InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (17)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (17)

Magdala Furtado (PV) recebe deputada federal, Benedita da Silva, e o deputado federal, Lindbergh Farias, ambos do PT, em Cabo Frio; em Búzios, parece que relação entre Alexandre Martins e Leandro de Búzios estremeceu; Fábio do Pastel faz live esclarecendo medidas tomadas após a veiculação de fake News; em Arraial do Cabo, o clima pós aniversário ainda é de expectativa para as próximas inaugurações; Vantoil Martins (CID) anuncia recebimento de dois novos micro-ônibus para a Saúde; Sérgio Ribeiro explica lei de incentivo para eventos públicos; Fabiano Horta comemora vitória do Botafogo; Manoela Peres participa de lançamento da pré-candidatura de vereador em Saquarema... E muito mais!

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (17), começa por Cabo Frio, onde a prefeita Magdala Furtado (PV) recebeu a deputada federal, Benedita da Silva, e o deputado federal, Lindbergh Farias, ambos do PT, em seu gabinete. Conforme havíamos antecipado durante a semana, após a intervenção do PT na Executiva Municipal, o encontro certamente serviu para indicar o nome de quem vai assumir a secretaria de Obras do município. Carlos Augusto Gonçalves, o Cagur, deixa o comando e há informações de que ele vai assumir a Mobilidade Urbana. Com isso, o nome indicado por Benedita e Lindbergh vai cuidar da pasta e, possivelmente, a estratégia é pegar os recursos que o governo Federal vai destinar para o município e tentar fazer um milagre para que Magdala reduza sua rejeição e aumente sua intenção de votos, para participar de forma mais competitiva das eleições de outubro. Agora é aguardar para ver os anúncios oficiais. Por sinal, acontece na noite desta sexta-feira (17), no Colégio Sagrado Coração de Jesus, o lançamento da série documental que retrata a vida e a trajetória política de Benedita, considerada uma das figuras mais emblemáticas da política brasileira. Estaremos lá.

NÃO PASSOU BATIDO

A prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PV) postou em suas redes sociais uma homenagem ao Dia Internacional do Orgulho LGBTQI. Não passou batido. Dois vereadores que votaram pela derrubada do veto dela na lei que proibia condenados por racismo e homofobia de assumirem cargos de confiança e comissão na prefeitura, foram lá nos comentários deixar um recado. Rodolfo Machado (SDD) colocou um emoji de pensativo debochado. Já Davi Souza (PP), disse que “nas redes sociais ela é uma coisa e na realidade outra” com emoji derretido. Um internauta ainda lembrou que além do veto em questão, ela sancionou ano passado, uma lei que proíbe uso de linguagem neutra nas escolas e repartições municipais. Coitada! Não acerta uma. Falando nisso. A turminha dos “pelegos LGBTQI” de Magdala foi para rua nesta sexta-feira (último dia de uma semana tão emblemática) fazer um mutirão numa praça de Tamoios, para tentar melhorar a imagem, oferecendo aferição de glicemia, cadÚnico, emissão de documentos, vacina e “quitanda solidária”. Confundem defesa de cidadania (o que era para ter sido feito na sessão de terça-feira, na Câmara), com caridade. Estão virando um arremedo de Fundação Leão XIII ou casa de caridade? Os pelegos de Magdala estão perdidinhos. Perderam o trem da história irremediavelmente.

ELAS QUE MANDAM

Encontramos o Dr. Serginho (PL) no restaurante Village, na Vila Nova, que tem o melhor almoço com resenha política de Cabo Frio. E aí ele contou um pouco os bastidores da campanha eleitoral rumo à prefeitura cabo-friense. No encontro, Serginho revelou que a campanha dele está muito mais leve por causa de duas mulheres, que estão à frente dos trabalhos. Uma delas, coordenadora geral é a cunhada dele, Laura Azevedo, que foi uma executiva da Odebrecht, a outra é a esposa Aline Rabelo. O deputado rasgou elogios ao trabalho delas, falando como ela são competentes e organizadas. Ele disse ainda que isso tem sido o grande diferencial em comparação com a última campanha na eleição para prefeito. Elas já participavam, mas hoje são protagonistas totais, elas que comandam. A Laura, inclusive, é engenheira civil e além de ajudar na criação de um planejamento, ela já tem, por ser tão detalhista, um orçamento hipotético de quanto custaria resolver diversos problemas da cidade dos quais as pessoas vivem se queixando. Como exemplo: inundação, esgoto e mobilidade urbana. Essa moça é danada! Tamanha competência está facilitando não só o trabalho dele de ir pra rua, captar votos, mas também ajuda a deixar a cabeça dele mais fresca e acaba transparecendo isso nas redes sociais. É a presença da mulher, né? A prova disso foi a última reunião de mulheres que a campanha dele fez no distrito de Tamoios, que reuniu mais de mil mulheres, no Reduto da adversária Magdala Furtado (PV).

RELAÇÃO ESTREMECIDA

Em Armação dos Búzios, parece que subiu no telhado a junção política entre o prefeito Alexandre Martins (REP), e o pré-candidato a prefeito, Leandro de Búzios (SDD). Segundo nossa apuração, o pessoal de Alexandre diz que tudo depende do Leandro, e que estão aguardando o posicionamento dele. Já o grupo de Leandro diz que as coisas estão na mão de Alexandre. O fato é, que o casório que estava 99% acertado caiu para, no máximo, uns 30% de acerto. E outra, Rafael Aguiar (PL), que também é pré-candidato a prefeito, entrou na jogada com seu jeitinho de passar uma boa conversa e, pelo jeito, atrapalhou a união. Sabe aquela cena de casório em que os noivos estão se aproximando da celebração final e o juiz, ou o padre, pergunta se alguém tem algo a dizer, que diga agora, ou cale-se para sempre? Pois é, Rafael disse, e só não se sabe se vai realmente atrapalhar o casório, mas agora o clima é de ‘dois bicudos que não se beijam’, ‘deixa que eu deixo’, e assim as coisas vão andando… E agora? O que será que vai acontecer?

POBRE CIDADE RICA

O ex-secretário de Turismo de Búzios, Maycon Siqueira, que assumiu a pasta no governo Rafael Aguiar (PL), compartilhou nos seus stories uma postagem do jornal Folha de Búzios, dizendo que Búzios é a ‘pobre cidade rica’, tecendo inúmeras críticas por causa de um lixo acumulado. A gente foi apurar e o problema já foi resolvido. Segundo o pessoal do grupo do prefeito o Maycon anda pegando no pé, porque agora ele é oposição, evidentemente. E aí é o tal negócio, né? Como ele não está mais no poder, agora cabe a ele fazer as denúncias. Não só ele, mas como o Rafael Aguiar e o próprio Miguel Pereira, agora, que passaram para o outro lado, estão marcando em cima do governo de Alexandre. É o tal negócio, né?! Apesar de ter Alexandre voltado para a prefeitura, isso não significa que a cidade esteja vivendo momentos de paz política, pelo contrário. As disputas continuam mais acirradas do que nunca.

EVENTO NA CÂMARA

Ainda em Búzios, a Câmara Municipal sediou nesta sexta-feira (17) o evento “Na Trilha dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa”, organizado pela Comissão de Defesa do Direito do Idoso, sob a liderança de Niltinho de Beloca (SDD), seu vice-presidente. O encontro contou com a presença destacada de autoridades como a superintendente de Políticas para a Pessoa Idosa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Simone Tourino, a Secretária Municipal do Idoso, Patrícia Vital, a presidente do Conselho Municipal do Idoso, Marilda de Jesus, e o vereador Aurélio Barros (SDD). O objetivo central da iniciativa foi abordar os direitos da pessoa idosa e discutir o papel fundamental desempenhado pelo vereador e pelo Conselho Municipal do Idoso. Durante o evento, o vereador Niltinho de Beloca (SDD) relembrou a importância da Emenda à Lei Orgânica 21/2021, que determina que pelo menos 1% dos royalties do Petróleo sejam destinados ao Fundo Municipal do Idoso, visando fortalecer suas políticas públicas. Além disso, a participação ativa da assistência foi marcada por depoimentos emocionantes de frequentadoras do Centro de Convivência do Idoso, que compartilharam suas experiências e destacaram a relevância do CCI em suas vidas.

VAI DAR RUIM

Após um dia inteiro de comemoração e de uma festa linda celebrando os 407 anos de fundação de São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) teve que se unir com o advogado Pedro Canellas, para esclarecer as medidas tomadas após a veiculação de uma fake news que envolvia o nome dele e do ex-chefe de gabinete Moisés Batista. Pedro explicou que a justiça já determinou apagamento imediato da postagem nas redes e vai responsabilizar criminalmente autores. Dois deles já foram identificados: Sérgio Andrade e Moisés Obreiro foram citados na petição como os difusores iniciais do conteúdo manipulado por inteligência artificial. A juíza autorizou a quebra de sigilo telefônico e dados e já tem gente falando que “perdeu o telefone”. Já era! Vai dar ruim para quem fez e compartilhou. Crime de fake News dá até cadeia, além de inelegibilidade e cassação de mandato. A população teve discernimento e está solidária a Fábio, mas para além dessa esfera política, vale lembrar que essa fake é crime de homofobia também. Um tiro no pé, pegou muito mal. Não pensaram nem na esposa e filhos de Moisés. Desespero total da oposição que só rendeu críticas aos autores. Hoje preconceito tira voto. O Brasil é um dos países que mais mata LGBTQI e quem compactua com isso tem as mãos sujas de sangue. Não dá mais para usar a homofobia como artilharia contra adversários políticos. Tá ultrapassado, decadente. Vale mais a pena convencer o eleitor no talento, com propostas. Ou será que não conseguem? Toda nossa solidariedade a Fábio e que os responsáveis sejam devidamente punidos.

JORNADA FORMATIVA LGBTQIA+

Ainda em São Pedro da Aldeia, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Coordenadoria LGBTQIA e da Vigilância em Saúde, com apoio do Centro de Cidadania LGBT da Baixada Litorânea, vai promover uma jornada formativa LGBTQIA para agentes comunitários na próxima quinta-feira (23), às 13h, no plenário da Câmara Municipal. O encontro, com tema “Respeito, amor, diversidade e qualidade de vida”, sucede o Dia Internacional de Combate à LGBTIfobia, comemorado nesta sexta (17). A coluna lembra que em 2014 o grupo ‘Aldeia Diversidade’ trabalhou em favor de um Projeto de Lei que considerava a data também importante em âmbito municipal. Na época, com muita luta e pressão numa Câmara bastante conservadora, o grupo conseguiu aprovar e sancionar o PL – a qual, hoje, é a Lei Municipal 2.568 de 20 de novembro de 2014. Desde então, a comunidade tem respaldo para cobrar políticas públicas voltada para a população LGBTQIA, como essa que vai ocorrer.

MISTÉRIOS DO CABO

Em Arraial do Cabo, o clima pós aniversário ainda é de expectativa para as próximas inaugurações. O prefeito Marcelo Magno (PL) disse à coluna, que o anúncio das datas deve ser feito na terça-feira (21). Uma é o pronto-socorro de Figueira e a pavimentação das ruas do distrito. A expectativa é que a inauguração aconteça ainda nesse mês de maio. A gente também conversou com o secretário de Educação, o Bernardo Alcântara. Ele contou que na área da educação também vai ter bastante inauguração nesse primeiro semestre, como, por exemplo, o primeiro bloco da escola em tempo integral do Parque Público, que vai se chamar Escola Henrique Melman, em homenagem ao ex-prefeito cabista. Tem ainda, a creche do Morro da Coca-Cola, que se chama Estella Fraga e também uma pré-escola no Novo Arraial, que vai reinaugurar depois de ter passado por reforma. Tudo isso acontece no primeiro semestre. Já a Escola de Ensino Integral dos Distritos, ela deve acontecer para o segundo semestre. Todo mundo de olho no calendário eleitoral para poder fazer as entregas sem de respeitar a legislação, né?

PORROU NA LULA

Outra coisa, o prefeito Marcelo Magno e o secretário de Educação, Bernardo Alcântara, seguem êxtase ainda, e não deixaram de comentar com entusiasmo a repercussão que, segundo eles, foi extremamente positiva da volta do desfile cívico e da festa de celebração do aniversário de Arraial do Cabo. Eles ficaram impressionados com a repercussão positiva, como a rua ficou lotada até o fim do desfile, como as famílias compareceram, e os elogios nas ruas no dia seguinte, nos outros dias. Então, eles estão muito emocionados com a receptividade, e felicidade da população. Nem eles não tinham noção de quanto esse desfile era importante e quanto mexeu com a autoestima do povo cabista. Como diz o ditado local: “Porrou na Lula”.

ALDIR BLANC EM ARRAIAL

A Subsecretaria de Cultura de Arraial do Cabo deu início à implementação da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) – Aldir Blanc 2. Para isso, serão realizadas consultas públicas com o objetivo de colher sugestões e demandas dos artistas e agentes culturais locais sobre as formas de operacionalização da Lei no município. Os encontros acontecerão no Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo, amanhã e no dia 27 de maio, incentivando a participação da sociedade civil na tomada de decisões de formulação e definição de políticas públicas de cultura referentes à execução da Lei 14.399/2022. A iniciativa permite que seja feito um diagnóstico das demandas que servirão de base para a elaboração de editais e chamadas públicas.

ENTREGA DOS ÔNIBUS

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID), recebeu nesta quinta-feira (16) a entrega de dois novos micro-ônibus. Os veículos serão utilizados para transportar pacientes a outras cidades para consultas e procedimentos médicos de especialidades que não estão disponíveis no município. Os novos micro-ônibus são equipados com recursos destinados a garantir a segurança e o bem-estar dos pacientes durante o trajeto.

REUNIÃO NA SECTUR

O Secretário de Agricultura de Iguaba Grande, Vagnei Lessa, juntamente com o subsecretário Elias Marinho, realizou uma reunião na sexta-feira (17) na Sectur. O objetivo do encontro foi alinhar os preparativos para o evento em homenagem ao Dia do Agricultor. Esta celebração visa destacar a importância do agronegócio na economia brasileira e fornecer apoio aos profissionais do setor.

OFICINA DE MODA

A secretária da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável de Iguaba Grande, Cristiane Rito, anunciou nesta sexta-feira (17) o início da Oficina de Moda. O curso abordará temas como etiqueta social, passarela e postura. Além do aprendizado sobre o mundo da moda, as participantes irão trabalhar a autoestima e a autoconfiança, com impacto no bem-estar emocional e social. Os interessados em participar devem procurar a sede da secretaria da Pessoa Idosa e Envelhecimento Saudável.

LEI DE INCENTIVO

O pré-candidato a prefeito de Araruama, Sérgio Ribeiro (DC), utilizou suas redes sociais nesta sexta-feira (17) para abordar a questão dos eventos públicos. Em um vídeo divulgado enquanto montava um evento em Nova Friburgo, Ribeiro discutiu a percepção de que realizar eventos pode representar um gasto de dinheiro público, argumentando que, na realidade, é um investimento com retorno significativo. Ele destacou a aplicação da Lei de Incentivo e enfatizou que a prefeitura não desembolsou recursos financeiros para o referido evento, explicando detalhadamente o funcionamento desse mecanismo. Confira o vídeo acima.

NOVO DIRETÓRIO DO PL

A vereadora e pré-candidata a prefeita de Araruama, Penha Bernardes (PL), estará presente na próxima segunda-feira (20) na inauguração do diretório municipal do Partido Liberal (PL). O evento, marcado para as 19h na Avenida Getúlio Vargas, está planejado para receber todos os membros do partido, amigos e a população em geral. O espaço servirá como ponto central para discussões políticas na região, prometendo ser um fórum de debate político relevante ao longo de 2024. Espera-se a presença das principais lideranças políticas do PL, incluindo a prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL); o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL); o deputado federal Altineu Côrtes (PL); o deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, Doutor Serginho (PL); além de outras lideranças de Araruama que apoiam Penha. Os organizadores estão preparados para a possibilidade de grande público no evento.

BOTAFOGUENSE RAIZ

Em Maricá, o mais botafoguense dos prefeitos está numa alegria só. É que, após sete anos longe do mata-mata da Libertadores, o clube alvinegro venceu o Universitário nesta quinta-feira (17), no Monumental de Lima, no Peru, por 1 a 0, e garantiu a classificação. Assim, como não poderia ser diferente, Fabiano Horta (PT) foi transtornado para as redes sociais comemorar a vitória do clube e não deixou de alfinetar os que davam como ‘loucura’ a classificação do clube. “Cadê a rapaziada que disse que o Botafogo ia morrer na praia? Cadê? Levanta a voz.”, desafiou.

LANÇAMENTO DA PRÉ-CANDIDATURA

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (PL), esteve nesta quinta-feira (16) no bairro Boqueirão para o lançamento da pré-candidatura a vereador de Guilherme Pitico. O evento contou com a presença da pré-candidata a prefeita, Lucimar Vidal (PL), da vice-presidente da Câmara, Dr. Raquel (SDD), que também é pré-candidata a vice-prefeita, do ex-vereador Pitico Oliveira e do ex-prefeito Dalton Borges. O encontro teve como objetivo ouvir a população e discutir propostas políticas para as próximas eleições.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo