MAIS UM PRA CONTA
A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (17) começa por São Pedro da Aldeia. Conhecido como o “rei do pastel e do sushi” no município – tem gente que vem do Rio para experimentá-lo -, além de ser um dos empresários mais bem sucedidos da cidade, o prefeito Fábio do Pastel (PL), anda traindo suas raízes. Foi flagrado na noite desta quinta-feira (16) no Burger King, inaugurado na ocasião, quando fez questão de cumprimentar o empresário Ralph Bellas e a esposa dele. Brincadeiras a parte, Pastel, como se sabe, é mega focado em atrair investidores para a cidade, desde o início do mandato, e faz sempre questão de acompanhar tudo de perto, desde a primeira reunião até a inauguração. Sobre a experiência gastronômica, ele não fez rodeios. “O japonês é muito bom, o pastel também, mas um Burger King também é muito bom. Além de tudo, fui prestigiar o Ralph, que é um empreendedor também, com larga experiência. Tem que prestigiar o comércio também, né? A loja está muito bonita, bom atendimento. E não será um comércio só de verão, é pro ano inteiro. Além de tudo, abriu muitas vagas de trabalho, já que são dois turnos. Estive lá ontem e vou hoje de novo”, confessou o prefeito.
ROTEIROS TURÍSTICOS
Ainda sobre São Pedro da Aldeia, além de atrair novos investidores, Pastel segue incansável para ampliar o turismo local. Nesta quinta (16), ele participou de uma reunião da prefeitura com o Sebrae e empresários do setor, acompanhado dos secretários de Turismo, Claudia Tinoco, de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos, de Cultura, Thiago Marques, e de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, além do padre Monsenhor Guedes. Na oportunidade, foi apresentada a proposta do projeto “Agente de Roteiros Turísticos”, que visa desenvolver, criar e formatar o roteiro aldeense. O objetivo é fomentar a inovação e direcionar o trabalho para o turismo de experiência em conjunto, contemplando a diversidade das atrações turísticas e fortalecendo o destino com o novo roteiro ‘além praia’.
UERJ VAI LANÇAR EDITAL EM ABRIL
Agora sim, é oficial. A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) vai se instalar em Cabo Frio e já marcou o lançamento do edital para as provas de qualificação que antecedem o vestibular, e que são obrigatórias para quem pretende fazer o exame. A definição foi dada nesta sexta-feira (17), logo após uma reunião na Uerj, no Rio, que acontece um dia após a decisão judicial que determinou a imissão de posse do imóvel que vai abrigar a instituição. Serão oferecidos os cursos de Medicina (50 vagas), Ciência Ambiental (40) e Geografia (40).
“LEI ROUANET” DE SERGINHO
“Lei Rouanet” de Serginho: quem diria, hein? Já está valendo a lei de incentivo à cultura criada pelo deputado estadual Dr. Serginho, líder do governador Cláudio Castro (PL) na Alerj. A lei se assemelha muito à famosa Lei Rouanet, tão ‘satanizada’ pelos bolsonaristas. Quis a ironia do destino que fosse justamente o Dr. Serginho a criar uma lei muito semelhante. Sem dúvidas, essa iniciativa vai ajudar muito no desenvolvimento da cultura e do esporte em todo o estado do Rio de Janeiro, especialmente na Região dos Lagos. Vamos ver como os bolsonaristas vão receber isso. Já o pessoal da produção cultural, temos certeza de que vai adorar.
MINISTÉRIO DO TURISMO EM CABO FRIO
As secretárias de Turismo, Paula Pinheiro, e de Planejamento, Dhanyelle Garcia, além de integrantes da secretaria de Meio Ambiente, Guarda Marítima e Ambiental e Marinha acompanharam uma visita técnica do coordenador-geral de Mobilidade e Conectividade Turística do Ministério do Turismo, Matheus Linhares, para a elaboração de um anteprojeto de ampliação e melhoria da infraestrutura náutica. O município é um dos oito escolhidos em todo o Brasil e o único do estado para fazer parte do Projeto Infraestruturas Náuticas. Houve inspeção de barco e a pé, em praias. Segundo Linhares, entre os fatores para que o município tenha sido escolhido estão a quantidade de embarcações, a infraestrutura náutica existente, as belezas naturais e o trabalho de preservação ambiental. “Não se trata somente do desenvolvimento do turismo náutico, mas também da adoção de novas práticas de navegabilidade. Umas das metas é criar, ao longo do Canal Itajuru, até a Praia do Siqueira, pontos de táxis náuticos para facilitar a mobilidade da população e dos turistas, além de desobstruir o movimento de carros nas ruas. O objetivo é possibilitar, por exemplo, que uma pessoa saia da Passagem ou do Centro para chegar ao shopping por um táxi náutico”, explicou Paula Pinheiro.
ENGORDA DE PRAIA E OBRAS
Continuando em Cabo Frio, o secretário municipal de Obras, Vanderson Bento, contou à coluna que vai ter uma reunião, na próxima semana, com o vice-governador, Thiago Pampolha (UNIÃO), que é secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade, para tratar da engorda da praia das Palmeiras. Disse que está muito confiante que sairá com uma notícia positiva desse encontro. Outra informação é que a secretaria de Obras contratou efetivo maior, o que significa mais cinco equipes, totalizando sete para atuarem nas operações tapa-buracos e drenagem. Com isso, ele acredita que a situação da cidade vai melhorar sensivelmente nos próximos meses. Enquanto isso, Vanderson corre contra o tempo e tem trabalhado bem além do horário, como na última quarta (15), quando por volta das 22h estava no Jardim Esperança.
BAIXO INTERESSE
População de Cabo Frio vive se queixando de “onde está o dinheiro do município?” Então, o vereador da oposição, Roberto Jesus (MDB) convoca audiência pública para tratar da prestação de contas da Prefeitura, mas poucas pessoas compareceram. Organizada pela comissão de Finanças e Orçamento, o objetivo foi debater o parecer favorável (porém com algumas ressalvas) do Tribunal de Contas do Estado (TCE). O prefeito Bonifácio (PDT) não foi. O controlador-geral do município, Luiz Carlos Gama o representou. Jesus aproveitou a oportunidade e questionou as emendas impositivas da Câmara que não foram aplicadas. São cerca de R$ 7,5 milhões. Luiz ficou de trazer resposta ao paradeiro desses recursos durante a próxima semana. Já sobre as ressalvas do TCE, os representantes do governo também ficaram de comprovar os pontos solucionados nos próximos dias. Cabe salientar que essa foi a primeira vez que a comissão de Finanças realiza esse tipo de prestação de contas, que embora esteja prevista na Lei Orgânica, nunca foi cumprida. A pergunta que não cala: o não cumprimento das emendas impositivas pode caracterizar improbidade administrativa? Há quem aposte que sim.
RISO FÁCIL
Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) prestigiou a posse, nesta quinta (16), do novo secretário de Turismo, Cristiano Marques, o Tutu, acompanhado também do subsecretário da pasta, Maycon Siqueira. E pelo riso fácil dos três, dá para perceber que o clima está leve. Além disso, nas redes sociais os comentários sobre Tutu assumir o Turismo foram vários e positivos. A ideia inicial, que era colocar o vereador Gugu de Nair (UNIÃO), que teve que ser mudada, acabou vindo de encontro aos interesses da população e, principalmente, do trade turístico.
TÁ TUDO BEM
E essa troca feita por Alexandre Martins no Turismo, ao que parece, não afetou em nada as relações do legislativo com o executivo. Tanto é, que nesta sexta-feira, o secretário de Governo de Búzios, Marcus Vallerius, o Marcão, fez uma reunião com vereadores, incluindo o Gugu de Nair. Pelo sorrisão da turma, tá tudo bem.
COMPENSAÇÕES AMBIENTAIS
Um relatório técnico da secretaria do Ambiente e Urbanismo de Búzios embasa inquérito e possível Ação Civil Pública coordenada pelo Ministério Público Federal para que o município seja incluído nos Estudos de Impactos Ambientais decorrentes da exploração de petróleo no campo Pargo, na Bacia de Campos, para receber as devidas compensações ambientais. O relatório foi formulado por meio do modelo de dispersão oceanográfica de efluentes industriais, envolvendo ventos e correntes predominantes como a Corrente do Brasil e demonstrou riscos explícitos para o litoral de Búzios e outras cidades, relacionadas à atividade de exploração tanto rotineira quanto acidentária de petróleo. Inicialmente, Búzios ficaria de fora dessas compensações previstas no Estudo de Impacto Ambiental da empresa que realiza a operação no local. De acordo com o secretário da pasta, Evanildo Nascimento, em caso de qualquer acidente, a cidade ficaria de fora de quaisquer benefícios relacionados ao tema. “A inclusão de Búzios no EIA permitirá que o município receba as compensações ambientais determinadas por lei. A empresa alegava que Búzios e as demais cidades da região não estavam no raio de interferência caso houvesse algum potencial acidente, o que foi refutado pelo nosso relatório técnico”, disse o secretário.
PROJETOS NO TURISMO DE ARRAIAL
O destaque de Arraial do Cabo nesta sexta (17) é sobre Júnior Chuchu. É que ele foi o primeiro secretário de Turismo entre todas as cidades do Rio de Janeiro a se reunir com Gustavo Tutuca – como demos aqui na coluna anterior -, secretário estadual da pasta, para discutir um projeto, que ainda será lançado, de financiamento para ações que fomentarão o turismo em cidades do interior. Ele explicou que, no próximo mês, irá apresentar três projetos para Tutuca. O primeiro é um pórtico para Pernambuca, com intuito de melhorar o turismo nos outros distritos de Arraial e evitar a superlotação no centro. O segundo é um terminal rodoviário fora da área central da cidade, visando melhorar a mobilidade urbana. E, por fim, o terceiro é um anel turístico que será um terminal de embarque e desembarque para vans e ônibus de excursão, garantindo mais mobilidade e evitando congestionamentos, principalmente na alta temporada. Chuchu conta que está animado e feliz com as possibilidades que esses projetos trarão para a cidade. Ele fez questão de lembrar, ainda, que tudo isso está sob as bênçãos de Junior Arruda, assessor de Tutuca e cabista de coração.
BANDEIRA AZUL
Iguaba Grande está cada dia mais perto de conseguir o certificado Bandeira Azul, que atesta, internacionalmente, a qualiidade das praias. O grupo de trabalho do Comitê Gestor da cidade tem até o dia 27 de abril para enviar as informações para a coordenação do programa, com objetivo de dar encaminhamento à Praia de Ubás como candidata à Bandeira Azul 2023/2024. Mas antes disso, no dia 18 de abril, haverá nova reunião para alguns ajustes. O comitê é formado por representantes das secretarias de Meio Ambiente, Obras e Serviços Públicos, Agricultura e Pesca, Turismo, Ordem Pública, Guarda Ambiental, Colônia de Pescadores, além da Prolagos e empresas de consultoria.
À ESPERA DE UMA LIMINAR
Ainda sobre Iguaba, está repercutindo à beça a condenação à perda do mandato do vereador Elifas Ramalho (PP), por conta de seu partido ser acusado de fraude a cota de gênero. Além de ter sofrido o baque com a perda do irmão num atentado em que ele também poderia ter morrido, o parlamentar agora luta por uma liminar que o mantenha no cargo, mas a situação é bastante complicada.
MAIS UM
E as condenações do TRE por fraude eleitoral à cota de gênero seguem na Região dos Lagos. Desta vez, em Araruama, onde o Partido dos Trabalhadores teve anulados todos os votos obtidos nas eleições de 2020, atingindo em cheio o vereador Sargento Raimundo. A decisão também vale para o presidente da legenda, André Luiz Bernardes, declarado inelegível por oito anos a contar do pleito subsequente às eleições de 2020. O TRE barrou o Recurso Especial impetrado pelos réus. De acordo com a Ação de Investigação Eleitoral, proposta pelo Ministério Público Eleitoral, o PT forjou candidaturas fictícias femininas nas eleições municipais de Araruama.