BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (18)

Fábio do Pastel confirma reajuste de 33% a partir da folha de março; Zé Bonifácio se reúne com reitor da UERJ no 1º distrito e inaugura Sicoob no 2º; Vantoil Martins vibra com engajamento solidário; Miguel Pereira recebe estudantes que querem de volta o passe livre em Búzios; Copa Brasil de Vela em Arraial; Entrave de vereadores de Araruama dá o que falar... E muito mais!

1396

REAJUSTE DO MAGISTÉRIO

Enfim, sextou! E a última coluna Boca Miúda desta semana começa com uma notícia boa para o magistério de São Pedro da Aldeia. O prefeito, Fábio do Pastel (PL), faz uma live no começo da noite desta sexta-feira (18), para anunciar que o município vai pagar, integralmente, o reajuste do piso salarial dos profissionais da educação de 33,24% proposto pelo Governo Federal. Contudo, esse reajuste será aplicado na folha salarial do mês de fevereiro, que deve ser paga até o 5º dia útil de março. Porém, fomos informados pela assessoria de Fábio, que, no salário do mês de março, os servidores vão receber o retroativo de janeiro e fevereiro desse reajuste de 33%. Um detalhe que também deve ser ressaltado é que, no dia do Servidor Público no ano passado, a Prefeitura de São Pedro da Aldeia havia informado que daria um reajuste a todo funcionalismo público de 19%, sendo 14% no começo do ano e outros 5% no mês de maio (data base). Para os servidores do magistério, porém, esse reajuste não será dado, não é cumulativo com o aumento do piso salarial da categoria. De qualquer forma, quase 1/3 de reajuste salarial já é um bom pretexto pra sextar feliz, né, não?

FÁBIO DA ESPERANÇA

Ainda nesse ritmo de entusiasmo que tomou conta do prefeito, apesar das dificuldades enfrentadas por Petrópolis, Fábio do Pastel está esperançoso de que consiga se realizar o compromisso que ele tem agendado com o governador, Cláudio Castro (PL), na segunda-feira (21), para assinatura do convênio com o programa Somando Forças. Conforme a coluna tem noticiado, o documento vai garantir a licitação de obras em vários bairros mais afastados da região central de São Pedro, onde a população se queixa muito da falta de pavimentação, saneamento, drenagem e afins. Contudo, o prefeito não quer falar muito sobre o assunto por não contar com o ovo vocês sabem onde. Da outra vez, ele tentou e não conseguiu por conta de uma conjuntivite de Castro. Agora, tem essa situação de Petrópolis, mas Fábio segue esperançoso.

ABRACE PETRÓPOLIS

Falando na situação de Petrópolis, em outra frente de São Pedro da Aldeia, o município está, de fato, engajado na campanha de arrecadação de donativos para as vítimas da tragédia petropolitana. Nesta sexta-feira (18), cinco toneladas de doações foram encaminhadas de São Pedro para o município da Região Serrana. Além disso, para a semana que vem, a Prefeitura fechou um acordo com o Big Brother Cirkus, que está na cidade, para que aqueles que fizessem doações, ganhassem ingressos para assistir às sessões do circo na terça-feira (22). É um incentivo bacana que faz com que, além de ajudar ao próximo, o cidadão também garanta entretenimento para toda a família. Fica a ideia de iniciativa.

DE CABO FRIO PARA A SERRA

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), se encontrou nesta quinta-feira (17), com o reitor da UERJ, Ricardo Lodi, para tomar um café. Junto com eles, o diretor financeiro da Alerj Janio Mendes e o secretário de Governo de Cabo Frio, Davi Souza. De acordo com as redes sociais do prefeito, foi um encontro muito produtivo com a programação de ações conjuntas para Cabo Frio. Horas mais tarde foi confirmado que o município, em parceria com UERJ, forneceu duas ambulâncias para atuar nos resgates as vítimas da tragédia em Petrópolis. Da parte da universidade, serão disponibilizados os leitos no Hospital Universitário Reitor Hésio Cordeiro para o tratamento dessas vítimas. Uma integração do bem no momento como em que os petropolitanos vivem.

ZÉ COM A BOLA TODA

Voltando a falar sobre o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio, ainda nesta quinta-feira (17), participou da inauguração da agência do Sicoob Fluminense em Tamoios, segundo distrito de Cabo Frio. Não só prestigiou o evento, como ainda foi elogiado pelo diretor-presidente do Sicoob Fluminense, Neilton Ribeiro. O executivo afirmou que nunca viu um prefeito falar tão bem sobre corporativismo como o Zé. O prefeito, realmente, dispensa apresentações, né? Além de já estar no terceiro mandato em Cabo Frio, também é um economista muito respeitado. Pelo visto, o Sicoob Fluminense já chega na cidade com a bola toda com prefeito e vice-versa.

GEROU RUÍDO

Estava rolando um burburinho por aí de que a Feira dos Produtores Rurais de Cabo Frio fosse ser transferida, definitivamente, para o shopping que fica ali no Novo Portinho, no primeiro distrito, e deixaria de ser realizada na Fazenda Campos Novos. A coluna Boca Miúda entrou em contato com a secretaria de Agricultura e Pesca de Cabo Frio, Katysucia Brito, que informou que a informação não procede. A feira continua sendo realizada quinzenalmente em Campos Novos e mensalmente no Shopping Park Lagos. Porém, o que muda, é que, a partir de abril, ela será realizada também quinzenalmente no shopping do primeiro distrito. Portanto, haverá apenas um aumento da frequência da feira e não o “abandono” do local onde ela foi inicialmente realizada.

FECHAMENTO DE ESCOLA

Continuando em Cabo Frio, a notícia da possibilidade do fechamento da Escola Municipal Américo Vespúcio, no bairro Parque Burle, vem causando tensão entre pais, alunos e a secretária de Educação, Elicéa da Silveira. Segundo matéria publicada no jornal Folha dos Lagos, nesta sexta (18), a Prefeitura justificou a decisão alegando que desde 2012 a unidade escolar, que atende alunos do 6º ao 9º ano, vem registrando redução na quantidade de estudantes, tendo atualmente 301 matriculados (profissionais da escola dizem que são 318). Ainda segundo a reportagem, profissionais da escola anunciaram uma reunião interna para esta quinta (17), numa tentativa de reverter a situação. A Prefeitura confirmou que terá uma nova reunião com os servidores da escola, em data a ser agendada, para ouvir as demandas da categoria em relação ao tema. É aguardar pra ver.

NA JUSTIÇA CONTRA REAJUSTE?

Falando em educação, a coluna recebeu a informação de que a Prefeitura teria entrado na justiça para não dar o reajuste do piso salarial dos profissionais da educação de 33,24%, proposto pelo governo federal. O motivo é um só: receio de comprometer o orçamento e ultrapassar os 60% da folha permitidos pela LRF. Fomos atrás de um posicionamento oficial e, segundo resposta da Procuradoria-geral do município, trata-se de fake news. “Não entramos com ação nenhuma com esse objeto”.

DOAÇÕES SUPERARAM EXPECTATIVAS

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) contou à coluna, nesta sexta-feira (18), que a campanha SOS Petrópolis, iniciada há dois dias, está um sucesso total na cidade. Ele disse que imaginava que a solidariedade da população iguabense seria grande, mas não do tamanho que está sendo. Superou expectativas. “A população está cada vez mais engajada, as doações não param de chegar. Nós imaginávamos que íamos levar um caminhão baú, mas serão dois: um sai neste sábado (19) e outro no domingo (20). E é possível que possa haver até um terceiro caminhão. A campanha realmente ganhou uma proporção gigantesca”, comemorou Vantoil. Isso mostra que o povo de Iguaba é solidário e parceiro nas horas de aflição.

________________

PRESTAÇÃO DE CONTAS

A Controladoria Geral e a secretaria de Fazenda da Prefeitura de Iguaba Grande realizam, na próxima quarta-feira (23), a partir das 11h, uma Audiência Pública para demonstração e avaliação do cumprimento das metas fiscais do terceiro quadrimestre de 2021. A audiência será transmitida pela página oficial da Prefeitura no Facebook. Segundo o Controlador Geral do município, Paulo Sérgio Bernardo, a meta fiscal corresponde a um programa elaborado pelo governo que apresenta as expectativas de receita arrecadada, e os gastos estipulados no mesmo período do ano.

MAIS ÔNIBUS NA PENÍNSULA

Alguns estudantes do Colégio Municipal Paulo Freire, em Búzios, foram até a porta da Prefeitura nesta sexta-feira (18) alegando que não tem mais o passe livre da Salineira, por conta daquela dívida do Governo do Estado com a empresa. Com a necessidade de faze o uso do transporte municipal, os alunos afirmavam que os coletivos estavam lotados e ficou difícil o acesso. O grupo foi recebido pelo prefeito interino, Miguel Pereira (PL), que ouviu as demandas e se comprometeu a colocar um ônibus a mais em cada linha. Atualmente, eram dois veículos saindo da Baía Formosa e dois da Rasa, lá do Maria Joaquina. Agora, serão três em cada itinerário no sentido ao centro de Búzios para dar uma melhorada. Caso a gestão perceba que ainda está cheio, eles vão conversar novamente para aumentar o número de ônibus. Participaram da reunião a subsecretária da Educação Xênia dos Reis, o coordenador educacional Rodrigo Almeida e Ramon Grativol, coordenador de Infraestrutura.

TÔ NO RIO

A edição do projeto da secretaria Estadual de Turismo “Tô no Rio” em Armação dos Búzios começou com o pé esquerdo nesta quinta-feira (17). Diferente da Praia do Peró, onde foi realizada em Cabo Frio, na península mais charmosa da região, o evento está sendo realizado até domingo (20) na Praça Santos Dumont, no Centro. Acontece que choveu no primeiro dia da atração, então, acabou que não houve muito público presente para conferir as atrações musicais. A expectativa é que, se o tempo permitir, nos próximos dias tenha mais gente para conferir o projeto. A iniciativa deve passar ainda por outros municípios da região, como São Pedro da Aldeia na semana que vem.

COPA BRASIL DE VELA NO CABO

Em maio, Arraial do Cabo, vai receber a Copa Brasil de Vela, que será realizado dos dias 11 a 15 na Praia dos Anjos. A cidade já se prepara para receber o evento. Nesta quinta-feira (17), representantes da Prefeitura e da Confederação Brasileira de Vela realizaram uma visita técnica no local da competição. Durante a visita, a comitiva avaliou a extensão marítima para fazer o mapeamento das raias, visando minimizar os impactos na navegação e nas áreas de pesca. A orla e extensão de areia também foram avaliadas para definir onde será instalada a estrutura do evento. Para Max Magalhães, diretor de Eventos de Arraial do Cabo, o campeonato é muito importante para fomentar o turismo na cidade. “É um evento nacionalmente conhecido e que vai beneficiar a rede hoteleira e gastronômica do município, além de valorizar a mão de obra cabista, contando com o apoio dos pescadores locais”, declarou Max. Além de Max e representantes da CB Vela, a visita técnica também foi acompanhada pelas secretarias de Turismo, Esportes e Ambiente.

CONFERÊNCIA DA IGUALDADE RACIAL

Ainda em Arraial do Cabo, a Prefeitura, por meio da secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho, Renda e Direitos Humanos, realiza, neste sábado (19), a V Conferência Municipal de Igualdade Racial. O evento é promovido pela superintendência de Sustentabilidade e Promoção da Igualdade Racial e Direitos da Mulher. A Conferência será realizada na modalidade Regional – Baixada Litorânea, no auditório da Câmara Municipal de Arraial do Cabo, com início às 14h e término às 18h.

LUTO EM ARRAIAL

Esta sexta-feira (18) foi um dia de luto em Arraial do Cabo. Morreu a professora Inelda Ramos Franco, mãe da secretária de Educação do município, Isalira Franco, e sogra do vereador Shogum (PSL). O velório contou com a presença do prefeito Marcelo Magno (PL); do Chefe de Gabinete, Bernardo Alcântara e todos os vereadores, além de vários outros políticos e autoridades da cidade. Inelda era um baluarte do PDT, uma mulher que era referência. Nossas condolências à família.

PANO PRA MANGA

A história do entrave entre os vereadores de Araruama Oliveira da Guarda (MDB) e Penha Bernardes (PL) contra o ex-prefeito e primeiro-cavalheiro da cidade, Chiquinho de Educação, continua dando o que falar. A coluna política Costa do Sol do jornal O Dia, que repercutiu os acontecimentos da sessão legislativa do município desta quinta-feira (17) continua reverberando nas redes sociais, sendo compartilhada pelos dois lados da história. Inclusive, gerou uma manifestação da página que é acusada pelos vereadores de ter sido instrumentalizada por Chiquinho para fazer oposição a Penha e Oliveira. Aliás, a história que corre, segundo essa página, é que Penha e Oliveira estão sendo investigados pelo Ministério Público por se utilizar da gestão de Waguinho (UNIÃO), prefeito de Belford Roxo, para fazer politicagem levando araruamenses para serem operados lá. A coluna Boca Miúda, é claro, está de olho aberto nessa questão para analisar e saber se alguém tem razão nessa história ou se não passa do clássico roto falando do esfarrapado. Uma coisa é certa, Araruama oferece uma saúde tão ruim aos seus munícipes, que virou ferramenta de cabresto político. Precisando operar a vesícula ou fêmur? “Vota em mim ou no meu candidato”. Seria basicamente isso. É uma vergonha absoluta!

DOAÇÕES NO SINDICATO

O Sindicato dos Servidores Municipais de Araruama (SSMA) aderiu à campanha do Fórum Intersindical do Leste Fluminense de arrecadação de donativos para Petrópolis. De acordo com o presidente do SSMA, Luís da Saúde, as doações que serão deixadas na sede do sindicato devem ser encaminhadas para a cidade da região serrana na quarta-feira (23). A sede do SSMA é na Rua Ivone Oliveira Souto, 569, 2º andar, no Centro de Araruama. A campanha pede doações de macarrão, leite em pó, água mineral, fralda descartável (infantil e geriátrica) e colchonete.

BATE BOCA DE CANDIDATOS

O assunto da semana em todo o estado foi a catástrofe em Petrópolis, que já deixa mais de 123 mortos e 200 desaparecidos. É evidente que a classe política se mobilizaria para ir até o local. Então, nós temos, na mesma cidade, figuras antagônicas do cenário político, como, por exemplo, o governador Cláudio Castro (PL), o deputado federal e pré-candidato ao governo, Marcelo Freixo (PSB), o deputado federal e pré-candidato ao senado, Alessandro Molon (PSB), e até mesmo o presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que esteve em Petrópolis nesta sexta-feira (18), após voltar da viagem que fez a Europa. O fato é que é preciso cautela nessa hora. O ímpeto de ajudar, dependendo do tom, pode acabar transformando a tragédia e dor dessas pessoas em um palanque político. Inclusive teve bate-boca na rede social quando, no fim da tarde, o governador acabou ‘perdendo a linha’ e acusando Freixo de fazer “politicagem em cima do sangue e da tragédia das pessoas. É uma espécie de ‘Zé do Caixão’ da política”. A postagem certamente foi para responder ao Freixo que mais cedo, tuitou que Castro demora a aceitar ajuda de outros estados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui