BUSCA E APREENSÃO
A coluna Boca Miúda deste sextou (20) animado é mais um capítulo da polêmica envolvendo material de fake news contra Dr Serginho (PL) que foi encontrado em uma casa de correligionários de Magdala Furtado (PV). Durante esta tarde, fiscais do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) cumpriram busca e apreensão em outros endereços de campanha da prefeita. A ação partiu de uma decisão da 256ª Zona Eleitoral de Cabo Frio, em desdobramento da operação da Polícia Civil que encontrou os materiais impressos com acusações graves a Serginho (PL), na quinta-feira (19). Os fiscais estiveram hoje em três endereços ligados à candidata, dois na área central de Cabo Frio, um deles, a Casa de Campanha, e outro em Unamar, no segundo distrito de Tamoios. O TRE não informou se apreendeu algum material de campanha e disse apenas que os processos tramitam em sigilo. Mas a presença do Tribunal e do Ministério Público nesta ação, desmente a teoria da prefeita e seu vice de trama adversária. Pelo contrário. A impressão que fica é que “não adianta se vitimizar que não vai colar”. O recado parece claro: melhor o grupo de Magdala/Marquinho recalcular a rota ou alguém pode acabar preso ainda nessa eleição.
“NÃO VÃO NOS GANHAR NO GRITO”
Antes da nova busca e apreensão, o vice da chapa de Magdala, Léo Mendes (MDB), publicou um vídeo reclamando da ação da polícia na quinta-feira (19). Léo disse que a apreensão foi ilegal e não teve nenhuma autorização do TRE, nem do Ministério Público. Ele afirmou ainda que, ao contrário do que foi registrado na ocorrência, não teve ninguém fugindo no momento da entrada da polícia. A informação da PM era que a casa onde o material foi encontrado teria movimentação de vendas de drogas na localidade. Mas segundo vice, o proprietário da residência até tentou registrar uma ocorrência de invasão, mas o delegado de plantão se recusou. Hoje ela foi registrada e uma petição para a recuperação do material também foi feita. Mas eis que no final da tarde, nova operação. Dessa vez com MP e TRE juntos com mandados em punho. E agora Léo? Ficou difícil sustentar esse discurso.
ENCONTRO COM MULHERES
Falando em Magdala, a prefeita participou de uma reunião com mulheres na noite desta quinta-feira (19), na Casa de Campanha. Não foi divulgado o número de apoiadoras presentes, mas quem esteve por lá e aproveitou a oportunidade para ressaltar que não tem briga nenhuma na base, foi o ex-prefeito Marquinho Mendes (MDB). Ao lado de Léo Mendes e Magdala, ele gravou um vídeo mostrando que o trio está mais junto do que nunca, não só agora, mas como daqui há quatro anos. “A União do Bem está mais do que viva, ela está fortalecida!”, declararam. Hoje eles vão fazer uma grande live, às 20h, prometendo falar tudo o que a população precisa saber. Outra presença marcante foi do vereador Alexandre da Colônia (PTRB), provando que, ao contrário do que falaram por aí, ele está ótimo de saúde e está com a campanha a todo vapor.
SEPE NO VÁCUO?
Ainda em Cabo Frio, o Sepe Lagos está apreensivo com o possível vácuo que vai tomar de Magdala (PV). A categoria acha que mesmo com ata assinada com o compromisso de audiência na próxima segunda-feira (23), para tratar do PCCR unificado da educação, vai acabar levando um bolo, já que a assessoria e o chefe de gabinete estão ignorando as representantes. O assunto é de extrema importância para o município, já que é uma determinação advinda com a lei do novo FUNDEB, para todos os trabalhadores e trabalhadoras da educação. Será que Mag vai ignorá-las mais uma vez?
ENEL NOTIFICADA
O Procon/RJ notificou oficialmente a Enel por recorrentes falhas no fornecimento de energia elétrica no bairro Foguete, em Cabo Frio. A ação foi desencadeada após uma reunião solicitada pelo vereador Miguel Alencar (União), que atendeu as reclamações dos moradores da região. O ofício enviado à concessionária de energia elétrica contém diversos questionamentos, entre eles as razões para as interrupções frequentes no fornecimento de energia, as medidas que estão sendo adotadas para minimizar os impactos das falhas, e se haverá compensação financeira para os consumidores afetados. Também foi solicitado à empresa informações sobre um possível plano de atendimento para a região e o investimento previsto na rede de distribuição local. A Enel tem o prazo de 10 dias para responder aos questionamentos.
ARARUAMA EM CHAMAS
A residência do vereador de Araruama, Aridinho Martins (PL), foi alvo de uma ação realizada na manhã desta sexta-feira (20), pelo Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e pela Polícia Civil. Uma arma de fogo foi encontrada no local e o parlamentar foi encaminhado para a 118ª Delegacia de Polícia. A defesa de Aridinho informou que a arma está registrada no nome do filho dele e que a documentação será apresentada às autoridades. Coincidentemente a ação aconteceu após o vereador denunciar o secretário de Obras e Meio Ambiente, Cláudio Barreto por influenciar eleitores com dinheiro, em uma tentativa de manipulação eleitoral, supostamente comprando votos para sua esposa, a vereadora e candidata à reeleição, Roberta Barreto (União).Durante uma sessão na Câmara de duas semanas atrás, ele chegou a questionar como Barreto pode gastar 1 milhão de reais na campanha de Roberta se um vereador ganha cerca de R$480 mil em quatro anos. No discurso ele ainda afirmou “Se me sacanear, eu vou pra dentro dele. Três secretarias e metendo a mão.”. No começo da noite, Aridinho, que é conhecido na cidade por ser um cara pacato incapaz de fazer mal a uma mosca, foi liberado e já estava em casa. Na cidade o clima é de apreensão total. Todos entenderam o recado. Resta saber se essa prisão de hoje vai intimidar a oposição ao grupo de Chiquinho ou dar mais gana para derrota-los. É aguardar para ver.
“É TANTA DENÚNCIA QUE A GENTE FICA ASSUSTADO”
Quem não deixou de comentar sobre a denúncia grave contra o secretário de Meio Ambiente, Cláudio Barreto, foi o candidato a prefeito Sérgio Ribeiro (DC). Ele falou nesta sexta-feira (20) que presenciou, na sessão da Câmara Municipal, a denúncia que a vereadora e candidata a prefeita Penha Bernardes (PL) fez sobre o secretário. Sérgio comentou que é uma vergonha o que o governo da prefeita Lívia de Chiquinho (REP) está fazendo com a população: “Esse secretário hoje tem um patrimônio de R$ 8 milhões. Salário de secretário. Isso é muito grave. Isso realmente é um negócio, 63 imóveis, é tanta denúncia que a gente fica assustado”. Que coisa, hein?! E não parou por aí! Sérgio disse que desde 2022 a vereadora também fez essas denúncias sobre o mesmo secretário e ninguém fez nada. Outro dia Sérgio comentou sobre compras de votos, que também seriam uma outra denúncia gravíssima. Dá para perceber que as denúncias não vão parar. É bem provável que apareçam mais. Em relação à prisão do vereador Aridinho Martins (PL), não foi comentado por ele. Com certeza, mais adiante Sérgio deve falar sobre isso. A chapa está quente na política de Araruama. É treta atrás de treta.
CAMINHADA COM FLÁVIO BOLSONARO
Ainda sobre Araruama, a vereadora e candidata a prefeita, Penha Bernardes (PL), estará em uma caminhada com o senador Flávio Bolsonaro (PL) neste sábado (21), às 14h30. A concentração será no diretório municipal do PL, no Centro. O candidato a vice-prefeito, André Mônica (União), junto com outros candidatos a vereador, também estará presente. Penha sabe que o apoio da família Bolsonaro será importantíssimo para a campanha, já que a maioria da população votou no ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) nas eleições passadas. Quem vai ficar preocupado com essa história é o grupo político de Chiquinho da Educação. Agora, falando em comício, está sendo realizado, nesta noite, mais um. Dessa vez, Penha e André estão em Praia Seca, reunindo diversos moradores. Hoje também, mais cedo, houve caminhada. Penha esteve no Alto da Boa Vista, Praça da Bandeira e na XV de Novembro. Haja fôlego para tanta correria!
LUCIMAR COM FLÁVIO BOLSONARO
Outro encontro também será realizado para receber o Flávio Bolsonaro. Ele vai se reunir com a candidata à prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), neste sábado (21), às 12h, na Casa Verde e Amarela. Quem estará presente também é sua vice, Dra. Raquel (União), a prefeita Manoela Peres (PL), o deputado estadual Pedro Ricardo (PP) e o presidente municipal do PL e ex-secretário de Educação, Antonio Peres. Vale ressaltar que Lucimar fez uma manobra assertiva, já que mais de 70% da população saquaremense é bolsonarista. Por outro lado, quem deve se preocupar com a visita do senador é o candidato a prefeito Paulo Melo (MDB). Agora, é aguardar para ver como isso se desenrola. Logo em seguida, Lucimar estará em um comício junto com Raquel na Basileia, às 19h, em frente ao campo de grama sintética. E por falar em caminhadas, nesta sexta-feira (20) aconteceu mais uma. Dessa vez, foi no Centro de Saquarema. A dupla dinâmica, Lucimar e Raquel, conversou com os moradores divulgando suas propostas de governo. Além disso, nesta quinta (19), elas realizaram outra caminhada, no bairro da Mombaça. Lucimar continua focada, sem se preocupar com seus concorrentes. Eles dizem que ela precisa comparecer aos debates para falar de suas propostas, mas ela não dá importância. O que ela quer é falar com o povo na rua.
ALFINETOU DE NOVO
Falando em Paulo Melo, ele sempre cutuca o governo da Manoela. É claro que sempre vai comparar o que ela não fez e o que ele pretende realizar. Enquanto divulga suas propostas, ao mesmo tempo, sempre aproveita para dar aquela provocada. Ele sempre busca alguma brecha para desestabilizar Manoela até as eleições. Paulo não quer nem saber. Só que ele está se esquecendo de Lucimar. Em mais uma de suas declarações, durante a caminhada em Jaconé, nesta sexta-feira (20), junto com a sua vice, Nurimar do Comércio (MDB), falou que é inadmissível o que o governo faz com a educação: “Mesmo com o orçamento bilionário da educação, Saquarema ainda não alcançou números satisfatórios no IDEB. Nossos professores não são valorizados, por isso, queremos revisar e aperfeiçoar o plano de cargos e salários dos servidores da educação, assim como construir novas escolas e reestruturar as já existentes para que nossas crianças tenham o conforto que merecem”. Uma coisa que não se pode negar: Paulo vai insistir até o fim. Ele será a pedra no sapato da sua rival. Só que Lucimar não vai cair na dele. Até agora, não falou nada contra ele, e nem vai falar. Para continuar com a sua agenda, Paulo está realizando uma reunião agora à noite em Jaconé para falar com a população. Vamos ver o que vai rolar.
MAIS PROPOSTAS
Pelo lado de lá, quem está com os olhos bem abertos é o candidato a prefeito, Rômulo Gomes (Novo). Desta vez, ele não jogou indiretas para Peres, mas falou mais sobre suas propostas para o plano de governo nesta sexta-feira (20). Uma delas é a criação do mercado municipal de peixe: “Eu e minha vice, Márcia Lulemar (Novo), temos o compromisso de criar o mercado, um espaço que vai beneficiar diretamente nossos comerciantes. Vamos valorizar o trabalho da nossa gente, garantir produtos frescos de qualidade para a população e atrair mais turismo para a cidade”. Rômulo é outro que evita diversas entrevistas. Aliás, ele, que foi vice de Manoela, já foi muito amigo dela no passado. No entanto, após as denúncias sobre a improbidade administrativa do programa “Conexão do Futuro”, eles nunca mais se falaram. Manoela não quer mais nem olhar para ele. Essa briga, que começou no passado, foi feia e promete continuar enquanto ela estiver no governo.
“ONDA AMARELA”
Em Búzios, o prefeito e candidato à reeleição, Alexandre Martins (REP), gravou um vídeo convocando a população para a caminhada que acontece neste sábado (21), a partir das 9h. O ponto de encontro é no Centro de Informações Turísticas, o antigo Pórtico, em Manguinhos. A “Onda Amarela” recebe ainda, a deputada federal, Rosângela Gomes (REP).
SEGURANDO A UNHA
O candidato a prefeito de Arraial do Cabo (indeferido pela justiça eleitoral), Andinho Brito (UNIÃO), fez um evento de reinauguração do seu comitê eleitoral nesta noite de sexta-feira (20), no centro da cidade. Segundo nossas fontes, cerca de 1.500 pessoas compareceram. O que é um número bem expressivo se considerarmos que as chances dele reverter essa situação na justiça, são mínimas. Mas a estratégia de Andinho é muito clara, evitar perder o posto de líder da oposição para Arlete do Mercado (NOVO) que essa semana fez um vídeo convocado o pessoal agregado a Andinho e Ton (PDT) para que se juntem a ela na tentativa de derrotar o atual prefeito Marcelo Magno (PL), já que Andinho está inviável juridicamente. Um recado claro para Arlete é que não estão dispostos a apoiá-la e vão seguir com Brito mesmo diante dos obstáculos eleitorais. Querem segurar o povo na unha.
O CARA DE CONFIANÇA
O ex-chefe de gabinete do prefeito Fábio do Pastel, Moisés Batista (SD) foi o nosso entrevistado nesta sexta-feira (20), em mais uma edição do Cafezinho com a Renata. Moisés explicou o que o fez sair da zona de conforto do gabinete e entrar na disputa de uma das 10 cadeiras da Câmara aldeense. Segundo disse, entende a questão como “uma missão de vida”. Moisés é sem dúvida um dos homens de confiança do prefeito. Fábio é um cara desconfiando de tudo e de todos. E ao que parece, delegou ao Moisés a tarefa de tentar uma vaga no parlamento, certamente com objetivo de conseguir fazer uma interlocução mais assertiva e dinâmica com os vereadores. Fato é que Moisés com seu estilo discreto e dedicado, vem avançando no eleitorado, e segundo pesquisas, tem fortíssimas chances de conseguir alcançar o objetivo. Até porque, Fábio está disparado para prefeito. Logo, um dos seus principais secretários na disputa revela muito sobre a estratégia.
DOMINGÃO DE CAMINHADA
E por falar em Fábio do Pastel (PL), o candidato à reeleição para prefeito de São Pedro da Aldeia está só na correria com diversas reuniões. E dessa vez, junto com o seu vice, Júlio Queiroz (União), se reuniu com o candidato a vereador, Sodré (PP), no bairro Baixo Grande, nesta quinta-feira (19). E não parou por aí! Pastel foi para mais um encontro com o candidato a vereador, Bebel do Balneário (SDD), em São Mateus. E em relação as caminhadas? Então! Ele tem mais uma pra fazer já neste domingo (22). Junto com o seu vice vão percorrer as ruas do bairro Baixo Grande até ao Porto do Carro. A concentração será às 8h, no Maria Celeste. Ao que parece, Fábio segue muito bem nas pesquisas, e a opinião pública acredita que será difícil vencê-lo nas urnas. Quem o conhece de perto sabe que o prefeito é muito simples; o povo gosta disso.
E MAIS COMPARAÇÕES
Por outro lado, o candidato a prefeito Cláudio Chumbinho (REP) continua comparando o que fez em seu mandato anterior com o que pretende realizar. É uma estratégia que tem utilizado contra Fábio do Pastel, buscando atrair mais apoio popular. No entanto, esse efeito pode não ser suficiente. Entre as várias comparações estão a reforma do pronto-socorro, a entrega de 11 unidades de saúde, a implantação do programa Melhor em Casa, o prontuário eletrônico e o resgate. Ele também mencionou que foi o responsável pela vinda da UPA Pediátrica e do Hospital do Olho: “E não vamos parar por aqui! Vamos ampliar ainda mais a rede de atendimentos, criar uma unidade móvel e zerar as filas”. Chumbinho sabe que seu concorrente é um adversário difícil de enfrentar. Mesmo assim, planeja realizar diversas caminhadas em busca de uma reviravolta. No domingo (22), haverá mais uma, junto com seu vice Paulo Martins (REP), com início no bairro Rua do Fogo e destino ao Campo Estrelinha. A concentração será ao lado da Marbela, às 8h. Será que Chumbinho comentará sobre o resultado da última pesquisa? Na vez anterior, em relação a uma pesquisa anterior, ele a questionou, não aceitando o resultado, e afirmou que a eleição se ganha com o povo nas ruas. Ver.
BIA NOS BAIRROS
Falando sobre a oposição, a candidata à prefeita, Bia (PSDB), continua com sua agenda lotada. Nesta sexta-feira (20), junto com seu vice, Flávio Calixto (Avante), percorreram as ruas dos bairros Vinhateiro e Porto do Carro. Eles conversaram com diversos moradores, divulgando o plano de governo. Já neste sábado (21), têm mais um compromisso no centro da cidade, às 9h. E para fechar as caminhadas, no domingo (22), estarão no Porto da Aldeia e na Baleia, no mesmo horário. Bia tenta fortalecer ainda mais sua campanha para, quem sabe, se aproximar de seus adversários. Essa tarefa não será nada fácil. As eleições estão chegando, e essa disputa só tende a crescer ainda mais.
COMÍCIO EM IGUABA PEQUENA
Já em Iguaba Grande, o candidato a prefeito, Fabinho Costa (CID), percorreu nesta sexta-feira (20) as ruas dos bairros Canellas City e Iguaba Pequena. A Caminhada da Família 23 reuniu diversas pessoas e candidatos a vereador. O encontro aconteceu em frente ao Popeye. Essa foi mais uma oportunidade para Fabinho ouvir os moradores, caminhando ao lado das famílias que confiam em sua liderança e visão para a cidade. Sua agenda continua movimentada. Ele, junto com o seu vice, Marciley Lessa (PL), está agora à noite em um comício em frente ao Coreto de Iguaba Pequena. Quem também está presente é o prefeito Vantoil Martins (CID). Fabinho vem recebendo muito apoio de Vantoil, e isso é um ponto fundamental para atrair a população. Enquanto isso, o seu opositor, Marco Antônio (PSB), continua o tempo todo falando o que o governo não fez e prometendo diversas coisas. Muita gente pensa que essas propostas são mirabolantes. A verdade é que ele permanece parado. Nas redes sociais, nem sequer mostra sua equipe indo às ruas. Isso já é estranho. Marco tem que se lembrar que os dias estão passando e as eleições estão chegando.
EM NOVA FRIBURGO
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), pegou seu carro e subiu a serra de Nova Friburgo nesta quinta-feira (19) para apoiar mais um candidato. Ele vem fazendo isso constantemente. Já foi para Niterói, Volta Redonda e agora está na Região Serrana. Horta se encontrou com o candidato a prefeito de Nova Friburgo, Zé Alexandre Almeida (PT). O objetivo foi realizar uma caminhada para discutir as propostas com os moradores. Uma delas é levar o mesmo benefício que Maricá implementou, que é o ônibus gratuito, o tarifa zero: “São mais de 10 anos de ônibus gratuito em Maricá, além de mais de 130 cidades em todo o Brasil, e a população friburguense vai ter esse direito”, disse Horta. O prefeito tenta de todas as formas apoiar o maior número possível de candidatos. Nessa época de campanha, ele está assim, com um olho nas eleições e outro nas obras que pretende finalizar até o final do seu mandato.