06/05/2025 — 02:06
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (5)

Alexandre Martins começa semana com a consolidação de mais um evento de sucesso; Dr Serginho e Miguel Alencar iniciam ação de despoluição visual; Daniela Soares terá agenda em Brasília e presidente da Câmara araruamense citado em polêmica; Fábio do Pastel trata do Plano Diretor com UFRJ; Marcelo Magno na expectativa para os festejos da cidade; Vantoil Martins é chef por um dia; Quaquá firma acordo em Cuba; Carlos Augusto na expectativa do "Segurança Presente"; Macaé gerou mais empregos que 6 estados juntos; Lucimar Vidal alinha cursos com o Senai... E muito mais!

Compartilhe

SUCESSO TOTAL

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (5) começa por Armação dos Búzios, que no fim de semana deu mais uma prova de que investir em evento é bom negócio. O Búzios Jazz Festival, realizado em parceria com o Sesc, atraiu mais de 20 mil pessoas ao balneário e movimentou cerca de R$ 4,5 milhões na economia local. Conversamos com o prefeito Alexandre Martins (REP) por telefone, ele disse que está muito feliz com o sucesso do Festival e bastante otimista com os próximos eventos que estão vindo. Por aí se vê o quão importante foi a aprovação da suplementação orçamentária, que a Câmara demorou a votar e que por isso teve evento esportivo cancelado no fim de semana anterior. Inclusive, nesta semana tem mais PL do executivo solicitando novas dotações orçamentárias – três – que devem ser discutidos na sessão da Câmara desta terça-feira (6). A ver como vai ser o comportamento dos edis.

MUDANÇA NO 1º ESCALÃO

Aliás, a propósito disso, já tem um bastidor falando que vai ter mudança no secretariado de Alexandre. Falamos disso também com prefeito, o qual respondeu que “não é exatamente uma mudança, mas que ele está estudando a possibilidade da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo ser separada. Disse que a parte de licenciamento e fiscalização ficam numa pasta e gestão ambiental, na outra. Mas ele garante que o atual titular, Evanildo Nascimento, permanece ainda na função.

VOLTOU À ATIVA

Falando em 1º escalão, quem voltou à ativa após quase um mês foi o secretário de Governo, Marcus Vallerius, o Marcão, um dos homens fortes de Alexandre Martins. Ele teve que passar por procedimento cirúrgico, em abril, quando os médicos retiraram a safena da perna esquerda, que estava entupida, e parte da safena direita, com o mesmo problema. Devagarzinho ele vem se recuperando. Nesta segunda-feira (5), ele fez uma visita ao secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Alan Câmara, e nos disse que vai soltar um edital da Lei Aldir Blanc nos próximos dias.

AUXÍLIO UNIFORME

Ainda sobre Búzios, a Prefeitura confirmou o pagamento do Auxílio Uniforme deste ano para a Guarda Civil Municipal. A confirmação foi feita pelo Secretário de Segurança, coronel Gláucio Moreira (à dir.), e pelo comandante da corporação, GCM Otávio Azevedo. O benefício permite que os próprios agentes adquiram diretamente seus uniformes, obedecendo aos padrões previstos na legislação vigente. Até 2022, a aquisição de fardamento foi feita por meio de licitação municipal, com fornecimento e distribuição pela Prefeitura. A partir da aprovação da nova lei, de autoria do Prefeito Alexandre Martins, a política foi reformulada: cada guarda passou a receber o valor em dinheiro para a compra individual do uniforme, gerando dois impactos imediatos: agilidade no processo de aquisição e redução de custos. Segundo dados da gestão municipal, o novo formato representa uma economia superior a 80% em relação ao modelo anterior.

DESPOLUIÇÃO VISUAL

Os fios pendurados nos postes de Cabo Frio estão com os dias contados. O prefeito Dr Serginho (PL) e seu vice, Miguel Alencar (União), que também é titular da Secretaria da Cidade, lançaram, nesta segunda-feira (5), o Programa Limpa Fios, uma força-tarefa para eliminar fiações soltas, partidas, caídas no chão e até mesmo em desuso nos cabos da rede elétrica e telecomunicações. Os trabalhos começaram no entorno do Largo São Benedito, no histórico bairro da Passagem. “As empresas de telefones e de internet vão abandonando, deixando esses fios para trás nos postes da cidade e o resultado é esse aí que estamos vendo. É inaceitável uma agressão à paisagem urbana e que pode colocar pessoas em risco. Não vamos mais permitir que isso aconteça”, afirmou Serginho. Após a ação, Serginho foi para o Rio de Janeiro, mas volta hoje mesmo.

CALENDÁRIO DE EVENTOS

Falando em Serginho, ele vai lançar o Calendário de Eventos na próxima quinta-feira (7). Aliás, a expectativa é tremenda, principalmente por parte do trade turístico, que quer se organizar o quanto antes. Mas é uma expectativa boa, visto que há uma onda de otimismo entre os empresários, que enxergam o prefeito com uma visão mais moderna sobre isso. Afinal, como diria Eduardo Paes (PSD), investir em eventos gera divisas e tem um impacto extraordinário na economia local.

AGENDA EM BRASÍLIA

A prefeita de Araruama, Daniela Soares (PL), embarca esta noite para Brasília. Na capital federal, vai tentar limpar o nome do município do CAUC (Sistema de Informações sobre Requisitos Fiscais), que funciona como um serasa. A negativação no CAUC – deixada pela gestão Lívia de Chiquinho – impede que os municípios recebam repasses e contraiam empréstimos. Além disso, Daniela cumprirá outras agendas na capital federal, em busca de parcerias e recursos. Mas, antes de viajar, ela encontrou espaço em sua agenda para receber, nesta segunda-feira (5), a atleta e velejadora Kahena Kunze. O motivo? Anunciar a 2ª Regata TransAraruama, na Lagoa: “Estou aqui com a Kahena, que trouxe a medalha de ouro para o nosso Brasil nas Olimpíadas de 2020, para anunciar que a regata acontecerá neste sábado (10)”, afirmou. A concentração será na Praça Hermógenes Freire da Costa, em São Pedro da Aldeia, a partir das 10h, e seguirá até a Praia Seca, em Araruama, totalizando 17 milhas náuticas. A competição contará com 23 categorias de embarcações à vela, além de kitesurf, windsurf e wingfoil. A regata terá mais de 10 barcos de apoio e duas ambulâncias. Que encontro foi esse, hein, Daniela? Ela deixou sua mensagem junto à atleta. Agora, é só contar os dias para que sábado chegue logo e o grande evento aconteça.

DENÚNCIA GRAVE

O presidente da Câmara Municipal de Araruama, Magno Dheco (MDB), está no centro das atenções neste início de semana, devido a uma denúncia que aponta o político como suposto anfitrião de um encontro para discutir o planejamento do assassinato do empresário Max dos Medicamentos. O nome do vereador Armando Polati também estaria sendo citado. A denúncia alega que Max contrariava interesses políticos locais devido ao seu sucesso em vencer licitações no município. Além disso, foi indicado que o empresário teria sido alvo de uma tentativa de homicídio meses antes, sem sucesso. Em razão dessas alegações, a 2ª Promotoria de Justiça Criminal de Araruama solicitou à 118ª DP que investigasse os atentados contra Max. A delegacia confirmou que o caso está em sigilo e segue em apuração. Apesar da gravidade das acusações, o MP decidiu arquivar o caso, pois as investigações já estavam em andamento pela Polícia Civil. Tentamos fazer contato com Magno desde cedo, mas não conseguimos, e a Câmara também não emitiu nenhum posicionamento. Que coisa, hein? Vamos aguardar os próximos capítulos dessa história.

PLANO DIRETOR

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), recebeu em seu gabinete, nesta segunda-feira (5), o vice-diretor-geral da Escola Politécnica da UFRJ, professor Edilberto Strauss, para tratar da revisão do Plano Diretor. O encontro marcou o início do diálogo técnico com instituições de ensino superior, que poderão contribuir com o processo de atualização do Plano Diretor. Além da UFRJ, a UFF também será ouvida em reunião agendada para o mês de junho. Pastel destacou a importância da iniciativa. A proposta da pauta inclui diagnóstico técnico, consultas públicas, oficinas participativas e a elaboração coletiva das diretrizes que nortearão o futuro do município. É, Pastel quer é projetar o futuro da cidade com mais segurança, valorizando o crescimento ordenado e a qualidade de vida da população. Também estiveram presentes os professores Leandro Torres e Eduardo Qualharini, além dos secretários de Governo, Luiz Fernando Gomes Jr.; de Meio Ambiente e Pesca, Mário Flávio Moreira; de Planejamento e Gestão, Paulo César; de Desenvolvimento Econômico, Cláudio Viviani; de Obras e Desenvolvimento Urbano, Hildegardo Milagres; de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos; e de Licitações, Contratos e Convênios, Vivian Lobo. Participaram ainda a controladora-geral, Danielle Prudente; o procurador-geral do município, Peter Samerson; o chefe de gabinete, Fernando Frauches; os secretários adjuntos de Desenvolvimento Urbano, Wallace Camilo; de Serviços Públicos, Ney Prevatto; além do diretor de Meio Ambiente, Leonardo Rosa, e o assessor especial de Governo, Leonardo Antunes.

ALMOÇO SURPRESA

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), apareceu neste domingo (4) no aniversário de Débora Rodrigues, esposa do secretário de Turismo, Júnior Chuchu. Chuchu armou um almoço surpresa para ela, cujo carro-chefe foi a tainha. Segundo os presentes, “foi o fechamento perfeito de uma semana muito feliz, marcada por amor, gratidão e momentos inesquecíveis”. Entre uma garfada e outra, teve papo sobre o aniversário da cidade, que vem aí com desfiles, Esquadrilha da Fumaça e show nacional. A expectativa, disseram, “é grande”. E a semana promete, é claro, com os preparativos.

CHEF POR UM DIA

Em Iguaba Grande, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Vantoil Martins, ex-prefeito da cidade, demonstrou seus dotes culinários e agradou. Nesta segunda-feira (5), ele participou do primeiro dia do workshop de bolos caseiros, no Centro de Capacitação Lahylton César Santana Neves, com a professora Regininha Cake, referência na confeitaria artesanal. Na ocasião, apresentou sua famosa “panqueca de banana”, um modelo mais fit da iguaria, sem adição de farinha (quem acompanha o Instagram dele vai entender). Foi avental no peito e mão na massa. Ficamos sabendo que geral gostou. Deu até água na boca miúda.

CONEXÃO MARICÁ-HAVANA

O prefeito de Maricá, Washington Quaquá (PT), passou o final de semana em Cuba visitando Havana e, por lá, anunciou a formalização de um acordo de irmandade entre duas cidades. Quaquá recebeu um convite para um jantar na sede do governo municipal, a Casa de la Amistad, que partiu da governadora de Havana, Yanet Hernández Pérez. Quem também esteve presente foi a primeira-dama e esposa, Gabriela Lopes, e o ator Antônio Grassi, além de outros representantes. Durante o encontro, o prefeito também convidou a representante cubana para participar da Assembleia Geral de Prefeitos e Municípios dos Brics+, que ocorrerá em Maricá entre os dias 26 e 28 de maio. Na ocasião, foi assinado um documento que oficializa Havana e Maricá como cidades-irmãs, um tipo de parceria internacional voltada, em tese, ao intercâmbio cultural, social e econômico entre os municípios. Quaquá destacou a troca de presentes simbólicos, incluindo livros, bebidas típicas e camisas representativas das culturas locais: “Em troca, a presenteei com o pavilhão da União de Maricá e com uma camisa da nossa escola de samba, que está encantando os cubanos e estrangeiros que visitam a Feira Internacional de Turismo, a FitCuba, que está acontecendo por aqui nesses dias.” A expectativa, segundo Quaquá, é que a relação “vá longe”, com possíveis colaborações futuras — incluindo o convite feito à governadora cubana para conhecer o carnaval carioca, na Marquês de Sapucaí, em 2026.

SEGURANÇA PRESENTE

Já em Rio das Ostras, o prefeito Carlos Augusto (PL) anunciou, no último sábado (3), os últimos detalhes sobre a inauguração do programa Segurança Presente. Um dos maiores desejos de Carlos, atualmente, é colocar essa iniciativa em prática o mais rápido possível: “Prepare-se para viver em uma cidade com mais policiamento de proximidade, rondas permanentes e integração total entre as forças de segurança. Um avanço que vai transformar não só as ruas, mas a vida de cada cidadão. É o começo de uma nova era!”. Carlos ainda acrescentou, destacando a parceria com o governo do Estado: “Meu agradecimento especial ao governador Cláudio Castro (PL), que acreditou no nosso trabalho e ajudou a tornar esse sonho realidade”. Carlos está na expectativa pela inauguração, que acontecerá em breve.

GEROU MAIS EMPREGOS QUE 6 ESTADOS JUNTOS

O prefeito de Macaé, Welberth Rezende (CID), tem mais um motivo para comemorar, já que a cidade consolida sua liderança absoluta na geração de empregos em todo o estado. Só no mês de março, o município criou mais de mil novas vagas de trabalho. Somando os demais meses, o acumulado ultrapassa três mil postos de emprego: “Isso levando em consideração apenas os três primeiros meses deste ano. Os números são tão expressivos que superamos, sozinhos, a criação de vagas dos estados do Acre, Alagoas, Paraíba, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Sergipe juntos. Isso só está sendo possível porque estamos facilitando a vida de quem quer empreender na nossa cidade, principalmente qualificando a mão de obra para ocupar esses postos de trabalho”. É, Welberth, por isso que todo mundo diz que Macaé está bombando, né? O prefeito só vê o seu “foguetinho” subir.

REUNIÃO COM O SENAI

A prefeita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), se reuniu em seu gabinete nesta segunda-feira (5) com a equipe do Senai para alinhar os novos cursos que serão ofertados. Estiveram presentes a vice-prefeita, Dra. Raquel (União); o secretário de Relações Institucionais, Antonio Peres; a secretária de Desenvolvimento Social, Joice Bravo; a secretária de Educação, Patrícia Oliveira; e a diretora do Centro de Capacitação Vinícius Vidal França, Daniela Borges. Lucimar falou sobre a qualificação profissional no mercado de trabalho: “Ingressar no mercado de trabalho não é fácil, e aqui em Saquarema temos buscado, cada vez mais, criar oportunidades para que as pessoas se desenvolvam e construam um futuro melhor”. Lucimar quer colocar a educação em outro patamar. E, para isso, precisa manter os olhos atentos às oportunidades. As iniciativas futuras continuam sendo buscadas e, enquanto não se concretizam, as reuniões seguem acontecendo.

Cida Gonçalves, Lula e Márcia Lopes, nomeada como nova ministra das Mulheres — Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

TROCA NO MINISTÉRIO DAS MULHERES

O Palácio do Planalto confirmou nesta segunda-feira (5) a troca da chefia do Ministério das Mulheres. O presidente Lula (PT) exonerou Cida Gonçalves, que estava há dois anos e quatro meses no cargo, e escolheu como substituta a assistente social Márcia Lopes, que tomou posse nesta manhã. A troca já era aguardada e mantém a pasta sob o comando do PT. Márcia é do quadro tradicional do partido e foi ministra do Desenvolvimento Social (MDS) em 2010, último ano do segundo mandato de Lula. Uma nota confirmando a mudança foi publicada pelo Ministério das Mulheres por volta das 13h30. “A exoneração de Cida Gonçalves e a nomeação de Márcia Lopes serão publicadas ainda hoje [segunda], em edição extra do Diário Oficial da União”, diz um trecho da nota. Em seguida, o presidente publicou uma mensagem em uma rede social sobre a nomeação.

Redação
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias