BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (30)

Marcelo Magno começa a semana com reunião sobre calendário de eventos; Vantoil Martins recebe visita de cortesia de juiz auxiliar do STJ; a polêmica do Hospital de São Vicente continua firme e forte em Araruama com direito a (mais um) show de grosseria de Lívia; José Bonifácio enfim fica em casa e não participa de agenda com Rodrigo Neves; Fábio do Pastel dá inicio a obras em bairros; Alexandre Martins participa de cerimônia no Rio; e muito mais...

1368

DIA DE REUNIÃO

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (30) começa por Arraial do Cabo, onde o prefeito, Marcelo Magno (PL), se reuniu com com representantes de algumas secretarias para discutir o calendário de eventos anual. O objetivo foi alinhar as próximas celebrações da cidade, incluindo datas comemorativas nacionais e municipais, além da introdução de novos eventos que destaquem a gastronomia e cultura local. Um deles é o Festival da Lagoa, que promete agitar os Distritos e acontece no final de julho deste ano. O encontro contou com a presença do diretor-geral de Eventos, Max Magalhães; de Esporte e Lazer, Izaías Júnior; do secretário de Governo, Thiago Félix, do coordenador de Comunicação, Ronnie Plácido, e da diretora de processos da secretaria de Turismo, Solimar Montanari.

ACOMPANHOU CORRIDA

Ainda em Arraial, no fim de semana, Marcelo conferiu de perto as atividades da 2ª etapa da World Trail Races. Segundo a Prefeitura, aproximadamente, 1.200 atletas profissionais e amadores participaram da competição desbravarndo praias e morros do Cabo. A etapa do calendário de corridas de montanha no país contou com provas de Trail Run com percursos de 6 km, 21 km (solo ou dupla) e 30 km. Foi a única da temporada com uma prova em dupla. Durante o evento, também teve a Kids Race, corrida destinada às crianças, para aprenderem desde cedo os benefícios da prática esportiva. A arena do evento foi montada na Praia Grande, com atividades para toda a família.

DESMENTIU OPOSIÇÃO

Ainda falando sobre Marcelo, o chefe do Executivo cabista usou as redes sociais para esclarecer uma informação que circula por aí na boca da oposição com relação ao aumento da folha salarial. O prefeito justificou o valor maior por conta dos reajustes de 31% para os servidores da educação e de 15% para os outros setores. “Venho sendo alertado pela própria população sobre informações distorcidas que vêm sendo praticadas por agentes da oposição. São informações maliciosas que prejudicam o entendimento da população”, escreveu Marcelo. “Aproveito este nosso canal de comunicação para manter sempre os amigos, moradores e cabistas por dentro das ações do nosso governo e com a verdade das informações. Somos um governo exercido pelo povo e para o povo. Conseguimos assegurar a credibilidade do nosso município e trazer de volta grandes recursos para investir em todas as áreas, como Saúde, Educação, e várias realizações dentro dos setores administrativos. Resgatamos a dignidade financeira e o respeito dos Governos Estadual e Federal através de um projeto sério. Graças a Deus, através do nosso trabalho temos a confiança da população que honra seus compromissos tributários, e assim tivemos uma arrecadação histórica em todas as esferas do município fazendo nossa cidade avançar através de recursos próprios”, concluiu o prefeito.

VISITA DE CORTESIA

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), recebeu a visita do juiz auxiliar da presidência do Supremo Tribunal de Justiça (STJ), Dr. Alexandre Chini, nesta segunda-feira (30). Chini será homenageado em Iguaba e fez uma visita de cortesia para agradecer o prefeito. Na ocasião, ele se disse muito feliz em estar sendo reconhecido e afirmou ser apaixonado por Iguaba. A homenagem será prestada ao juiz pelos relevantes serviços prestados à região. O vereador Marciley Lessa (PL) e o Dr. Paulo Mazei, procurador jurídico de Araruama, acompanharam o encontro.

AGENDA COM DEPUTADO NO RIO

O secretário de Planejamento de Iguaba Grande, Eron Bezerra, se reuniu com o deputado federal Chiquinho Brazão (AVANTE) nesta segunda-feira (30). Foi Brazão quem ajudou, junto ao SPU, a viabilizar a obtenção do espaço onde hoje funciona a Polícia Rodoviária do Estado em Iguaba. A Prefeitura quer fazer no local um polo gastronômico. Além do ponto, foi liberado também um espaço para que eles possam fazer um pier no centro de Iguaba. Participaram da reunião o vereador Marcelo Durão (PL) e o diretor de Frota, Victor Medeiros.

PANO PARA MANGA SEM FIM

A mudança no funcionamento do Hospital Municipal do distrito de São Vicente, em Araruama, continua rendendo muito assunto e muita polêmica na cidade. Neste domingo (29), moradores fizeram uma manifestação pacífica no local pelo não-fechamento da unidade. O plano colocado em prática pela Prefeitura foi transferir as internações e cirurgias para o Hospital Geral Municipal Drª Jaqueline Prates, no Centro, a fim de centralizar os serviços e poupar recursos. O protesto contou com personalidades políticas da cidade como o ex-prefeito André Mônica (PDT).

DEPUTADOS DE OLHO

As manifestações tiveram o apoio de outros políticos como a deputada estadual Franciane Motta (UNIÃO), que deu uma verdadeira aula de gestão pública para a prefeita araruamense Lívia de Chiquinho (PP), contando da experiência dela ao criar o HE Lagos quando foi prefeita do município de Saquarema. A solução dada por Franciane à época foi de fazer um comodato com o Estado para que o Governo bancasse o hospital. “Sabia que Saquarema não teria exclusividade no uso do hospital, mas qual a diferença da vida de Saquarema para a vida de Araruama? São seres humanos que merecem respeito, que merecem que o poder público o trate com carinho”, disparou Motta. O deputado estadual Jorge Felippe Neto (PSD) foi outro que se posicionou e, em um vídeo, afirmou que o Estado tem recursos para manter a unidade em funcionamento. A situação tem sido pauta constante na Câmara Municipal com os posicionamentos dos vereadores Oliveira da Guarda (MDB) e Penha Bernardes (PL).

CHIQUINHOS DA EDUCAÇÃO, SÓ QUE NÃO

Além da política, a situação também tem gerado conteúdo nas redes sociais. Em uma transmissão de Lívia de um dos shows da Araruama Literária no fim de semana, uma ex-servidora do município escreveu “não queremos show, queremos respeito, nosso hospital de volta”. A resposta da chefe do Executivo, com sua tradicional delicadeza e carinho, foi que essa ex-servidora está desempregada porque Lívia a mandou embora “pois era preguiçosa e agora está mudando sua opinião. Vai trabalhar, vergonha é o que você deveria ter. O hospital está funcionando de vento em polpa (sic) e por 24 horas”. Lívia ainda afirmou que é essa política pequena que vai excluir de uma vez por todas da cidade e aconselhou a essa ex-servidora a estudar e trabalhar “pois a experiência que o nosso governo teve com você foi péssima. Quem não trabalha, não tem êxito no governo”. O marido da prefeita, Chiquinho “sem Educação” (UNIÃO) compartilhou o print com a resposta da esposa escrevendo que “a preguiçosa teve a resposta que merecia”. A situação reflete bem o quão educados os integrantes desse casal que comanda o município são. Depois, quando são chamados de ditadores autoritários pelas ruas do município, eles acham ruim.

AINDA SOBRE ARARUAMA

Por falar em Araruama, no evento literário do fim de semana, a palestra da escritora e poetisa Elisa Lucinda quase terminou de uma maneira muito deselegante. Após um comentário político em tom de brincadeira favorável ao ex-presidente Lula (PT), uma espectadora levantou, segundo testemunhas, toda madame com um cachorrinho no braço e um latão de cerveja na outra mão para dizer que a escritora, entre outras coisas, estava ali para fazer o trabalho dela e que não era palanque político, etc e tal. Completamente sem educação, inclusive, ela teria pegado na mão de Elisa a fim de tomar o microfone. Extremamente deselegante, típico de uma integrante da família tradicional brasileira conservadora. Quem acompanhou, reprovou a atitude, não pelo teor do comentário de Elisa, que teria dito que era Lula eleito no primeiro turno, mas pela reação desproporcional da mulher que se sentiu ofendida na ocasião, sem qualquer justificativa. Com toda a classe, Elisa ainda disse que apenas deu a opinião dela e que todos tinham o direito de discordar, mas ela não ofendeu ninguém. Da onde vem essa marra toda da espectadora, essa falta de compostura? Que tempos são esses?

RODRIGO SEM ZÉ

Conforme planejado, o pré-candidato ao Governo do Estado Rodrigo Neves (PDT) esteve na Região dos Lagos no fim de semana. A visita no sábado (28) não contou com a presença do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), já que a esposa dele estava com Covid-19. Decisão lúcida, diga-se de passagem. Rodrigo foi guiado na agenda pelo vereador e líder do Governo cabo-friense na Câmara, Davi Souza (PDT), e pelo principal conselheiro de Bonifácio, Janio Mendes. As atividades políticas foram realizadas em Arraial do Cabo, São Pedro da Aldeia, Búzios e os trabalhos foram concluídos em Cabo Frio. Na ocasião, em Tamoios, cerca de 300 pessoas esperavam o trio para uma reunião. Assim como o ex-prefeito de Niterói, Davi e Janio também pretendem concorrer nas eleições de outubro, respectivamente, a deputado federal e a estadual.

SOBRE O PLANO DIRETOR

O presidente da Câmara de Cabo Frio, Miguel Alencar (UNIÃO), se reuniu nesta segunda-feira (30), com a secretária de Planejamento e Meio Ambiente, Dhanyelle Garcia, e com o secretário-adjunto de Assuntos Urbanísticos e de Meio Ambiente, Thiago Trindade. O objetivo era tratar da atualização do Plano Diretor e Leis Complementares, como o Código de Obras. Segundo Miguel, eles informaram que o próximo passo é criar uma Comissão para acompanhar os trabalhos. A última atualização do Plano Diretor aconteceu em 2006. De acordo com o Estatuto Municipal, Lei Federal Nº 10.257/01 e Constituição, é necessário que o plano passe por revisão a cada dez anos. A não-atualização pode acarretar sanções, como até o impeachment do prefeito. Será mais um pepino na gestão de Zé?

INDIGNADO COM A FAKE

O vereador de Cabo Frio Thiago Vasconcelos (AVANTE) está indignado com a edição de um vídeo publicado nas redes sociais que altera o contexto de uma fala dele na Câmara. Quando era debatido a instalação de uma unidade da Faetec no bairro Manoel Corrêa, o pré-candidato a deputado federal defendeu que era necessário não só ter o ensino técnico, como também manter as escola integral de ensino fundamental e médio implantados ali. No recorte, o vídeo mostra o vereador afirmando que não há importância de haver uma unidade de ensino técnico como a Faetec na comunidade. O objetivo é claramente prejudicar a imagem do vereador junto a opinião pública. Assim, fica difícil, né?

VISITA NOS BAIRROS

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), finalizou a segunda-feira (30) dando ordem de início as obras de pavimentação e drenagem nos bairros Estação e Bela Vista. Fábio acompanhou pessoalmente a instalação da placa de sinalização das intervenções no local feitas através do programa Somando Forças. As reformas devem melhorar a qualidade de vida dos bairros citados, além de outros como o Vinhateiro.

ALEXANDRE VICE-PRESIDENTE

Nesta sexta-feira (27), o prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), esteve presente no Palácio da Guanabara, na cerimônia de Posse da Diretoria e Conselho Fiscal da AEMERJ, a Associação de Municípios do Estado do RJ. Alexandre foi empossado vice-presidente da Região Baixada Litorânea. Estiveram presentes também o governador Cláudio Castro, o Presidente do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Fux, o vice prefeito do Rio Nilton Caldeira. Através das redes sociais, Alexandre parabenizou o novo presidente André Português, prefeito de Miguel Pereira, e toda diretoria executiva e conselheiros fiscais. “Essa participação é muito importante para fortalecer o movimento municipalista no Estado do Rio de Janeiro e nos municípios”, afirmou Alexandre. 

RODA DE CONVERSA

No fim de semana foi realizada uma roda de conversa sobre a Cannabis medicinal em Búzios. O ativista Hamber Cannabico Carvalho elogiou a participação do “timaço de especialistas, com atuação renomada no Rio de Janeiro e em outros estados”. Estiveram presentes médicos, Juristas, um psicólogo e uma representante de uma instituição que promove o acesso ao canabidiol sediada no município de Niterói,. Segundo Hamber, eles trouxeram informações atualizadas ao público presente, constituído em sua maior parte de mães e pais de pacientes autistas e com epilepsia refratária. “A atuação destes especialistas, com certeza, irá destravar o impasse administrativo, burocrático e jurídico que a secretaria de Saúde não consegue equalizar. Essa situação vem causando enorme apreensão aos pais dos pacientes, pois pouquíssimos conseguem adquirir o medicamento com recursos próprios”, opinou Cannabico.

1 COMENTÁRIO

  1. Servidoras e servidores da Educação de Iguaba ansiosos pelo cumprimento da lei de reajuste do magistério de 33%. Muitos municípios da região já saíram na frente e por aqui continuamos sem esse direito infelizmente. Como professor da rede vejo a necessidade que tantas e tantos profissionais estão passando com essa defasagem salarial. #reajustaeducacaoiguaba
    Poderiam fazer uma matéria sobre isso, e a falta de transparência no número de servidores na rede, solicitado pelo SEPE Costa do Sol há mais de 230 dias. Grande abraço, Yuri Vasconcellos

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui