BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (27)

Vantoil lança 2ª fase do Programa Iguaba Melhor; Alexandre participa de fórum dos consórcios de Saúde na Alerj; Marcelo participa de conferência do Meio Ambiente; os eventos políticos no fim de semana em Cabo Frio; RC Cast especial do Dia do Orgulho; o fim de semana agitado de Fábio do Pastel; fé e política juntas e misturadas em Araruama; e muito mais....

1271

PROGRAMA VITAMINADO

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (27) começa por Iguaba Grande, onde o prefeito, Vantoil Martins (CID), encerrou o primeiro dia útil da semana com a aguardada live de lançamento da fase 2 do Programa Iguaba Melhor (PIM). A transmissão chegou a bater mais de 450 espectadores online. Ao contrário do anunciado previamente, serão 125 (e não mais 70) ruas transformadas com drenagem, pavimentação asfáltica, calçamento e iluminação. A Prefeitura estima cerca de 40km de pavimentação. Além disso, o programa prevê a construção do pátio de estacionamento de ônibus na escola Alice Canelas e a reforma e ampliação da escola Maria Lúcia de Oliveira Costa, o antigo Cenecista. O projeto também deve contemplar reforma na UPA, mais duas UBS’s, além de novos pontos turísticos. A transmissão foi gerada do auditório da Prefeitura com a presença na mesa do vereador Luciano Silva (CID), líder de Governo, e o subsecretário de Obras e Serviços Públicos, Alexandre Freitas. Outros vereadores também estavam presentes na ocasião. Iguaba está embalada firme no propósito de ser uma cidade com melhor qualidade de vida. Entregas o prefeito tem para buscar essa meta. Não à toa, desfruta de popularidade julgada fenomenal.

FÓRUM DOS CONSÓRCIOS

A gente sai da Princesinha dos Lagos com destino à capital, porque foi realizado no auditório da Alerj nesta segunda-feira (27), o 1° Fórum dos Consórcios de Saúde do Estado do Rio de Janeiro. O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), é claro, não poderia faltar ao evento organizado pela Frente Parlamentar da Casa Legislativa com o objetivo de apresentar ao Executivo e à sociedade civil as melhores práticas no desenvolvimento de políticas públicas regionalizadas na área da saúde. Alexandre é um entusiasta declarado do conceito dos consórcios e foi um articulador crucial para que o da Baixada Litorânea saísse do papel. “Uma oportunidade para discutir em conjunto o desenvolvimento de ações voltadas à área que merece nossa total atenção”, escreveu Alexandre sobre o encontro. O secretário de Saúde buziano, Leonidas Heringer, acompanhou Martins e discursou no evento.

ANIVERSÁRIO BADALADO

Ainda falando sobre figuras da península buziana, bombou a festa de aniversário do secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, João Carrilho, no fim de semana (sábado). O político completou 33 anos em grande estilo e lotou o sítio em que o evento foi realizado. A mãe de João, Claudia Melo Carrilho, publicou um vídeo agradecendo a quem compareceu no evento e afirmou que o filho ficou muito feliz com a festa. Entre as ilustres presenças, o ex-secretário da pasta de João e deputado estadual Dr. Serginho (PL). Dupla de amigos que não se separa nem por intriga da oposição.

ENTRAVE COM DETRO

Por falar em Dr. Serginho, o deputado rebateu uma declaração do presidente do Detro, William Pena Junior, sobre uma operação do órgão para vistoria de veículos nas ruas do estado. Serginho entrou na briga e intercedeu junto ao governador, Cláudio Castro (PL), argumentando que não permitiria que o Detro prejudicasse o trabalhador. “Não vai haver covardia e reboque de carros e motos dos trabalhadores”, garantiu Dr. Serginho. Inclusive, William Pena Junior gravou um vídeo corroborando com as palavras de Serginho. O posicionamento repercutiu bem junto aos eleitores do deputado nesta segunda-feira (27). Serginho tá com moral com governador, hein?! Foi só se manifestar que houve recuo. Aliás, os seguidores de Serginho aplaudiram a pro atividade do moço. Não pra menos, né?! Num país em plena crise financeira generalizada, imagina rebocar carro de quem está com IPVA atrasado? Seria um tiro no pé de Castro que está fazendo o possível (e impossível) para se reeleger.

CONFERÊNCIA DO AMBIENTE

A coluna segue para Arraial do Cabo, onde começou nesta segunda-feira (27), a 2ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. O evento, realizado em uma pousada, reúne representantes do poder público e sociedade civil para discutir temáticas voltadas à políticas de preservação ambiental e uso sustentável dos recursos naturais até esta terça (28). O prefeito, Marcelo Magno (PL), não fugiu da raia e marcou presença no primeiro dia de programação. Isso mostra compromisso com a agenda, o que é de suma importância numa cidade que se faz atrativa, justamente por causa das suas belezas naturais. A iniciativa é da secretaria de Meio Ambiente e Saneamento juntamente com a FUNTEC Ambiental.

ATENÇÃO COM O FAKE

Ainda sobre Marcelo Magno, o prefeito usou as redes sociais na sexta-feira (24), para reportar um perfil falso que criaram da página pessoal dele no Facebook. “Os criminosos estão usando o perfil para enviar mensagens pedindo depósitos bancários. Trata-se de golpe! Recebi essas informações de que alguns secretários receberam mensagens do meu facebook. Cuidado, é FAKE”, explicou Marcelo. O prefeito pediu aos seguidores e amigos que desconsiderem quaisquer mensagens ou interações encaminhadas por esta conta. “Quero informar que as medidas necessárias estão sendo tomadas junto às autoridades policiais”, concluiu Magno. Que cara de pau do golpista, hein?! Clonar o prefeito? Só no Cabo mesmo, aff…ou seria usca?

ZÉ E JANIO COM LINDBERGH

Do Arraial do Cabo para o Cabo Frio, o fim de semana foi quente no cenário político. O domingo (26) foi marcado pela feijoada com roda de samba Lula Lá do vereador do Rio de Janeiro e pré-candidato a deputado federal Lindbergh Farias (PT). O evento encheu o Progresso Futebol Clube com 326 presentes, incluindo o prefeito cabo-friense, José Bonifácio (PDT), e seu braço-direito Janio Mendes (PDT), pré-candidato a deputado estadual. Pela imagem podemos perceber que ambos estavam atentos ao que dizia o vereador do Rio.

CAFÉ DA MANHÃ RECHEADO

Um pouco antes da feijoada de Lindbergh, outro evento de pré-candidato a deputado federal balançou as estruturas de Cabo Frio. Mesmo com uma manhã chuvosa neste domingo (26), mais de 600 pessoas se reuniram para um café da manhã com Aquiles Barreto (PSD). “Isso é projeto político coletivo, participativo e para representar o nosso Estado de forma efetiva. Obrigado a cada um que esteve com a gente nesse encontro de construção. Vamos por mais”, escreveu Barreto. É, galera, quem quiser se eleger deputado federal em Cabo Frio vai precisar suar bastante a camisa, hein? A corrida tá pegando fogo. Aquiles tá on, né não?!

PRESTAÇÃO DE CONTAS DA SAÚDE

A secretaria de Saúde de Cabo Frio apresentou nesta segunda-feira (27), o 1º Relatório Detalhado do Quadrimestre Anterior (RDQA) de ações de 2022. A audiência pública foi realizada no plenário da Câmara Municipal. Estiveram presentes os vereadores Douglas Felizardo (AVANTE) e Roberto Jesus (MDB), além de representantes de Alexandre da Colônia (SD) e Léo Mendes (DC). O encontro foi conduzido pelo superintendente de Gestão em Saúde, Sady Marchesin, e Asaphe Stenio, supervisor de Gestão. Pela pasta, participaram ainda a secretária adjunta de Atenção à Saúde, Priscila Dantas; a secretária Adjunta da Vigilância em Saúde e Atenção Básica, Kainá Gago; a superintendente de Saúde Bucal, Claudia Lúcia Monteiro; a subcoordenadora de Gestão do Fundo Municipal de Saúde, Dulce Leandro; a secretária adjunta de Administração e Saúde , Letícia Paula Alves da Silva; o superintendente de Contabilidade, Sandro Gomes Carvalho; a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Lucy Pires e o secretário adjunto de Saúde em Tamoios, Rafael Dias. O relatório trouxe dados demográficos e de morbimortalidade, sobre os estabelecimentos da Administração Pública, prestadores de serviço SUS, números de atendimentos ambulatoriais, emergenciais, exames e cirurgias realizados nos meses de janeiro a abril de 2022, bem como medidas implantadas e as metas de ampliação.

AUDIÊNCIA PÚBLICA DA SEGURANÇA

O Portal RC24h, rádio Costa do Sol FM e jornal O Dia acompanharam a audiência pública para discutir a segurança em municípios da Região dos Lagos nesta segunda-feira (27), no auditório da sede da Prefeitura de Cabo Frio. O encontro foi convocado pela presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj, deputada Dani Monteiro (PSOL). Infelizmente, a reunião aparentou ter ficado muito na “bolha”, restrito a ativistas, com no máximo, Marlon Barbosa da superintendência da Juventude de Cabo Frio; e Felipe Fernandes, que ocupa coordenadoria de Direitos Humanos do município -, e sociedade civil organizada. Nilza Miquelloti da Assistência Social também prestigiou. Apesar de terem sido convidados, lamentavelmente, não compareceram nem o secretário de Segurança Pública e Direitos Humanos de Cabo Frio, Ruy França, e nem representantes do 25º Batalhão da Polícia Militar do Estado do Rio, que atende a região. Entre outros pontos, a deputada saiu em defesa dos policiais, inclusive, revelando que, além de ser a polícia que mais mata e que mais morre, a PM do Rio de Janeiro ainda é a que mais comete suicídio. A probabilidade chega a ser 4x maior que a de um cidadão civil realizar o ato. O dado chocou a todos os presentes e revela o esgotamento mental desses profissionais.

RC CAST ESPECIAL

Nesta terça-feira (28), é celebrado o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIA+. É por essa razão que o RC Cast terá uma edição especial às 15h30 debatendo a intolerância. A jornalista Renata Cristiane vai receber a atleta buziana Dara Gonçalves, que sofreu ameaça, homofobia e racismo de um médico, ex-marido de sua namorada. A história causou grande repercussão na imprensa carioca e nas redes sociais no começo do mês. Além dela, o presidente do Grupo Iguais, Rodolpho Campbell, estará nos estúdios do Portal RC24h para falar de preconceito, de casos como o lamentável vandalismo por meio de pichações contra a comunidade LGBT em pleno centro de Cabo Frio e da Parada LGBT, que volta às ruas cabo-frienses em 2022 após dois anos de Pandemia. Fiquem atentos nas páginas e perfis do Portal RC24h na internet.

OS COMPROMISSOS DE FÁBIO

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito, Fábio do Pastel (PL), teve um fim de semana agitado. Na sexta-feira (24), como ninguém é de ferro, o empresário e o vereador Chiquinho de Dona Chica (PP) marcaram presença em uma festa junina no bairro da Estação. Já na manhã do sábado (25), o compromisso foi com a família de Idarlei Ribeiro Beranger, mais conhecido como Leco, e o vereador Franklin da Escolinha (CID). Leco, que já é falecido, recebeu como homenagem o nome de uma rua no bairro Porto da Aldeia em agosto do ano passado por meio de um Projeto de Lei do vereador Franklin. “Não gostaríamos de estar fazendo isso, pois queríamos a presença dele aqui conosco, mas Deus sabe de todas a coisas”, escreveu o prefeito.

VALE TUDO ELEITORAL

Um evento evangelístico reuniu uma estimativa de 7 mil pessoas no ginásio do Centro Educacional Darcy Ribeiro, em Araruama, no sábado (25). Acontece que o que era para ser um momento de fé se transformou quase que em evento político com a presença de figurões diversos, como o deputado estadual Rosenverg Reis (MDB), o deputado federal Otoni de Paula (MDB) e o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis (MDB), e até o governador Claudio Castro era aguardado, mas acabou furando por falta de teto para voar. O “casal real” da cidade, Lívia de Chiquinho (PP) e Chiquinho (UNIÃO), também marcaram presença. A prefeita, inclusive, foi embora logo depois que discursou. O evento teve direito inclusive a videoconferência com Jair Bolsonaro (PL). O detalhe que quem estava lá conta é que as máquinas da Prefeitura trabalharam até o anoitecer em pleno fim de semana nas obras do Darcy Ribeiro. Como gosta de mostrar trabalho essa prefeita, hein? Só fica um pequeno registro, não é recomendável misturar política com religião. Deus tá vendo tudo, do MEC a Araruama.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui