BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (4)

Lívia vistoria escola que será inaugurada no fim de semana de aniversário de Araruama com Eduardo Paes e André Ceciliano; os preparativos para volta às aulas em Búzios e em Iguaba Grande; José Bonifácio questiona diretoria de sindicato da educação; vereadores de Arraial do Cabo de olho no imbróglio da Prainha; Fábio do Pastel anuncia mais uma escola cívico-militar; e muito mais...

1368

AJEITANDO A CASA

A sexta-feira (4) é de muito trabalho em Araruama, que completa 163 anos neste domingo (6). É por isso que a coluna Boca Miúda começa por lá. A prefeita, Lívia Bello (PP), fez uma última vistoria nesta sexta na Escola Bílingue Municipal, que será inaugurada neste sábado (5). A expectativa para a entrega da obra é das maiores. Além de um dos principais feitos da atual gestão, a cerimônia deve ser recheada de grandes figuras da política estadual. Segundo o primeiro-cavalheiro Chiquinho da Educação, estão confirmados no evento o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), o presidente da Alerj, André Ceciliano (PT), e, pelo menos, oito prefeitos de cidades como Santo Antônio de Paduá, Rio Bonito e Tanguá. Os deputados federais Christino Áureo (PP) e Felício Laterça (PSL) também estão confirmados, de acordo com Chiquinho. A inauguração será às 17h30.

Dr. Marcelo Amaral, então vice-prefeito, em pé, de terno, no centro da foto, representando a prefeita de Araruama, Lívia Bello, em sessão solene da Câmara em 2020

LÍVIA NA SOLENE?

Ainda na seara do aniversário araruamense, vai ter sessão solene da Câmara, como de praxe. O evento será às 19h30 em uma igreja que fica a poucos metros da escola que será inaugurada por Lívia. Acontece que a prefeita não tem o hábito de dar as caras na sessão solene. Em 2019 e 2020, por exemplo, foi representada pelo então vice-prefeito, Dr. Marcelo Amaral. Em 2021, não teve solenidade. Será que agora, com o marido em pré-campanha para deputado estadual precisando de um palanque, acompanhado do prefeito carioca, que deve ser homenageado com a Medalha Tupinambá, a margarida Lívia aparece na sessão? Vamos conferir…

CALENDÁRIO DO ANIVERSÁRIO

Com relação ao pacotão do aniversário de Araruama, a prefeita fez uma live nesta quinta (3) e divulgou a programação. Os eventos começaram já nesta sexta, com a Copa Internacional de Kitesurf, na Pontinha do Outeiro. A final será no domingo (6). No domingo também haverá o tradicional hasteamento das bandeiras no Pier do Ferryboat, no Centro, a partir das 9h30. Até dia 13 deste mês, será realizada no Centro de Convenções a Exposição de Flores de Holambra, das 8h às 22h. Para as próximas semanas, estão previstas as inaugurações da Praça Escola Ecológica da Fazendinha (7 de fevereiro) e da Praça do Mataruna (18 de fevereiro), além da cerimônia do Troféu Mulher de Ouro, no Dia Internacional da Mulher (8 de março). A programação completa está nas redes sociais da Prefeitura de Araruama.

DIA DE REUNIÕES

Do outro lado da Região dos Lagos, em Armação dos Búzios, a sexta-feira (4) do prefeito Alexandre Martins (REP) também foi das mais atarefadas. No começo do dia, ele teve uma reunião com as secretárias de Esporte, Turismo e Cultura para preparar o anúncio do calendário de eventos da península em 2022. As datas ainda não foram divulgadas porque, segundo Martins, sempre aparecia um novo evento que fazia com que eles tivessem que reorganizar tudo. O prefeito conversou com a coluna por volta das 14h, no momento em que se reunia com a secretária de Educação, Carla Natalia, e o secretário de Saúde, Leonidas Heringer, para falar de volta às aulas presenciais.

SÓ DEPOIS DO CARNAVAL

De acordo com o prefeito, Carla convocou o encontro. A ideia era definir se as atividades presenciais nas escolas começariam já nesta segunda-feira (7). Contudo, Leonidas advertiu sobre o quadro epidemiológico do município. Os dados mostram o avanço medonho da COVID-19 neste começo de 2022. Janeiro atingiu um pico de casos 300% maior que no pior momento da Pandemia no ano passado. Teve dia com atendimento a mais de mil pessoas contaminadas com a doença. Embora os dados já indiquem uma tendência de queda, é prudente, seguindo recomendação do Ministério da Saúde, aguardar 14 dias para avaliar a situação. Como, na prática, isso levaria até próximo do Carnaval, houve o consenso na reunião que as atividades presenciais sejam retomadas apenas no dia 7 de março. Porém, os alunos já devem ter atividades online na próxima semana. O secretário de Saúde explicou que Búzios fez uma opção pela segurança sanitária, uma vez que o município é responsável pelo ensino fundamental e as crianças só começaram a ser vacinadas recentemente. Alguns pais, porém, estão descontentes com a decisão e existe uma ameaça de protesto em frente a Prefeitura. Vamos aguardar… O ano letivo na cidade vai contar com duas novas unidades educacionais: uma creche na Ferradura e uma nova escola de ensino fundamental no bairro São José.

VOLTA ÀS AULAS EM IGUABA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), promoveu uma reunião com o secretário de Educação, Fred de Carvalho, e todos os diretores das escolas do município nesta sexta-feira (4). O objetivo, é claro, foi apresentar as metas e planejamento pedagógico para o ano letivo de 2022. “Estamos preparando muitas coisas para atender a demanda da comunidade escolar. Estar hoje com os diretores foi muito importante para ouvir quem está na ponta, conversando com os pais e crianças, entendendo cada situação e assim nos reportando para podermos evoluir na gestão da educação do nosso município”, disse Vantoil. O prefeito também comentou na ocasião que o município está em processo avançado de licitação de materiais que vão compor os kits escolares: camisas, bermudas, calças, casacos, tênis e mochilas. Em Iguaba, o retorno 100% presencial às aulas das cerca de 4.600 crianças da rede municipal será em 16 de fevereiro.

CRIATIVIDADES DA TERRA

Ainda em Iguaba, Vantoil é só alegria quando se fala sobre a Feirinha Criatividades da Terra. O evento, que começou nesta quinta-feira (3), terá, neste sábado (5), a partir das 8h, a tão aguardada fazendinha, com animais dos produtores rurais de Sepeatiba Mirim. O prefeito publicou um novo vídeo nas redes sociais dizendo que as estrelas dessa minifazenda, criada para animar a criançada no evento, serão o porquinho Torresmo e pela ovelha Dolly. O fofurômetro vai explodir na “Princesinha dos Lagos”, hein? Não dá para perder.

RECONHECIMENTO NACIONAL

O presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Município de Iguaba Grande (Previguaba), Allan Simonaci, foi o primeiro presidente de Institutos de previdência no Estado do Rio de Janeiro a receber o Certificado de Qualificação Profissional, emitido pelo Instituto Totum, através da secretaria de Previdência Social. Essa nova Certificação é oferecida a profissionais que ocupam cargos como: Dirigentes dos órgãos ou entidades gestoras, Membros de Conselhos Deliberativos, Membros do Conselho Fiscal, Gestor dos Recursos e Membros do Comitê de Investimentos dos Institutos de Previdências municipais. “Atingir essa meta é muito importante e coloca Iguaba em uma importante posição no Estado. Estamos sempre buscando nos qualificar, para um melhor aproveitamento dentro da função que nos é confiada”, disse o presidente Allan. Parabéns aos gestor!

CADÊ O CRONOGRAMA CABO-FRIENSE?

Todo mundo está planejando a volta às aulas, mas o retorno da atividade presencial em Cabo Frio ainda é uma incógnita. Nesta semana, o Sepe fez protesto e colocou na mesa de negociação uma série de exigências para que os professores retornassem à sala de aula. A coluna entrou em contato com o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), para saber como está a situação ele disse o seguinte: “infelizmente, um grupo da diretoria do Sepe está mais preocupado em atender interesses pessoais de cada um”. Zé afirmou que todo o Brasil está voltando às aulas e ele tinha resolvido voltar dia 14, mas não está “conseguindo entender quais são as intenções do Sepe”. O prefeito relembrou que, nos governos anteriores, o Sepe fez inúmeras paralisações e que por esse fator somado à Pandemia, as crianças de Cabo Frio estão há mais de 4 anos sem regularidade no ano letivo. “Eles parecem não ter consciência. Infelizmente, alguns membros da diretoria do Sepe são apenas professores e não educadores. Do contrário, eles iriam não se preocupar só com os interesses pessoais, mas com a educação da maioria das crianças da nossa cidade”.

O PONTO DE ZÉ

O prefeito tem um ponto, vale ressaltar, né, gente? Em comparação com as outras cidades da Região dos Lagos, Cabo Frio é a única que ainda não tem uma data definitiva para começar as aulas presenciais, já que as outras já estão todas encaminhadas. Que situação. Quem sofre com isso são as crianças cabo-frienses que, seguramente, vão ficar atrás no futuro, na hora de concorrer a uma vaga na UERJ, que está chegando, ou em qualquer outro vestibular. A corda vai acabar arrebentando para o lado do mais fraco, mais uma vez.

RECURSOS DESBLOQUEADOS

A Prefeitura de Cabo Frio conseguiu, nesta quinta-feira (3), o desbloqueio dos valores que estavam retidos do Fundo de Participação dos Municípios (FPM). Para obter o desbloqueio, o município fechou um acordo junto à Receita Federal para parcelar, em 60 vezes, uma dívida de R$ 12.734.831,58, referentes aos valores atualizados de INSS que foram retidos, porém não foram repassados, em alguns meses dos anos de 2017, 2019 e 2020. A primeira parcela, no valor de R$ 212.247.247,20, foi paga nesta terça (2), o que habilitou o desbloqueio imediato do FPM.

IMBRÓGLIO DOS QUIOSQUES

Os vereadores de Arraial do Cabo estão de olho nos acontecimentos recentes relacionados aos quiosques do município. Uma medida judicial para ordenamento da Prainha levantou uma série de questões dos edis. O assunto foi levado, nesta semana, a uma reunião entre os vereadores Júnior Chuchu (PV), Tayron Carlos (DEM) e Ayron Freixo (REP), o prefeito Marcelo Magno (PL), o procurador de Arraial, Dr. Daniel Costa, o secretário de Postura, Diego Veríssimo, e dois representantes dos quiosqueiros. “O diálogo é a chave para tudo na nossa vida e para os problemas da cidade não é diferente. Meu compromisso como vereador sempre foi esse, entender as demandas da população e atender sempre que possível”, escreveu Chuchu em uma rede social.

INCREMENTO NA SEGURANÇA

A secretaria de Segurança Pública de Arraial do Cabo, divulgou, nesta quinta-feira (3), o balanço da atuação do PROEIS, em janeiro, primeiro mês do programa no município. No período, foram apreendidos 454 pinos de cocaína, 29 tabletes de maconha, R$ 70 em espécie, 50 munições, uma pistola 9 milímetros, um revólver calibre 38, três suspeitos encaminhados a 132ª DP e um celular foi recuperado. Em dezembro do ano passado, o secretário de Segurança Pública de Arraial do Cabo, Leandro Alex (à direita na foto, ao lado do vereador Galego (REP)), participou de uma reunião na Coordenadoria do Programa Estadual de Integração na Segurança (Cproeis), no Rio. No encontro, ficou firmado o convênio entre a Prefeitura e o Estado do Rio de Janeiro para Policiais Militares atuarem no município. O convênio garantiu um aumento no efetivo de PMs na cidade, que poderá chegar a até cinco vezes mais. O Programa tem como objetivo contratar policiais nos seus dias de folga, para aumentar a proteção em áreas previamente estudadas e programadas.

MAIS UMA CÍVICO-MILITAR

Voltando a falar de educação, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), anunciou, nesta quinta-feira (3), mesmo que de forma sutil, que o município vai ganhar uma nova escola cívico-militar. A cidade foi a primeira da Região dos Lagos a receber uma unidade nesse modelo. De acordo com a Comunicação, ainda não foi definido se uma escola já existente passará a funcionar no formato, ou se haverá a construção de uma estrutura para tal.

DESCENTRALIZAÇÃO DO MAL

O Portal RC24h recebeu, nos últimos dias, denúncias medonhas do avanço da ocupação miliciana na cidade de São Pedro da Aldeia. Em um espaço muito curto de tempo, recebemos a informação de corte de cabos de internet no bairro Vinhateiro e de invasão de terrenos na Rua do Fogo. A população está ficando à mercê de bandidos que um dia usaram uma farda. E o caso não é único na região. Em Araruama mesmo, a própria prefeita, Lívia Bello (PP), afirmou em uma live que funcionários estavam sendo impedidos de fazer obras de asfaltamento em algumas ruas por conta da intervenção miliciana. O importante em um momento como esse em que a população fica tão vulnerável é que o Ministério Público e as autoridades competentes trabalhem para que São Pedro da Aldeia e outras cidades da região não se tornem células do que, infelizmente, se tornou a capital do Rio de Janeiro.

TIETOU, MAS A GALERA NÃO CURTIU

O Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), se encontrou com o ex-presidente Michel Temer (MDB) durante uma viagem para São Paulo nesta quinta-feira (3). Em um texto nas redes sociais, o governador disse que conversou bastante com Temer sobre o atual momento do Rio, as ações que estão sendo realizadas “para reconstruir o estado” e o futuro do Brasil neste ano eleitoral. O governador ainda destacou que foi durante o governo Temer que o estado entrou para o Regime de Recuperação Fiscal e recebeu investimentos como parte da intervenção do Governo Federal na segurança pública. Só que a galera, nos comentários, mostrou que não curtiu muito esse encontro dos dois, não. Teve direito a gente recitando o versículo bíblico “diga-me com quem andas”, teve quem dissesse “só lamento, está perdendo votos”, outros escrevendo comentários como “vá de retro, Satanás” e por aí vai. De repente, era até melhor deixar o encontro no sigilo.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui