Início Boca Miúda BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (3)

A "família Rafael" é recebida pelo prefeito Alexandre Martins; Zé Bonifácio tem fim de semana com governador e com a professora; Secretários de Iguaba voam para Brasília; Fábio do Pastel faz live na hora do Mengão e vereador que assumiu cadeira de Mica fala de propostas; Finalmente obras começam em Arraial, que teve que suspender vacinação; Lívia tem nova live nesta terça e Araruama ganha um CEP para cada rua... E muito mais!

A “FAMÍLIA RAFAEL”

O presidente reeleito da Câmara de Búzios, para o próximo biênio (2022-2024), vereador Rafael Aguiar (REP) e sua nova Mesa Diretora composta por Josué Pereira (PRTB), Victor Santos (REP) e Dom (PATRI), estiveram nesta segunda-feira (3), no gabinete do prefeito Alexandre Martins (REP). Disse que foram muito bem recebidos e o clima era de alívio e satisfação. Perguntado se agora é o “blocão de Rafael” em detrimento ao “blocão do Lorram” que acabou derrotado diante das circunstâncias, ele disse que não, mas sim a “família Rafael”. E atribuiu a vitória na eleição ocorrida no domingo (2), à sagacidade do prefeito. “Essa vitória se deve muito à habilidade genial do prefeito na articulação, em saber usar o que o executivo tem de melhor, que são as demandas da população”, acrescentou. Questionado sobre o que teria feito Gugu de Nair (DEM) mudar de posição, se teria sido oferecido “algo” ao vereador para que ele mudasse de voto, Rafael refuta peremptoriamente. “A conquista foi conseguida através de muito diálogo”, disse o presidente da Casa, que destacou que o clima agora é de tranquilidade após uma semana de muita turbulência e fortes emoções no balneário.

SERÁ QUE COLA?

Vamos imaginar que em uma Câmara com nove vereadores, em que o prefeito já tem quatro na base, na hipótese de “fazer proposta indecorosa”, ou direto ao ponto, comprar o voto de algum vereador, você acha mesmo que ele vai fazer essa proposta ao filho do principal inimigo político dele na cidade? Não tem a menor coerência. Alexandre Martins (REP), chefe do Executivo de Armação dos Búzios, tinha outras três opções ali disponíveis para fazer “propostas indecorosas”. A desculpa usada por Raphael Braga (DEM) de que faltou às sessões após Lorram Silveira (PRTB) ter sido considerado foragido da Justiça porque recebeu tal proposta e não aceitou por não estar à venda simplesmente não faz sentido. O que se comenta é o que foi que Lorram “fechou” com Raphael para que ele aceitasse votar nele integrando o tal “blocão do Lorram”. Se o vereador quisesse realmente se abster da discussão, ele teria ficado independente. Não iria votar nem em um, nem no outro. Contudo, o edil não só optou por Lorram, como entrou no movimento de sumir da Câmara junto com os demais componentes do tal bloco. Fica difícil acreditar na justificativa de Raphael.

AMIGO DA ONÇA?

Sem falar que Braga, com esse discurso, ainda dá a entender que os outros vereadores – Niltinho de Beloca (PROS), Gugu de Nair (MDB) e Aurélio Barros (PATRI) –, que votaram em Rafael Aguiar (REP) na eleição de domingo (2), receberam e aceitaram a tal proposta. Muy amigo, hein? Talvez Raphael, por ser um jovem político, inexperiente, no afã de jogar para o seu eleitorado, tenha atirado os então parceiros na cova dos leões, visto que só ele e Lorram, que está preso, não votaram com Rafael. Será que ele quis dizer que os outros três vereadores aceitaram a proposta? De qualquer forma, o vereador tinha obrigação de vir a público dizer o quanto foi essa proposta que recebeu, como ela foi paga e de que maneira isso aconteceu. Do contrário, trata-se meramente de desculpinha para boi dormir para não ficar feio a postura dele de ter sumido da Câmara em apoio a vereador foragido da Justiça. Nos corredores da Câmara, o clima é de indignação para com Raphael Braga por parte dos demais colegas. Os vereadores estão revoltados porque no entendimento deles Raphael ataca a honra dos colegas para parecer um político melhor que os demais.

TRIO MARCOU PRESENÇA

O sábado (1º), do Dia do Trabalhador, foi de posse do agora governador de fato, Cláudio Castro (PSC). Diversos prefeitos acompanharam a solenidade e da Região dos Lagos, compareceram José Bonifácio (PDT), de Cabo Frio, e Vantoil Martins (CID), de Iguaba Grande, além da vice-prefeita de Araruama, Raiana Alcebíades (PSC), representando Lívia de Chiquinho (PP) que não pode ir por conta de compromisso na cidade. Os demais prefeitos não fizeram muita questão de prestigiar.

ENCONTRO PRA LÁ DE ESPECIAL

O prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), esteve na fazenda Campos Novos neste domingo (2), para participar de uma feira dos trabalhadores rurais, como já havíamos adiantado aqui na coluna. Mas o auge do evento foi mesmo esse encontro aí, dele com dona Yone Nogueira, de 92 anos, que foi professora do prefeito no tradicional colégio Miguel Couto. Aliás, dona Yone é unanimidade entre todos que os que passaram por ela ao longo de tantos anos de magistério. Ela é também uma das fundadoras da faculdade Ferlagos. Não à toa, foi uma das homenageadas no mês da mulher este ano, como exemplo de mulher “que ousou e quebrou padrões”.

LANÇAMENTO VIRTUAL

Ainda de Cabo Frio, o secretário de Turismo, Esporte e Lazer, Carlos Cunha avisou que na próxima quinta-feira (6) vai ter o lançamento de Eventos Turísticos 2021. O evento começa às 16h e será virtual pela plataforma Google Meet, com transmissão ao vivo no Facebook e Instagram oficiais da Prefeitura.

15 MINUTOS COM MIGUEL ALENCAR

Nesta terça-feira (4), é dia de mais um #15MinutosnoRC, e o entrevistado da vez é o presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio, vereador Miguel Alencar (DEM). Entre outros assuntos, Miguel vai falar sobre a Reforma Administrativa, cujo projeto está na Casa e deve ser votado em breve. A entrevista começa às 16h e será transmitida ao vivo na fanpage do Portal RC24h e também na página da rádio Costa do Sol FM.

CONEXÃO IGUABA x BRASÍLIA

Faltam poucos dias para terminar o prazo das emendas extra orçamentárias do Planalto serem garantidas aos municípios (termina semana que vem), que vai voando para Brasília nesta terça-feira (4) são os secretários de Iguaba Grande Fábio Costa (Gabinete e Ordem Pública), Eron Bezerra (Planejamento) e Valdeci Júnior (Saúde). A gente vai com esse intuito, garantir mais recursos para o município”, disse Fábio Costa.

LIVE DE PASTEL

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PODE) fez uma live na noite de sábado (1º), no Dia do Trabalhador. Falou do desempenho do município na vacinação contra a Covid e também aproveitou para pedir à população para quem puder colaborar com a campanha vacinação solidária, levando 1kg de alimento não perecível nos pontos de vacinação. Anunciou que vai retomar o programa de pavimentação nos próximos dias, quando oito ruas devem ser beneficiadas. Ao final da live, que durou cerca de meia hora, Pastel pediu desculpa por ter marcado a transmissão pra hora do jogo do Flamengo. Mas até que para um sabadão à noite, a live alcançou bastante gente: foram mais de 8,3 mil visualizações, 1,2 mil comentários e quase 700 curtidas.

PELOS ANIMAIS

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (3) bateu um papo com o vereador de São Pedro da Aldeia Isaías do Escolar (PROS), suplente que assumiu a vaga em decorrência da morte de Seu Mica. Ao lado da esposa Cláudia Mello, o edil disse que são duas as principais bandeiras do mandato dele. A primeira é o cuidado com os animais abandonados. O vereador se comprometeu com isso e já tem botado a mão na massa. Atualmente, Isaías deixa uma parte do salário dele para castrar dois animais abandonados por mês. Seja gato ou cachorro. É uma agenda política dele, então, ele afirma que a população vai poder contar com seu apoio, enquanto a Prefeitura não tem um projeto executivo para fazer o serviço. No longo prazo, a ideia do vereador é trazer castramóvel e congêneres. Outra bandeira empunhada por Isaías é a dos bairros Praia do Sudoeste, Poço Fundo, Ponta da Areia e Praia da Baleia. São bairros onde o vereador disse que vai brigar. Localidades que sofrem muito com abandono do poder público e ele quer defendê-las, afinal, é na região que ele reside. Junto com a esposa Claudia, Isaías é proprietário de van que faz transporte escolar do pessoal e, agora, entra nessa nova fase da vida, ocupando uma cadeira no parlamento aldeense.

ENFIM, COMEÇARAM AS OBRAS

Após uma semana inteira de repercussão sobre a paternidade da solicitação das obras da Prainha, em Arraial do Cabo, finalmente o DER deu início, nesta segunda-feira (3), às obras de manutenção naquele local. O serviço iria começar na semana passada, mas o prefeito Marcelo Magno (SD) pediu o adiamento a fim de que fosse concluídos os serviços de melhoria na Estrada da Rebeche, que é por onde o motorista que chega à cidade vai passar.

2ª DOSE SUSPENSA

Por conta das baixas remessas recebidas pela Prefeitura de Arraial do Cabo da CoronaVac, o município teve que suspender a vacinação de segunda dose com o imunizante. A informação foi divulgada em nota oficial pela Prefeitura neste fim de semana. O município não dá uma previsão de quando retomará a campanha, mas avisa que será feito assim que os envios das doses sejam regularizados. Mais uma vez, quem perde com isso é apenas a população. Cadê a logística, Ministério da Saúde?

LIVE DA LÍVIA

Por falar na prefeita araruamense, Livia Bello (PP), tem mais uma live programada para esta terça-feira (4) na página dela no Facebook, a partir das 11h. A transmissão terá a cerimônia de entrega do kit escolar e o kit de higiene da Educação, destinado a alunos do município. É aquilo, né? A ideia é que eles voltem às aulas paramentados, seguindo todos os conformes e protocolos. A definição do que seria um novo normal.

PACOTÃO DE TRABALHO E RAIANA COM GOVERNADOR

A prefeita de Araruama, Livia Belo (PP), realizou uma live no sábado (1º), com um pacotão de novos projetos para incrementar a geração de trabalho e renda no município. Por conta dessa live, durante a manhã, a prefeita não pôde comparecer à cerimônia de posse do governador Cláudio Castro (PSC), no Palácio da Guanabara, no Rio. Quem representou o município, ao lado do assessor de Relações Institucionais da Prefeitura, Anderson Moura (PP), foi a vice-prefeita, Raiana Alcebíades (PSC), que compartilhou fotos da posse nas redes sociais. Em relação aos projetos anunciados por Lívia, foram criados estágios remunerados para universitários de diversos cursos na Prefeitura, o “Casa Reforço Escolar”, o “Pensão Popular” e o “Araruama Cultura Online”.

ARARUAMA CEPEADA

Atendendo a um requerimento do vereador de Araruama, Elói Ramalho (PSD), os Correios fizeram o CEPeamento por rua da cidade. Antes da antiga reinvindicação ser atendida, Araruama tinha apenas dois CEPs, o que acabava ocasionando diversos problemas na hora de distribuição de cartas e encomendas para a casa dos munícipes. O requerimento foi enviado pela Câmara no dia 11 de fevereiro e foi respondido pelo presidente da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT), General Floriano Peixoto Vieira Neto no dia 12 de abril, com prazo de conclusão do processo nesta segunda (3), o que foi cumprido. Ao Portal RC24h, Elói afirmou que conseguiu a conquista por conta da articulação que tem com o deputado federal Gutemberg Reis (MDB) e por ter insistido e ficado em cima da ECT para a resposta. O araruamense agradece.

REABERTURA DO PAE

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), enviou a Câmara nesta segunda-feira (3), o projeto de lei que pede a reabertura de inscrições para o Programa de Amparo ao Emprego (PAE). Através da iniciativa, a Prefeitura fornece subsídios para que micro e pequenas empresas, além de microempreendedores individuais (MEIs) não demitam funcionários. De acordo com a Prefeitura, a ferramenta tem sido importante para evitar fechamento de postos de trabalho no município. Em nota, a Câmara informou que o PL ainda não foi colocado em votação.

ALERJ VOTA PRORROGAÇÃO DE CALAMIDADE PÚBLICA; ARRAIAL ESTÁ INCLUÍDO

A Alerj vota em discussão única, nesta terça-feira (4), o Projeto de Decreto Legislativo 56/21, do deputado André Ceciliano (PT), presidente da Casa, para reconhecer a prorrogação do estado de calamidade pública para prevenção e enfrentamento à pandemia em quatro novos municípios: Arraial do Cabo, Belford Roxo, Tanguá e Paty do Alferes. A prorrogação valerá até 31 de dezembro deste ano. Caso receba emendas, o projeto sairá de pauta. O reconhecimento do estado de calamidade pública permite que fiquem suspensas a contagem dos prazos e as disposições estabelecidas na Lei de Responsabilidade Fiscal – Lei Complementar Federal 101/2000, bem como o alcance dos resultados fiscais e a limitação de empenho prevista. Todas as contratações realizadas durante o estado de calamidade deverão ser disponibilizadas na internet em um prazo máximo de 30 dias.

DANÇA DAS CADEIRAS A CAMINHO

Após o impeachment de Wilson Witzel e a posse da Cláudio Castro (PSC), vem aí a “dança das cadeiras”. Segundo matéria do Extra do último sábado (1º), aliados do governador já faziam as contas sobre o número de cadeiras do secretariado que devem ser remanejadas. Conforme esses interlocutores, seriam sete mudanças de titulares e um já dado como certo de cair seria o atual secretário de Governo, André Lazaroni. Lazaroni assumiu a função por indicação do presidente da Alerj, André Ceciliano (PT) que agora é desafeto de Castro, que chegou a ameaçar o petista por ocasião do pedido de suspensão do leilão bilionário da Cedae feito pela Assembleia. Ainda conforme a reportagem, as outras pastas que devem ser mexidas são Fazenda, Planejamento, Saúde, Educação, Transportes e Polícia Militar.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -

Mais Lidas

Skip to content