BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (6)

Alexandre Martins recebe Cláudio Castro para prestar contas de obras à população; Vantoil Martins é o convidado da estreia do RCCast; Fábio do Pastel e a interminável novela do transporte de São Pedro da Aldeia com novo anúncio de saída da Salineira; Cabo Frio sem programação no dia do Meio Ambiente; as iniciativas do Dia Mundial do Meio Ambiente em Arraial do Cabo e Araruama... E muito mais!

1079

ENCONTRO BADALADO EM BÚZIOS

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (6) começa por Armação dos Búzios, que teve um encontro vitaminado no que se refere a presenças políticas no começo da noite. O prefeito da cidade, Alexandre Martins (REP), recebeu a visita do governador, Cláudio Castro (PL), para realizar uma prestação de contas à sociedade das obras realizadas pela Prefeitura em parceria com o Governo do Estado. O senador Romário (PL) e os deputados federal Altineu Côrtes (PL) e estadual Rodrigo Bacellar (PL) também estiveram presentes. Apesar da friaca, o evento, realizado no Geribá Tennis Park, ficou lotado. Até para estacionar o carro ficou difícil, faltou vaga. No discurso, Alexandre destacou os mais de R$ 60 milhões em investimentos com um ano, tendo Castro a frente do governo estadual. “É só olhar no histórico do site, checar as emendas parlamentares e ver quem sempre esteve preocupado nossa cidade ou quem está preocupado só agora, a quatro meses da eleição. Temos que ficar muito focados nisso”, disparou o prefeito de Búzios. Outros detalhes poderão ser conferidos ao longo desta terça (7), no Portal RC24h. Veja outros registros do encontro desta noite:

__________________

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE NA PENÍNSULA

Ainda em Búzios, o domingo (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, teve programação especial. Uma parceria entre a Colônia dos Pescadores, secretaria de Meio Ambiente, Pesca e Urbanismo, Guarda Vidas e a Guarda Municipal Ambiental de Búzios realizou um mutirão de limpeza nas praias do Píer do Centro, Armação e Ossos. O prefeito, Alexandre Martins, compartilhou registros da ação e escreveu: “contamos com a sua ajuda para manter nossas praias limpas e preservar nosso balneário”.

NOVO PRODUTO DA CASA

O Portal RC24h estreou nesta segunda-feira (6) um novo produto, o RC Cast. Três vezes por semana, o nosso podcast promete entrevistar figuras importantes para a política e cotidiano da Região dos Lagos. O programa de estreia foi com o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID). Entre outros assuntos, o chefe do executivo comentou sobre o festão de 27 anos da cidade, que vai contar com atrações do quilate de Dilsinho e Vitor Kley, além, é claro, de falar sobre vida pessoal e trajetória política, que inclui quatro mandatos na Câmara Municipal. A entrevista está imperdível e disponível na íntegra abaixo:

__________________

SEGURANÇA DO ANIVERSÁRIO

Horas antes de participar do podcast do Portal RC24h, o prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), recebeu a visita do comandante do 25º Batalhão de Polícia Militar, Tenente Coronel Oliveira, para organização dos últimos detalhes para a segurança do evento em comemoração aos 27 anos de Iguaba Grande. Martins estava acompanhado do secretário e do subsecretário de Ordem Pública, Fabio Costa e Jorge Escada. Na ocasião, o Comandante do 25º BPM confirmou o reforço do efetivo da PM no município durante os cinco dias de festa, que começa nesta terça (7). Ainda durante a reunião, foi apresentado o efetivo de agentes da Guarda Civil Municipal que complementarão a segurança do evento.

PÕE CASACO, TIRA CASACO

O Grupo Salineira, mais uma vez, anunciou a suspensão das atividades em São Pedro da Aldeia a partir das 23h59 desta terça-feira (7). A novela do transporte público na cidade ganhou o novo capítulo na tarde desta segunda (6) após, de acordo com a concessionária, a Prefeitura ter descumprido o acordo financeiro firmado entre as partes no começo do mês passado. O prefeito, Fábio do Pastel (PL), havia mandado à Câmara um Projeto de Lei para fornecer um subsídio à Salineira com o intuito de cobrir os prejuízos da operação do transporte na cidade. Contudo, o PL enfrentou resistência dos edis e ainda não foi votado. No meio dessa queda de braço, quem perde é a população. Em nota, a Salineira disse que apesar do contrato rescindido, a Viação São Pedro retomou em caráter emergencial e por solicitação da prefeitura, a operação das linhas municipais em São Pedro. “A Viação São Pedro apresentaria mensalmente os custos operacionais do sistema e após este processo, o município aldeense equilibraria financeiramente o acordo emergencial através do pagamento do que foi auditado. Cumpre ressaltar que, a inadimplência do pagamento dos custos operacionais inviabiliza a operação do sistema de transporte coletivo municipal de forma segura e com manutenções e reparos da frota em dia”, concluiu a nota. A Prefeitura de São Pedro da Aldeia informou que como o PL ainda não entrou em votação, não teve como cumprir o acordo celebrado junto à Viação São Pedro. Contudo, o município alega estar “tomando as medidas administrativas e judiciais cabíveis para a manutenção do serviço na cidade”. Vamos ver no que é que vai dar…

ACOMPANHOU RETORNO

Ainda falando de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel acompanhou, na manhã desta segunda-feira (6), o retorno às aulas na Escola Antônio Vaz, que passou por reformas e serviços de manutenção. O prefeito publicou fotos da visita na unidade, que fica no bairro Recanto do Sol e escreveu: “como é bom ver a felicidade das crianças e de nossos profissionais vê como a nossa escola ficou linda! Parabéns a todos que trabalharam para que hoje a nossa escola estivesse assim, linda”. Em alguns dos registros, Fábio aparece com a enxada mão e também com um rastelo.

MEIO AMBIENTE LARGADO ÀS TRAÇAS

No Dia Mundial do Meio Ambiente, neste domingo (5), enquanto boa parte das cidades da Região dos Lagos promoveu programação especial, Cabo Frio se destacou pela ausência. Mas não tinha nem como esperar diferente, né? É que a secretaria de Meio Ambiente do município, após a demissão de Juarez Lopes do governo de José Bonifácio (PDT) se tornou quase que um penduricalho nas costas de Dhanyelle Garcia, secretária de Planejamento e Desenvolvimento cabo-friense. Como se a pasta já não tivesse atribuições o bastante, Dhanyelle passou a responder por toda a parte de licenciamento ambiental da cidade. A gente torce para que Garcia acabe não sendo responsabilizada judicialmente caso empreendimentos nocivos ao Meio Ambiente consigam aprovação, como é a vontade de forças ocultas dentro da atual gestão.

JUAREZ NO RCCast

Por falar no assunto, o ex-secretário de Meio Ambiente de Cabo Frio Juarez Lopes, engenheiro incansável na defesa dos biomas da Região dos Lagos, vai ser entrevistado no podcast do Portal RC24h, o RCCast. Lopes tem um histórico demissionário no cargo por discordar de empreendimentos com potencial de causar danos à natureza. Foi assim com o episódio do Méditerranée fake na época do governo de Marquinho Mendes e no mandato atual de José Bonifácio (PDT), causando surpresa aos ambientalistas da cidade. Na entrevista, Juarez deve comentar quais são as áreas sob risco ambiental na Região dos Lagos, o projeto para incluir a Boca do Barra em uma área de proteção ambiental e ainda esmiuçar suas pesquisas sobre as áreas devolutas em Cabo Frio. Não dá para perder.

PARADA LGBTQIA+ DE CABO FRIO

A 17ª Parada do Orgulho LGBTQIA+ de Cabo Frio será realizada na orla da Praia do Forte no dia 4 de setembro. O ativista da organização do evento, Rodolpho Campbell, do Grupo Iguais, esteve com o prefeito José Bonifácio (PDT) nesta segunda-feira (6) para falar sobre a edição deste ano do evento. Zé autorizou a realização do desfile na orla e para finalizar, haverá shows na área conhecida como Bolsão da Juju. “O Grupo Iguais já está cuidando de todos os detalhes para que o evento deste ano seja impecável, marcando a retomada pós período crítico da pandemia”, escreveu Rodolpho.

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE NO CABO

Enquanto a maior cidade da Região dos Lagos se destacou negativamente, Arraial do Cabo deu show na programação do Dia Mundial do Meio Ambiente neste domingo (5). Além de um pórtico decorado para a data deste sexta (3), o município teve um evento na praça do Guarani no fim de semana. A ação distribuiu mudas aos munícipes para incentivar a prática do plantio na cidade e apresentou uma peça de teatro da Trupe Fabricart – parceira da Prolagos – para o Grupo de Escoteiro Raimundo Ottoni de Castro Maia. Durante o encontro, o Grupamento Operacional Ambiental Marítimo (GOPAM) também promoveu uma palestra aos jovens sobre a fauna cabista, expondo algumas das muitas espécies de animais silvestres presentes no ecossistema municipal. A Prefeitura acredita que fortalecer a educação ambiental ao público infantojuvenil é um dos pilares mais importantes para a preservação do meio ambiente a longo prazo. Mandou bem!

AÇÃO EM ARARUAMA

Em Araruama, alunos das Escolas Municipais Ecológicas realizaram limpeza na orla e plantação de mudas para comemorar Dia Mundial do Meio Ambiente. Foram três toneladas de lixo recolhidos na manhã deste domingo (5), segundo a Prefeitura. O trabalho foi realizado por mais de 150 alunos do ensino fundamental I e II, sob a supervisão de professores. As crianças e adolescentes encontraram de bituca de cigarro até chinelo velho na ação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui