BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (24)

Zé Bonifácio aproveita dia com o neto enquanto Cláudio Castro dava 'aquele abraço' em Marcelo Magno na inauguração da Faetec; Fábio do Pastel madruga na volta ao batente; Chega o grande dia em Iguaba, com pavimentação do Arrastão; Alexandre Martins faz live sobre situação da saúde; Lívia de Chiquinho aparece na corrida de São Sebastião... E muito mais!

1629

POR ONDE ANDAVA ZÉ?

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (24) começa por Cabo Frio, onde no fim de semana a pergunta que não queria calar era onde estava o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT) durante o evento de inauguração da Faetec de Tamoios. Já tínhamos pontuado isso aqui em edições anteriores, explicando que o prefeito cabo-friense já tinha falado que só iria se tivesse sido convidado, como não foi. Dr Serginho jurou de pé junto que o convite foi encaminhado, mas Zé disse que não procede. Até porque, conforme pontou, o cargo pede protocolo, ou seja, quando há presença do governador do Estado em algum evento, o cerimonial encaminha o convite formal. “E não chegou nenhum convite do cerimonial, conferi pessoalmente no gabinete e na caixa de diálogo do whatsapp de Serginho”, disse Zé. Como nem governador nem cerimonial fizeram questão da presença do prefeito cabo-friense, Zé também não se sentiu na obrigação de ir, preferiu curtir um programa com o neto. Aliás, quem se animaria a ir num evento desse depois que nos outros dois anteriores, com a presença de Castro, houve vaia (inauguração do IML) e uma quase vaia ao chefe do executivo (inauguração do hospital universitário)? E se tivesse ido, ia dar de cara com uma faixa escrito “Prefeito destrói, Dr Serginho constrói”. Melhor não ter ido mesmo. Não se trata de desfeita, mas, talvez, estratégia.

CURTINDO O NETO

Diante de todo cenário conspirando contra, Zé Bonifácio – que não é bobo nem nada – tratou de ficar pelo primeiro distrito mesmo, curtindo o neto João, que está de férias e chegou com a mãe no fim de semana. Zé passou o dia com o garoto, foi à Praia do Forte, deu uma boa caminhada e até mergulhou com o netinho. Saindo da praia, fizeram um pit stop numa casa de bolos que tem ali na orla mesmo, perto da Duna Preta, para comer um doce. Zé é diabético mas disse que comeu uma cuca de banana diet. E deu foi uma banana àqueles que não fizeram questão de sua presença no evento de Serginho e Cláudio Castro. Errado não tá, né? Quem iria numa festa que sabe que vai ser escrachado? Só um bobo…e isso, Zé não é (olha a rima).

ÚNICO PREFEITO QUE ENCAROU A CANÍCULA

E na cerimônia de inauguração da Faetec, sob um sol acima dos 30°C, daqueles de meio-dia, com sensação térmica de quase 40°C, lá estava o prefeito Marcelo Magno (PL), na maior beca para receber o governador. E olhem, pra um cabista colocar o paletó para ir em algum lugar minha gente, precisa ter um motivo daqueles bem grandes. Então, a única certeza que temos é que Marcelo Magno está com toda a moral junto ao governador, as imagens estão aí e não deixam mentir. Logo que desceu do helicóptero, o governador já estendeu os braços e deu um abraço carinhoso no prefeito de Arraial. Castro ainda deu uma ajeitada no paletó elegante de Marcelo, que estava com a gola torta. Chamou MM num canto, conversou alguns minutos ao pé do ouvido. Enquanto isso, o grupo que “ficou de fora” da conversa – do secretário estadual de Ciência e Tecnologia, Dr Serginho e deputado Carlos Jordy (PSL), inclusive chamados de “irmãos do peito” pelo governador – ficou com cara de “bugado” diante da cena. Certamente queriam saber o que tanto o governador cochichava com o prefeito de Arraial do Cabo. Depois disso, Marcelo ficou ligado na cerimônia, acompanhou sessão de fotos e tudo mais, acompanhado do ex-prefeito cabista Andinho Brito. Aliás, na ocasião Dr Serginho fez questão de apresentá-lo ao governador, junto com toda a claque.

____________

____________

E A RENEGOCIAÇÃO DAS DÍVIDAS?

Ainda na ocasião da cerimônia de inauguração da Faetec, aproveitei para questionar o governador Cláudio Castro sobre o retorno do Rio de Janeiro ao Regime de Recuperação Fiscal, como estava a negociação no Ministério da Economia, com Paulo Guedes (veja o vídeo). Afinal de contas, há muita preocupação com investimentos que estão previstos para serem feitos, não só em toda a Região dos Lagos como nas demais regiões. Se ingressar no RRF do governo federal, o Rio será submetido a novas regras de ajuste fiscal que ajudarão o estado a pagar suas dívidas à União. Caso fique de fora do programa, terá de repassar R$ 24 bilhões à União, sendo que a arrecadação em 2021 foi de pouco mais de R$ 53 bilhões. Mas o governador disse que “a peteca não vai cair” e que está otimista com a conversa com Guedes na quarta-feira passada (19). Disse que há contradições em alguns pontos contidos na proposta, sem detalhar quais, mas que devem ser resolvidos nesta semana. E que no próximo dia 2 de fevereiro terá nova reunião com Paulo Guedes. “É uma questão de interpretação da lei, a gente vai encontrar alguém que faça essa mediação para que o Rio entre no regime e continue sua trajetória”, disse Cláudio Castro.

EMBAIXADORA DE ALTINHA NO ESTADO

Voltando a falar de Arraial do Cabo, a atleta de Altinha – modalidade cujo objetivo é não deixar a bola cair no chão (só não vale usar as mãos – Ana Clara Plácido foi recebida, nesta segunda-feira (24) pelo secretário estadual de Esportes, Lazer e Juventude, Gutemberg Fonseca. Na antessala do Gabinete, a atleta aproveitou a ocasião e ainda bateu uma bola com o ex-jogador do Flamengo Athirson. O secretário a parabenizou pela conquista no Espírito Santo e a convidou para se tornar a embaixadora do Projeto de Altinha do Estado, que vai ter uma das suas etapas em Arraial. Ana Clara, de 17 anos, garantiu a medalha de campeã e de melhor atleta no 5º Campeonato de Altinha do Canaltaclasse, que aconteceu dia 9 deste mês, em Vila Velha.

DE VOLTA AO LABOR

Depois de mais de uma semana de agonia de molho em casa – e no carro – o prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), enfim voltou ao trabalho nesta segunda-feira (24). Diagnosticado com COVID-19 há alguns dias, Fábio fez um novo teste no sábado (22) e deu negativo. No primeiro dia de retorno às atividades presenciais, Pastel madrugou na secretaria de Serviços Públicos. Depois, foi para a vistoria de uma escola que vai ser reformada (imagem acima). Isso tudo antes das 9h. Nesta semana, o prefeito ainda tem agenda com os secretários estaduais Uruan Cintra, das Cidades, e Max Lemos, de Obras e Infraestrutura.

PAVIMENTAÇÃO NO ARRASTÃO

A Prefeitura de Iguaba Grande iniciou, nesta segunda-feira (24), a obra de pavimentação na Estrada do Arrastão, principal via de ligação entre os bairros Vila Nova e Arrastão das Pedras. Na primeira fase da obra, serão realizados os serviços de drenagem, para escoamento de águas pluviais, pavimentação com massa asfáltica e ciclovia em um trecho de 1,68 km. Devido a obra, partes da Estrada do Arrastão permanecerão interditadas durante o período. A via estará recebendo a sinalização ao longo do dia e equipes da Diretran estarão auxiliando os motoristas. “São cerca de 10 mil pessoas beneficiadas por essa obra que, só foi possível fazer, através de economicidade e gestão eficiente dos recursos públicos”, pontuou o orgulhoso prefeito, Vantoil Martins (CID).

MACRODRENAGEM PARA IGUABA

Ainda de Iguaba Grande, o secretário de Planejamento, Eron Bezerra começou a semana na capital. Acompanhado do engenheiro da secretaria de Obras, Urbanismo e Serviços Públicos, Alexandre Freitag, se reuniu com o Inea, nesta segunda-feira (24), para pleitear parte da macrodrenagem da cidade. Eron recebeu sinalização positiva do secretário estadual do Ambiente, Thiago Pampolha, que garantiu licitação para essa obra em até dois meses. “Isso vai melhorar consideravelmente o problema com as chuvas e possibilitar a pavimentação de vias próximas de onde passa o rio”, animou-se Eron.

DESCASO NA SAÚDE

O Portal RC24h noticiou, nesta segunda-feira (24), o caso de uma senhora de 68 anos internada há duas semanas na UPA de Iguaba Grande aguardando uma transferência para realizar uma cirurgia de amputação. Alguns dedos do pé da idosa necrosaram por conta da diabetes e a necrose já se expande para o pé. Segunda a Prefeitura, 23 hospitais estaduais recusaram a transferência. A situação só caminhou para uma resolução após a publicação do Portal. No começo da tarde, o secretário de Saúde de Iguaba, Valdeci Jr., ligou avisando que a paciente seria transferida, ainda nesta segunda, para o Hospital Regional Roberto Chabo, em Araruama. A coluna Boca Miúda espera que a paciente se recupere e deseja sucesso no tratamento.

LIVE DA SAÚDE

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), anunciou para esta terça-feira (25), a partir das 19h30, sua já tradicional live. Nesta semana, o tema será “Eventos e Saúde”, com a participação do secretário municipal da pasta, Leônidas Heringer. O objetivo é “bater um papo sobre a situação atual do município”. Entre os assuntos, certamente, estará a campanha de vacinação buziana que, nesta segunda (24), começou a ser realizada em crianças de 5 a 11 anos com deficiência permanente na Apae. A transmissão será realizada na página de Alexandre no Facebook. Perguntas podem ser feitas em uma caixinha deixada pelo prefeito nos stories ou através dos comentários na internet.

RITUAL DE CURA

Continuando em Búzios, o balneário, ao contrário do que muitos podem pensar, tem muito, mas muito mais do que belas praias. O patrimônio cultural da cidade é verdadeiro tesouro, assim como os costumes multiétnicos existentes e mantidos no município, como as tradições quilombolas e indígenas. E nesta semana, a península mais charmosa da Região dos Lagos será palco de um belíssimo ritual da tribo indígena Fulni-ô, a mais antiga do Brasil (desde 1749), cujos representantes estarão pela terceira vez em Búzios. Em agosto de 2019 participaram do projeto social “Na Kama Kai”, uma parceria Havaí x Búzios. E na próxima quarta-feira (26), às 20h, haverá um ritual de cura “Fulni-ô” com fogueira, cânticos e ervas na Marina Porto Búzios.

CORRIDA DE SÃO SEBASTIÃO

A Prefeitura de Araruama voltou a realizar neste domingo (23), a tradicional Corrida de São Sebastião. Foram mais de 200 atletas reunidos às margens da Lagoa de Araruama. A largada foi às 9h na Aldeia dos Pescadores, no bairro Areal. Os atletas percorreram 5 km, com a chegada na Praça de Eventos, na Pontinha. Os atletas que venceram a prova ainda foram premiados em dinheiro com um cheque entregue em mãos pela prefeita, Lívia Bello (PP). A chefe do Executivo acompanhou o evento e fez discurso. Só faltou mesmo botar aquele tênis de corrida e participar da prova, né não? Quem sabe ano que vem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui