InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (7)

Marcelo Magno é recebido por Cláudio Castro nas Laranjeiras; Zé Bonifácio recebe deputado federal Áureo Ribeiro: castramóvel e cultura no radar; Martha Rocha prestigia Zé na inauguração do Parque Municipal; Anvisa libera importação de vacina russa com ressalvas; Iguaba Grande em ritmo de festa; Alexandre Martins participa da limpeza nas praias; O imbróglio da merenda de São Pedro da Aldeia; Lívia planta pau-brasil em escola; As promessas do governador que ninguém acredita... E muito mais!

REUNIDO COM GOVERNADOR

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), esteve reunido nesta segunda-feira (7), com governador Claudio Castro (PL), no Palácio Laranjeiras. Apesar do encontro ter sido agendado para 16h, passava das 20h, quando finalmente MM foi recebido pelo chefe do executivo do Estado. A pauta era tratar de recursos para a reforma da orla da Prainha, além disso, o prefeito aproveitou e pediu também asfalto para os distritos. Em outra ocasião, Castro havia se comprometido que com a venda da Cedae, iria investir no município cabista. Mais que depressa, o prefeito foi lá, com o projeto debaixo do braço. Apesar de ter ficado 4h esperando, a espera não foi em vão. Saiu da reunião com a certeza que a ajuda vai chegar. Estiveram ainda no encontro os deputados federais Altineu Cortes (PL) e Gelson Azevedo. População do Arraial vai se dar bem, hein?! Tem que ser bem articulado para conseguir arrancar uma parceria dessa envergadura com o Governo do Estado. Marcelo parece que mudou para um partido que tem boa entrada no Palácio. Prefeito comentou: “Continuamos em busca de recursos para investir em obras importantes e essenciais para nosso município. Hoje estive com o governador Cláudio Castro e com os deputados Altineu Cortes, presidente do PL, e Gelson Azevedo. Como sempre, fui muito bem recebido e pude falar sobre a importante obra da orla da Prainha e a pavimentação asfáltica para os distritos. Continuo sempre atento às oportunidades que beneficiem todos os cabistas”, disse MM.

DIA DO AMBIENTE NO CABO

O sábado (5), Dia Mundial do Mundial do Meio Ambiente, foi dedicado ao plantio de mudas nativas da mata atlântica em Arraial do Cabo. A programação continua ao longo do mês de junho, com ações, inclusive, nos distritos. Participaram da abertura, na Praça do Colégio Frederico Villar, o vice-prefeito, Deivinho Brito (SD), o secretário do Ambiente e Saneamento, Jorge Oliveira, e outras autoridades, além da Guarda Mirim. De acordo com Jorge, mais de 300 mudas devem ser plantadas neste mês, que também terá palestras e estudos de gravimetria nos distritos.

CONTAS NA PAUTA

Na Câmara de Arraial do Cabo desde março, o parecer favorável do TCE às contas de 2009 do ex-prefeito Andinho e de 2019 de Renatinho Vianna (REP) estão previstas na pauta da sessão legislativa desta terça-feira (8). Atualmente, os projetos estão na mesa diretora da casa. Será que quase dois meses e meio depois esse veredicto dos edis sai?

CONEXÃO BRASÍLIA X CABO FRIO

Em Cabo Frio, nesta segunda-feira (7), o prefeito Zé Bonifácio (PDT) recebeu a visita do deputado federal Áureo Ribeiro (SDD), na companhia do vereador Rodolfo de Rui (SDD) que intermediou o encontro. Na pauta, funcionamento do castramóvel e outros assuntos. “O objetivo foi pedir ajuda ao deputado, que hoje tem uma boa relação com o governo do Estado em várias áreas, não só o castramóvel. Falamos também de projetos da área da Cultura, melhoria de equipamentos como o teatro municipal. E ainda da reformulação da feira do mercado Sebastião Lan”, contou Rodolfo. Por telefone, o deputado disse que a conversa foi muito boa, inclusive rasgou elogios a Zé, disse que ele é um dos prefeitos mais experientes no Estado. Áureo contou ainda que conversaram sobre muitos assuntos, inclusive a retomada da economia no pós-pandemia, destacando aí a importância da economia criativa nesse processo. O parlamentar federal adiantou que vai ajudar nesse sentido, não só pela indicação de emendas parlamentares, mas também se colocou à disposição de Zé para viabilizar um diálogo com o governo do Estado. “Existe uma baixa na renda da população e uma das formas de melhorar isso é incentivar trabalhadores como os artesãos, com as feirinhas, bem como recuperar a economia regional, como o turismo, que é o forte da Região dos Lagos”, disse Áureo Ribeiro.

INAUGURAÇÃO COM MARTHA ROCHA

A inauguração do Parque Municipal do Mico-Leão Dourado, em Tamoios, no segundo distrito, foi disputadíssima. Entre os convidados, uma que atendeu ao convite pessoal feito pelo prefeito José Bonifácio (PDT), foi a deputada estadual Delegada Martha Rocha (PDT). Marta encarou mais de três horas de estrada para prestigiar Zé, que além de amigo, já foi assessor dela na ALERJ. “Um projeto lindo para preservar e defender uma das últimas áreas com remanescentes florestais da Mata Atlântica. Parabéns ao meu amigo José Bonifácio, prefeito da cidade, pelo importante passo em prol do meio ambiente”, postou a deputada em seu perfil na rede. Mas reparem bem, a vinda de Martha à região acontece logo na semana seguinte à divulgação do levantamento da empresa Paraná Pesquisas, onde ela aparece empatada tecnicamente em primeiro lugar com o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL), 23,8% e 23,1% respectivamente, na preferência do eleitor em 2022. Movimento político em direção ao interior do Estado, bastante importante a essa altura do campeonato, afinal, o PDT ficou deveras entusiasmado com a performance da delegada nas sondagens. Olho no lance!

VEM AÍ OU NÃO VEM?

O projeto de lei do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), para criar o Polo de Desenvolvimento Econômico do município está na pauta para a sessão legislativa desta terça-feira (8). É a terceira vez que a matéria é pautada, porém as últimas duas sessões – de 25 de maio e 1º de junho – foram suspensas por falta de quórum. A Câmara de Cabo Frio passou por um surto de COVID-19 com cinco funcionários tendo testado positivo para a doença. As atividades legislativas estão suspensas desde 21 de maio e seguirão assim, pelo menos, até domingo (13). A sessão desta terça está mantida, porém apenas os vereadores e a equipe técnica da Casa estão autorizados a frequentar o prédio. Caso a sessão ocorra, outros projetos também devem ser pautados, como a criação do programa de Wi-Fi livre e gratuito nas praças e parques de Cabo Frio, proposto por Vanderson Bento (PTB).

MIGUEL FAZ 40

Por falar na Câmara de Cabo Frio, o vereador Miguel Alencar (DEM) entrou oficialmente para o “clube dos ‘enta’” nesta segunda-feira (7). O parlamentar está no segundo mandato e chega aos 40 anos de idade na posição de presidente do Legislativo da “capital da Região dos Lagos”. O Portal RC24h deseja muita saúde e sucesso na carreira política e na vida pessoal de Alencar.

TÁ LIBERADA OU NÃO TÁ?

Causou frisson incontestável na área de cobertura do Portal RC24h a decisão de sexta-feira (4), da Anvisa de liberar a importação das vacinas contra a COVID-19 da Índia, a Covaxin, e, sobretudo, da Rússia, a Sputnik V. Mas, por enquanto, na prática, não há ainda o que comemorar. O que a Anvisa deu, na verdade, foi uma autorização excepcional e temporária dos imunizantes, atendendo a um pedido de um consórcio formado por seis estados do Nordeste. Por enquanto, a Anvisa ainda não garantiu a qualidade, eficácia e segurança das vacinas. Quanto a Sputnik, apenas 928 mil doses poderão ser importadas por conta dessa decisão da agência, que contempla apenas o pedido de Bahia, Maranhão, Sergipe, Ceará, Pernambuco e Piauí.

CONSÓRCIO DE VACINA

O secretário de Governo de Cabo Frio, Aquiles Barreto informou que o prefeito José Bonifácio ligou pra ele por volta das 6h30 da matina para saber como está o encaminhamento para a compra da vacina Sputnik V, uma vez que a Anvisa liberou de forma parcial o uso do imunizante no Brasil, em caráter emergencial. Lembrando que Zé havia informado a reserva de R$ 7,5 milhões para a compra. Segundo Aquiles, esse dinheiro está devidamente guardado e com destino certo: a aquisição do imunizante. Destacou ainda que a pendência é burocrática, por parte da Anvisa, mas que as tratativas com relação à compra através do consórcio o qual a Prefeitura faz parte estão em andamento. Aquiles garantiu que está tudo de pé e era exatamente isso que Zé queria saber. Quem bom né, até porque Cabo Frio não está em vantagem nesse processo de vacinação e a reclamação na rede social está demais com relação à morosidade do processo. Quem sabe com a liberação da Sputnik V a gente consiga dar uma acelerada nessa fila da imunização.

ARARUAMA NA EXPECTATIVA

Em Araruama, o processo futura compra de vacina também está confusa. Apesar da prefeita Lívia de Chiquinho (PP) ter incluído a cidade no consórcio dos 1.700 municípios para aquisição de vacina, informações da Prefeitura dão conta que, pelo menos até o momento, não há tratativas com relação à Sputnik V. Pelo menos foi o que indicaram procuradoria e controladoria municipais. É aguardar pra ver.

ACENDEU A ESPERANÇA

Apesar de não estar liberado ainda para importar a Sputnik, o prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), comemorou a decisão da Anvisa, classificando-a como “uma vitória da ciência, da humanidade, da fé, sobre a politização que só fez aumentar o luto e a dor entre as nossas famílias”. Segundo as restrições impostas pela Anvisa, porém, apenas 1% da população de estados e municípios poderiam ser imunizados com a vacina russa, o que foi lamentado pelo prefeito, que disse que as restrições impedem que a vacinação seja acelerada “na velocidade que essa pandemia nos exige”. Por fim, Fabiano se manteve firme e disparou: “vamos seguir sem medir esforços em busca de vacina para toda a população de Maricá porque elas salvam vidas”.

VÉSPERA DE ANIVERSÁRIO

A Prefeitura de Iguaba Grande reinaugurou nesta segunda-feira (7), o CRAS Apollo Belizário de Souza, no bairro Vila Nova. A cerimônia fez parte das comemorações do aniversário de emancipação do município, que completa 26 anos nesta terça (8). O evento foi transmitido ao vivo pelas redes sociais com a participação do prefeito, Vantoil Martins (CID), e da secretária de Assistência Social, Trabalho e Renda, Claudia Souza, e outros membros do executivo iguabense.

PROGRAMAÇÃO ABARROTADA

Por falar no aniversário de Iguaba Grande, a programação desta terça-feira (8), dia em que o município completa 26 anos está recheada. Às 8h, será transmitido o tradicional hasteamento das bandeiras. Na parte da tarde, às 13h, haverá uma live musical, seguida de um workshop gastronômico, a partir das 14h. Ao longo do mês, outros eventos serão realizados em comemoração à data, como a inauguração da tão sonhada Faetec com a presença do governador, Cláudio Castro (PL), no próximo sábado (12). Nesta terça, naturalmente, é feriado em Iguaba e a Câmara não vai realizar a sessão ordinária desta semana. A sessão solene, por causa da Pandemia, também não será realizada neste ano. O Portal RC24h deseja um feliz aniversário à Princesinha dos Lagos.

COM A MÃO NA MASSA E TIRANDO LIXO DO MAR

De Búzios, o prefeito Alexandre Martins (REP), se exercitou pra caramba no último sábado (5), ao ser um dos voluntários no trabalho de limpeza das praias, que vai acontecer durante toda a semana. Neste, o pessoal se juntou em Manguinhos: prefeito, guarda vidas, guarda marítima e outros. Alexandre não se fez de rogado: meteu uma bermuda, calçou chinelos e colocou a mão na massa. E olha, tiraram muita coisa da praia e também de dentro da água, inacreditável como o ser humano ainda não aprendeu o tamanho do crime ambiental que comete diariamente. Aliás, Alexandre avisou que a limpeza nas praias continua durante a semana em todo balneário. E aí, quem se habilita?

IMBRÓGLIO DA MERENDA

Em São Pedro da Aldeia, o assunto da vez é a falta de merenda para os estudantes das escolas públicas. Para tratar da pauta, o prefeito, Fábio do Pastel (PL) recebeu representantes dos pais de alunos para reunião nesta segunda-feira (7). A gestão apresentou os valores repassados aos municípios e reforçou a dificuldade orçamentária para a aquisição de kits alimentares. “Estamos concentrando nossos esforços em garantir a volta às aulas o quanto antes, já licitamos material para merenda, além de Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s). Estamos também em processo de elaboração de novo processo seletivo para professores”, disse o secretário de Educação, Elias Valadão. No encontro, o coordenador de Nutrição, Leonardo Arêdes, e o coordenador do Financeiro da Educação, Luis Henrique Martins esclareceram o cálculo dos valores integrais e como é feita a divisão da verba para os alunos. O valor do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) atende aos 12.980 alunos matriculados na rede de ensino aldeense, de acordo com informações do último mapa estatístico. O PNAE repassa ao município o total de 114 mil por mês que, dividido ao número total de estudantes, resulta em uma média de R$ 10,78 mensal. Em valores diários, seria o equivalente a 49 centavos a cada aluno por dia letivo. Também estiveram presentes o secretário de Governo, Luiz Fernando Gomes Junior, e o chefe de gabinete, Moisés Batista. Cabe ressaltar que São Pedro da Aldeia não é o único município a ter de lidar com essa realidade de pífios repasses do PNAE. Cabo Frio também passou por situação parecida e demorou a licitar os kits de alimentação. O kit de Arraial do Cabo teve a qualidade contestada pelos beneficiários e a prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), também mostrou o valor irrisório repassado em uma live no começo do ano para justificar a interrupção de distribuição de cestas básicas.

LIVE DO PASTEL

A merenda escolar foi um dos assuntos de uma live do prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), neste domingo (6). Além de comentar sobre a questão já falada aqui na coluna da verba insuficiente, o prefeito acusou alguns opositores de usarem essa situação para tumultuar o atual governo. O prefeito atribui a abordagem “arrogante” de algumas dessas pessoas ao fato delas não terem recebido multas rescisórias de gestões passadas. De acordo com Fábio, um cronograma já está sendo organizado para fazer o pagamento dessas pendencias, que se arrastam desde 2010. “Eles estão na rede social aí tentando atrapalhar o governo de Fábio do Pastel. Lamento muito por essas pessoas. Você que foi dispensado pelo ex-prefeito achando que sua verba rescisória você vai receber agora, de imediato, e, para isso, você está tentando me amedrontar, você pode ter certeza que não, você não vai conseguir”, disparou Pastel. Subiu o tom mesmo, hein?

DIA DO AMBIENTE EM ARARUAMA

Para celebrar o Dia Mundial do Ambiente neste sábado (5), a prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP) visitou a Escola Municipal Ecológica Menino Robson Junior, no bairro Areal, para fazer o plantio simbólico de uma muda de pau-brasil. Em vídeo institucional publicado no Facebook, Lívia relembrou os passos que Araruama deu no sentido da sustentabilidade, como os próprios projetos de escolas 100% ecológicas, com energia solar e captação de água da chuva.

QUEM ACREDITA?

O governador Cláudio Castro (PL), disse nesse fim de semana, durante a entrega dos cartões do Supera RJ, que o Estado “já está tomando providências para uma eventual quarta onda de Covid”. E que um desses preparativos inclui a manutenção dos leitos abertos. Ora, se nem depois de 70 dias de anúncio da “reabertura” do Unilagos em Cabo Frio houve qualquer mudança, fez os prefeitos e a população de palhaços, fica bem difícil de acreditar em qualquer promessa. Depois de vir aqui em março, não sinalizou absolutamente mais nada sobre a pauta. Os prefeitos imploram por uma agenda com ele, mesmo que por videoconferência. Vantoil Martins (CID), de Iguaba Grande, está desde o início da semana passada tentando um encontro com Castro para tratar dessa demanda. Dá para perceber o tamanho da preocupação de Cláudio Castro com a Região dos Lagos. Por essas e outras que ninguém mais crê nas promessas desse governador. Só nos cabe confiar em Deus mesmo.

QUEM ACREDITA? II

A propósito, e ainda sobre o governador do Estado, o jornalista Ancelmo Gois não poupou Cláudio Castro (PL) em sua coluna de O Globo do último sábado (5). “Este secretariado do governador Cláudio Castro é, com todo respeito, bem pífio. O secretário de Educação, Alexandre Valle, por exemplo, não é do ramo”, publicou. Fora outras pastas cujos titulares passam longe de serem técnicos do departamento que comandam. Só verdades, diga-se de passagem. Ninguém entende de “bulhufas” do que trata.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content