BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (17)

A frustração do feriado de Corpus Christi em Cabo Frio; Magdala fechada com Júlio Lopes; filho de André Ceciliano visita Região dos Lagos e almoça com Vantoil; Alexandre Martins confere tapetes de sal em Búzios; padre de Arraial do Cabo nega animosidade com Marcelo Magno; Renatinho Vianna tem condenação anulada; Fábio do Pastel prestigia os tapetes de Corpus Christi; a expectativa em Saquarema pelo Mundial de Surfe; o 'fora Lívia' nas ruas do Centro de Araruama em pleno feriado; e muito mais...

1671

FERIADÃO EM CABO FRIO

Era uma vez um feriadão prolongado com tudo para dar certo na maior cidade turística da Região dos Lagos, com direito até a exposição estadual de cavalos. A abertura deste páragrafo em formato de conto de fadas é porque a expectativa não passou disso mesmo. A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (17) começa por Cabo Frio em tom de frustração e sensação de cidade vazia. O feriado de Corpus Christi na quinta (16) foi sobretudo tranquilo (até demais) na região central do município e o prefeito, José Bonifácio (PDT), chegou até, ao lado do secretário de Segurança e Direitos Humanos, Ruy França, a acompanhar os tapetes de sal confeccionados na cidade.

COM EX NÃO SE MEXE

A Prefeitura chegou a dizer que a ocupação hoteleira para o feriado estava aquecida, batendo acima de 70%, mas foi longe do que se viu. Com ex, não se mexe. Nesse caso, o antigo titular da secretario de Turismo Carlos Cunha reassumiu a presidência da Associação de Hóteis da cidade e, coberto de razão, lembrou dados que só poderia ter quem já esteve no posto público. Logo no começo do feriado, acionou a assessoria de imprensa da associação, em um networking muito bem feito, e apontou uma taxa de ocupação em ínfimos 25%. O empresário disparou contra a falta de um calendário de eventos conciso e atrativo. Além, é claro, de um decreto proibindo a circulação de ônibus na cidade sem qualquer aviso prévio. Carlos só reforçou o que já disseram figuras como Juarez Lopes e Bebeto Cardozo, José Bonifácio não planeja, toma medidas sem estudar, sem diálogo. Além disso, colocou no lugar do tarimbado Carlos Cunha no comando do Turismo, Katyuscia Brito, uma pessoa de fora da área, que, talvez, não tenha conseguido calcular rotas e formular estratégias que o período necessitava. Aparentemente, estava mais preocupada com a Exposição do Mangalarga Marchador na Fazenda Campos Novos. Agora vamos ver o que será dos próximos feriados. Errar é humano, mas permanecer no erro…

FECHADA COM JÚLIO LOPES

A vice-prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL), realmente fechou apoio a pré-candidatura do deputado federal Júlio Lopes (PP) à reeleição. Nesta quinta-feira (16), inclusive, o parlamentar anunciou que vai levar quatro passarelas para o distrito de Tamoios. Já nesta sexta (17), Furtado e o vereador cabo-friense Vinicius Corrêa (PP) foram acompanhar uma agenda de Júlio em Mesquita, com o prefeito, Jorge Mesquita (PL), que conseguiu uma visita do ministro da Saúde, Dr. Marcelo Queiroga. A foto mostra: Magdala é Júlio. Para você ver… O PDT, de José Bonifácio, tem Davi Souza como pré-candidato a deputado federal e Janio Mendes a estadual. Mas Magdala não quer saber nem de um, nem de outro. Vai vendo…

TUDO OK COM ZÉ

Apesar de fechar com Magdala, a relação de Júlio Lopes com o prefeito de Cabo Frio não está, de forma alguma, abalada. Os dois mostram não ter o menor problema um com o outro e frequentemente participam de agendas juntos em prol da cidade, como em ações de asfaltamento, por exemplo. A política entre eles é feita de forma bem pragmática mesmo, tanto que os dois estiveram juntos no camarote do prefeito na Expo do Mangalarga Marchador nesta quinta-feira (16).

REUNIÃO CHEIA

O deputado estadual Dr. Serginho (PL) participou de mais uma reunião política bem sucedida (lê-se cheia) em Cabo Frio na última quarta-feira (15). Desta vez, o encontro foi promovido por Átila da Ótica e também contou com a participação do deputado federal Chiquinho Brazão (Avante). Serginho está com a corda toda mostrando todo seu potencial, não só em Cabo Frio, mas na região como um todo. Em Arraial do Cabo mesmo, está bombando. Informações recebidas pela coluna dão conta de que o Cabo todo está com ele. Vai vendo…

HELOÍSA NO RC CAST

A ex-senadora de Alagoas Heloísa Helena (REDE), que é pré-candidata a deputada federal pelo Rio de Janeiro, será a entrevistada do próximo RC Cast, o podcast do Portal RC24h, na semana que vem. Heloísa, quando candidata a presidência pelo PSOL em 2006, teve 2 milhões de votos no Estado, seu melhor resultado no país. É por isso que as expectativas são grandes dentro do partido atual, a Rede Sustentabilidade, para sua eleição em outubro. Helena está percorrendo os municípios do Rio para refrescar a memória do eleitor e dado entrevista aos mais diversos veículos. Será um prazer recebê-la para falar de trajetória política e cenário atual, em especial, com as tragédias recentes envolvendo o indigenista Bruno Pereira, o jornalista britânico Dom Phillips e os povos originários – que sempre tiveram o apoio do Heloísa. Não dá para perder. Fiquem atentos.

ALMOÇO BADALADO

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), almoçou nesta quinta-feira (16) com Andrezinho Ceciliano (PT), filho do presidente da Alerj, de mesmo nome. O anfitrião foi o vereador iguabense Elifaz Ramalho (PP). O colega dele de Câmara Paulo Rito (CID) também marcou presença. Outras pessoas presentes foram o professor de jiu-jitsu Getúlio Reis e os assessores da Alerj, Rodolfo e Marquinhos. Andrezinho esteve na Região dos Lagos até a manhã desta sexta (17).

CONFERIU TAPETE DE SAL

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), ficou todo feliz de ver o retorno da tradição dos tapetes de sal no município nesta quinta-feira (16). De chinelão e bermuda, acompanhado do secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano Lorenzi, o chefe do Executivo foi às ruas conferir os trabalhos e os elogiou nas redes sociais. “Búzios tem essa tradição que foi interrompida por dois anos por conta da pandemia, mas graças a Deus este ano voltamos com a linda festa e o nosso povo ocupou a Avenida José Bento Ribeiro Dantas com belíssimos tapetes de Sal coloridos, manifestando fé e amor às nossas tradições”, escreveu o prefeito. Alexandre também parabenizou padre Cosme por “ser um grande incetivador das nossas manifestações de fé e cultura”.

INTRIGA DA OPOSIÇÃO

A turma do beco da fofoca, em Arraial do Cabo, da oposição de Marcelo Magno (PL) ficou em polvorosa com um comentário feito pelo padre Helcimar Sardinha em uma missa no começa da semana. A manchete que circulou nos grupos de WhatsApp era que o pároco havia “perdido a paciência com o prefeito”. A coluna procurou o líder religioso nesta sexta-feira (17) e ele negou qualquer animosidade com Marcelo. “Eu apenas comuniquei à paróquia que a Prefeitura não poderia nos ajudar mais na Festa do Sagrado Coração de Jesus. Parece que distorceram feio minhas palavras. Inclusive ontem, só conseguimos fazer a Festa de Corpus Christi com o apoio do prefeito”, esclareceu Padre Helcimar. Foi a Prefeitura que, segundo o pároco, forneceu todo o sal, fez marcação das quadras, a segurança, e ainda mobilizou a secretaria de Serviços Públicos para prestar apoio na retirada dos materiais.

CONDENAÇÃO RETIRADA

O ex-prefeito de Arraial do Cabo Renatinho Vianna conseguiram mais uma vitória na Justiça nesta semana. Na terça-feira (14), o plenário do TRE/RJ deu provimento aos Recursos Eleitorais dele por 7 X 0 e retirou a condenação por abuso de poder político e econômico, julgando improcedentes as ações eleitorais. Os advogados de defesa de Renatinho avaliaram que a condenação em primeira instância era “demasiadamente pesada diante da fragilidade das provas trazidas ao processo”.

PREFEITO NAS RUAS

Em São Pedro da Aldeia, o feriado de Corpus Christi nesta quinta-feira (16) também teve prefeito na rua. O chefe do Executivo Fábio do Pastel (PL) chegou até a fazer uma breve transmissão ao vivo mostrando os tapetes de sal preparados pela população nas ruas do Centro do município. O prefeito elogiou os trabalhos e convidou a população para conferir pessoalmente. O vereador Márcio Soares (PDT) chegou a aparecer na live de Fábio.

CONTAGEM REGRESSIVA

Lá em Saquarema, as expectativas estão gigantescas com a proximidade do Oi Rio Pro, etapa do Campeonato Mundial de Surfe na cidade. O evento, que reúne atletas e público do mundo inteiro, será realizado entre os dias 23 e 30 de junho. Comerciantes e empresários da rede hoteleira da cidade estão bastante confiantes com o aumento do fluxo econômico que promete movimentar uma média de 40 mil pessoas por dia nas areias da Praia de Itaúna. Uma prova disso é a média de ocupação hoteleira que já está com a capacidade elevada, com pousadas e hotéis com 100% das acomodações ocupadas há pelo menos um mês. “Além de levarmos ainda mais o nome de Saquarema para o mundo, movimentaremos não só a economia do nosso município, como de toda a Região do Lagos. É a consolidação do nosso município como a Capital Nacional do Surfe”, disse a prefeita, Manoela Peres. A World Surf League, com o apoio da Prefeitura de Saquarema, está preparando uma extensa programação de atividades ao longo desses dias.

CORPUS CHRISTI EM ARARUAMA

Quem também acompanhou a programação de Corpus Christi foi a prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP). Ao lado do esposo, a chefe do Executivo publicou fotos nas redes sociais da noite desta quinta-feira (16). Tinha muito tapete de sal pelas ruas do Centro, um mais bonito que o outro, mas um deles certamente teve potencial de fazer a prefeita sair da bênção que deve ter conseguido na missa na Praça Menino João Hélio. Pelo visto, vide a imagem acima, a popularidade da realeza araruamense não anda em seu melhor momento, hein?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui