BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (13)

José Bonifácio abre as comemorações de seu aniversário em Tamoios; Thiago Vasconcelos trata da candidatura a deputado federal; MP vai investigar causas de ação truculenta da PM na batalha de rima; Nem Alair Corrêa oferece ajuda pra revitalizar Praça das Águas; André Ceciliano vai reunir prefeitos da Região dos Lagos em almoço; São Pedro da Aldeia na expectativa dos 405 anos e as últimas do transporte público; Furiosa acorda Marcelo Magno no dia do 37º aniversário da cidade; Vantoil Martins recebe deputado Marcelo Calero; Alexandre Martins participa de entrega da 'Ordem de Tamoios'; Morte de jornalista de Araruama completa 2 anos sem resposta... E muito mais!

1381

ABRINDO AS COMEMORAÇÕES

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (13) começa por Cabo Frio, onde o prefeito, José Bonifácio (PDT) está a poucas horas de completar 77 anos. E as comemorações já tiveram início nesta sexta-feira (13), em Tamoios, no segundo distrito, onde se juntou a turma do PDT. Começando pelo braço direito de Zé, Janio Mendes; o braço direito de Janio, vereador Davi Souza; o casal de secretários Katyuscia Brito (Turismo, Esporte e Lazer) e Alan Nascimento (Obras); o vereador Oséias de Tamoios e Rosalice. A coluna deseja um feliz aniversário e muita saúde ao prefeito.

PRÉ-CANDIDATO A DEPUTADO FEDERAL

O vereador Thiago Vasconcelos (Avante) e o presidente do partido, Vinícius Cordeiro, estiveram reunidos com o prefeito José Bonifácio (PDT) e seu chefe de Gabinete, Mirinho Braga, nesta sexta-feira (13), na sede da Prefeitura, para tratar do lançamento da candidatura de Thiago a deputado federal. Depois eles fizeram uma outra reunião, com algumas lideranças do Avante, como o secretário de Meio Ambiente de Iguaba Grande, Vinícius Lavalle, numa cafeteria famosa nos arredores da Prefeitura.

MP ENTRA NA JOGADA

Continuando em Cabo Frio, o Ministério Público vai instaurar um procedimento para apurar as causas da ação truculenta da polícia militar no Manoel Corrêa. Quem está a frente é o promotor de Defesa do Meio Ambiente e do Patrimônio Cultural, Vinícius Lameira, o procedimento será instaurado entender as causas dessa intervenção policial. Como diligências iniciais desse procedimento, ele vai conversar com o comandante do 25º Batalhão da PM e com os jovens que organizaram o evento. “E, se for o caso, desenvolver em conjunto com a Polícia Militar protocolos de atuação para que não se repitam fatos como esse”, disse. Ainda conforme Lameira, o foco da investigação é a proteção da liberdade de manifestação cultural e proteger futuras manifestações dessa natureza. “Não se trata de apuração da conduta dos policiais, do ponto de vista de eventual responsabilidade criminal de cada um deles”, explicou o promotor de justiça de Cabo Frio.

OFERECEU AJUDA PRA RECUPERAR PRAÇA DAS ÁGUAS

Ainda no município cabo-friense, nem o ex-prefeito Alair Corrêa está dando conta do abandono da Praça das Águas, na Praia do Forte. Nesta quinta (12), fez uma postagem oferecendo ajuda ao prefeito José Bonifácio para “resolver o caso”, mas sem querer nada em troca, segundo ele. Disse que basta Zé aceitar que ele vai pedir ajuda a empresários de turismo e outras áreas, sem significar ônus ao município. Aliás, é uma vergonha o que fizeram da Praça das Águas – que em breve será tema de uma matéria que o Portal RC24h está fazendo. Lembrando até que, em certa ocasião, o então secretário de Turismo, Carlos Cunha havia dito que aquele espaço seria revitalizado através de parceria público-privada (a famosa PPP). Mas, na verdade, a tal empresa chegou e só ajeitou o cantinho dela, onde montaram um minigolfe. Em volta está um horror, a praça está toda destruída, feia, chega a causar mal estar quando se vê o estado de conservação zero que deixaram ela chegar. É por essas e outras que já tem gente por aí com saudade de Alair Corrêa, quem diria, hein?

CECILIANO NA ÁREA

Um dos políticos mais articulados do Estado, o presidente da Alerj e pré-candidato ao Senado, André Ceciliano (PT), vai estar em Cabo Frio nesta segunda-feira (16). A agenda será um almoço com os prefeitos da Região dos Lagos. André tem contato direto com políticos de todas as ideologias e bandeiras partidárias. Na última vez que veio a Cabo Frio para agenda oficial, em dezembro do ano passado, Ceciliano reuniu autoridades de 13 municípios da área da Costa do Sol para tratar sobre o Fundo Soberano do Estado. Nesta visita – a agenda prevê rodas conversas em Arraial do Cabo, Cabo Frio e Araruama – André se encontrará com prefeitos, vereadores, líderes empresariais, sindicais e a sociedade civil organizada da região. À noite, participa do evento de lançamento da pré-candidatura do ex-prefeito de Araruama, Chiquinho da Educação.

FIM DE SEMANA BOMBANDO NA ALDEIA

Depois de Saquarema e Arraial do Cabo, quem faz aniversário ainda este mês na Região dos Lagos é São Pedro da Aldeia. O município completa 405 anos nesta segunda (16) e as vésperas serão de muita festa. Por conta do fim do Fest Verão neste sábado (14), vai ter show de Ferrugem animando o público da Aldeia. No domingo (15), é a vez do Jota Quest se apresentar gratuitamente no município. No mesmo dia, às 19h, a Câmara de São Pedro realiza uma Sessão Solene com entrega de títulos de cidadão aldeense e medalhas em comemoração ao aniversário da cidade. Segunda-feira, aqui na Boca Miúda, você fica sabendo os detalhes da festa no município.

AINDA SOBRE OS TRANSPORTES

Por falar em São Pedro da Aldeia, já está no Legislativo o Projeto de Lei assinado pelo prefeito, Fábio do Pastel (PL), que autoriza a concessão de subsídio tarifário ao transporte público municipal. Essa foi a condição que o Grupo Salineira impôs para manter os serviços em São Pedro. No documento, o Executivo afirma que os valores que serão pagos a empresa dependem de uma prestação de contas do prejuízo de custo operacional que será apresentada mensalmente pela Salineira. O PL foi encaminhado à Câmara nesta quinta-feira (12) acompanhado de um pedido de regime de urgência e, portanto, pode ser votado a qualquer momento pelos vereadores. Apesar do PL da Prefeitura, a gente lembra que, na última sessão da Câmara, a vereadora Mislene de André (SDD) usou a tribuna para divulgar o parecer do Ministério Público (MP) sobre a investigação do contrato de concessão da empresa de ônibus que circula no município. Após denúncia feita pela vereadora em novembro do ano passado, o MP confirmou que há uma dívida de outorga da empresa junto aos cofres municipais e determinou que esta deve ser paga com valores atualizados.

ANIVERSÁRIO BOMBANDO

O aniversariante desta sexta-feira (13) é o Caribe brasileiro. Arraial do Cabo chegou aos 37 anos de emancipação político-administrativa com tradição. A Banda Furiosa acordou o prefeito, Marcelo Magno (PL), logo no começo da manhã. Marcelo foi de terno – e olha que cabista de terno é coisa rara de se ver – cumprimentar os músicos que seguiram entoando seu repertório tradicional a bordo de uma jardineira pelas ruas da cidade. Para comemorar o aniversário, a Prefeitura escalou um time de atrações que têm se apresentado na Praia dos Anjos desde quarta (11). Na noite desta quinta (12), o show de Péricles lotou as areais na frente do palco e animou o público presente. Para mais tarde, a atração é a lenda da música brasileira Zé Ramalho. Porrou na lula! Sextou no Cabo!

MUITOS VISITANTES

Quem também fez questão de passar por Arraial do Cabo, nesta sexta (13), para celebrar o aniversário da cidade e parabenizar o prefeito Marcelo Magno (PL) foram os deputados Max Lemos (PROS) e Dr Serginho (PL). A imagem foi registrada na Praia dos Anjos, onde rola o Campeonato Brasileiro de Vela. Na hora do almoço, o trio se juntou a uma grande turma no distrito de Figueira, com direito até a tainha como cardápio do almoço para recarregar as energias.

CALERO EM IGUABA

O deputado federal Marcelo Calero (PSD) foi recebido em Iguaba Grande pelo prefeito, Vantoil Martins (CID), nesta sexta-feira (13). Em reunião, os dois trataram das obras que estão sendo realizadas na cidade e estruturaram projetos futuros. Calero ocupava a secretaria de Governo e Integridade Pública da cidade do Rio de Janeiro e está de volta à Câmara dos Deputados para poder concorrer nas eleições de outubro. O parlamentar está acompanhado do assessor David Mattos. Para a visita, Vantoil convidou o advogado Pedro Canelas, o chefe de Gabinete, Fábio Costa e o secretário de Planejamento, Felipe Nogueira.

PROGRAMAÇÃO FECHADA

A Prefeitura de Iguaba Grande enfim concluiu a divulgação da festa de 27 anos da cidade. A emancipação político-administrativa da cidade ocorreu em 8 de junho de 1995 e o festival de comemoração será realizado entre os dias 7 e 11 do mês que vem. Vitor Kley vai ser responsável pelo encerramento da festa – como divulgado em live nesta sexta (13), pela Comunicação da prefeitura -, que vai contar ainda com o grupo gospel Preto no Branco, o quinteto de pagode Vou Zuar, a dupla sertaneja Marcos & Bellutti e o pagodeiro Dilsinho. As atrações foram divulgadas pela Prefeitura nas redes sociais ao longo desta semana.

NOVOS EMPOSSADOS

Ainda em Iguaba, nesta semana, a Prefeitura deu posse para 47 aprovados no Concurso Público 01/2020, em cargos técnicos e de apoio, para integrar o quadro de servidores efetivos da rede de ensino do município. Na segunda (9), foram 19 convocados e nesta quinta (12), 28 empossados. “Fico muito feliz em dar posse para os mais novos 47 servidores efetivos da secretaria de Educação. Conhecemos as necessidades das escolas e estamos buscando conhecer e suprir todas as demandas”, comentou o secretário de Educação e Governo, Jales Lins. Os novos servidores já foram encaminhados para a secretaria de Educação onde serão definidas as Unidades Escolares que trabalharão.

‘ORDEM DE TAMOIOS’

O prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP) participou nesta sexta-feira (13) da solenidade em comemoração aos 56 anos da Base Aérea de São Pedro da Aldeia. No evento, duas personalidades buzianas foram agraciados com a “Ordem de Tamoios”: a secretária de Educação, Carla Natália, e a estudante Hannah Giovana Costa da Silva, do Programa Força no Esporte. A honraria é destinada às personalidades civis e militares que de alguma forma contribuíram ou contribuem para que a Base cumpra sua missão.

FOCO NA BANDEIRA AZUL

Ainda falando sobre Búzios, o município formalizou, nesta terça-feira (10), a adesão da Praia do Forno à candidatura no Programa Bandeira Azul, através do cumprimento de 34 itens que são pré-requisitos para participação na seleção do programa. O secretário da pasta de Ambiente, Pesca e Urbanismo, Evanildo Nascimento, designou uma equipe técnica de profissionais exclusivamente para realizar todo o processo do cumprimento de pré-requisitos exigidos pelo Programa. Esse conjunto de pré-requisitos será julgado por um júri, que avaliará se os docum propostos pelo Programa e a adequação dos itens de sustentabilidade e acessibilidade para receber a Bandeira Azul.

QUEM MANDOU MATAR LÉO PINHEIRO? 2 ANOS SEM RESPOSTA

No dia 13 de maio de 2020, um crime brutal tirou a vida do jornalista e líder comunitário Leonardo Pinheiro no meio da rua, em plena luz do dia, no bairro Parati, em Araruama. Léo era pré-candidato a vereador pelo Patriota, tinha 39 anos e mantinha a página “Voz Araruamense”. Segundo relato de moradores e a investigação do caso, Leonardo entrevistava algumas pessoas quando dois homens chegaram ao local em um carro e abordaram a vítima. Um criminoso encapuzado mandou o jornalista se ajoelhar e o executou com três tiros na cabeça. Pelo crime, Alan Marques de Oliveira e Cleisener Vinícios Brito Guimarães, conhecido como Kekei, tiveram mandados de prisão cumpridos na manhã de 24 de outubro de 2020. À época da prisão, as investigações apontavam que a motivação do crime seria que Leonardo estaria reunindo um grupo de eleitores na região onde o policial militar preso mora. Em 2021, o ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) Nefi Cordeiro denegou habeas corpus para Alan. A decisão foi mantida pelo colegiado da 6ª Turma do STJ. Na sessão da Câmara de Araruama de 22 de fevereiro de 2022, o vereador Oliveira da Guarda (MDB) relembrou o assassinato de Léo Pinheiro, afirmando que havia um mandante. As informações completas estão no jornal O Dia. Fato é que, depois que Léo foi morto cessaram as denúncias políticas naquela região.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui