quando o representante do governo admitiu que não havia condições para o retorno às aulas presenciais. Daí sua surpresa e indignação com a nota da Ascom.

MISTÉRIOS DE CHUMBINHO

Continuando em São Pedro, o ex-prefeito Cláudio Chumbinho anda misterioso sobre seus projetos e tem feito muitas postagens sobre isso, sem dar muitas pistas. Nesta quinta (3), exaltou o 1º lugar que alcançou, ainda em seu mandato, o Portal da Transparência, avaliado como nota dez. Apanhou bastante nos comentários de eleitores contrariados, foi muito criticado, mas também recebeu apoio de outros. Num dos comentários positivos, onde um internauta disse para ele “vir para Cabo Frio”, Chumbinho respondeu que está desenvolvendo, em equipe, um projeto paralelo que também contempla o município cabo-friense. “Por hora não posso ainda dar mais detalhes, mas estaremos divulgando muito em breve cada avanço desse projeto”, disse Chumbinho.

DISTRIBUIÇÃO DE MUDAS

Em Araruama, a prefeita Lívia de Chiquinho (PP) não tira o olho do cronograma de vacinação, que aliás está bem adiantado, talvez a cidade mais adiantada na Região dos Lagos. Mas, neste sábado (5) o Dia Mundial do Meio Ambiente não vai passar em branco. A secretaria de Ambiente, Agricultura, Abastecimento e Pesca vai comemorar a data conscientizando a população sobre a importância da preservação ecológica, por meio da plantação de árvores. Para isso, fará a distribuição gratuita de mudas aos moradores da cidade. Cada pessoa vai poder receber uma muda. A ação vai acontecer das 8h às 14h, no Horto Municipal, que fica na Rua Baster Pilar, no Parque Hotel. É preciso apresentar CPF e comprovante de residência.

NA EXPECTATIVA

Em Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) está na expectativa para a liberação, de fato, da compra da vacina Sputnik V, da Rússia. Nesta sexta-feira (4), chegou a informação de que a 4ª Vara Federal de Niterói acolheu o pedido apresentado por Maricá para autorizar a importação do imunizante, deferindo parcialmente a tutela antecipada antecedente. A partir disso, a Anvisa tem 72 horas para emitir a autorização de importação, sob pena de multa, viabilizando o início dos trâmites burocráticos necessários ao ingresso do imunizante no Brasil. “Hoje (4), nossos olhos e corações esperançosos estão voltados para reunião da Anvisa que mais uma vez apreciará o pedido de liberação da vacina Sputnik-V, cuja a aquisição já foi feita pelo município de Maricá para que possamos imunizar toda a nossa população. Vamos com fé!”, disse o prefeito em seu perfil.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content