BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (14)

Manoela Peres e Lívia Bello saem na frente para vacinar crianças; Zé Bonifácio escolhe novo titular da Administração e ganha uma 'chamada' da vice Magdala; Decreto de Alexandre Martins define critérios do Carnaval; Vantoil Martins comemora pregão e curte a filhota; Marcelo Magno faz alerta na rede e novos secretários são aprovados; Dr Serginho comemora projeto revolucionário... E muito mais!

1429

MULHERES SAEM NA FRENTE

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (14) começa não por uma, mas por duas cidades: Saquarema e Araruama. É que, mais uma vez na pandemia, as mulheres saem na frente. As respectivas prefeitas, Manoela Peres (DEM) e Lívia Bello (PP) foram as primeiras da Região dos Lagos – exceto Maricá (que começou hoje) – a anunciar a vacinação de crianças de 5 a 11 anos. Ambas as cidades começam já na segunda-feira (17). Em Araruama, serão imunizadas as meninas de 11 anos, enquanto Saquarema deve vacinar ambos os gêneros com 11 anos de segunda até sexta (21). Isso revela o quanto as mulheres são mais preocupadas. Só uma mulher sabe o que é pegar um filho queimando em febre e sair desesperada atrás de um atendimento emergencial. E, pensando nisso, esse sentimento bate melhor nas mulheres e elas manifestam mais essas preocupações. Até por isso, muitas vezes, são vistas de maneira mais radical, com uma postura mais dura do que os homens, pelo fato de serem mães e saberem dessa dificuldade enfrentada diante de um filho doente.

____________

PESQUISA MOSTRA URGÊNCIA NA VACINAÇÃO

Falando em vacinar crianças, uma pesquisa realizada pela Fundação Sistema Estadual de Análise de Dados de São Paulo lança luz sobre o futuro da vacinação contra a Covid-19 de crianças com idades entre 5 e 11 anos – grupo para o qual a Anvisa liberou o uso de uma versão adaptada da vacina da Pfizer. De acordo com o levantamento, 84% dos paulistas responsáveis por meninos e meninas planejam vaciná-los. A pesquisa ainda mostra que as mulheres (89%) têm mais propensão do que os homens a levar as crianças para vacinação (76%). Entenderam a questão?

FESTAS PRIVADAS PROIBIDAS

Por falar em Saquarema, em decreto publicado nesta quarta-feira (12), a Prefeitura proibiu shows e eventos musicais em locais privados de acesso ao público, como clubes, casas de shows, casas de festas, boates e danceterias. A única atividade permitida nesse sentido é a realização de música ao vivo ou mecânica em bares e restaurantes. A medida complementa o decreto da semana passada, que suspendeu a realização do Carnaval no município.

JÁ MUDOU DE CARGO

A passagem do ex-vice prefeito de Araruama Anderson Moura (esq.) como secretário de Desenvolvimento Econômico de Saquarema não foi das mais longevas. No Diário Oficial divulgado nesta sexta-feira (14), Anderson foi “exonerado a pedido do cargo”. Em portaria na mesma publicação, ele foi nomeado como Diretor de Trabalho e Renda, vinculado à secretaria de Desenvolvimento Social do município. Interinamente, o responsável pelo Desenvolvimento Econômico será o ex-prefeito Antônio Peres, que vai acumular a função com a atual dele: secretário de Educação.

ESCOLHA DEFINIDA

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), enfim escolheu o novo titular da secretaria de Administração, que estava sendo interinamente comandada pela secretária de Fazenda, Dani Mendes. O escolhido foi o professor Paulo Baía, que atuava como presidente da Comissão do Bicentenário da Prefeitura. A nomeação já foi publicada em Diário Oficial nesta quinta-feira (13). A secretaria de Administração estava com Dani desde um pouco depois de Ruy França ser nomeado para assumir a secretaria de Direitos Humanos e Segurança.

DEU UMA CHAMADA NO ZÉ

Ainda de Cabo Frio, a vice-prefeita Magdala Furtado (PODE), que quase não se pronunciava ou sequer aparecia pelas bandas do primeiro distrito ou mesmo pelas redes sociais, tava sumida mesmo, reapareceu. E a volta de Magdala foi com direito a textão (clique aqui). E reapareceu em “grande estilo”. Ou em grande textão, se preferirem, que pode ser entendido como uma ‘chamada’ no prefeito José Bonifácio (PDT). Com ofício, com foto, com tudo. Foi nesta quinta (13), em seu perfil do Facebook, quando pediu atenção especial para o 2º distrito, “para juntos pensarmos soluções técnicas, automatizadas viáveis para que facilitem a saída para o grave estado que se encontra Tamoios, causados pelo grande volume de chuvas recebidos em nossa região de novembro a março de todos os anos”. E por aí vai. No final, reafirmou o apoio “ao prefeito José Bonifácio e toda a estrutura do Governo Municipal para podermos superar a grande equação deste problema”. Sabemos, não é de hoje, do tamanho desse e outros problemas enfrentados pelos moradores de Tamoios, e que entra governo, sai governo, a coisa não anda bem nessa região, que inclusive é responsável por Cabo Frio ter uma fatia considerável de royalties mensais. Merece uma atenção especial. E agora, José?

MOSTRANDO TRABALHO

Desde o começo do ano como secretária de Saúde de Cabo Frio, Érika Borges esteve na UPA de Tamoios nesta sexta-feira (14) para anunciar a reparação e restauração do piso da unidade. A iniciativa é mais uma fase das melhorias que estão sendo feitas na UPA. Com isso, as salas de pediatria, hipotermia e sutura, que estavam interditadas com afundamento do piso ficam novamente aptas para atendimentos. A previsão para concluir a obra é no fim do mês.

SEM CARNAVAL EM BÚZIOS

O Carnaval de rua em Armação dos Búzios está cancelado, como já publicado pelo Portal nesta quinta (13). Portanto, está proibida a realização de quaisquer eventos públicos em espaços abertos, tais como blocos e agremiações. Mas, segundo decreto municipal publicado nesta sexta-feira (14), festas particulares serão permitidas, desde que respeitados alguns requisitos. Fica permitida a realização de festas, eventos, shows ou similares, desde que para seu acesso e permanência haja prévia comprovação de teste do tipo RT-PCR negativo para Sars-CoV-2 realizado em até 72h ou de teste de antígeno realizado em até 48h antes do evento. Torna-se obrigatório o uso de máscaras de proteção facial no Município de Armação dos Búzios, inclusive em ambientes abertos.

POSSE DOS DIRETORES

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), participou, nesta sexta-feira (14), da cerimônia de posse das equipes diretivas das unidades escolares eleitas pela comunidade escolar, no Colégio Municipal Paulo Freire. É a primeira vez que o município elege seus gestores escolares municipais democraticamente, com a participação de funcionários, professores, responsáveis e estudantes. Na ocasião, o gestor disse que cumpriu a legislação municipal, e que há tempos estava trabalhando para este processo democrático acontecer. “Nada melhor que uma gestão democrática e participativa. A comunidade escolar escolhendo seus diretores. É muito simples esta decisão, basta cumprir a lei. É gratificante participar desta cerimônia, vejo no olhar deles a alegria da conquista, assim como eu, cada um deles foram eleitos democraticamente”, disse o prefeito. Também participaram da solenidade a secretaria de Educação, Carla Natália, o subsecretário de Comunicação, Marcelo Rocha, o chefe da Guarda Municipal, Otávio Azevedo, e os vereadores Aurélio Barros (PATRI) e Uriel da Saúde (PROS).

SEXTA ESPECIAL

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID), que não para nunca, era só alegria nesta sexta-feira (14). De manhã, comemorou as mais de 50 empresas que foram participar do pregão para licitação da aquisição de materiais de papelaria para secretarias da Prefeitura. “Me sinto muito feliz em ver a quantidade de pessoas buscando entrar para o quadro de fornecedores da nossa cidade. Isso é sinal que a credibilidade da nossa gestão está indo longe e trazendo muitas empresas para Iguaba Grande, com a certeza de prestarem seus serviços e saber que receberão em dia. Vale ressaltar, que quanto mais empresa participando, mais barato se torna a aquisição de material e assim, economicidade para os cofres públicos de Iguaba Grande”, disse o prefeito, que durante a tarde fez um pit stop pra lá de especial em casa para ‘dar um cheiro’ na filhota mais nova, Ana Luíza.

COVID-19 E INFLUENZA EM ARRAIAL

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), publicou um longo texto nesta sexta-feira (14) com diversos apontamentos sobre a questão da COVID-19 no município. O prefeito ressaltou que, com o aumento do número de pessoas com sintomas de Influenza e Covid, chegou-se ao entendimento da necessidade de instalar a tenda de atendimento para a realização da triagem e testagem de pacientes. Também foi comentada a campanha de vacinação, que passou de 80% dos moradores vacinados, segundo o prefeito, em um cenário sem aumento de número de internações. Marcelo também informou que está buscando junto ao Governo do Estado as doses da vacina contra a gripe e ressaltou que o município está em alerta, com direito até a ampliação da equipe médica de atendimento.

NOVOS SECRETÁRIOS

Ainda em Arraial do Cabo, a Prefeitura informou ao Portal RC24h os ocupantes das novas secretarias municipais, que foram aprovadas em sessão da Câmara nesta semana. A secretaria de Postura será comandada por Diego Veríssimo e a de Habitação, por Wellington Lacerda. Anteriormente, já havia sido publicado pela coluna outras alterações na estrutura, com Max Magalhães assumindo a diretoria de Eventos e Fernando Porto na superintendência de Cultura.

SECTI BOMBANDO NA INNOVATION WEEK

O secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr Serginho, demonstrou na imagem o tamanho da satisfação ao ver sua secretaria apresentar, nesta sexta-feira (14), na Rio Innovation Week, um projeto que promete revolucionar os processos de despoluição em ambientes aquáticos. As esponjas hidrofóbicas feitas com grafeno são reutilizáveis e retiram materiais oleosos de superfícies aquáticas com maior rapidez que as tecnologias atuais. O grafeno é forma do carbono que tem propriedades como resistência mecânica e, ao mesmo tempo, leveza, e se apresenta de forma abundante no Brasil. Acompanhando Serginho, entre outros, o ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, senador Flávio Bolsonaro (PL) e Carlos Jordy (PSL). Clique aqui para ler a matéria na íntegra.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui