BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (29)

Zé Bonifácio vai aumentar valor da Moeda Itajuru em novembro e muda de ideia sobre Réveillon e shows no aniversário da cidade; Vereador de Araruama citado em matéria sobre suposto esquema de cargos secretos de Cláudio Castro; Miguel Pereira visita local de futura obra em Búzios; Pastel e presidente da Câmara visitam Campo Redondo para ouvir moradores; O mutirão para reformas de escolas em Iguaba; Festival da Lagoa agita Arraial; Aniversário de Macaé... E muito mais!

1031

VALOR DA ITAJURU VAI AUMENTAR

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (29) começa por Cabo Frio, onde o prefeito José Bonifácio (PDT) realizou a entrega dos cartões do programa Moeda Social Itajuru para mais 500 famílias de Maria Joaquina, em Tamoios. Com mais esta etapa, agora são 1.500 beneficiários e 97 comércios cadastrados. Os cartões entregues aos novos beneficiários já foram carregados com 200 itajurus, equivalente a R$ 200. Ao todo, 19 comerciantes se cadastraram no programa em Maria Joaquina. Durante a cerimônia, o prefeito também anunciou o aumento no valor do benefício, que passará para 220 itajurus a partir de novembro. “Sabemos que estamos no caminho certo porque um desses indícios é a Moeda Itajuru, que já melhorou um pouquinho a vida dos beneficiários. Temos muito o que melhorar, mas vamos avançando aos poucos”, afirmou Zé. A cerimônia também contou com a presença do secretariado municipal e de vereadores de Cabo Frio e de Armação dos Búzios.

MUDANÇA DE PLANOS

Para quem acompanha a política de Cabo Frio, tem mudança de posicionamento vindo aí com relação a shows na cidade. O prefeito José Bonifácio mudou de ideia e autorizou a contratação de artistas do cenário nacional para se apresentarem no aniversário da cidade, em novembro, e ainda confirmou a queima de fogos na Praia do Forte no Réveillon. Os nomes que circulam nos corredores da Prefeitura para os shows são de veteranos da MPB e prometem agitar a cidade. Será que teve uma virada de chave mesmo?

ENCONTRO EM CABO FRIO

Ainda falando sobre José Bonifácio, uma inauguração de um restaurante no bairro da Passagem, em Cabo Frio, na noite desta quinta-feira (28), promoveu o encontro do prefeito com Ana Carolina Melman, advogada e neta do ex-prefeito de Arraial do Cabo Henrique Melman (PDT), falecido no ano passado. Henrique e Zé foram parceiros por muitos anos na vida pública, tendo Bonifácio, inclusive, sido candidato a vice na chapa vitoriosa de Melman para a Prefeitura cabista em 2004. A bem da verdade, à época da morte de Henrique, a relação dos dois andava estremecida e eles não mantinham contato. Contudo, a selfie registrada por Ana na última noite indica que não há rusgas da família com José Bonifácio.

DESTAQUE NO UOL

Lembram daquela história de cargos secretos na gestão Cláudio Castro (PL) que pipocaram na imprensa recentemente? Em Araruama, só se falou nisso nesta sexta-feira (29). Segundo matéria do UOL, pelo menos quatro pré-candidatos a deputado estadual e federal exercem influência em unidades do programa Casa do Trabalhador, que tem a maior quantidade desses cargos secretos. Um desses pré-candidatos é justamente o vereador Carlos Russo (Pode), que tenta uma vaga na Câmara dos Deputados neste ano. A coordenadora da unidade, Maria Ignez Gomes, é ligada a Russo e frequentemente publica materiais de pré-campanha de Russo e comenta seus posts em tom de cabo eleitoral. Procuramos o vereador para comentar o assunto ao longo da tarde, mas não tivemos resposta. Será que é verdade?

SERÁ QUE VEM BOMBA?

Ainda sobre Araruama, o procurador do MPF, Leandro Mitidieri, foi perguntado por internauta sobre como anda a questão polêmica do Minha Casa Minha Vida do bairro Areal, onde várias pessoas denunciaram que haviam sido preteridas na lista dos moradores que teriam direito a ingressar nesse programa da casa própria da Caixa Econômica. No lugar delas, conforme denúncia – que já foi objeto de várias notas aqui na coluna e de matérias do Portal – teriam sido beneficiadas pessoas do círculo da prefeita Lívia de Chiquinho (PP) ou mesmo servidores da Prefeitura. O questionamento surgiu durante transmissão do podcast do Portal, o RC Cast, desta quinta-feira (28). Mitidieri disse que não poderia fazer nenhuma declaração sobre esse caso. Mas a gente insistiu um pouco mais, ao que o procurador da República respondeu: “No momento não posso revelar nenhuma informação”. Ihh, aí tem. Será?

MAIS OBRA CHEGANDO

Após a reunião em Búzios com o presidente do DER-RJ, Herbert Marques, nesta quinta-feira (28), o prefeito interino Miguel Pereira (PL) convidou Marques para conhecer o trecho da estrada da Fazendinha, na Baía Formosa, que será incluída na nova obra em parceria com o Estado. A reunião em um hotel no bairro Villa Rasa contou com o secretário de Turismo de Búzios, Dom de Búzios, deputado estadual e ex-secretário de Turismo do Estado, Gustavo Tutuca, presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo, presidente do Sindsol, Thomas Weber, da AHB, Mairo Lima, entidades civis, engenheiros e arquitetos. O assunto principal do encontro foi o término da obra do trecho que corresponde ao posto de combustível da Marina até a secretaria de Turismo, no antigo Pórtico. Na ocasião, Herbert Marques garantiu a Miguel que o trecho ficará pronto dentro de duas semanas.

NOVA SEDE DOS BOMBEIROS

O subsecretário de Obras de Búzios, Rogério Amaral, e o coordenador de Defesa Civil, Daniel Rezende, se reuniram, na manhã desta sexta-feira (29) com o secretário de Defesa Civil e comandante Geral do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro, Coronel BM Leandro Sampaio Monteiro, e o comandante do 18° GBM Cabo Frio, Tenente Cel. José Carlos Torres. Durante o encontro, foi realizada a visitação no local onde será implantada a nova sede da corporação do município. A obra deverá ser executada em parceria com o Estado e visa a ampliação dos recursos destinados a demanda que durante a alta temporada é muito maior. A reunião foi na sede do destacamento de Bombeiro Militar do 18º Grupamento de Bombeiro Militar. De acordo com o prefeito Alexandre Martins (REP), o projeto para o novo quartel contempla a construção de uma base com maior estrutura, que abrigue heliponto, e possibilite a melhoria dos serviços prestados com socorro e resgate. O responsável pelo Comando do CBMERJ, informou que o objetivo é disponibilizar uma viatura para a Defesa Civil e duas motos para agilizar a mobilidade dos bombeiros durante os primeiros atendimentos.

PASTEL E DENILSON NO CAMPO REDONDO

Em São Pedro da Aldeia, o sextou do prefeito Fábio do Pastel (PL) começou cedo e do jeito que ele gosta, conversando com as pessoas na rua. Acompanhado do vereador Denilson (SDD), presidente do legislativo municipal, foram até o loteamento Eugênio de Moraes, no Campo Redondo, para saber das demandas desses moradores. Além do bate-papo, ganharam um belo café da manhã. “Conversamos muito com o pessoal durante o café, e conseguimos entender com clareza as necessidades do bairro. Eu, o vereador Denilson e o secretário de Obras, Fernando Frauches reforçamos o nosso compromisso com cada morador de implementar melhorias de forma sistemática. Grão a grão, vamos chegar lá”, disse Pastel.

REFORMAS NA EDUCAÇÃO

O secretário de Educação e de Governo de Iguaba Grande, Jales Lins, esteve, nesta quinta (28) e sexta-feira (29), acompanhando a finalização das reformas das unidades escolares do município, para o retorno do segundo semestre letivo, a partir desta segunda (1º). Em apenas 12 dias de mutirão, nove escolas municipais foram totalmente revitalizadas. As demais unidades continuarão com os trabalhos na próxima semana. Entre as visitas, Jales aproveitou para, com o subsecretário de Governo Luiz Fernando Lima, realizar imagens aéreas dos locais onde serão construídas, no próximo ano, duas novas escolas. O projeto já está em fase de elaboração e a previsão é que a licitação ocorra ainda esse ano. Além da construção das unidades, outras duas escolas e duas creches serão totalmente reformadas. Já nesta sexta-feira, foi a vez de acompanhar a instalação das placas de Libras referente ao Projeto “Libras em todo lugar: Mãos que comunicam”. Todas as unidades escolares receberão placas com descritores em Linguagem de sinais e Língua Portuguesa. O secretário de Educação, Jales Lins, acompanhou todo processo.

DIFERENÇA DE CUSTO E DE BENEFÍCIO

A foto aí em destaque deveria servir de exemplo para outros municípios que ainda não usam esse tipo de iluminação, em led, que além de iluminar mais, é mais econômico e causa menos poluição luminosa. Nessa aérea, a parte em que mostram as luzes mais brancas (à esquerda) é Iguaba Grande; à direita, já é o município de Araruama, que ainda utiliza lâmpadas incandescentes, é flagrante a poluição luminosa que a luz amarela causa. A saber, as lâmpadas de led não emitem calor, já as lâmpadas incandescentes transformam 95% da energia captada em calor e apenas 5% em luz. Com a led, o município iguabense tem economizado 60% com iluminação. Fica a dica.

SUCESSO EM FIGUEIRA

A primeira edição do Festival da Lagoa em Figueira, em Arraial do Cabo, movimentou a noite desta quinta-feira (28) no distrito. O diretor de Eventos da cidade, Max Magalhães, comentou com a coluna que o show do cantor cristão Davi Sacer foi “arrepiante” e pontuou que o músico e a banda são maravilhosos. “Dia de muito louvor, de adoração. Todos os distritos presentes. Marcelo Magno (PL) ficou muito satisfeito. Por ter proporcionado a estrutura aos distritos, a gente vê o povo sorrir de novo. A gente precisa fomentar os distritos”, considerou Magalhães. O evento conta com apoio de associações de Monte Alto, Figueira e Parque das Garças. Nesta sexta (29), a atração seria o pagodeiro Tiee, mas a apresentação foi cancelada por conta da forte ventania no local. Após sábado (30) de atrações locais, o festival termina no domingo (31) com Israel Novaes.

ANIVERSÁRIO DE MACAÉ

A cidade de Macaé completou, nesta sexta-feira (29), 209 anos. Após a missa de comemoração na Igreja São João Batista, teve festejo cívico de hasteamento das bandeiras, em homenagem à data de emancipação político-administrativa da cidade no Paço Principal. Acompanhado da primeira-dama, Quelen Rezende, e da mãe Cirlene Rezende, o prefeito, Welberth Rezende (CID), hasteou a bandeira de Macaé; o capitão dos portos de Macaé, Carlos Mariano do Espírito Santo Filho, hasteou o pavilhão nacional; o comandante do 32º Batalhão de Polícia Militar, tenente coronel Marcelo Aredes, a bandeira do Estado do Rio de Janeiro. Participaram da solenidade secretários municipais, autoridades civis, militares e população. O hino de Macaé, entoado na cerimônia, tem letra de Antônio Alvarez Parada, música de Lucas Vieira e aborda as belezas naturais de Macaé como a serra e o mar e a história do município.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui