BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (22)

Magdala Furtado assume prefeitura como primeira mulher tamoiense da história, enquanto José Bonifácio faz tratamento de saúde: 'confesso que estou bem nervosa'; Vereadores dão as boas vindas em solenidade; Os bastidores da política no Cabofolia; Fábio do Pastel e as vistorias do feriado; Marcelo Magno na Prainha; Beneficiamento do pescado em Araruama... E muito mais!

1242

MAGDALA ASSUME PREFEITURA DE CABO FRIO

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (22) começa por Cabo Frio, onde a partir de hoje tem uma prefeita no comando, Magdala Furtado (PL), que era vice de José Bonifácio (PDT), o qual pediu para se afastar temporariamente para dar andamento a tratamento de saúde. A chefe do executivo é a primeira mulher tamoiense (de Tamoios, no segundo distrito) a ocupar o cargo. Durante a posse, na tarde de hoje, na Câmara, a prefeita em exercício confessou que estava nervosa, até pelo fato de não estar familiarizada com a situação, e se embolou um pouco na hora de fazer o discurso, não sabia muito bem onde seria o lugar da fala, mas foi conduzida de maneira tranquila pelo presidente da Casa, o vereador Miguel Alencar (DEM). “Pra ele (Zé Bonifácio) é muito comum, mas confesso que estou bem nervosa (…) Não é uma situação muito confortável pra mim, eu assumo a prefeitura com ele doente, acho que ninguém gostaria de estar no meu lugar”, avaliou, dizendo que dará continuidade ao trabalho do pedetista. “Desejo pronta recuperação ao prefeito e torço para que ele volte logo a exercer o mandato. Vou continuar desenvolvendo o planejamento estabelecido e farei de tudo para que os projetos continuem avançando e conto com o apoio da Câmara e de toda a população para que o bom trabalho permaneça sendo realizado”, declarou. Logo em seguida, saiu da Câmara, acompanhada da família, e seguiu para o paço municipal. Confira o pronunciamento da prefeita e outros momentos da solenidade:

_____________________

CONVOCAÇÃO NO ÚLTIMO MINUTO

Vale ressaltar que a transição do cargo de Zé pra Magdala – cuja possibilidade de acontecer já vinha sendo objeto de análise aqui na coluna – aconteceu rápido e, diga-se de passagem, muito por conta da pressão que o legislativo já vinha fazendo. Afinal de contas, Zé foi operado no início deste mês, dia 8 de abril. Ontem, Zé tinha dito que estava bem e logo depois, por meio de uma live onde deu entrevista, ele avisou que encaminharia mensagem à Câmara pedindo autorização para seu afastamento. E na manhã desta sexta (22), a Câmara divulgou que a posse aconteceria à tarde. Aí fica a reflexão, embora Zé tenha dito que não tem apego ao cargo, por que não fez a transição antes? Nesse meio tempo, Magdala se comportou de maneira elegante, não quis falar ou protestar, ficou na dela, o que até causou estranhamento em parte da população. E hoje, depois de assinar a posse, jé em seu gabinete, colocou a plaquinha de gratidão na mesa. Aí as pessoas perguntam, “mas o que ela pode fazer na ausência de Zé”? Não pode fazer muita coisa a não ser tocar a Prefeitura, dar sensação de segurança aos munícipes. O que é muito bom pro Zé, que a partir de agora tem que focar na sua recuperação, mais nada. Verdade seja dita, estavam comentando que quem estava governando Cabo Frio eram os secretários, alguns chegaram a falar que Janio Mendes estava no comando. Será que agora esse discurso muda? É aguardar pra ver.

DISCURSO RÁPIDO, BOAS VINDAS E CABOFOLIA

Ainda sobre a solenidade de posse de Magdala Furtado na Câmara, a prefeita recebeu boas vindas de boa parte dos vereadores presentes, os quais disseram que a Casa está à disposição dela no que ela precisar. Todos a parabenizaram, desejaram boa sorte e elogiaram a postura da agora chefe do executivo cabo-friense quando a mesma disse que vai dar continuidade aos trabalhos que vêm sendo desenvolvidos no executivo. Foi aplaudida pela assistência também, com direito a gritinhos de “uhu”. E Magdala “sextou” com tudo: disse que vai prestigiar essa segunda noite do Cabofolia, no camarote da prefeitura, que inclusive estava fechado ontem, nesta quinta (21), primeiro dia da micareta, já que o prefeito não tinha como ir.

CABOFOLIA DOS POLÍTICOS

Falando em Cabofolia, os camarotes estavam bombando na primeira noite do evento, nesta quinta (21) em Cabo Frio. E como já tínhamos adiantado aqui, um dos mais agitados foi o do governo do Estado, com secretários estaduais, municipais e alguns prefeitos – imaginem as resenhas que saíram de lá! Na imagem, uma parte das “celebridades” que curtiram a micareta cabo-friense: o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, e o assessor dele, Júnior Arruda – que, a propósito, tá fazendo aniversário hoje, parabéns! -; de Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) e o vereador Marcelo Durão (PL); a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (DEM); o advogado Cláudio Mansur e o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL).

CASUAL FRIDAY

Falando em Marcelo Magno, esta sexta-feira (22) é dia de ponto facultativo nas prefeituras da Região dos Lagos mas o prefeito cabista, logo de manhã, já estava na rua. Foi direto ao pórtico de entrada da cidade, um dos pontos onde está sendo divulgada a campanha “Mares Limpos”, de conscientização da população e dos turistas que visitam a cidade, para o combate ao lixo marinho e à poluição por plásticos. Bem ao estilo ‘casual friday’, o prefeito cabista, de bermudão e chinelo, saiu do pórtico e foi direto para a Prainha, onde circulou por alguns estabelecimentos, conversou com moradores e fez uma parada no bar do Zé, por quem Marcelo tem um carinho muito especial, aliás como a todos daquele bairro.

LABUTA NO FERIADO

De São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) não foi ao Cabofolia, apesar de ter recebido convite, mas a gente já tinha divlgado aqui que ele não iria, por dois motivos principais, um é a quantidade e obras que estão acontecendo na cidade e que ele tem que vistoriar; o outro, é porque a cidade está em pleno Fest Verão, evento esportivo que começou semana passada e segue até 14 de maio. E não deu outra, nesta quinta (21) de feriado do Dia de Tiradentes, lá estava Pastel fiscalizando obra na Vila São Pedro. “Há muito bairros que já receberam asfalto no passado mas que nunca receberam manutenção. Hoje (ontem) começou a preparação da Rua Manoel Aranha (ao lado da Unopar), para o recebimento da pavimentação”, avisou o prefeito em seu perfil.

VAI ENTRAR NA JUSTIÇA POR SHOW CANCELADO

Em Armação dos Búzios, está dando o que falar um balde de água fria caiu sobre os moradores e turistas, que estavam ansiosos pelo showzaço que aconteceria na noite desta sexta-feira (22), do Capital Inicial, no evento de motocross que acontece na cidade. O show foi cancelado pelo fato de que a estrutura não estaria condizente com o que estava no contrato. O mesmo contrato dizia que a vistoria seria finalizada até as 17h desta sexta, contudo um representante realizou essa vistoria no dia anterior, nesta quinta (21), e cancelou a apresentação da banda. “Isso não existe, o cachê do show estava pago, hotel reservado. Búzios faz vários shows, com grandes artistas, isso nunca aconteceu, é no mínimo estranho. Nós vamos entrar na justiça”, disse o responsável pela Comunicação da prefeitura, Alessandro Lacerda.

RENDA PARA AS MULHERES DOS PESCADORES

Em Araruama, a Fundação Instituto de Pesca do Rio de Janeiro (Fiperj) deu curso para as esposas de pescadores da cidade que pode garantir a elas uma renda extra, por meio da culinária, com o pescado que os maridos trazem da Lagoa de Araruama. Na prática, elas aprenderam todas as etapas para usar a carne do pescado para a fabricação de quibes, almôndegas, linguiça e outros quitutes. Por seu lado, a Prefeitura está construindo uma cozinha de filetagem de pescado na Colônia de Pescadores Z-28, que deverá ser usada para beneficiar os peixes.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui