BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (4)

Fábio do Pastel sai na frente e desobriga uso de máscara; O compromisso mais importante de José Bonifácio; Marcelo Magno inaugura mirante semana que vem e a mansão do morrão open; Alexandre Martins tá on e roteando; Em Araruama, o bom filho à casa torna? Fim de semana cultural em Iguaba Grande... E muito mais!

1177

SEXTOU/SABADOU SEM MÁSCARA

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (4) começa por São Pedro da Aldeia, onde o prefeito, Fábio do Pastel (PL), sai na frente e é o primeiro da Costa do Sol a decretar o fim da obrigatoriedade do uso de máscara em ambientes fechados e abertos, em espaços públicos ou privados. Nesta quinta (3), o governo do Estado já havia anunciado que ia dar autonomia para as prefeituras em liberar o uso; o decreto de Castro (PL) saiu hoje. Apesar de ser uma decisão controversa, cabe destacar que Fábio foi proativo nesse momento, mas também foi o primeiro a cancelar Réveillon – não permitiu fogos, nem show, nem aglomerações, assim como no Carnaval, quando foi o primeiro a comunicar o cancelamento dos festejos – mesmo numa cidade que tem tradição nos blocos de rua. Além disso, há que se ressaltar a medida “polêmica” adotada pela secretaria de Saúde, com a testagem dos trabalhadores do comércio durante o período mais crítico da pandemia, na última onda. O decreto liberando a população do uso do acessório saiu agora há pouco, no início da noite desta sexta. Ou seja, o aldeense vai sextar/sabadar livre da máscara.

ÍNDICE DE INTERNAÇÃO ZERADO E VACINÔMETRO LÁ EM CIMA

A propósito da liberação da máscara, o que foi levado em consideração, segundo Fábio do Pastel, foi o índice de internação zerado, “e o número de contágios está baixíssimo”, ou seja, a doença está sob controle. Além disso, o vacinômetro da cidade está perto dos 80%, ou seja, quase toda população vacinável está imunizada. Nos corredores da Prefeitura, o comentário é que o prefeito está satisfeito com o trabalho realizado pela Maria Márcia, e que apesar de ter sido muito criticada pela oposição, por ter cumprido à risca o esquema de imunização do governo do estado – sem antecipar – garantiu que o aldeense não ficasse um dia sem vacina. E cumprindo as recomendações técnicas do estado, a curva endêmica achatou e, com isso, o prefeito se sentiu, juntamente com a secretária de Saúde, Maria Márcia Sampaio, confiante para abolir o uso da máscara. A realidade é que muita gente e estava de saco cheio do acessório e já não usava na rua. Mas agora é oficial e vale para espaços fechados também.

O COMPROMISSO MAIS IMPORTANTE

Em Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) recebeu, nesta sexta-feira (4), o ex-deputado Nilton Salomão – que foi parlamentar junto com Zé na Alerj e hoje é pré-candidato a deputado federal. Na parte da tarde, foi para o Jardim Esperança vistoriar o recapeamento de ruas. Por telefone, disse à coluna que saiu de lá muito feliz e aliviado, porque a população deu um tempo de criticar a buraqueira e começou a elogiar. Ainda no Jardim, deu uma passada na nova sede da secretaria de Assistência Social para ver se estava tudo ok com a obra entregue pela empreiteira; a mudança para essa sede começa segunda-feira (7), e no final de março haverá a inauguração oficial. Mas, ainda na conversa por telefone, Zé disse que o compromisso mais importante dele é neste sábado (5), quando vai madrugar no aeroporto para recepcionar o netinho João, que chega de Portugal, onde foi passar o Carnaval com a mãe. Zé é muito coruja, sempre comenta do neto com muito carinho, que o pequeno sempre manda fotos pra ele e que inclusive a última foi uma do menino saindo de uma livraria com um livro de mitologia em mãos. Comentou que é um tema que o garoto adora. É o tal negócio, quem sai aos seus não degenera. Quem conhece o Zé sabe que não se troca dois dedos de prosa sem ele comentar qual livro está lendo, que leu ou que ele recomenda. Até o netinho já caiu nesse bom hábito do prefeito, que vai pro Rio agora à noite, onde dorme, para poder acordar cedinho e ir buscar filha e neto.

RECADASTRAMENTO DOS SERVIDORES

A Prefeitura de Cabo Frio continua reforçando os pedidos para que os servidores façam o recadastramento obrigatório do funcionalismo público. Em postagens nas redes sociais, o município reitera que a segurança deve vir em primeiro lugar e que os servidores não devem repassar dados pessoais a estranhos, já que o recadastramento é feito 100% pela internet. Segundo o município, cada setor conta com monitores que estão aptos a auxiliar os servidores em todas as dúvidas. Os funcionários podem, inclusive, procurar o RH do setor em que trabalham. O município também pede que os servidores fiquem atentos ao calendário para não perder a data. O não-recadastramento pode, inclusive, afetar o recebimento de salários dos servidores.

MIRANTE PRATICAMENTE PRONTO

Em Arraial do Cabo, contagem regressiva (agora vai!) para a inauguração oficial do mirante da Prainha, logo na entrada da cidade. Está tudo praticamente pronto, segundo informou o secretário de Comunicação Ronnie Plácido, e os trabalhadores da obra já retiraram todos os equipamentos de lá, falta mesmo é aquela “passada de vassoura” pra finalizar de fato. A obra será inaugurada semana que vem, mas a data ainda não foi fechada, depende da agenda do governador Cláudio Castro (PL), que deverá estar ao lado do prefeito Marcelo Magno (PL) no momento da entrega. Conversamos com o secretário municipal de Obras do município, Pedro Caju, o qual disse, por telefone, que “ainda não dá para cravar uma data, mas está praticamente pronto”.

CARNAVAL NO CABO

Mesmo com as festividades de rua canceladas esse ano em Arraial do Cabo, mais de 400 mil veículos passaram pelo Pórtico da cidade, no período de 26 de fevereiro a 2 de março. A taxa hoteleira, segundo a secretaria de Turismo, chegou a quase 100% de ocupação. Nesta sexta-feira (4), a secretaria de Segurança Pública divulgou o balanço do feriado. A Guarda Civil Municipal registrou 794 ocorrências no período, sendo 492 autuações. Já o Grupamento de Apoio Operacional (Gaop), conduziu à 132ª Delegacia de Polícia, pelo menos cinco suspeitos, um deles por porte de duas armas de fogo e por incitar a população contra a guarnição. O suspeito acabou preso pelo crime de receptação de material contrabandeado. Em relação aos Serviços Públicos, foram recolhidos 446,48 toneladas de resíduos urbanos e 760 kg de lixo hospitalar durante o período do dia 26/2 a 2/3.

MANSÃO DO MORRÃO OPEN

Ainda em terras cabistas, a lendária mansão do morrão do Pontal do Atalaia, do ex-prefeito Henrique Melman, vai reabrir suas portas nesse final de semana, como o veterano habitualmente fazia, para um petit comitê apenas para amigos. Com o falecimento de Melman, a anfitriã será a neta dele, a advogada Ana Carolina Melman, que vai comemorar seu aniversário de 31 anos, no sábado (5). Ana trabalha na Procuradoria Municipal e, por isso, é bastante esperado a presença de representantes da Prefeitura, como o próprio chefe do Executivo cabista, Marcelo Magno (PL); e o Chefe de Gabinete, Bernardo Alcântara. A comemoração promete ser daquelas festas bem discretas, para poucos seletos, naquele estilo clássico de Henrique. É a mansão Melman da nova geração ou “New Generation”.

ALEXANDRE TÁ ON E ROTEANDO

Na semana em que voltou ao batente depois de um período de férias, o prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), voltou, como diz a garotada, “on e roteando”, cheio de novidade e de trabalho. Nesta sexta-feira (4), ele esteve, junto do vice-prefeito e secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira (PL), visitando as obras que estão sendo tocadas na Rua José Rodrigues, em Tucuns. No mês passado, uma operação entre a secretaria de Obras, Ambiente e Serviço Público regularizou a ligação de mais de 80% das residências do a rede de esgoto. Após a ação, foi possível realizar a desobstrução do valão. De acordo com o prefeito, a ideia é construir uma lagoa limpa no local dos brejos. Com certeza, o assunto será debatido na coletiva de imprensa que a Prefeitura convocou para a próxima quinta-feira (10), às 18h no Ferradura Resort. Além das obras, o prefeito também vai falar do tão aguardado calendário de eventos para o ano.

CARNAVAL NA PENÍNSULA

Ainda em Búzios, a secretaria de Segurança e Ordem divulgou nesta quinta-feira (3), um balanço das operações realizadas no município durante o Carnaval. As ações foram realizadas com apoio da 5ª Cia Polícia Militar, por meio do Proeis e demais efetivos extras utilizados pela Polícia Militar. De acordo com o secretário, Sérgio Ferreira, a cidade recebeu um número elevado de visitantes, ocasionando uma demanda maior nas ações da secretaria. Foram 29 chamados de emergência, sendo 12 da Patrulha Maria da Penha, 78 operações e rondas de trânsito programadas para o período, 19 apoios a outros órgãos de segurança, sete pessoas conduzidas à DP, sendo três por violência doméstica, dois acidentes e oito assistidas pela Patrulha Maria da Penha. Em apoio à coordenadoria de Postura, duas festas clandestinas foram interrompidas no período. Já a coordenadoria de Guarda-vidas realizou cerca de 82 socorros/resgate nas praias do município.

ELÓI DE VOLTA

Em Araruama, o bonde da oposição ao governo da prefeita, Lívia Belo (PP), na Câmara deve aumentar, viu? É que Elói Ramalho (PSD), que havia se licenciado para assumir um cargo no Governo do Estado, volta ao Parlamento já na próxima semana. A coluna conversou com Elói, que pareceu meio desconcertado com a saída da chefia de gabinete da secretaria Estadual de Defesa do Consumidor. Segundo ele, houve uma pressão dos servidores para que ele voltasse ao cargo na Câmara. Contudo, o edil afirmou que deixou portas abertas no governo do Estado e que pode, inclusive, voltar a compor a equipe do secretariado de Cláudio Castro (PL). Há até uma possibilidade de Elói virar titular da secretaria de Estado de Defesa do Consumidor, porém não há previsão, nem a certeza de que algo nesse sentido vai ocorrer. Fica registrado, então. Vamos ver se, por ora, vai engrossar o caldo da oposição junto com Penha Bernardes (PL) e Oliveira da Guarda (MDB).

INAUGURAÇÃO DE CLÍNICA

Por falar em Araruama, a prefeita anunciou que vai inaugurar na terça-feira (8), a Clínica Vascular Municipal, que vai tratar ali de varizes e congêneres. O espaço será entregue a partir das 11h, com transmissão ao vivo pelas redes sociais direto da unidade, que fica na Rua República do Chile. Bacana, show de bola. Com certeza, um ganho para os moradores que vão contar com um acréscimo na qualidade de vida. Na área da saúde, melhor que isso, só se começasse também realizar cirurgia eletiva sem que os munícipes precisassem se deslocar para outras cidades, né? Mas o governo atual não parece estar pronto para essa conversa.

FEIRINHA ESPECIAL EM IGUABA

Em Iguaba, o projeto Verão #tônoRio, que está na orla da Praia de Cidade Nova desde esta quinta-feira (3), e nesta sexta (4), tem show do Henrike Lemos, com samba e pagode. Já neste sábado (5), a Feirinha de Criatividades da Terra se junta ao projeto. Será a última edição de verão da feirinha, que começa às 8h, e, excepcionalmente, será realizada em Cidade Nova. Às 10h, durante o evento, terá início a apresentação da peça “O Baião de Nós Dois”, com Perla Duarte e Luiz de Souza. A obra foi vencedora do Prêmio Iguaba Grande Cultura, Arte e Pesquisa. Ainda no ‘sabadou’, quem quiser programação para o período da noite, poderá comparecer ao mesmo local entre 18h e 20h, e prestigiar a apresentação musical de Bruna Reis. Já no domingo (6), no período da noite, entre 18h e 20h, o público vai contar com uma apresentação musical, realizada pelo ‘Pagode do Gavinho’. O evento é gratuito, ou seja, se ficar interessado, basta aparecer e aproveitar.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui