InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (29)

Moeda Itajuru é lançada em Cabo Frio com presença de várias autoridades e ausência dos vereadores; Secretários de Iguaba vão a evento: cidade terá moeda social; Presente de grego para servidor público de Rio das Ostras; Marcelo Magno entrega ampliação da Marina dos Pescadores e vistoria obras da Prainha; Alexandre Martins espera mais um fim de semana bombado; Lívia sustenta obrigatoriedade de máscaras nas ruas; Fábio do Pastel doa salários a três entidades... E muito mais!

MOEDA ITAJURU NA PRAÇA

A Prefeitura de Cabo Frio lançou oficialmente a Moeda Social Itajuru, em evento na manhã desta sexta-feira (29), no CIEP 150 – Professora Amelia Ferreira Dos Santos Gabina, que fica no bairro Manoel Corrêa. Na cerimônia de entrega dos primeiros cartões do programa, o prefeito José Bonifácio (PDT) esteve junto com Fabiano Horta (PT), prefeito de Maricá, de onde surgiu a inspiração para a moeda. Apesar da chuva, o lançamento foi um sucesso e a quadra da escola ficou lotada com as beneficiárias que se cadastraram para retirar os cartões. Além da comitiva maricaense, composta também pelo vice de Horta, Diego Zeidan (PT) e o secretário de Comunicação, Márcio Jardim, compareceram ao evento lideranças como o vereador do Rio de Janeiro Lindbergh Farias (PT). Secretários da gestão de Bonifácio compareceram em peso, assim como o braço direito do prefeito, Janio Mendes (PDT).

_________________________

INSPIRAÇÃO PARA A MOEDA

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), conversou com o Portal RC24h sobre o projeto da cidade ter se tornado uma inspiração para outros municípios. Ele aponta, inclusive, que a adoção da medida mostra que é ela é exequível em municípios com orçamento comprometido. Para quem acha que em Maricá só é possível por conta da arrecadação em alta, quando o projeto foi implantado na cidade, o município estava longe de ser esse Emirados Arábes dos Royalties de Petróleo.

____________________

VÁCUO EM CABO FRIO

Além dos já citados, quem também veio prestigiar o lançamento da moeda social cabo-friense foi o secretário especial de Integração Metropolitana da cidade do Rio de Janeiro, Aquiles Barreto. Ele, inclusive, foi chamado ao palco por Zé, que o parabenizou, primeiro por seu aniversário de 36 anos nesta sexta-feira (29), e, depois, ao lembrar que o programa da Moeda Itajuru começou pelas mãos dele, enquanto secretário de Governo. Por outro lado, quem não fez questão de participar do evento foi a maioria dos vereadores. Apenas três: Felipe Monteiro (PDT), Rodolfo de Rui (SDD) e Thiago Vasconcelos (Avante), prestigiaram o evento. Nem a base esteve presente, como o líder de Governo, Alexandre da Colônia (DEM) e Oséias de Tamoios, que é, inclusive, do partido de Zé. Causou estranheza ver a quadra lotada no Manoel Corrêa com um projeto tão relevante em curso sem nem a base completa presente.

IGUABA PRESENTE

Ainda sobre o evento de lançamento da Moeda Social Itajuru em Cabo Frio, os secretários de Iguaba Grande, Eron Bezerra (Planejamento) e Miqueias Gomes (Administração) representaram o prefeito Vantoil Martins (CID) no evento. E não perderam nenhum detalhe, até porque o município vai lançar a sua moeda social, o que deve ocorrer até o fim deste ano, visto que as tratativas estão avançadas. A moeda ainda não tem nome e quem vai escolher será a população. Voltando ao lançamento em Cabo Frio, Eron avaliou a importância de um programa desse em Iguaba. “Quando falamos em distribuição de renda, na verdade, estamos falando de dar dignidade as pessoas. Vivemos um momento, onde vemos no noticiário, pessoas disputando por resto de carnes, pessoas voltando a cozinhar em fogões a lenha. Estamos empenhados em não deixar isso acontecer aqui na nossa Região”, disse. Para Miqueias, trata-se do início da mudança social de uma cidade, como aconteceu em Maricá. “O direcionamento do nosso prefeito é que devemos dar mais agilidade para a implantação da nossa moeda e assim poderemos fazer uma bela festa, igual essa que presenciamos hoje em Cabo Frio, para nossa querida Iguaba Grande”, completou.

EXTINÇÃO DE CARGOS

Cerca de 15 cargos efetivos foram extinguidos nesta quinta-feira (28), pela Prefeitura de Rio das Ostras. Todos pertencem à secretaria de Esporte e Lazer e a mudança pode tornar mais difícil a nomeação dos 3.500 aprovados no Concurso Público de Rio das Ostras 2012. A medida é impopular e causou um burburinho nos bastidores da política na cidade. Principalmente, porque, no mesmo diário oficial, outro decreto criou outras 24 vagas, dessa vez alocadas no Quadro Geral de Servidores, muitas relacionadas à Educação como professores de diversas especialidades. A mudança de nomenclatura e denominação pode ser mais um empecilho para que os aprovados tenham direito a ocupar tais vagas. Que situação, hein? E bem na semana do dia do servidor público.

FINALMENTE VEIO AÍ

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), e o presidente da FIPAC, Rodrigo Félix, inauguraram, na manhã desta sexta-feira (29), a obra de ampliação do terceiro píer da Marina dos Pescadores. A obra estava paralisada desde março de 2020 e vai atender aos barcos táxis e acelerar o embarque e desembarque de passageiros na alta temporada. O delegado da capitania dos portos, Geraldo Henrique Melo, esteve presente no evento.

PASSOU PELA PRAINHA

Após a inauguração, MM foi direto para as obras de contenção da Prainha, acompanhado do vice-prefeito, Deivinho Brito (SDD). O objetivo era constatar se realmente a solicitação feita ao deputado estadual licenciado Dr. Serginho (REP) de reforçar o efetivo da obra tinha sido atendida. Segundo a assessoria de Marcelo, foi possível confirmar que o número de trabalhadores foi aumentando e, inclusive, a equipe vai trabalhar também aos sábados para dar celeridade ao processo. A todo vapor.

BÚZIOS NA FRENTE

O sextou em Armação dos Búzios deu início a mais um feriadão que vai bombar no balneário, que aliás tem visto a alta temporada ser antecipada, desde o recesso do 7 de setembro a cidade vem bombando de turistas. O prefeito Alexandre Martins (REP) está de olho em mais um feriado, e nesse fim de semana é o terceiro e último do Degusta Búzios, festival gastronômico de sucesso total que já vendeu mais de 30 mil pratos nos dois primeiros finais de semana. Também tem show de Marília Mendonça e, aliado a tudo isso, o município desobrigou o uso de máscaras em ambientes ao ar livre. Além do turista, o funcionário público também está de folga, já que Alexandre transferiu o feriado do servidor para hoje. Ou seja, expectativa total que os próximos dias sejam pra lá de positivos à economia local, no entanto, a preocupação com lotação e pandemia ainda estão no ar.

APROVADO FUNDO PARA EDUCAÇÃO

Ainda de Búzios, nem todo mundo folgou nesta sexta (29). Teve sessão extraordinária na Câmara, onde os vereadores aprovaram o Fundo Municipal de Educação, cujo PL (103/2021) é de iniciativa do executivo. Esse fundo tem como objetivo principal desenvolver ações de política educacional e a verba será de transferências previstas na LRF, que exige aplicação de 25% das receitas resultantes de impostos, FNDE, Fundeb, dotações orçamentárias municipais e recursos de convênios firmados pela secretaria municipal de Educação com outras entidades. Na sessão extra também foi aprovado o PL 102/2021, que pretende alterar o percentual dos cargos em comissão a serem ocupados por servidores efetivos do quadro permanente do Poder Executivo. O novo percentual proposto é entre 10% a 30% das vagas. O projeto será analisado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação.

MÁSCARA OBRIGATÓRIA

Se em Armação dos Búzios o último fim de semana do Degusta o uso de máscaras será facultativo, em Araruama, o item continua obrigatório. A Prefeitura não dá sinais de vai permitir que as pessoas deixem de usar o equipamento de proteção em ambientes abertos. Inclusive, na contramão da flexibilização, a prefeita Lívia Bello (PP) publicou um vídeo na manhã desta sexta-feira (29) de crianças do município cantando justamente sobre a importância do uso de máscaras para preservar vidas. Mulher costuma mesmo ser mais cuidadosa, né? Principalmente, mãe, do tipo que manda levar agasalho quando esfria e, se vacilar, deixa de castigo mesmo.

OS TEMPOS MUDARAM

A propósito de Araruama, os tempos de silêncio ensurdecedor dos vereadores em relação ao governo de Lívia parecem ter chegado ao fim, pelo menos, por enquanto. O parlamentar Elói Ramalho (PSD), que já havia anunciado que deixaria a base, usou a tribuna na sessão desta quinta-feira (28) para fazer criticas a saúde do município. De acordo com o vereador, uma gestante internada no Hospital Geral Municipal Drª Jaqueline Prates, inaugurado como maternidade com toda pompa e circunstância no ano passado, teve que ser transferida para Saquarema para ter o bebê por conta da falta de UTI na unidade para realizar um parto de alta complexidade. Novela da transferência que o araruamense conhece bem, já que a cidade passou quatro anos sem maternidade pública. O vereador subiu o tom e disparou: “educação e saúde são fundamentais. Quando falta educação, às vezes, a vida dá uma segunda chance. Mas, quando falta saúde, o óbito não dá segunda chance para ninguém”. Por fim, Elói apontou uma que “falta vontade política” para que a cidade tenha uma UTI e pediu a Prefeitura para “ver com mais carinho essa questão”.

DOOU TRÊS SALÁRIOS

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) voltou a fazer o sorteio do seu salário (em torno de R$ 13 mil líquido) a entidades beneficentes, como vinha sendo feito nos primeiros meses de mandato, após uma suspensão temporária; com isso, Fábio vai doar três meses de proventos. O sorteio foi realizado em live na noite desta quinta (28), entre quatro entidades. As beneficiadas serão Mitra Arquidiocesana, Casa de Apoio Semente do Amanhã e Aldeia Infância feliz. A Medvida, que não foi sorteada, já está cadastrada para o mês que vem.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content