InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (17)

A pressão das redes no governo de Zé Bonifácio; Mais uma pirâmide ruiu no Novo Egito; Empregos à vista melhoram os ânimos em Cabo Frio; Câmara do Cabo tem novo líder; Pastel alinha ações com secretariado e vereador critica inauguração de quadra; Rola a bola em Iguaba Grande; Miguel Pereira a mil por hora; Clima de tensão quando assunto é eleições 2022 na Câmara de Araruama... E muito mais!

DECEPÇÃO E SENSAÇÃO DE QUE NADA MUDOU

Em meio ao mar de impopularidade que tem se visto sobre o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), nas redes sociais, a CEO do Portal RC24h, Renata Cristiane, publicou uma pergunta nesta sexta-feira (17) no Facebook para ter uma dimensão da insatisfação dos cabo-frienses. Até cerca de 15h, o Portal apurou, pelo menos, 112 comentários negativos sobre a gestão atual, contra apenas 19 positivos. As reclamações nominais se referem, principalmente, ao abandono de bairros mais afastados do Centro, aos buracos intermináveis nas vias, à sujeira, problemas na marcação de consultas médicas, escolas deficitárias e dois internautas, em específico, criticaram a “preocupação excessiva com a Fazenda Campos Novos e o Parque do Mico-leão-dourado” e reclamaram da escolha de inaugurar um pipódromo com tanto a ser feito. Internautas também apontaram que quem manda no governo são secretários e Janio Mendes (PDT). Entre as palavras mais vistas na postagem, “decepção” e a expressão de um sentimento de que nada mudou com o novo prefeito. Em relação aos comentários mistos e positivos, a galera pontuou a questão dos salários em dia e teve quem elogiasse o planejamento de Zé, dizendo que ele é um gestor e que está preparando terreno para coisas maiores. Entre os positivos, no entanto, dá para dizer que tem mais gente otimista do que propriamente satisfeito. E agora, José?

A CULPA É DA JUSTIÇA?

Nesta sexta (17), teve mais um capítulo no Novo Egito com a pirâmide de Glaidson Acácio. Agora os investidores culpam a justiça, dizendo que não pode fazer o pagamento porque as contas estavam bloqueadas. Mas quem estava participando desse jogo desde o começo sempre soube que esse risco era iminente, uma vez que o jogo é considerado ilegal pela Receita Federal, além do MP e Polícia Federal. Além dessa, mais uma pirâmide caiu, a Flashbets – inclusive soubemos que a derrocada foi no mesmo dia em que Glaidson foi preso -, deixando uma “renca” de investidores na mão. A preocupação com a economia da cidade é uma constante, muita gente temendo pela queda de arrecadação, quebradeira no comércio e inadimplência. O clima em Cabo Frio segue tenso.

AGORA, OS REFRESCOS…

E agora uma boa notícia para os cabo-frienses. Até o final do ano Cabo Frio vai ganhar a presença de duas grandes varejistas: Magazine Luiza e a Pernambucanas. A expectativa é que a ‘Magalu’ e a Pernambucanas gerem juntas 200 vagas de trabalho. De acordo com a Prefeitura, ambas pretendem se instalar na área central do município e tem a previsão de inauguração até o final do ano. Outro ponto interessante para a economia de Cabo Frio é a implementação do Hotel Sesc que será inaugurado em 4 de outubro e promete gerar 50 vagas de trabalho, além de qualificar os profissionais do turismo da região. A Prefeitura de Cabo Frio também está trabalhando na implementação do Polo de Desenvolvimento Econômico, que vai abrigar na sua fase inicial 19 empresas de variados segmentos, nos ramos comercial, industrial e de serviços, em uma área inicial de 28 mil metros quadrados no loteamento Colinas do Peró I, no Grande Jardim Esperança. Podemos sentir ventos da mudança chegando à Cabo Frio. Aguardem!

LÍDER NOVO NO CABO

O vereador Pedro Caju (PSL) é o novo líder do Governo na Câmara de Arraial do Cabo. A novidade foi passada ao Portal RC24h nesta sexta-feira (17) pelo chefe de Gabinete, Bernardo Alcântara, que nos enviou uma foto de Caju com o secretário de Governo, Thiago Félix. O anuncio, acima de qualquer coisa, surpreende. Ainda não se sabe o motivo da mudança de posto, que, até então, era exercido por Junior Chuchu (PV).

CAMARÃO QUE DORME…

Mas, uma coisa deve explicar a situação. Vide a imagem. Chuchu está se articulando (mas ainda no vem-não-vem) para se candidatar a deputado estadual nas eleições do ano que vem. Atualmente, é notável que o vereador passa mais tempo colocando chuchu no camarão do [Eduardo] Paes (PSD), na Capital, do que qualquer outra coisa, já que tem ido diversas vezes por semana acompanhar o prefeito do Rio. Ainda tem uma história de que ele foi convidado para atuar em uma secretaria na gestão carioca. Por conta disso, como diz o ditado que o pescador do Cabo bem conhece, camarão que dorme, a onda leva. Essa ausência constante de Chuchu nas articulações de Arraial, será que foi um dos motivos de ter sobrado para Caju? Até a tarde desta sexta-feira (17), Chuchu sequer sabia de substituição no cargo de líder de Governo e disse ao Portal RC24h que “não chegou nenhum ofício no Gabinete dele até agora”. Sextou, hein?!

ALINHAMENTO DE AÇÕES

A sexta-feira (17) começou com alinhamento de estratégias em São Pedro da Aldeia. O prefeito, Fábio do Pastel (PL) reuniu o secretariado em um café da manhã para acompanhar o andamento das ações de cada pasta. O trabalho conjunto e intersetorial foi destaque, segundo assessoria. Entre os temas abordados estão: Plano Plurianual (PPA), Lei Orçamentária (LOA) e o drive-thru de vacinação neste final de semana. Além da possibilidade de diálogo entre os secretários, o encontro também teve uma proposta motivacional aos representantes do executivo.

QUEM É O DOIDO?

Continuando em São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL) inaugurou, nesta quinta (16), a quadra poliesportiva da Escola Municipalizada Capitão Costa, no bairro da Cruz. O secretário de Educação, Elias Valadão também compareceu, além dos vereadores Mislene de André (SDD), Márcio Soares (PDT), Professor Jean Pierre (PODE), Franklin da Escolinha (CID) e Chimbiu (SDD), que fizeram aquele fotão. Mas aí, bateu aquela curiosidade… cadê os outros vereadores? Para averiguar por que os outros parlamentares não compareceram, e se isso tinha a ver com aquela onda de insatisfação no parlamento aldeense, que a gente tem ouvido falar com muita insistência. Escolhemos ligar para um vereador independente, o Isaías do Escolar (PROS), e o que ouvimos foi o seguinte: “Eu não vou bater palma pra doido dançar. Se fosse me chamar para inaugurar uma escola ou reforma de uma escola, tudo bem. Mas lá não tem escola, aquele prédio está totalmente sucateado. Chamaram a gente para inaugurar uma quadra? Aliás, uma vergonha para o município chamar aquilo de escola. Tenho certeza que Capitão Costa deve estar se revirando no caixão”, disparou Isaías, com zero de paciência.

QUASE DIRETOR ESCOLAR NEGOU O COVITE

A coluna do RC24h noticiou ontem sobre substituição de Fernanda dos Santos Magalhães, ex-diretora do Colégio Estadual Almirante Tamandaré, em São Pedro da Aldeia, retirada do cargo de diretora para dar lugar a Jomar Jotha de Souza, que nem é professor da unidade, mas teria ‘amigos poderosos’. E como sempre o tema logo ganhou repercussão. E o “bafafá” chegou aos lugares certos porque Jomar Jotha publicou nesta sexta-feira (17), nas redes sociais que recebeu um convite para a direção da escola em questão, mas ficou “sabendo depois que a diretora que estava não tinha sido comunicada pelos seus superiores”. Ele ainda afirmou que não concorda com isso e, por isso, voltou atrás e recusou o convite. Mesmo assim, parece que a Associação dos Diretores de Escolas Públicas do Estado (Aderj) tem mesmo que colocar os holofotes nessa distribuição de cargos para os “amigos do rei”. O Portal vai ficar atento a situação.

DOMINGO TEM JOGO EM IGUABA

Valorizar o esporte é a base de uma educação e saúde de qualidade. E procurando seguir nesse caminho, o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID) e a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Carla Valle entregaram nesta quinta-feira (16), uniformes contendo: camisa, short e meião, para as 14 equipes participantes do Campeonato Municipal de Futebol Amador de Iguaba, que começa próximo domingo (19), a partir das 9h30, com jogos simultâneos nos campos do Rodolfão, Vila Nova, Arrastão e Cidade Nova. O campeonato será 100% custeado pelo município e foi totalmente idealizado pela secretaria de Carla. O campeonato faz parte do Projeto Iguaba Ativa da SECTUR e tem o objetivo de estimular as práticas esportivas na cidade. Vantoil comentou sobre a doação dos uniformes. “Apoiar o futebol, em especial o campeonato de futebol amador, é investir no entretenimento e no lazer. Doar esses uniformes foi um investimento dentro das nossas condições, em nada prejudicou as outras áreas do nosso município “, salientou prefeito. Participaram também da entrega os vereadores Marcelo Durão (PL), Elifas Ramalho (PP), Luciano Silva (CID) e Marciley Lessa (PL). Todo mundo queria sair bem na foto, é claro!

SALÁRIO ANTECIPADO

Ainda em Iguaba Grande, os funcionários da Câmara têm motivos para sorrir neste fim de semana. O presidente da Casa, Balliester Werneck (CID), anunciou que o salário foi antecipado e já está na conta nesta sexta-feira (17). Saiu na frente cedo, hein? Sextou!

TRABALHO QUE SEGUE

De Armação dos Búzios, o trabalho segue o mesmo ritmo, intenso, à la Alexandre Martins (REP). O prefeito tirou uns dias de merecido descanso, já que não havia parado desde a campanha eleitoral, e passou o bastão para o vice, Miguel Pereira (PL). Enquanto Alexandre dá uma renovada na energia pelas terras de Cristiano Ronaldo, Miguel mantém os trabalhos a contento, nada mudou. Nesta quinta (16) e sexta (17), fez o tradicional atendimento na subprefeitura da Rasa, além de vistoriar obras que estão em andamento na cidade. Para acalmar os corações buzianos, achou por bem postar um vídeo, na noite desta quinta (16), direcionado aos moradores.

ESTRATÉGIAS PARA OS GRANDES EVENTOS

Uma comissão formada pelas secretarias de Cultura, Turismo, Comunicação, Segurança e Ordem Pública, Saúde, Serviço Público, Defesa Civil e Gabinete, esteve reunida nesta sexta-feira (17), no Espaço Zanine para traçar estratégias de organização dos três grandes eventos que acontecerão em Búzios nos finais dos meses de setembro e outubro. Festival da Sardinha e Circuito das Artes (24, 25 e 26/9) e Degusta Búzios (três últimos finais de semana de outubro). Segundo o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano, a proposta é a organização desses eventos. “Nós queremos que todos eles sigam os protocolos de Covid-19, que todo o entorno deles seja ordenado, precisamos fazer a logística do trânsito, da limpeza, da fiscalização, entre outros. Existe todo um trabalho de planejamento que foi realizado pela Secretaria de Cultura que inclui demanda para outras secretarias e hoje estamos passando para cada uma a sua responsabilidade”, disse.

(IN)SEGURANÇA ALIMENTAR

Ainda de Búzios, os pais de alunos estão reclamando que estão sem receber o Vale Card – auxílio alimentação de R$ 200,00 para reforçar o orçamento das famílias durante a pandemia, já que as aulas estavam suspensas e os estudantes, sem merenda. Acontece que o benefício foi suspenso com a retomada das aulas presenciais e a Prefeitura tem que estudar um novo modelo para trazer essa compensação de volta. Isso acontece porque está na lei deixada pelo ex-prefeito André Granado, conforme documento printado pela página Búzios da Depressão, que explica que a vigência dessa lei era apenas para esse recesso escolar por conta da Covid. O atual governo está tendo que se debruçar sobre essa situação para encontrar a solução. O prefeito Alexandre Martins (REP) tem interesse em resolver, más não dá para ser tão rápido quanto a população necessita. O jeito é esperar. Isso é um dado que também revela o empobrecimento da população em geral e como o mapa da fome tem crescido. Então, qualquer recurso que se introduza no orçamento dessas pessoas vale ouro, e para retirá-lo é um problema sério. E Búzios sofre com essa situação.

CLIMA DE TENSÃO

Quando o assunto em pauta é Eleições 2022, o clima de irmandade e fraternidade entre os 17 vereadores da base da prefeita Lívia Bello (PP) na Câmara de Araruama parece ir para as “cucuias”. Os parlamentares e seus candidatos pessoais para o posto de deputado federal acabaram meio que batendo de frente ao longo da sessão desta quinta-feira (16). O vereador Amigo Walmir (PP) fez menção ao pré-candidato dele, Max Lemos, e acabou menosprezando o colega de Câmara e também pré-candidato Russo (foto – Avante), que teve expressivos 21 mil votos na corrida por uma vaga em Brasília nas eleições passadas. O vereador Elói Ramalho (PSD) interveio e defendeu que haja, sim, um candidato a deputado federal em Araruama, por que não? “Não é porque eu tenho o meu que eu vou menosprezar o outro”, disse o parlamentar. O clima fechou. E olha que eleição é só ano que vem. Vai vendo…

DADOS DE MARICÁ

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT) recebeu nesta quinta-feira (16), o reitor da UFF, Antônio Cláudio de Nóbrega, e o presidente do Instituto Darcy Ribeiro, Romário Galvão. Na ocasião, os três firmaram um importante protocolo de intenções para geração de dados econômicos de Maricá. “É importante que nossas políticas públicas possam ser geradas com análise de dados e a parceria com a UFF é a construção disso”, pontuou Horta. O prefeito explicou que, além de metrificar os dados econômicos da cidade, com a execução da pesquisa de campo e índices próprios, “poderemos principalmente construir políticas públicas que beneficiem ainda mais a nossa população”.

RIOSTRENSES QUEREM O DETRAN

O vereador e ex-prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar (MDB) se reuniu na quarta-feira (15), com o Deputado Estadual Rosenverg Reis (MDB) para conseguir, de uma vez por todas, mudar a realidade do atendimento do DETRAN no município. No encontro estavam presentes o Secretário de Estado da Casa Civil, Dr. Nicola Moreira e com o Presidente do DETRAN, Sr. Adolfo Konder. A solicitação principal foi que uma solução definitiva para que inicie, em Rio das Ostras, o emplacamento de veículos. Carlos Augusto ressaltou que, quando foi prefeito em 2017, assinou um Convênio de Parceria com o DETRAN onde o Município cedeu a área e se comprometeu a construir um Galpão para abrigar veículos e utilitários para oferecer o serviço de emplacamento, evitando que munícipes de Rio das Ostras tenham que ir à Macaé ou Casimiro de Abreu para emplacar e fazer vistorias de seus veículos. Infelizmente, nada foi concretizado e o deslocamento dos moradores para essas questões é obrigatório. Vamos observar se o projeto acontece dessa vez. Os riostrenses agradeceriam.

MAIS SEGURANÇA PARA MACAÉ

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID) assinou na manhã desta sexta-feira (17), um termo de cooperação técnica para a implantação do Programa Estadual de Integração na Segurança (Proeis). Na prática, o Proeis permite que a Prefeitura de Macaé remunere policiais em folga para reforçarem a segurança local. Nas redes sociais, Welberth comentou: “Com isso teremos mais 16 PMs atuando diariamente em nossa cidade, ajudando a deixar nossa população mais segura”. No evento também estavam presentes o secretário de Segurança Alan de Oliveira, o Coronel Fábio, Comandante do 32° BPM e o vereador Luis Matos.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content