InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (26)

Marcelo Magno comemora resultados do Natal de olho na preparação para o Réveillon; A celeuma do 'aumentaço' do IPTU em Cabo Frio; Fábio do Pastel vistoria obra importante na Praia Linda e recebe mais maquinário próprio; Alexandre Martins prepara retrospectiva de 2º ano de mandato; A confraternização dos Serviços Públicos de Iguaba; Chiquinho da Perseguição... E muito mais!

DE OLHO NO RÉVEILLON

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (26) começa com Arraial do Cabo, onde o prefeito, Marcelo Magno (PL), após o Natal, está focado nos preparativos para as festividades de Réveillon. Serão convocadas reuniões até o próximo fim de semana com diversos setores, como o Idac, e envolvendo autoridades, como o tenente Lucas, responsável pela PM no município; Leandro do BOPE, secretário de Segurança Pública; e Diego Veríssimo, secretário de Postura, para afinar os últimos detalhes da festa. Na reunião desta segunda, o foco foi centrado na área da segurança pública e do ordenamento das ruas. Até porque neste fim de semana teve ocorrências de furtos e roubos na cidade. Já nesta terça (27), o Meio Ambiente e o Turismo devem ser os mais focados.

COLHENDO OS LOUROS DO NATAL

Nessa seara, o município teve um êxito notável com o projeto “Arraial Brilho de Natal”. Atraindo turistas de todo o Estado do Rio de Janeiro, o município se destacou com a decoração, iluminação e empenho entregues à população. Marcelo acompanhou eventos do projeto no Centro e no distrito e comentou na coluna Boca Miúda sua satisfação em ver a recepção das pessoas na Praça do Cova, por exemplo, que é um lugar com perfil bem família e acabou sendo o palco perfeito para a festa natalina.

RÉVEILLON FORA DA LEI?

Já em Cabo Frio, a situação é bem inversa no que diz respeito aos festejos do Réveillon. Primeiro, de acordo com lei promulgada mês passado pelo presidente da Câmara, Miguel Alencar (União), a cidade não poderia ter show pirotécnico com fogos barulhentos, contudo a Prefeitura não respondeu se irá cumprir a nova medida. O autor do projeto que virou lei, vereador Davi Souza (PDT), disse à coluna que a expectativa é que se cumpra a lei. Além disso, a licitação que aconteceria nesta terça-feira (27) para contratação de empresa especializada para colocar tendas, palco, iluminação, som, etc, nas praias, no valor de R$ 1,4 milhão teve que ser revogada. Sobre essa questão, a Prefeitura, por meio da assessoria de Comunicação, disse que está tudo certo para a noite da virada e que a estrutura começa a ser montada nesta terça. Com relação à revogação da licitação, a resposta é que “o pregão eletrônico realizado para a contratação da estrutura foi revogado porque a gestão municipal optou por outra modalidade de contratação, que gerou mais economicidade para o município”.

NOVO CAPÍTULO DO ‘AUMENTAÇO’

Ainda de Cabo Frio, mais um capítulo da série a série do ‘aumentaço’ do IPTU. Como já dissemos aqui, não só a população em geral como também o empresariado tá revoltado com o reajuste na casa dos 22% (15% + 7% de inflação, conforme o próprio Bonifácio fala em vídeo de entrevista, na nota seguinte). Matéria produzida pelo Portal nesta segunda-feira (26) mostra que a aprovação da atualização da PGV causou contrariedade e preocupação no setor imobiliário. Questionam a falta de transparência no cálculo feito pela Prefeitura e a ausência de discussão sobre o projeto. Também teve empresário que preferiu não comentar, por medo de represália, mas houve profissional do ramo que contou que chegou a ser intimidado por um vereador porque estava devendo IPTU. Para além disso, uma matéria divulgada pela Folha dos Lagos hoje mostrou que o valor do aumento do imposto vai de encontro ao que o TCE recomendou ano passado, que era de um reajuste de 40% em quatro anos, ou seja, 20% menor do que o valor proposto pela Prefeitura e aprovado pela Câmara. É muita divergência, minha gente.

DIVERGÊNCIAS

Falando em divergências do PL relâmpago aprovado pela Câmara com relação ao IPTU que têm sido questionadas pela oposição e população em geral, as mesmas foram objeto de um vídeo divulgado pelo jornalista Wagner Leal, morador de Tamoios e que nos leva a refletir. Claro que a atualização da PGV de um município deve ser feita, é previsto em lei, mas tudo deve levar em conta, primeiramente, que impacto isso terá na vida da população, até porque o prefeito propôs um aumento sem sequer fazer uma consulta ou audiência pública. A audiência pública, inclusive, poderia ter sido convocada pelo próprio legislativo, já que o executivo não o fez. “Votaram no escuro sem saber como esse cálculo foi feito. É preciso seguir parâmetros de transparência e não enfiar um projeto goela abaixo da população”. Confira.

REDE DE PRESIDENTE NOVO

O servidor público municipal Walter Costa, de 29 anos, que é ex-chefe de Gabinete da vice-prefeitura de Cabo Frio, assumiu a liderança da Rede Sustentabilidade no município a menos de 2 anos do próximo pleito. O evento contou com membros da executiva estadual e nacional do partido e anunciou, na liderança feminina da Rede, a advogada Margarete Ferreira. Walter Costa prometeu, em sua posse, a construção de uma legenda forte, comprometida com a ‘Política com P maiúsculo’ e inteligente em suas ações pelos próximos anos.

OBRAS EM PRAIA LINDA

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) começou a semana nesta segunda-feira (26) visitando as obras no bairro Praia Linda, que estão em estado avançado de execução. No bairro, a Prefeitura está fazendo uma importante obra de drenagem. A intervenção é vista como crucial para ajudar a reduzir as enchentes na região em períodos de chuva. De acordo com o prefeito, a obra será inaugurada muito em breve. Para dar uma mãozinha em serviços como esse…

MAQUINÁRIO PRÓPRIO

… A Prefeitura recebeu mais maquinários próprios, adquiridos com recursos do município. Assim como publicamos na coluna Boca Miúda de sexta-feira (23), foram adquiridos trator, caminhão de iluminação, rolo compressor, patróis e retroescavadeiras. Foram dez máquinas compradas e um total de investimento é de R$ 8,5 milhões. As aquisições foram apresentadas à população aldeense nesta segunda (26), em frente à Garagem Municipal, na Avenida Francisco Coelho Pereira, nº 255, Centro. Na visão da administração de Fábio, os equipamentos próprios possibilitam que a Prefeitura possa, por exemplo, abrir mais frentes de trabalho e acelerar a execução das várias obras em andamento no município.

RETROSPECTIVA

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), realiza mais uma de suas lives nesta terça-feira (27). Porém, haverá um clima especial. Trata-se de uma retrospectiva do segundo ano de mandato dele à frente do Executivo buziano. Nas lives semanais, Alexandre costuma receber secretários e conversar com a população. É uma espécie de prestação de contas aos municípes. No próximo encontro, que será transmitido pela página dele no Facebook, a partir das 19h30, não deve ser diferente.

TURISMO NO CENTRO

Por falar em Búzios, a cidade está sendo pautada pelo turismo e as atenções estão voltadas para isso. Nesta última semana de 2022, afinal, não podia ser diferente. Búzios, segundo estimativa do secretário interino de Turismo, Maycon Siqueira, deve receber centenas de milhares de pessoas durante essa alta temporada. Além da galera que vai se hospedar na cidade, tem toda a turma dos transatlânticos que passam pelas águas buzianas. Nesta quarta (28) e quinta-feira (29), haverá ainda a inauguração de dois dispositivos bem relevantes da secretaria de Turismo. Primeiro, será entregue a reforma do Centro de Informações ao Turista, que fica em Manguinhos. No dia seguinte, será inaugurada a nova sede da secretaria de Turismo, localizada no Centro. Ambas as solenidades serão às 17h30.

CONFRATERNIZAÇÃO EM IGUABA

Na antevéspera de Natal, a turma dos Serviços Públicos de Iguaba ganhou uma confraternização daquelas. Como da para ver o vídeo publicado nas redes sociais pelo prefeito Vantoil Martins (CID) na noite de sexta-feira (26) teve churrascão regado para a galera, com direito até a sorteio de brindes. Ao lado do prefeito, como sempre, seu fiel escudeiro, chefe de Gabinete e secretário de Segurança e Ordem Pública, Fábio Costa.

NATAL DE ESPERANÇA

Ainda falando sobre Araruama, o Natal dos vereadores Penha Bernardes (PL) e Oliveira da Guarda (MDB) foi diferente. Ao lado da filha, Isabela, que está internada, os parlamentares publicaram mensagem nas redes sociais falando, sobretudo, de esperança. Desde o nascimento da menina, portadora de síndrome de Down, a vida dos dois tem girado ao redor da saúde da pequena. Mas a mensagem principal que eles passam é de determinação e de que dias melhores virão. As publicações de Penha e Oliveira tem sido sentido de família e união, componentes básicos que baseiam a vida de todos nós. A coluna Boca Miúda reforça o desejo de pronta recuperação para Isabela e de muita felicidade para a bebezinha.

RÉGUA CURTA

Assim como a jornalista Vera Magalhães, que durante o debate presidencial Bolsonaro disse que ela dormia e acordava pensando nele, dando um cunho sexual à pergunta que ela havia feito, tentando desqualificar a jornalista, Chiquinho da Educação, marido da prefeita de Araruama, está tendo comportamento bem parecido. Tem feitos reiterados assédios à jornalista Renata Cristiane, afirmando que a mesma tem “tara”, “tesão” por ele e Lívia de Chiquinho (PP). Isso nada mais é que uma prova de misoginia, de desprezo pela mulher, incapacidade de entender a competência. E que existem que há pessoas que conseguem construir sua história sem precisar se deitar com ninguém ou precisar de marido para dar um empurrãozinho na carreira. Mas isso é só pra quem se garante. No mais, é berraria de bolsominion misógino, machista, com conceito ultrapassado, desprezível e repugnante. Repetimos: tal como o velho ditado, tem gente que tem régua curta e só mede os outros pela sua reguinha, uma reguinha bem curtinha.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo