InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (5)

Búzios em chamas: Presidente da Câmara toma posse nesta terça (6); Servidores da Saúde fazem protesto em Cabo Frio e Uerj tem data marcada para início das aulas; Vantoil Martins faz entrega na saúde; Fábio do Pastel se reúne com deputados do União e entrega ESF; Oposição do Cabo toma um xeque-mate; Pescadores de Araruama protestam contra prefeitura; Manoela Peres anuncia nova parada do Castramóvel; Fabiano Horta pede preservação para minimizar impactos de enchente... E muito mais!

BÚZIOS EM CHAMAS

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (5) começa com os desdobramentos do afastamento do prefeito Alexandre Martins (REP) do cargo, depois que o TSE indeferiu o recurso contra a cassação de mandato dele e do vice, Miguel Pereira (PL). Alexandre ainda não havia sido notificado, mas o presidente da Câmara, Rafael Aguiar (REP), recebeu a notificação em tempo recorde – sexta-feira (2) às 18h – para assumir a chefia do executivo, como rege a legislação. A posse acontece nesta terça (6), às 10h, na Casa de Leis. Após assumir a função, o TRE determina a data das eleições suplementares. Sobre isso, falando com o futuro prefeito, as eleições são pautadas pelo Tribunal Regional Eleitoral e a data limite é junho. Cabe salientar que em outubro teremos outra eleição. Porém, os advogados de Alexandre ainda nutrem expectativa de conseguirem recurso em Brasília, que permita, ao menos, Martins encerrar seu mandato.

OPOSIÇÃO EM MOVIMENTO

Nesse turbilhão de instabilidade política que varre Búzios às vésperas do Carnaval, os grupos da oposição já se organizam para participar da suplementar. São certos os nomes do próprio Rafael Aguiar ou o pai dele, Miguel Pereira, que curiosamente não ficou inelegível (a punição só foi ao Alexandre Martins); Leandro do Bope, Joãozinho Carrilho, Mirinho Braga (PDT), e Danielle Martins (esposa de Alexandre). Esta última, seguiria uma estratégia que foi bem sucedida em Saquarema, com Manoela Peres (representando Antônio Peres); e em Araruama, com Lívia de Chiquinho (representando Chiquinho do Atacadão). Há interesse inegável de atrair o apoio de Alexandre e seu grupo. Isso porque em pesquisas recentes de aprovação de governo, Alexandre está com mais de 75%, e algumas, falam em mais de 87% de aprovação. Portanto, Alexandre é peça central. Mesmo fora da cadeira, o grupo dele parece ser fiel e unido. E quem conseguir cativar essa turma, tem fortes chances de vencer a suplementar.

VERDADES OU INTRIGAS?

Ainda falando em oposição, na última sexta-feira (2), o ex-prefeito Mirinho Braga deu uma entrevista à rádio Litoral e tirou a peneira pra destampar o sol. Afirmou que Alexandre já estava sendo frito há muito tempo, mas não ligou para os alertas. “A gente tem que parar com essa história de querer enganar a população. Alexandre tinha um ninho de cobras junto com ele, foi alertado e não acordou pra isso”, disparou Mirinho, fazendo referência ao presidente da Câmara, Rafael Aguiar, que sempre gritou aos quatro cantos que era fechamento do prefeito. Rafel nega: “É só ver nossas ações. A política é muito difícil, né?! Só agora isso”, comentou via whatsapp ao ser confrontado. Já conversando com outros atores da política buziana, eles são unânimes nessa mesma afirmativa. “Sempre falei isso. Era questão de tempo. Alexandre jogou com Rafael, mas Rafael não tem limite nem pudor”, disse um importante articulador do grupo de Joãozinho. Outro assessor ligado ao Bope repetiu a mesma coisa, mas com outras palavras: “Todo mundo sabia que isso iria acontecer”. Agora é esperar para ver como serão as atitudes de Rafael como chefe do poder executivo. Mas uma coisa é certa: ninguém parece confiar muito no jovem político em ascensão. Rafael terá para si o desafio de assumir a cidade em pleno Carnaval, contando com uma desconfiança generalizada. Que coisa, hein?!

SERVIDORES SEM SALÁRIO

As exonerações em massa e com promessa de retorno aos servidores têm sido a pauta das últimas semanas em Cabo Frio. Denúncias na Educação, Assistência Social chegam aos montes à redação do RC24h. Se na última sexta-feira (2) teve protesto dos médicos que receberam seus salários defasados, em alguns casos faltando até mais da metade do valor, nesta segunda (5) foi a vez dos demais funcionários da Saúde que não receberam pagamento. Eles foram até à sede da secretaria em busca de explicações. Comentários no local diziam que a prefeita Magdala Furtado (sem partido) teria passado três dias no Recursos Humanos da secretaria. Ao que parece, a prefeita tem chegado um pouco atrasada para resolver os problemas que têm se instalado na administração da prefeitura. Mas se ela não tem tempo nem para atender aos secretários, quiçá os problemas administrativos. Sobre essa situação, a Prefeitura disse que “o setor de RH da Secretaria Municipal de Saúde está trabalhando na folha complementar para sanar os erros ocorridos durante o pagamento, o que ocorrerá nesta semana”.

FABRÍCIO VALADARES PEDE PRA SAIR

Falando em Magdala, teve mais uma baixa no governo da prefeita. No último sábado (3), o secretário de Assistência Social, Fabrício Valladares anunciou a sua saída da pasta. O motivo foi o mesmo de outros pedidos de exoneração, falta de atenção da prefeita, além dos problemas internos que a falta de nomeações está gerando na continuidade dos serviços: “Os verdadeiros motivos da minha saída da pasta e que dificultou muito o andamento dos trabalhos na Assistência foram as exonerações e a dificuldade de falar com a prefeita também”, justificou Fabrício.

IMPEACHMENT TIC-TAC…

Ainda em Cabo Frio, o prazo determinado pela Justiça para o presidente da Câmara colocar em pauta o impeachment da prefeita de Cabo Frio Magdala Furtado (PL) encerra nesta terça-feira (6). O pedido de afastamento da prefeita foi protocolado pelo jornalista Dirlei Pereira em dezembro de 2023 em razão do excesso de portarias. No dia 17 de janeiro, o vereador Miguel Alencar (União) recebeu uma notificação do Poder Judiciário por meio da 1ª Vara Cível da Comarca de Cabo Frio em tutela de urgência. A determinação é que a solicitação fosse colocada em pauta em sessão extraordinária no prazo máximo de 15 dias úteis, a contar do dia 17. Portanto, tic, tac, tic, tac.

GAFE NO PALCO

Neste domingo (4), no show do Emicida na Praia do Forte, o locutor do evento, realizou agradecimentos ao Sesc, ao governo do estado do Rio de Janeiro e à prefeitura de São Gonçalo. A pérola gerou gargalhadas e comentários na cidade. A prefeita Magdala Furtado (sem partido) tem feito um esforço danado para ficar ‘bem na fita’ e o funcionário elogia a prefeitura de São Gonçalo.

NOMINATA DO PT

Enquanto a prefeita Magdala Furtado (sem partido) tenta se articular com o Partido dos Trabalhadores no âmbito nacional, o municipal começa a se movimentar. No sábado (3), o diretório municipal do partido, representantes da executiva estadual e o Partido Verde se reuniram para começarem as definições de nominata de vereadores e estratégias de fortalecimento da pré-candidatura do Rafael Peçanha às próximas eleições. Alguns nomes começaram a ser definidos para concorrer ao legislativo municipal, entre eles o professor Leandro Silva que foi pré-candidato a prefeito pelo PSOL, Carminha da Causa Animal, Cláudio Leitão, Júnior do PV, Diego Silva, neto da deputada federal Benedita da Silva (PT), Adriano Brizola, ex-coordenador da Assistência Social, entre outros. “Precisávamos nos reunir para pautar a nominata, já fizemos isso com a majoritária e agora é hora de consolidarmos a pré-candidatura de vereadores. É o nosso projeto 2024 crescendo em força e apoio, pra mudar os rumos do Executivo e do Legislativo, unido no Diretório, na Executiva, na região e na Federação, em frente e com coragem”, afirmou Peçanha.

UERJ EM FEVEREIRO

O deputado estadual e pré-candidato a prefeito de Cabo Frio, Dr. Serginho (PL) participou de uma reunião para finalizar os preparativos do início das aulas da UERJ na cidade, marcando para o início do ano letivo em 27 de fevereiro. Serginho foi o principal interlocutor para a instalação da universidade na região. O novo campus, inaugurado em dezembro de 2022, oferecerá anualmente 40 vagas para Medicina, 50 para Geografia e 50 para Ciências Ambientais, e está integrado ao Hospital Universitário Reitor Hesio Cordeiro, contribuindo significativamente para a saúde da população local como hospital-escola para os estudantes de Medicina.

ENTREGA NA SAÚDE

Em Iguaba Grande, a semana começou com entrega na Saúde. Nesta segunda-feira (5), o prefeito Vantoil Martins (CID) e a secretária municipal de Saúde, Carla Valle, fizeram a entrega da UBS Euclides Silva, no Boa Vista. O local recebeu reforma de toda estrutura (confira matéria aqui) e atende cerca de 3,5 mil moradores dos bairros Boa Vista, União e Estação. “Equipe de excelência, do médico ao auxiliar de serviços gerais”, disse Carla. Vantoil enfatizou a necessidade da reforma. “Tão importante quanto atender a população é darmos as melhores condições de trabalho aos nossos servidores”. Também estiveram presentes à inauguração familiares do homenageado, os secretários Jales Lins (Governo e Educação), Alexandre Freitag (Obras), Vagnei Lessa (Agricultura), Eron Bezerra (Planejamento), Cláudia Souza (Assistência Social), Marcelo Durão (Turismo), além dos subsecretários de Governo, Luiz Fernando de Lima, de Saúde, Renato Almeida, de Turismo e Lazer, Zé Ricardo, de Assistência Social, Felipe Nogueira e o presidente o Previguaba, Rogério Maia. O Poder Legislativo foi representado pelo presidente, Marciley Lessa (PL) e a vereadora Silvana Grimauth (CID).

UM PODCAST PRA CHAMAR DE SEU

Falando em Vantoil Martins, logo após a inauguração da UBS em Boa Vista, o prefeito iguabense seguiu para o estúdio onde gravou o kit de mídia que será veiculado para estreia de seu podcast, o “Vem com a gente”, que acontece em breve.

REUNIÃO DE ALINHAMENTO

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL) – acompanhado de seu chefe de Gabinete, Moisés Batista, e do secretário de Obras, Fernando Frauches -, participou de uma reunião no Rio de Janeiro na última sexta (2) com o presidente da Alerj, Rodrigo Bacellar (PL), e os deputados estaduais Márcio Canella (União) e Áureo Ribeiro (SDD), na sede do partido União Brasil. Durante o encontro, o prefeito destacou a colaboração dos partidos em apoiar as metas locais, visando promover o nome de São Pedro da Aldeia em âmbito estadual e nacional. Fábio ressaltou a satisfação em colaborar com Rodrigo e Marcio, além de enfatizar a parceria com o Solidariedade de Ribeiro.

INAUGURAÇÃO DA ESF BOTAFOGO

Ainda sobre São Pedro, Fábio e a secretária de Saúde, Maria Márcia, participaram, no último sábado (3), da inauguração da Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Botafogo. Os moradores foram em peso. Apesar de ser o primeiro passo para um espaço aprimorado, a inauguração foi relevante tanto para a gestão municipal quanto para a população. A presença dos vereadores, da equipe de saúde e dos servidores foi destacada como um apoio fundamental.

INSPETOR-GERAL DA GUARDA SE PRONUNCIA

O Inspetor-Geral da Guarda Civil Municipal de São Pedro da Aldeia, Leandro Oliveira, divulgou um vídeo nas redes sociais nesta segunda-feira (5), falando do crime contra o cantor de pagode Wagner dos Santos, conhecido como “Manabu”. Leandro disse que o Guarda Municipal envolvido, mesmo estando de folga, carregava consigo a responsabilidade de proteger e servir. Confira acima.

MANIFESTAÇÃO DOS PESCADORES

Uma manifestação foi realizada nesta segunda-feira (5) na orla de Iguabinha, em Araruama, em apoio aos pescadores. A prefeita Lívia de Chiquinho (REP) enfrenta críticas pela polêmica decisão de realocá-los de sua área tradicional para uma região destinada aos banhistas. De acordo com uma moradora que ajudou a organizar o protesto, a decisão da prefeita tem gerado questionamentos e indignação em diversas partes. “A mudança forçada para uma área com visibilidade e acesso limitados coloca em risco não apenas o sustento dos pescadores, mas também ameaça a tradição e a identidade da comunidade costeira local”, disse um morador. Mesmo com apelo pela permanência no local e melhorias, incluindo a solicitação de um banheiro, “a inflexibilidade do secretário de Agricultura e Pesca, Cláudio Oliveira, é motivo de preocupação”, segundo um dos trabalhadores. A coluna entrou em contato com a Prefeitura e pediu um posicionamento. A ver.

SESSÃO SOLENE

A Câmara Municipal de Araruama sediou, no último sábado (3), uma sessão solene em homenagem aos 165 anos da cidade, a serem completados nesta terça-feira (6), que contou com a presença de diversos vereadores e políticos da região. Durante a cerimônia, várias personalidades foram agraciadas com a Medalha Tupinambá. Entre os convidados, a vice-prefeita Raiana Alcebíades (PSC), a vereadora e pré-candidata a prefeita Penha Bernardes (PL), o presidente da Câmara Municipal Nelsinho do Som (PSC), o vice-presidente Júlio César (PSC) e diversos outros vereadores, como Roberta Barreto (DEM), Rodolfo Buda (PSC), Thiago Moura (CID), Oliveira da Guarda (MDB), Aridinho Martins (União), Elói Ramalho (PSD), Thiago Pinheiro (PL), Magno Dheco (PP), Armando Polati (PL), Carlos Russo (PODE), Diego de Ciraldo (CID), Sylvinha Corrêa (CID) e Amigo Walmir (PP). Além disso, o Secretário de Educação de Saquarema, Antônio Peres, também prestigiou o evento.

AMARELOU?

No Cabo, nesse fim de semana, uma figura da oposição que gosta muito de agitar grupos de whatsapp, tomou um xeque-mate que o fez desaparecer. Foi desafiado a uma aposta mole de ganhar. O desafiante propôs ao dito cujo R$ 10 mil contra R$ 1.000,00 de que Marcelo Magno (PL) já estaria reeleito. A ideia surgiu por causa de pesquisas falsas que circulam na cidade. E para desmascarar o sujeito, foi proposto o desafio. Que depois ainda, segundo os bastidores, foi aumentado para o valor para R$ 20 mil contra mil reais. Mas nem isso convenceu o tal difusor de pesquisas fakes em grupos de zap-zap a topar. Aí já viu, ne?! Quem não quer meter a mão nessa bolada fácil, só pode estar com medo. Logo, foi taxado de “Amarelão do Cabo”, entrando para os anais da política do Arraial. Mais um para o vasto anedotário cabistez.

DETRAN E PREFEITURA

Em Arraial do Cabo, a secretaria de Desenvolvimento Social e a superintendência da Sustentabilidade, Promoção da Igualdade Racial e Direito da Mulher, realizou uma ação descentralizada vários locais da cidade, em parceria com o Detran Mulher. Segundo a prefeitura, foram 918 atendimentos. Entre os serviços, foram oferecidos solicitação de CPF, título de eleitor, habilitação para casamento, termo de união estável, cálculo de rescisão e capacitações.

NOVO CASTRAMÓVEL

Em Saquarema, a prefeita Manoela Peres (PL) anunciou a chegada do Castramóvel de Bonsucesso. O serviço começou a operar nesta segunda-feira (5). A unidade oferece atendimento inicial na Praça do bairro, onde os tutores podem levar seus pets para receber os primeiros cuidados antes de seguir para o centro cirúrgico, equipado com todos os instrumentos necessários para a realização dos procedimentos. O Castramóvel, que já realizou mais de 500 castrações em três meses, permanecerá na localidade pelo mesmo período. O serviço contempla castrações de cães e gatos. Todos os animais castrados recebem um chip com informações sobre o bichinho e seu tutor, facilitando a identificação em caso de fuga. As inscrições para o serviço podem ser realizadas no site da prefeitura, com a opção de assistência presencial na Praça, onde uma equipe está disponível para fornecer informações e auxiliar na inscrição para a castração de animais.

ENTREGA DA MEDALHA TIRADENTES

A deputada estadual Franciane Motta (União) realizará, nesta terça-feira (6), às 18h, a entrega da Medalha Tiradentes à cantora Ludmilla. O evento está programado para ocorrer no Palácio Tiradentes, no Centro do Rio de Janeiro. A iniciativa da deputada é resultado da campanha de doação de sangue promovida por Ludmilla em parceria com o Hemorio, na qual a cantora ofereceu ingressos para seu show em troca de doações, contribuindo significativamente para o benefício e salvamento de centenas de vidas. Além de seu papel destacado na cultura, Ludmilla tem se dedicado ativamente à defesa dos direitos das mulheres negras e da comunidade LGBTQIAPN+, assumindo uma relevante posição no avanço social. A entrega da medalha reconhece não apenas suas contribuições artísticas, mas também seu impacto positivo e comprometimento com ações benéficas para a sociedade.

PRESERVAÇÃO DO TABOAL

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), utilizou suas redes sociais, neste domingo (4) para alertar sobre a necessidade de preservação do Taboal, uma área situada entre o Barroco e o loteamento Morada das Águias, em Itaipuaçu, abrangendo cerca de 700 mil metros quadrados com predominância da vegetação conhecida como ‘taboa’. Essa planta aquática desempenha um papel crucial na absorção natural das águas pluviais, minimizando os impactos das enchentes. Apesar de ser uma área de proteção ambiental, o Taboal enfrenta desafios significativos, incluindo construções irregulares e desmatamento. Em resposta a essas ameaças, foi iniciada uma campanha de conscientização destacando a importância vital de preservar esse ecossistema. Agentes estão atualmente percorrendo a localidade, distribuindo folhetos informativos como parte desse esforço.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo