InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (17)

Alexandre Martins mexe no secretariado; A resolução do dia caótico no transporte em Maria Joaquina; José Bonifácio entrega quadriciclo para segurança no Peró; Serginho vai fazer o L? Vantoil Martins comemora sucesso de farmácia em Iguaba; Fábio do Pastel de olho na estrutura do Carnaval; Marcelo Magno anuncia novidades em Arraial; Vereadora de Araruama de olho na criação de cargos comissionados... E muito mais!

RODÍZIO BUZIANO

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (17) começa por Armação dos Búzios com novidade em primeira mão sobre o secretariado do prefeito, Alexandre Martins (REP). O chefe do Executivo optou por fazer uma troca entre os titulares das secretarias de Governo e Serviços Públicos. Com isso, Marcus Vallerius, o Marcão, homem da mais extrema confiança de Alexandre, assume a pasta do Governo. Enquanto o ex-presidente da Câmara de Búzios Leandro Pereira será o novo titular dos Serviços Públicos. As mudanças, já confirmadas, passam a valer após publicação em Diário Oficial.

CONFLITO COM TRANSPORTE

Por falar em Búzios, o município viveu uma situação de impasse intensa desde o começo desta sexta-feira (17) por conta do transporte público através do serviço de vans. Isso porque uma das cooperativas optou por suspender o itinerário que passava pelo bairro Maria Joaquina, gerando uma situação bem desgastante. Segundo consta, traficantes do bairro cabo-friense estavam fazendo ameaças aos permissionários. O prefeito de Búzios, Alexandre Martins, se debruçou sobre o assunto ao longo do dia e disse à coluna que a situação já foi totalmente contornada. O alcaide esteve reunido com o Cel. Leonardo Oliveira e a Polícia Militar está reforçando o policiamento na região e investigando essas intimidações. Vale ressaltar que o bairro do problema fica em Cabo Frio, mas impacta Búzios por conta da integração entre a cidade e a localidade. Desde cedo, Alexandre já tinha o prefeito cabo-friense, José Bonifácio (PDT), à disposição para tratar do assunto.

ENTREGA DE QUADRICICLO

Por falar em José Bonifácio, o prefeito de Cabo Frio entregou, nesta sexta-feira (17), um quadriciclo novo, adquirido pelo município, para reforçar a segurança na Praia do Peró. O objetivo é aumentar a frota disponível para atender as adjacências do local. A entrega do veículo foi acompanhada pelo secretário de Direitos Humanos e Segurança, Ruy França, e representantes do trade turístico da região, como Carlos Cunha. Em nota enviada à coluna, Ruy disse que a chegada do veículo é “uma conquista para a Guarda Marítima e Ambiental, mas quem ganha com esse reforço é a população de Cabo Frio”. Segundo o secretário, com o veículo, os agentes conseguem cobrir uma área muito maior em um tempo bem menor. “O quadriciclo trafega com facilidade na areia e oferece mais mobilidade e rapidez no deslocamento dos nossos agentes. Com isso, o nosso tempo de resposta diminui bastante”, afirmou Ruy.

CONDENAÇÃO POR RACHADINHA

Em Cabo Frio, o vereador licenciado e atual secretário municipal de Obras, Vanderson Bento, e o pai dele, o ex-deputado estadual Silas Bento, foram condenados pelo esquema de ‘rachadinha’ na Alerj, a 10 e 17 anos de prisão, respectivamente. Essa é a primeira sentença no Estado que acontece pelo esquema que envolve funcionários-fantasma, devolução de parte do salário e desvio de dinheiro público. A investigação do Ministério Público indica que o esquema de rachadinha praticado por pai e filho teve início em 2017, logo quando Silas Bento tomou posse na Alerj (leia a matéria na íntegra). Conversando com alguns advogados sobre o caso, eles consideraram ‘dura’ a sentença. A defesa dos Bento informou que eles recorrem em liberdade até a última instância e estão confiantes em reverter a decisão.

VAI FAZER O L?

O deputado estadual Dr. Serginho conseguiu aprovar uma lei na Alerj que cria a Empresa Amiga da Cultura, conforme você já viu no Portal RC24h nesta quinta-feira (16). No entanto, o projeto teve uma repercussão imensa na região. Isso por conta da similaridade apontada entre ele e a Lei Rouanet. Serginho é um dos principais representantes do bolsonarismo na Região dos Lagos. Logo, a proposta dele ser considerada quase que um copia e cola da lei de incentivo à cultura tão criticada pelos bolsonaristas, chama muita atenção. Teve quem comentasse, inclusive, que apoiador do ex-presidente amigo da cultura é novidade. A gente lembra que Serginho tem, em seu histórico, outras posturas “transgressoras” da corrente ideológica de seu grupo político, como a cruzada para trazer a UERJ para a Região dos Lagos, uma vez que seus correligionárias dizem que universidade pública é local de balbúrdia. Além disso, Serginho passou até o Réveillon de vermelho. Tem gente por aí que já está perguntando se ele vai fazer o L também.

PROSPERIDADE À LA IGUABA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), esteve, nesta sexta-feira (17), visitando uma unidade de uma rede farmácia inaugurada na cidade no dia anterior. Além de fazer suas compras, o chefe do Executivo municipal foi recebido pelo gerente regional das Drogarias Pacheco, Rodrigo Rocha, e pela gerente de grupo de lojas da empresa, Helen Moco. Em conversa com o alcaide, Rodrigo destacou que Iguaba teve o melhor primeiro dia de vendas entre as mais de 1.400 filiais da loja espalhadas por todo o país. Isso, é claro, já fez o prefeito sorrir de orelha a orelha. Afinal, na visão de Vantoil, significa prestígio da cidade, aquecimento da economia, melhor arrecadação e consequente maiores investimentos. Além disso, à coluna, Martins revelou que existe uma grande rede de supermercados que está em tratativas para se instalar no município. Ele optou por ainda não falar qual, mas, pela expectativa, tem coisa boa por aí.

DE OLHO NA ESTRUTURA

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) passou a sexta-feira (17) acompanhando os últimos preparativos para montagem da estrutura que vai receber os shows de Carnaval no município. Ao longo dos próximos dias, a cidade vai receber apresentações da banda Pique Novo, do sambista Tiee e a bateria da Estação Primeira de Mangueira. A gente lembra que São Pedro da Aldeia tem toda uma tradição de carnaval de rua e a taxa de ocupação hoteleira da cidade está girando em torno de 85%, de acordo com a secretária de Turismo, Claudia Tinoco. Expectativa de festão por lá, viu?

IFRJ NA ALDEIA?

A Prefeitura de São Pedro da Aldeia recebeu, nesta semana, representantes da secretaria Estadual de Educação para debater a implantação de um núcleo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ) no município. O objetivo é facilitar o acesso da população aldeense a cursos relevantes, oferecendo mais opções de qualificação acadêmica e profissional. O encontro foi conduzido pelos secretários de Desenvolvimento Econômico, Claudio Viviani, e de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro. Também participaram da reunião o superintendente estadual de Educação, Reinaldo Costa, e o diretor regional da Baixada Litorânea, Jorge Paes, além do diretor de Desenvolvimento Econômico, Sandro Bouth Guedes, e dos chefes de setor e de divisão da Secretaria de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Gilcimar Valle e Vanusa Arruda, respectivamente. A gente lembra que o município também entrou na luta para sediar a Uerj na Região dos Lagos. Será que vem aí?

FIRJAN EM SÃO PEDRO

Por falar em São Pedro, a Prefeitura também deu início às tratativas com a Firjan para viabilizar a construção de um polo profissionalizante no município. Em reunião realizada na quarta-feira (15), na sede da secretaria de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, as partes dialogaram sobre o local do prédio e cursos profissionalizantes que serão oferecidos à população no espaço. Participaram do encontro os secretários de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani, e de Agricultura, Abastecimento e Trabalho, Thiago Ribeiro, o coordenador de Educação Profissional da Firjan, Bruno Aguiar, o gerente de Operações Leste Fluminense, Ricardo Pereira, o gerente executivo regional, Anderson Carolo, além da equipe de engenharia e segurança.

ESCOLA DE NOVO ARRAIAL

Em Arraial do Cabo, o discurso do prefeito Marcelo Magno (PL), durante a inauguração do posto de Saúde Hermes Barcellos, nesta quinta (16), teve uma repercussão pra lá de positiva e deu o que falar. Além das alfinetadas nos governos anteriores, Marcelo fez uma rápida prestação de contas do último ano e as previsões de 2023. “Arraial está tendo outra visão de processo. Quando vou em outras cidades, eu escuto: ‘Marcelo, seu trabalho tá bonito’. Mas a gente tem que continuar trabalhando, precisamos matar um leão todos os dias”, disse ele. Uma das novidades anunciadas foi o início de obra na escola do distrito Novo Arraial, após o Carnaval. “Só estamos começando”, declarou. A aposta é que a escola, de Ensino Fundamental I e II, será referência para toda a Região dos Lagos. Contará com salas de aula modernas, equipadas com ar condicionado e internet, refeitório, horta, quadra poliesportiva coberta e amplo pátio para recreação e atividades escolares. A estrutura terá total acessibilidade, além de ser 100% sustentável com energia solar e captação de água de chuva para reúso.

PARTIDO DA PREFEITURA?

A vereadora de Araruama Penha Bernardes (PL) está de olhos bem abertos sobre um Projeto de Lei que tramita na Câmara. Trata-se da criação de 33 novos cargos comissionados. De acordo com o vídeo publicado pela parlamentar nesta quinta-feira (16), 19 deles são na Educação. A vereadora lembrou que a prefeita Lívia de Chiquinho (PP) se recusou a pagar os reajustes do magistério de 33% no ano passado e de 15% neste ano. Penha foi além e afirmou que o interesse que o município tem é de criar quase que um partido político dentro da Prefeitura. Isso porque, nas palavras da vereadora, o ex-prefeito e primeiro-cavalheiro, Chiquinho da Educação (UNIÃO), briga com todo mundo, então, estaria querendo usar a máquina para fazer esse movimento político. Disse ela que vai ficar de olho em cada nomeação dos cargos a serem criados.

SOUBE APROVEITAR?

O vice-presidente nacional do PT e deputado federal Washington Quaquá teve a chance de se explicar quanto a foto com o deputado federal Eduardo Pazuelo (PL) e a truculência com a qual tratou os críticos da postagem nas redes sociais. No entanto, ao vivo na GloboNews, Washington Siqueira preferiu fazer reiterados ataques à TV Globo por conta da situação de parcialidade da emissora na época da Lava Jato contra o atual presidente Lula (PT) e falar sobre a postura de diálogo que tem que ter, dizendo que a esquerda não pode fazer o mesmo jogo da direita. O ex-prefeito de Maricá afirmou que as prioridades devem ser as pautas do governo atual e que ele vai conversar com todos os parlamentares. Além disso, Washington fez quase que uma defesa de Eduardo Pazuelo, dizendo que toda a responsabilidade sobre a condução da Pandemia de Covid-19 na época em que o general era ministro da Saúde era do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Em suma, Quaquá deixou o gostinho em quem viu a entrevista de alguém que falou muita coisa, sem dizer nada tão relevante assim.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo