InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (8)

Festão de Aquiles Barreto faz Cabo Frio parar, recebe figurões da política e incomoda oposição; Liminar do TJRJ invalida o projeto de emenda que impedia Prefeitura de conceder Sebastião Lan à iniciativa privada; Marcelo Magno na atividade de olho na Prainha; Vantoil Martins nas obras em andamento; Alexandre Martins e Miguel vistoriam Lagoa de Geribá; Fábio do Pastel rumo a Brasília; Lívia de Chiquinho chama à Consciência Negra; Marcelino Borba abre processo administrativo contra empresa de saúde... E muito mais!

EVENTO QUE PAROU CABO FRIO

A coluna desta segunda-feira (8) começa por Cabo Frio, onde o festão do secretário Aquiles Barreto, no sábado (6), parou a cidade. O evento foi prestigiadíssimo pela classe política, não só cabo-friense como de grande parte da Região dos Lagos. Aquiles fez comemoração em dose dupla, além do aniversário de 36 anos (completados semana passada), o encontro serviu para marcar um grande ato de filiação ao PSD, ao lado do prefeito carioca, Eduardo Paes e do pré-candidato ao governo estadual, Felipe Santa Cruz. Aliás, os três deram uma entrevista exclusiva ao Portal. O presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), que é pré-candidato ao senado, foi outro que fez questão de participar. Realmente, foi um evento muito impactante para o lançamento de Aquiles à pré-candidatura a deputado federal, sem dúvida nenhuma. Primeiro foi no Costa Azul, durante a tarde, para lideranças de todo canto. À noite, na residência de Aquiles, no charmoso bairro da Ogiva, ele recebeu centenas de pessoas da classe política, entre prefeitos, secretários, vereadores e outras lideranças, com direito a fogos de artifício e tudo mais. Quase todos os chefes de executivo da região compareceram, como os prefeitos de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), e o ex-prefeito Marquinho Mendes; de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID); de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL); de Araruama, o primeiro-cavalheiro Chiquinho da Educação, representou a prefeita Lívia Bello (PP); e de Casimiro de Abreu, Ramon Gidalte (CID). Os prefeitos de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), e de Maricá, Fabiano Horta (PT), não puderam comparecer, como já havíamos antecipado, mas o presidente estadual do PT, João Maurício estava lá. De Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP) também não pode participar.

FESTÃO SEM BOTAR DEFEITO

Em conversa com a coluna durante o evento, Aquiles Barreto disse que bateu a meta com os dois eventos de sábado. Aliás, que festas, diga-se de passagem. Na celebração do Costa Azul, Aquiles não economizou em comida e bebida, a fartura era flagrante. E foram muitos convidados. Calcula-se que a festa no clube bateu os mil convidados. Entre as lideranças presentes, destaque para a quantidade de vereadores de várias cidades, que fizeram questão de marcar presença. Como o vereador de Arraial do Cabo, Junior Chuchu, que levou a galera dele toda. Lembrando que Chuchu vai assumir a coordenação regional do PSD na Região dos Lagos.

INCOMODOU A OPOSIÇÃO

Continuando, na festa da noite, na casa de Aquiles Barreto, a concorrência de convidados foi enorme. Para se ter ideia, foi difícil achar vaga para estacionar o carro, tudo lotado. Além do prefeito José Bonifácio (PDT), a maioria dos seus secretários também foi, assim como o ex-deputado estadual e conselheiro político de Zé, Janio Mendes, que também estava lá, ocasião em que assumiu o compromisso com Aquiles de fazer uma dobradinha ano que vem. Do Rio, os secretários municipais de Fazenda, Pedro Paulo, de Governo e Integridade Pública, Marcelo Calero, e de Educação, Renan Ferreirinha, também marcaram presença. Quem se “mordeu” toda com essa festa foi a oposição. Ficou tão incomodada que mandou até penetra na festa, gente ligado aos opositores de Aquiles e ao movimento bolsonarista.

O IMPAGÁVEL DISCURSO DE PAES E A ANIMAÇÃO DE CECILIANO

O evento em Cabo Frio, definitivamente, serviu para demonstrar a força do PSD na Região dos Lagos e deu uma agitada no tabuleiro político. Mas, não podíamos deixar de destacar aqui o discurso de Eduardo Paes, que, quando não esta sério, sabe como ninguém envolver a todos com seu discurso, sempre pontuados com falas descontraídas e sem poupar a oposição. Certo momento da noite, ao ver que a explosão dos fogos saiu um pouco antes do tempo, ‘Dudu’ brincou e arrancou gargalhada dos convidados dizendo que os fogos na casa do Aquilles foram maiores que os do último Réveillon do ex-prefeito do Rio Crivella (REP). Paes ainda chamou Wilson Witzel de “juiz 171, que enganou o povo”, e ainda desafiou Zé Bonifácio (PDT), que estava perto dele, a fazer um show melhor que aquele. Como a cidade já anunciou que não vai investir em fogos, pelo visto, a aposta do prefeito do Rio já está ganha. Por seu lado, Zé aproveitou também para “alfinetar” Paes, dizendo que estava p*** por ele ter roubado Aquiles da prefeitura. Outro super animado na festa era o o presidente da Alerj, André Ceciliano, que no evento confirmou pré-candidatura ao senado, subiu no palco, cantou no karaokê da banda e saiu da casa de Aquiles já com o dia claro, quase às 7 da manhã. Se tivesse mais festa, ele ficava. Virou, em definitivo, um apaixonado por Cabo Frio Mas o município também está paquerando André nas suas pretensões para senado.

INICIATIVA PRIVADA SIM?

Em uma reviravolta bem surpreendente aconteceu no início da noite desta segunda-feira (8), quando saiu uma liminar do TJRJ, que invalida o projeto de emenda à Lei Orgânica Municipal que impede o plano da Prefeitura de conceder o Mercado Municipal Sebastião Lan à iniciativa privada. Essa liminar, da desembargadora Maria Inês da Penha Gaspar, acata uma ação direta de inconstitucionalidade representada pelo prefeito de Cabo Frio. Esse PL foi aprovado na Câmara na sessão do dia 18 de outubro. O projeto, apresentado pela maioria dos vereadores, foi aprovado por 12 votos a 5 e acresce um artigo na Lei Orgânica Municipal (LOM) que diz: “É vedada a concessão de uso de bem imóvel do Município a empresa privada com fins lucrativos, inclusive nos casos de contratação de Parcerias Público Privadas (PPPs), quando o bem imóvel tenha uma função social”. Obviamente, o trecho desagradou algumas pessoas dos bastidores que logo correram atrás de invalidar o artigo. O vereador de Cabo Frio, Thiago Vasconcelos (Avante) foi um dos parlamentares que se mostraram indignados com a questão e prometeu “bater forte nisso” na sessão da Câmara desta terça-feira (9). A decisão ainda vai para o colegiado. Veremos se com a pressão política as coisas vão mudar.

TAMO AÍ NA ATIVIDADE

Assim como na população em geral, é notável a ansiedade do prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), com o andamento das obras de contenção e mirante da Prainha. Nesta segunda-feira (8), Marcelo visitou, mais uma vez, a intervenção com o intuito de fiscalizar e garantir que o projeto seja entregue no prazo estipulado. A ida ao local tem feito parte da rotina do chefe do Executivo, “que não vê a hora da liberação da rodovia”: “Tenho consciência dos transtornos para entrar e sair da cidade com frequência porque eu também vivo isso todos os dias, porém essa obra não se trata só de beleza, mas principalmente de salvar vidas, já que o local era de grande risco”, disse o prefeito. Esse não dorme no ponto, hein?

SEMANA COMEÇA COM VISTORIA NAS RUAS

Em Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) começou a semana correndo atrás de fazer umas vistorias das obras que estão em andamento na cidade, acompanhado dos vereadores Paulo Rito e Marciley Lessa (PL); e dos secretários de Planejamento, Eron Bezerra, e de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle. Vantoil também verificou os danos causados pela cidade por conta das últimas chuvas e já colocou as equipes com máquinas e caminhões na rua para uma rápida resposta. “No entanto, a melhor e mais eficiente ação é drenar e pavimentar o quanto antes os nossos bairros”, disse Vantoil.

VISTORIA NA LAGOA

Na terra das Armações dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP), fez uma vistoria técnica na Lagoa de Geribá nesta segunda-feira (8). Alexandre estava acompanhado pelo vice-prefeito e secretário de Obras, Saneamento e Drenagem, Miguel Pereira (PL), e com a Prolagos. “A população precisa dessa presença nas ruas, fiscalizando e avaliando como podemos melhorar ainda mais nossa cidade”, escreveu Alexandre.

SESSÃO SOLENE

Por falar na península mais charmosa da Região dos Lagos, no dia em que completa 26 anos de emancipação político-administrativa, Búzios terá sessão solene da Câmara em um hotel no Morro do Humaitá. A sessão será na sexta-feira (12), às 18h, e vai contar com a apresentação da trajetória buziana destacando evoluções e transformações do passado ao futuro.

DIZIA ELE: ‘ESTOU INDO PARA BRASÍLIA’

Pegando o caminho para o aeroporto do Rio de Janeiro com destino a Brasília, o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), fez uma live na tarde desta segunda-feira (8). De acordo com o prefeito, o município tem uma verba federal muito curta e, por isso, ele tem que correr atrás de mais repasses, principalmente, para obras, saúde e esportes. Levou com ele seu chefe de Gabinete, Moisés Batista, e seu assessor especial, Edmilson Bittencourt Ainda segundo Pastel, ele volta ao município na quinta (11).

FUGINDO DA RAIA?

Por falar em Fábio do Pastel, ele até esteve presente na festança do Aquilles Barreto. Mas uma turma que acompanhou o evento percebeu o prefeito aldeense meio acanhado. Gerou até estranheza em alguns o jeito dele ali. O comentário é que ele não ficou 15 minutos em cima do palco, como se não quisesse ser visto. Será impressão ou tem caroço nesse angu?

CONSCIÊNCIA NEGRA

No fim de semana do Dia da Consciência Negra, a Prefeitura de Araruama anunciou um cronograma de atividades para relembrar a data. A 2ª Mostra Cultura Afro terá programação das 10h às 20h na Praça Antonio Raposo. No dia 19, a abertura do evento será com uma palestra com o tema “Consciência Negra – Ato de Resistência”. A partir daí, haverá apresentação escolar, contação de histórias, oficina de bonecas Abayoni, roda de capoeira, dança afro e show musical. No sábado, dia 20, a programação conta com roda de capoeira, grupo de dança, apresentação da comunidade quilombola da Sobara e show musical.

LOBO INVESTIGANDO AS OVELHAS?

Após a Câmara de Vereadores de Rio das Ostras ter instalado uma Comissão Especial de Investigação que, inclusive, pode tirá-lo do cargo, o prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba (PV), determinou a abertura de um “processo administrativo de responsabilização” contra a empresa RG Planejamento e Consultoria, contratada por sua gestão, através da Fundação Municipal de Saúde para prestar “serviço de tecnologia da informação na oferta de manutenção corretiva e preventiva, suporte técnico e customização em software de gestão da saúde pública e locação de equipamentos de informática para atender a Secretaria Municipal de Saúde”, mas que não teria prestado efetivamente os objetos contratados, segundo suspeitam alguns vereadores. A Portaria 0001/2021 foi emitida sexta-feira (5), dois dias depois de a abertura da investigação ter sido aprovada pelo plenário da Câmara. O ato, que traz a assinatura do agora ex-procurador-geral do município, Anderson Huguenin Gonçalves, está na edição 1.374 do boletim oficial da Prefeitura, com data desta segunda-feira (8), já está sendo visto como estratégia de defesa do prefeito para se eximir da responsabilidade pelos pagamentos feitos à empresa em seu governo, uma soma de R$ 1,760 milhão. O RC24h continua acompanhando os detalhes dessa novela política riostrense.

VERÃO TÁ NA PORTA

Com a chegada da alta temporada 2022 cada vez mais próxima, o município de entrada da Região dos Lagos, Saquarema, trabalha para uma retomada das festividades de fim de ano daquelas. A prefeita, Manoela Peres (DEM), publicou um vídeo neste domingo (7) informando que a preparação para a iluminação de Natal já está nos detalhes finais. Além disso, está confirmada parte do pacotão para a estação mais quente do ano na capital nacional do Surfe: a tradicional “Abertura do Verão”. A prefeita, inclusive, pediu sugestão para a população comentar que quer ver no show, que já foi feito por artistas do calibre de Anitta e Luan Santana. Quem será que vem aí dessa vez?

R$ 10 BILHÕES PARA QUATRO ANOS

Em Macaé, hoje foi dia de colocar as cartas na mesa e apresentar, em audiência pública, a Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano Plurinanual (PPA) para o período de 2022 a 2025. O secretário adjunto de Planejamento, Wagner Carvalho Motta, revelou a realidade dos cofres públicos para os próximos quatro anos: as receitas estimadas de arrecadação do município estão na casa dos bilhões de reais: 2,4 (para 2022), 2,5 (2023), 2,7 (2024) e 2,8 (2025). Sobre a LOA, o secretário ressaltou que só com a atual recuperação econômica a cidade voltou a níveis de arrecadação alcançados em 2016, quando teve início a crise do petróleo. A ‘culpa da bonança’ é devido ao crescimento da arrecadação com royalties do petróleo e às altas dos preços do barril e do dólar. “Não temos, porém, conseguido aumentar os recursos próprios arrecadados, como IPTU, ISS e ITBI”, disse. Esses valores caíram de 2016 (R$ 1,21 bi) para 2020 (R$ 1,15 bi), mas a previsão para 2022 é de R$ 1,21 bilhão. Vamos ver se a partir de 2022 os investimentos na cidade vão melhorar ou se novos problemas surgirão para ‘desculpar’ a falta de benfeitorias públicas.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content