InícioRegião dos LagosCabo FrioCabo Frio inaugura Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado

Cabo Frio inaugura Parque Natural Municipal do Mico Leão Dourado

Área de interesse ambiental conta com viveiro de mudas nativas, auditório, espaço para lazer e trilhas ecológicas

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, a Prefeitura de Cabo Frio inaugurou, neste sábado (5), a nova sede do Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado, em Tamoios. A solenidade contou com visita ao viveiro de mudas nativas, apresentação de vídeo com histórico do local, plantio simbólico de mudas e caminhada pela trilha ecológica.

Abrindo a cerimônia, o prefeito José Bonifácio fez o descerramento da placa de inauguração, entalhada em madeira com a figura de um mico leão dourado. Na ocasião, também fizeram uso da palavra a vice-prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado, o secretário de Meio Ambiente e Saneamento, Juarez Lopes, o vereador líder da base do governo na Câmara Municipal, Davi Souza, a deputada estadual Marta Rocha e o diretor financeiro da Alerj, Janio Mendes. Todos reforçaram a importância do espaço de preservação para o município e também para o Estado e para o Brasil.

Como parte da solenidade de inauguração, houve visita ao espaço que abriga o viveiro de mudas nativas. Elas servirão de base para estudos científicos e proteção da Mata Atlântica, bioma duramente devastado no Brasil e que carece de proteção contínua.

Em seguida, também foi inaugurado o auditório Aldemar Coimbra Filho, com exibição do filme “O Mico-Leão-Dourado de Cabo Frio”, do diretor Marcelo de Paula. Houve, ainda, assinatura do protocolo de intenções com a Universidade Santa Úrsula, que fará a gestão de pesquisas e projetos científicos, com especial interesse na preservação dos micos-leões-dourados e recuperação de animais silvestres.

Após a exibição do filme, a programação de inauguração prosseguiu com caminhada pela trilha ecológica, que possui cerca de 1800 metros. Além de abrigar matas ciliares, florestas densas e mangues, durante o trajeto o biólogo Marcos Felipe Vargas ressaltou que no local é possível encontrar diversas espécies como borboletas coloridas, micos-leões-dourados e bichos preguiças entre outros animais silvestres.

Além da programação ecológica e turística, a solenidade também teve atrações culturais, com atividades direcionadas pela Biblioteca Infantil Circulê. Na ocasião, o prefeito José Bonifácio salientou a importância do local como ponto de preservação e defesa da Mata Atlântica e dos animais silvestres.

“Esse local é para ser visitado pela população, pelas famílias, mas com certo controle por se tratar de área de preservação. Definitivamente, este é um espaço para lazer e diversão. Uma grande conquista para todos”, comentou entusiasmado.

O Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado foi oficialmente criado pelo Decreto Municipal Nº 2.401, de 27 de março de 1997. Com fauna e flora significativas para o município, o objetivo do local é preservar e defender uma das últimas áreas com remanescentes florestais da Mata Atlântica.

Com cerca de 15mil², o local foi desapropriado através do Decreto Municipal Nº 6.457/2021, que repassou à Prefeitura cabo-friense a responsabilidade pelo espaço, que antes sediava a Associação dos Funcionários do Banerj (Abanerj).

O local também vai abrigar sedes do poder público municipal como a fiscalização ambiental, Guarda Civil Municipal, a Unidade de Policiamento Ambiental (Upam) e outros serviços. A sede do Parque Natural Municipal do Mico-Leão-Dourado fica na Estrada do Contorno, no Centro Hípico, em Tamoios.

Coordenadora de Reportagem na Portal RC24h | Site do(a) autor(a)

Pós-graduada em Jornalismo Investigativo pela Universidade Anhembi Morumbi; e graduada em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo, pela Universidade Veiga de Almeida.

Atuou como produtora/repórter na Lagos TV, Coordenadora de Programação na InterTV - Afiliada da Rede Globo, apresentadora na Rádio Costa do Sol FM e editora no Blog Cutback. É repórter no Portal RC24h desde 2016 e coordenadora de reportagem desde 2023, além de ser repórter colaboradora no jornal O Dia/Meia Hora.

Vencedora do 3º Prêmio Prolagos de Jornalismo Ambiental, na categoria web.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo