InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (4)

Vantoil Martins recebe visita de Marcelino Borba e comemora vacinômetro; Zé Bonifácio fala da polêmica do Sebastião Lan e negocia dívida milionária com concessionária; Unilagos adiado pela enésima vez; O mistério da viagem do assessor de Marcelo Magno; Alexandre Martins se reúne com deputado federal e Búzios entra na briga pela Bandeira Azul; Araruama é destaque na geração de empregos; Secretários macaenses caem no golpe da pirâmide... E muito mais!

TROCA DE EXPERIÊNCIAS

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID) recebeu nesta segunda-feira (4), a visita do prefeito de Rio das Ostras, Marcelino Borba (PV). Inclusive a visita de Borba, ao que parece, só era sabida pelo executivo iguabense. Fontes da coluna disseram que a turma riostrense não sabia de nada. A visita serviu para trocar experiências entre as cidades vizinhas, e também nos projetos executados por Iguaba Grande. “Fomos eleitos prefeitos em eleições suplementares e, posteriormente, reeleitos, então a troca de informações é muito importante”, disse Vantoil. Marcelino, por sua vez, ressaltou a oportunidade de levar informações “com base na expertise de Iguaba” para agilizar processos no Executivo riostrense. Participaram da reunião o chefe de Gabinete de Iguaba Grande, Fábio da Costa, o Procurador-Geral, João Cavalcanti, o vereador Paulo Rito (CID), além dos Procuradores e secretário de Gestão Pública de Rio das Ostras, Dr. Anderson Gonçalves, Dr. Vitor Penno e Mário Baião, respectivamente.

ORGULHO DO VACINÔMETRO

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), está todo orgulhoso de uma tabela com a proporção do número de vacinados contra a COVID-19 em relação à população do município, usando dados do IBGE. Segundo o documento, enviado por Vantoil no sábado (2), 52% da população de Iguaba já está imunizada. O número é o 4º maior entre as cidades litorâneas do estado, de acordo com a tabela. Arraial do Cabo aparece em 5º com 49% da população completamente vacinada. Cabo Frio, em 7º, com esse índice em 40% é a única outra cidade da região a aparecer no top 10. Araruama (27%), São Pedro da Aldeia (20%) e Macaé (12%) são as lanterninhas da área de cobertura do Portal RC24h na lista. A boa classificação da cidade é só uma das coisas que tem alegrado o gestor, que também está todo feliz com a criação da “Cidade da Melhor Idade”, anunciada por ele na sexta (1º).

ESCOLA DE IATISMO

Continuando em Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID) deu o pontapé inicial para a formação de futuros velejadores da Região dos Lagos e, quem sabe, até do Brasil. No sábado (2), ele e a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Carla Valle, acompanharam a aula inaugural da Escola de Iatismo, com o professor Luiz Henrique, o Rico. Segundo o prefeito, incialmente são 12 crianças e adolescentes inscritos com idade entre dez e 15 anos. Belo projeto. Quem sabe daí não vai sair um Robert Scheidt ou até um Lars Grael?

‘NINGUÉM VAI FICAR SEM TRABALHAR’

Não adianta fazer abaixo-assinado, não adianta protestar. O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), está disposto a conceder o Mercado Municipal Sebastião Lan para a iniciativa privada. O que ainda cabe discutir é o formato que isso será feito. Os detalhes ainda serão discutidos e é nesse ponto que os diálogos com a população têm que acontecer. A promessa de Zé que fica é que “ninguém vai ficar sem trabalhar”. O prefeito conversou conosco pelo telefone nesta segunda-feira (4) e falou sobre os planos para o Sebastião Lan. O chefe do Executivo esteve no local neste domingo (3), apontou que há um “movimento político” contra ele. Além disso, disse que, por enquanto, será feito apenas um estudo para iniciar o processo de concessão. Segundo o prefeito, apenas um grupo empresarial manifestou interesse em fazer um projeto para entender o funcionamento do Mercado Municipal. Nesse estudo, serão levantadas necessidades do local, incluindo reformas que precisam ser feitas. Após concluído o processo e a concessão for formalizada, o prefeito afirmou que, lá dentro, vai ter que trabalhar todos os dias. “Se você não puder, a gente vai ter que encontrar outra forma de você trabalhar como feirante”, disse o prefeito, reafirmando que não pretende tirar ninguém do Mercado Municipal. A ideia, aparentemente, é de ocupar aquela rua vazia paralela ao Sebastião Lan para aquele formato de feira com bancas desmontáveis, que serão colocadas nos dias de feira. C’est fini. Foi o que disse o prefeito. Palavra dada em entrevista não se volta atrás e o Portal RC24h vai estar aqui para acompanhar todo esse imbróglio do Sebastião Lan e cobrar caso o prefeito falte com a palavra.

PARCELAMENTO DE DÍVIDA COM CONCESSIONÁRIA

Falando em Zé Bonifácio (PDT), o prefeito começou a semana com reunião para renegociação de dívida. Se reuniu com a diretoria da Enel, nesta segunda (4), para começar a pagar a dívida milionária que o município tem com a concessionária de luz, cerca de R$ 25,6 milhões. Lembrando que se tratam de débitos acumulados entre março de 2003 e dezembro de 2020, ou seja, de governos anteriores. Pelo acordo firmado, a Prefeitura vai pagar uma parcela inicial no valor de R$ 692.896,38, e mais 36 parcelas do mesmo valor. A Enel é responsável pelo fornecimento de iluminação de 398 prédios públicos em Cabo Frio. Ainda nesta segunda-feira, alguns dos locais teriam a energia elétrica restabelecida, tais como o Teatro Municipal, ginásios Alfredo Barreto e Vivaldo Barreto e o Estádio Correão.

UNIÃO DE PARTIDOS E AUSÊNCIA DE VEREADORES

O sábado (2) foi marcado por várias manifestações contra o governo Bolsonaro (sem partido). Em Cabo Frio, entre 100 e 150 pessoas participaram do ato, na Praça Porto Rocha. Muitos bolsonaristas não perderam a chance de tripudiar em cima do protesto, ao qual chamaram de fiasco. Já os organizadores classificaram como sucesso, já que o evento foi uma grande reunião de partidos progressistas (uns mais radicais, outros mais moderados). Teve participação do PT, PDT, PSB, PV, Cidadania, PSOL e UP. No meio disso tudo, uma observação bastante coerente foi feita pela ex-secretária de Cultura (e memorialista) de Cabo Frio, Meri Damaceno, que questionou a ausência de vereadores no ato. O prefeito também não participou, mas alguns representantes do governo municipal sim, como os secretários de Governo, Davi Souza; e de Meio Ambiente, Juarez Lopes; de Comunicação, Marcos Azevedo; e a superintendente de Política para Mulheres, Tania Mury. Também marcaram presença membros do Movimento Negro Unificado e o Movimento de Mulheres.

VEREADOR FURA OLHO?

Por falar em vereadores, tem um em Cabo Frio que vem sendo chamado de “fura olho”. O motivo seria que ele adora “fritar” os colegas, no intuito de parecer mais honesto ou mais correto que os demais. Mas, com isso ele acaba maculando e expondo os outros parlamentares. Que coisa hein? Quem será o vereador? Façam suas apostas.

NOVA DATA

Ainda de Cabo Frio, o Hospital UNILAGOS seria inaugurado nesta terça-feira (5), conforme prometido há alguns dias pelo secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho, em entrevista na televisão. Só que não. Para variar, como tem sido desde a promessa de arrendamento da unidade, em março, a data foi adiada mais uma vez. Depois de passar por um rocambolesco jogo de empurra e polêmicas, como a do suposto loteamento de cargos no processo seletivo, ao menos, parece que a unidade vai funcionar mesmo a partir da semana que vem. A nova promessa do Serginho é entregar o UNILAGOS no mesmo dia que a Faetec de Tamoios, em data a ser marcada, com a presença do Governador, Cláudio Castro (PL). Vamos ver se vai ter desculpa para nosso excelentíssimo governador “Claudinho Gogo” não vir a Região dos Lagos ou se essa inauguração sai mesmo na semana que vem. Mais uma no estilo São Tomé, só vendo para crer.

MISTÉÉÉRIO

O assessor de Comunicação da prefeitura de Arraial do Cabo, Ronnie Plácido voou para a região Sul do país na última semana, a trabalho. A primeira parada foi a capital paranaense, Curitiba; de lá, partiu para Santa Catarina, onde esteve em Balneário Camboriú – e até fez pose ao lado do Shrek, no parque temático Beto Carrero World – e em Blumenau. Por último, pisou em terras gaúchas, onde passou uns dias em Gramado, cidade famosa pelo ‘Natal de Luz’, que atrai milhares de turistas todos os anos. Ronnie não contou qual o motivo da viagem, tem muito mistério envolvido mas, ao que tudo indica, o prefeito Marcelo Magno (PL) o mandou nessa missão a fim de buscar inspiração para as festas de fim de ano no Arraial. Ronnie não quis comentar o assunto, mas nossas fontes garantem que o objetivo era esse.

DEPUTADO NA PENÍNSULA

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP) recebeu no gabinete, nesta segunda-feira (4), a visita do Deputado Federal Paulo Ganime (Novo). Segundo a Prefeitura, o congressista foi conversar sobre as demandas locais e “buscar soluções que estejam ao alcance do Legislativo Federal”. O prefeito afirmou que Paulo vai destinar verbas parlamentares para as secretarias de Segurança e Ordem Pública e da Mulher e do Idoso para investimento em segurança pública para o município.

TRILHA ROSA

A Serra das Emerências, em Búzios, ganhou tons de rosa na manhã deste domingo (3). A secretaria da Mulher e do Idoso, em parceria com a secretaria do Lazer e do Esporte, realizou a Trilha da Emerências, em José Gonçalves, em alusão ao Outubro Rosa, mês dedicado a conscientização e combate ao câncer de mama. O evento contou com a participação do prefeito, Alexandre Martins (REP), da secretária da Mulher e do Idoso, Danieli Martins, e do secretário do Lazer e do Esportes, Gugu Braga, além de mais de 100 pessoas. O prefeito Alexandre Martins ressaltou a importância da campanha e seu apoio ao evento. “Estamos aqui nesta caminhada em prol da saúde das mulheres e dos homens também, a vista daqui de cima é maravilhosa. Será um prazer estar com vocês na próxima subida”, disse Alexandre.

NA LUTA PELA BANDEIRA AZUL

A secretaria do Ambiente, Pesca e Urbanismo de Búzios iniciou nesta segunda-feira (4) a coleta de água na Praia do Forno, primeira ação de todo o processo para obter a Bandeira Azul. O inicio previsto da atividade por equipes da SEAPUR era às 9h30. De acordo com os critérios para obter o selo de Bandeira Azul, um dos fatores principais é a qualidade de água. Serão mais de 80 amostras coletadas e analisadas até maio de 2022. A Bandeira Azul é um prêmio ecológico, voluntário, concedido a praias, marinas e embarcações de turismo. Para se qualificar para a Bandeira Azul, uma série de critérios com foco em gestão ambiental, qualidade da água, educação ambiental, segurança e serviços, turismo sustentável e responsabilidade social devem ser atendidos, mantidos e comprovados anualmente. Na Região dos Lagos, a Praia do Peró, em Cabo Frio, é a única contemplada pelo selo.

DESTAQUE NO CAGED

Uma análise da Firjan sobre dados do Caged de todos os setores econômicos, incluindo indústria, comércio, serviços e agropecuária, destacou Araruama como o município com maior geração de empregos na Região dos Lagos em agosto. Foram 427 novos postos de trabalho. A Região dos Lagos, como um todo, abriu mais 1.397 empregos no mês retrasado. Com o registro, Araruama teve o maior saldo positivo desde o início da série histórica do novo Caged (janeiro/2020). O segundo melhor desempenho regional em agosto ficou com Cabo Frio (+310). Estes recortes seguem a atual divisão político-administrativa do estado e contemplam os seguintes municípios: Araruama, Arraial do Cabo, Búzios, Cabo Frio, Casimiro de Abreu, Iguaba Grande, Rio das Ostras, São Pedro da Aldeia, Saquarema e Silva Jardim.

SECRETÁRIOS TAMBÉM LEVAM UM ‘OLÉ’ DE GLAIDSON

Muitas pessoas foram lesadas por Glaidson Acácio do Santos, da G.A.S Consultoria, mas também conhecido no último mês como ‘Faraó dos Bitcoins’. Ele foi acusado de chefiar um ‘esquema da pirâmide’ em Cabo Frio e não é segredo que suas vítimas estão espalhadas por todo o Brasil. Mas, a novidade é que alguns secretários de Macaé possam ter caído ‘no conto do vigário’ em busca de investimentos com retornos fora do normal. Segundo os bastidores da política macaense os ambiciosos são: Rodrigo Silva, secretário de Limpeza Pública; Leandro Mussi, secretário de Cultura; Rodrigo Vianna, secretário de Desenvolvimento Econômico; e Jayme Muniz, secretário de Mobilidade Urbana. Será que eles se juntaram ao exército de pessoas que agora buscam na Justiça o ressarcimento dos seus investimentos? Até agora nenhum deles se pronunciou.

DESCOLAMENTO NA SURDINA 

A colunista do UOL Juliana Dal Piva publicou nesta segunda-feira (4) que o Governador do Rio, Cláudio Castro (PL), está sendo aconselhado por interlocutores próximos a descolar sua imagem do presidente Jair Bolsonaro (sem partido). Os estão atentos aos números das pesquisas que mostram a reprovação do presidente junto à população e temem os reflexos disso até a eleição de 2022. Segundo a coluna, a equipe do governador está atenta a diferentes pesquisas e, “por isso, alerta para um distanciamento gradual”. A colunista aponta que um episódio que demonstrou essa distância foi nos protestos de 7 de setembro, quando o governador não integrou os grupos bolsonaristas que estiveram na orla da Praia de Copacabana e optou por ir ao Centro Integrado de Comando e Controle (CICC) com um discurso de que iria monitorar as manifestações. Ao mesmo tempo, o governador cuida para não romper com o presidente e o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) já que ambos o apoiaram quando Wilson Witzel foi afastado do governo no ano passado. A avaliação é que um rompimento também não iria soar bem junto ao eleitorado fluminense. Até 2022, muita água vai rolar debaixo dessa ponte, mas será que esse chove não molha vai vingar?

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content