BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEXTA-FEIRA (11)

Alexandre Martins antecipa volta às aulas após reunião e retoma atendimento na Rasa; Zé Bonifácio com Tutuca no Peró; Magdala disse que vai por a boca no trombone; Janio Mendes lembra de questões que são crédito seu; Marquinho Mendes tem dois títulos? Chiquinho da Educação e o medo da liberdade de imprensa; Marcelo Magno confirma Bolsonaro no Cabo em março; Prefeito de Casemiro de Abreu em rolê por Iguaba, que aderiu às trends; Fábio do Pastel visita creche comunitária... E muito mais!

1333

BÚZIOS ANTECIPA VOLTA PRESENCIAL DAS AULAS

A coluna Boca Miúda desta sexta-feira (11) começa por Armação dos Búzios, onde numa reunião entre o prefeito Alexandre Martins (REP), o secretário de Saúde, Leônidas Heringer e equipe técnica da pasta foram apresentados os dados epidemiológicos os quais mostram que o índice de infectados estabilizou e a curva da Covid está baixando. Além disso, a vacinação avançou. Diante do novo quadro, ficou definida que a volta às aulas presenciais – que aconteceriam após o período do Carnaval – será na próxima segunda-feira (14). A decisão também vai ao encontro da maioria dos pais e responsáveis de alunos da rede municipal, que semana passada fizeram uma manifestação na porta da Prefeitura. “Já tinha estabilizado de fato, mas queríamos mais uma semana para ver se ia continuar dessa maneira”, destacou Alexandre. Esse retorno das atividades escolares também foi um alívio para a secretária de Educação de Búzios, Carla Natália, que estava preocupada com esse adiamento do início do ano letivo, já que a demora poderia comprometer o conteúdo das aulas.

ATENDIMENTO NA RASA

Ainda sobre o balneário buziano, nesta quinta-feira (10) o prefeito Alexandre Martins retomou atendimentos na subprefeitura da Rasa. Na ocasião recebeu os moradores locais que puderam colocar seus apontamentos e necessidades relacionadas ao bairro. Durante o expediente, Alexandre também recebeu o presidente da Associação da Guarda Municipal de Armação dos Búzios (AGMAB), GCM Guimarães, e Dr. Ricardo, advogado da associação, para uma conversa sobre as demandas da classe e melhorias a serem proporcionadas aos profissionais da categoria.

CONFERINDO O “TÔ NO RIO”

Em Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT), acompanhado da vereadora da base, Alexandra Codeço (REP), recebeu o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, junto com o assessor especial da secretaria, Júnior Arruda, para um pit stop na praia do Peró. Foram conferir o sucesso do “Tô no Rio”, projeto de verão do governo do Estado que visa promover os destinos turísticos através de divulgação realizada em um contêiner instagramável que exibe vídeos dos locais turísticos dos municípios do estado. Em Cabo Frio está rolando desde esta quinta (10). O espaço também se torna um centro de informações turísticas com apresentação de DJs e shows no fim de tarde. Claro, o grupo aproveitou para fazer o registro bem em frente ao contêiner, e logo postado por Arruda na tarde desta sexta-feira (11).

TCHAM TCHAM TCHAM TCHAM

A vice-prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL) disse que cansou do silêncio e que vai falar tudo o que está no seu coração, aguardem! Tcham, tcham, tcham, tcham… Ela anunciou que vai abrir jogo e botar a boca no trombone semana que vem, dia 16 de fevereiro, em live marcada para as 19h. O que será que Magdala vai falar, hein? De qualquer maneira, a gente já sabe que não é de hoje, já noticiamos aqui na Boca Miúda, que a vie-prefeita anda se queixando de Alan do Chaparral, que é o secretário Adjunto de Obras, Serviços Públicos e Posturas de Tamoios. Ela diz que se cansa de fazer os pedidos de atendimento, de melhorias no bairro e ele nunca atende. Ele se defende dizendo que a equipe é pequena. Vamos ver no que isso vai dar.

A CÉSAR O QUE É DE CÉSAR

Continuando em Cabo Frio, o pré-candidato a deputado Janio Mendes (PDT) nos procurou para falar sobre matéria divulgada esta semana aqui no Portal RC24h, em que o TCE considerou ilegal a renovação da concessão da ViaLagos. O político lembra que isso foi resultado de uma ação que ele protocolou quando foi deputado, porque ele acha importante mostrar como o papel dele foi relevante na condição de parlamentar estadual, e tá na briga por um espaço. Lembrando, ainda, que Janio foi o deputado que conseguiu trazer a mureta divisória da ViaLagos. Então, são várias questões as quais ele pediu para que fosse dado crédito a ele, o que é justo. Dai a César o que é de César.

‘QUE SEJA ETERNO ENQUANTO DURE’

Aproveitando a conversa com Janio, por telefone, perguntei a ele como vê essa “surubaiada” que tá rolando, de Aquiles Barreto com Chiquinho da Educação, Chiquinho com Marquinho Mendes que está com Aquiles, que está com Janio (nota divulgada na coluna desta quinta). “Com Janio, não!”, disparou. E continuou assim: “Eu sou a favor da indissolubilidade do matrimônio. Se Aquiles resolveu casar com Chiquinho, é porque se atraem. Então, que se casem e que seja eterno enquanto dure”, encerrou Janio, dando aquela gargalhada irônica. Foi irresistível rir junto.

DOIS TÍTULOS DE ELEITOR?

Ainda falando de Cabo Frio, um encontro na noite desta quinta (10) está dando o que falar em vários grupos de whatsapp de Maricá. É que Renato Machado, o pastor Renato, de Maricá, pré-candidato a deputado estadual, brotou na casa de Marquinho Mendes assim que ficou sabendo do oba-oba de MM com Chiquinho da Educação. O vídeo acima, que mostra parte desse encontro, rodou Maricá de ponta a ponta, segundo fontes da coluna. “O que estamos construindo não é uma candidatura, mas uma construção para a vida”, disse MM. Aliás, essas mesmas fontes afirmaram que pastor Renato vem ajudando um pessoal de Marquinho há mais de um ano. Agora, a pergunta que não quer calar: Marquinho tem dois títulos de eleitor? E Camila, sua esposa, vai votar em quem? Num terceiro candidato? Fica a dúvida.

MEDO DA LIBERDADE DE IMPRENSA?

Falando nisso, e o Chiquinho da Educação, hein? Deu mais uma das dele, mas exagerou na dose. E quem fala o que quer, deve ter ouvidos para ouvir e olhos pra ler. Então, vamos lá. Foi divulgada uma matéria, na noite desta quinta (10), na coluna Política Costa do Sol, do jornal O DIA, intitulada “Ficha suja” e inelegível, Chiquinho da Educação aposta em candidatura a deputado (que pode ser conferida, na íntegra, aqui). E agora, está ameaçando de processo e ainda faz acusação gravíssima: afirmou com todas as letras que o deputado licenciado Dr Serginho, atual secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, pagou pela matéria publicada na coluna Política Costa do Sol, no DIA, um absurdo completo, e mais que isso, uma mentira repugnante. É caso típico do político que jura que é democrata, mas comete assédio e tenta cercear a liberdade de imprensa por meio de lawfare.

DEFENDENDO O INDEFENSÁVEL

Para deixar claro, a Renata Cristiane tem uma agência de notícias que se chama Conteúdo e Comunicação e presta serviço para três meios de comunicação: Rádio Costa do Sol FM, Jornal O DIA e o próprio Portal RC24h. Com todas as empresas existem contratos com remuneração prevista e todas as formalidades e garantias. Com essa tentativa de se defender da matéria que reflete a realidade, o Chiquinho não só tenta desmoralizar a jornalista como o jornal O DIA, um veículo de comunicação com mais de 70 anos, como o próprio Dr Serginho, que não tem nada a ver com isso.

PARADOXAL

A propósito de Dr Serginho, Chiquinho da Educação deveria era parar de ficar reclamando pelos cantos e tomar vergonha na cara dele. A lembrar, a mulher dele, prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), fechou uma escola politécnica que oferecia 14 cursos e inúmeras vagas em cursos profissionalizantes – como Petróleo e Gás, Edificações, Enfermagem, Informática, Guia de Turismo, entre outros – lá na cidade, tradicional e buscado por jovens e adultos de toda região. Fechou para abrir uma escola bilíngue para 500 estudantes exclusivamente para ensino fundamental. Ora, para quem pretende ser deputado estadual e se auto-intitula ‘um deputado para chamar de seu’ aqui, representando a Região dos Lagos, Chiquinho parece um tanto paradoxal, afinal de contas ele cerceou o direito dos estudantes da RL de obterem capacitação gratuita oferecida pelo governo do Estado. Fechou o espaço e, em cima desse espaço, construiu uma escola exclusivamente para crianças de Araruama. Não tem nada a ver com o posicionamento de alguém que se diz defensor dos interesses da coletividade na região.

CAMINHO COMPLETAMENTE INVERSO

Para deixar bem claro que alhos não têm nada a ver com bugalhos, da mesma maneira que a gente lembrou que Janio Mendes – pré-candidato a deputado – fez questão de conseguir os créditos para a situação da ViaLagos perante o TCE, o Dr Serginho é um deputado que já vem fazendo um caminho completamente inverso no que diz respeito a dividir conhecimento e repartir oportunidades com o povo do interior. Tanto é assim, que tem espalhado Faetec em tudo quanto é cidade, com ensino profissionalizante gratuito. E, acima de tudo, está trazendo a maior conquista, que é o maior sonho antigos que os estudantes da Região dos Lagos tinham: a UERJ campus Cabo Frio, oferecendo curso de medicina. Quando é que o pobre da RL poderia imaginar em fazer medicina de graça? Importante destacar que Serginho não me pagou para dar essa nota. É apenas uma constatação.

FALANDO EM FAETEC…

Neste sábado (12), a pasta comandada por Dr Serginho, Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI-RJ), realiza neste sábado (12), uma ação social na comunidade do Manoel Corrêa, em Cabo Frio. Será a partir das 9h, no CIEP 150 – Professora Amelia Ferreira dos Santos Gabina, onde ficará a unidade da Faetec do bairro. Serão prestados os seguintes serviços: assessoria jurídica, corte de cabelo, pré-agendamento de RG, isenção de documentos, gratuidade para casamento e ouvidoria. O CIEP fica na Rua Luis de Camões.

BOLSONARO E CLÁUDIO CASTRO TÊM ENCONTRO MARCADO COM MARCELO EM MARÇO

De Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) confirmou que o presidente Jair Bolsonaro (PL) irá mesmo à cidade por ocasião da inauguração do CIEP da Prainha, agora no formato cívico-militar. A gente havia adiantado a pauta na coluna de ontem, o que mudou é que a data agora é outra: 17 de março. A instituição está passando por enorme reforma, já que Marcelo vai ampliar o número de vagas ofertadas. O total do investimento para essas melhorias é de R$ 1,2 milhão. E os investimentos não param por aí. Conversando com o chefe de Gabinete de Marcelo, Bernardo Alcântara, por telefone, ele disse que a Prefeitura também está investindo no que pretende ser a maior escola da região, em Monte Alto, na localidade nos distritos. Com formação da creche ao ensino médio técnico profissionalizante. Vai ficar numa área de 9 mil m², às margens da laguna de Araruama. A previsão é que esse projeto seja concluído em três anos, mas ainda nesse primeiro trimestre o módulo creche começa ser construído. Aliás, a ambição do prefeito cabista é deixar esta escola como um dos principais legados de seu governo. Vamos ver como será. Ambição assim o povo gosta.

VISITA DE CORTESIA

Em Iguaba Grande, o destaque desta sexta-feira (11), foi a visita do prefeito de Casemiro de Abreu, Ramon Gidalte (CID), à cidade. Não havia nada combinado, mas assim que o secretário de Governo iguabense, Jales Lins, ficou sabendo que o colega de partido do prefeito Vantoil Martins (CID) estava na área, tratou de recepcioná-lo e levá-lo até a prefeitura. Também fizeram questão de participar dessa recepção o secretário de Planejamento, Eron Bezerra, e o líder de governo na Câmara, vereador Luciano Silva (CID). E aí o papo rendeu, conversaram bastante sobre os projetos em andamento no município e trocaram figurinhas sobre as movimentações nas respectivas cidades.

PRINCESINHA DOS LAGOS É COISA DO PASSADO

Falando nisso, e Iguaba, hein? Toda, toda se rendendo às trades do momento e querendo o trono de Rainha a qualquer custo. Esse negócio de “Princesinha dos Lagos” é coisa do passado, como disse o nobre edil Luciano Silva, que na coluna da última quarta (9), nos levantou essa reflexão, até porque o município tem avançado, e muito, com o incremento dos royalties. E aí, a turma da Comunicação da Prefeitura, logo que leu a nota – que também saiu na coluna do DIA – e aproveitando o sucesso das trends com a música “That’s not my name”, lançou uma da prefeitura. Gol de placa.

CRECHE COMUNITÁRIA

De São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) foi acompanhar de perto a reforma da Creche Municipal Comunitária Dona Chica, no Morro dos Milagres. Segundo ele, “está ficando linda”. “É muita dedicação de cada membro da equipe para reinaugurar logo. Fica aqui meu agradecimento e parabéns a cada servidor envolvido nesta obra tão importante”, agradeceu o prefeito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui