InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (22)

Os bastidores do lançamento do Ceasp, que levou várias autoridades a São Pedro da Aldeia; Presidente do DER faz anúncio tão aguardado por prefeitos na inauguração do Ceasp; Mais de 40 mil famílias cabo-frienses desassistidas pelo Auxílio Brasil; Os detalhes do próximo Réveillon buziano e a reunião de Alexandre Martins com representantes das vans; Lívia Bello recebe secretário Estadual de Trabalho e Renda; Manoela Peres inaugura CT do Surfe no fim de semana de festival do esporte; Maricá beneficiada pela concessão da CEDAE...E muito mais!

INAUGURAÇÃO DO CEASP LEVA VÁRIAS AUTORIDADES A SÃO PEDRO

A coluna desta segunda-feira (22) começa pelo município aldeense, onde foi realizado o lançamento do Centro de Abastecimento de São Pedro da Aldeia, o CEASP – considerado o maior centro privado de abastecimento de alimentos do Brasil -, para autoridades e a imprensa. Para o público em geral, o empreendimento estará de portas abertas a partir das 4h desta terça-feira (23). O CEASP tem 90 mil m², com vendas no atacado e no varejo, e conta com 158 boxes e 28 lojas entre hortifrutigranjeiros e insumos, com expectativa de movimentar R$ 200 milhões no primeiro ano de funcionamento. Além do prefeito Fábio do Pastel (PL), estiveram José Bonifácio (PDT), de Cabo Frio, e Vantoil Martins (CID), de Iguaba. O evento foi concorrido, teve ainda presença de deputados e vereadores e, claro, empresários. Outro destaque foi a presença do presidente do DER, Herbert Marques, que fez um anúncio que deu uma injeção de ânimo nos prefeitos. A seguir, os bastidores desse lançamento.

PEDIU PARA A POPULAÇÃO

Começamos pelo anfitrião, prefeito Fábio do Pastel (PL), que ao lado do sócio-proprietário do Ceasp, Gustavo Scarambone e demais autoridades da Região dos Lagos e do Estado, subiu ao palco e fez um discurso pautado no apoio do município ao empreendimento, mas também pediu apoio da população pra divulgar, espontaneamente, o local, convocando as pessoas para que fizessem foto ao lado do banner. Parabenizou a coragem e disse: “Vamos estar lá na Prefeitura sempre prontos para ajudar”. Um detalhe curioso é que, logo depois que Fábio falou, o sócio-proprietário do empreendimento, Gustavo Scarambone se apercebeu da ausência do ex-prefeito aldeense, Cláudio Chumbinho, que estava no local, mas não havia sido convidado para subir no palco. Afinal, tudo começou por ele, que foi na busca por empresários e iniciou as tratativas dois anos atrás. O pequeno ‘deslize’ fez Scarambone rapidamente pegar o microfone e convidar Chumbinho para integrar o grupo.

FELIZ COM O DESENVOLVIMENTO

Falando em Cláudio Chumbinho, o ex-prefeito e pré-candidato a deputado federal estava todo sorridente durante o lançamento, pois mesmo não sendo mais o chefe do executivo, ele também faz parte dessa realização. Inclusive, contou à coluna que está muito feliz também em ver as empresas crescendo ali no entorno, muitas que ele ajudou a fazer chegar no município aldeense e satisfeito em ver a aposta que começou com ele e que agora vem dando resultados inegáveis. Na imagem, Chumbinho estava batendo aquele papo com o secretário de Agricultura, Abastecimento e Pesca de Iguaba, Vagnei Lessa, o vereador iguabense Marciley Lessa (PL) e o prefeito do município, Vantoil Martins (CID), que também estava por ali tomando dois dedos de prosa.

APROVEITOU A DEIXA

A propósito de Vantoil Martins, ele comemorou o momento, disse que a chegada desse empreendimento é de extrema importância, não para São Pedro da Aldeia, mas para toda Região dos Lagos. Inclusive o CEASP também vai servir de apoio para escoamento da produção rural iguabense, podendo contar com outra opção para além da Feirinha Criatividades da Terra (que acontece todo primeiro sábado do mês no município). Vantoil salientou, ainda, que aproveitou o evento para conversar com alguns empresários, no sentido de atraí-los à Zona Especial de Negócios (ZEN), um trabalho de fomento que Vantoil tem feito junto ao empresariado e atrair investidores para a ZEN de Iguaba, que é muito próxima ao Centro de Abastecimento. Antes de ir embora, fez questão de tirar uma foto junto à placa do empreendimento, ladeado por Gustavo Scarambone, Marciley Lessa e empresários.

RECAPEAMENTO TOTAL DA RJ-140

Outro momento de entusiasmo entre os presentes – principalmente por parte dos prefeitos que ali estavam – foi a hora que o presidente do DER, Herbert Marques discursou. Elogiou o empreendimento, disse da importância, e logo depois falou o que todos queriam ouvir, já há muito tempo. Marques garantiu que o Departamento vai viabilizar o recapeamento completo da RJ-140 (da saída da ViaLagos até a chegada em Arraial do Cabo), a licitação já foi publicada em edital e logo as obras vão começar. Outro anúncio, é que ele se comprometeu a criar duas rotatórias no acesso ao Ceasp, a fim de evitar acidentes por ali, onde o fluxo de veículos certamente vai aumentar. Depois do evento, Herbert Marques foi almoçar com o prefeito Fábio do Pastel, que anunciou a boa nova pelo seu perfil na rede social.

VEIO ESPECIALMENTE PARA O EVENTO

Entre as autoridades presentes à inauguração do Ceasp, um que sempre que pode sai de Brasília e dá um pulo por aqui é o deputado Paulo Ganime (Novo), que veio especialmente para o evento. Conversou com os prefeitos e secretários da região e disse que ia se colocar à disposição do governo. “Como homem público e deputado, meu papel é atrapalhar o mínimo possível a iniciativa privada que quer trazer empreendimentos que gerem desenvolvimento”, disse ele, que na foto está com seus assessores e ladeado pelo vereador iguabense Marciley Lessa (PL) e o secretário municipal de Planejamento de Iguaba , Eron Bezerra. De lá, Ganime partiu para Araruama, onde tinha uma agenda na Prefeitura, mais especificamente com o secretário de Agricultura, Cláudio Barreto.

GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA

De Cabo Frio, o prefeito José Bonifácio (PDT) também prestigiou o evento e ficou bastante à vontade (aproveitou pra fazer uma boquinha no intervalo). Zé comemorou a chegada do Ceasp e falou da importância disso para a Região dos Lagos. Ele acha que vai ser muito bom pra Cabo Frio e que sem dúvida irá dar uma movimentada na economia local, além de gerar emprego e renda. Aproveitando que estava em meio a empresários, Zé, que não é bobo nem nada, conversou com alguns deles, falou da exposição Natalina de Manglarga Marchador, que acontece de 9 a 12 de dezembro aqui em Cabo Frio. Um deles, de uma empresa de produtos agropecuários, já garantiu presença nesse evento cabo-friense. Zé foi acompanhado da secretária de Agricultura, Katyuscia Brito, do secretário Adjunto de Mobilidade Urbana em Tamoios, Betinho Araújo, e do secretário Adjunto de Obras, Serviços Públicos e Posturas de Tamoios, Alan do Chaparral. Na ocasião, aproveitei pra conversar com Katyuscia, que disse estar bastante confortável na pasta em Tamoios e entende que a chegada do Ceasp vai ser muito importante para impulsionar e ajudar a escoar a produção da agricultura familiar. Ainda de Cabo Frio, também marcaram presença os vereadores Josias da Swell (PL) e Jean da Autoescola (PL).

PRESENÇA DA MULHER

Falando em marcar presença, outra que fez questão de participar do momento foi a deputada Franciane Motta (MDB), que é de Saquarema. Elogiou e tudo mais, mas acabou cometendo uma pequena gafe ao dizer “Ceasa” ao invés de Ceasp. Mas o que interessa é que se fez presente, mostrando que esse empreendimento é bastante importante para a região, que inclui o município saquaremense.

DA EUFORIA AO HORROR

Ainda de São Pedro da Aldeia, a euforia do prefeito Fábio do Pastel (PL), durante a manhã, por ocasião da inauguração do Ceasp, foi logo substituída por uma situação de horror, na tarde de hoje, quando ele ficou sabendo de um situação bizarra e triste. É que durante um enterro no Cemitério Municipal da cidade, um caixão se quebrou, o que ocasionou o deslocamento do corpo e a visualização dos mesmo pelas pessoas presentes. A situação gerou revolta nos parentes que estavam no local que, em vídeos divulgados nas redes sociais, afirmaram que a cova seria pequena e estreita, o que seria o motivo principal da quebra o caixão. Fábio se solidarizou com a família e disse que vai investigar o ocorrido e tomar as medidas cabíveis.

OS DESASSISTIDOS

Com o fim do auxílio emergencial no mês passado e a implantação do controverso Auxílio Brasil, 44.598 famílias de Cabo Frio estão desassistidos pelo Governo Federal. A informação foi publicada pelo vereador do Rio de Janeiro Lindbergh Farias (PT). De acordo com os dados informados pelo ex-Senador, 55.446 famílias no município recebiam o auxílio emergencial, enquanto os beneficiários do Auxílio Brasil são 10.848. Para ter acesso ao Auxílio Brasil, o cidadão deve estar cadastrado no CadÚnico. De acordo com a Prefeitura, 25.260 famílias cabo-frienses estão inseridas neste Cadastro, sendo 10.890 beneficiárias do extinto Bolsa Família. Segundo o Governo Federal, os beneficiários do Bolsa Família não precisam fazer qualquer cadastro para receber o Auxílio Brasil. Em nota, a Prefeitura de Cabo Frio informou que “ao município, por meio da secretaria de Assistência Social, cabe a responsabilidade da realização das entrevistas sociais e a atualização do Cadastro Único”. “Todos os dados levantados são enviados ao Governo Federal que é quem faz a seleção dos beneficiários”, conclui a nota. Para se cadastrar no CadÚnico, o interessado deve procurar a unidade mais próxima do Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

VISITANDO AEROPORTO

Nesta segunda-feira (22), os vereadores da Câmara Municipal de Cabo Frio visitaram o Cabo Frio Airport. A reunião teve como objetivo estreitar laços para promover o fomento da atividade turística, por meio de ações que desenvolvam e incentivem os voos comerciais de passageiros. Estiveram presentes o presidente da Câmara, Miguel Alencar (DEM) e os vereadores Léo Mendes (DC), Luís Geraldo (REP), Jean da Autoescola (PL), Josias da Swell (PL), Oséias de Tamoios (PDT), Thiago Vasconcelos (AVANTE) e Vinícius Corrêa (PP). O diretor-presidente do aeroporto, Rodrigo Abreu aproveitou a visita para apresentar todo o trabalho que está sendo feito para consolidar o local como complexo internacional logístico e expandir a Região dos Lagos como destino turístico para outras localidades. O aeroporto foi inaugurado em 1997 e ampliado em 2001, tendo a segunda maior pista do estado. Com capacidade de movimentação de 570 mil passageiros por ano, o local é estratégico para o desenvolvimento do turismo.

RÉVEILLON EM BÚZIOS

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP), está mantendo a discrição e aguardando finalizar os trâmites para confirmar os locais onde haverá queima de fogos na península. Extra oficialmente, o que está rolando por aí é que os shows serão em Geribá, perto da Casa da Praia, na Praça da Rasa, no Píer de Manguinhos e no Píer do Centro. A Comunicação buziana não confirma as informações.

REUNIÃO DO TRANSPORTE

Ainda em Búzios, Alexandre Martins recebeu, na manhã desta segunda-feira (22), no gabinete, o vereador Josué Pereira (PRTB), e os presidentes das cooperativas de vans, Samarone Brandão, da Cooperbúzios, e João Bosco, da Coopergeribá. Na pauta, a autorização para circulação de mais vans na cidade. No encontro, os representantes das cooperativas solicitaram ao prefeito autorização para aumentar a frota. Segundo eles, o número de habitantes aumentou muito nos últimos anos, e com a proximidade da alta temporada a frota do município é insuficiente para atender bem a população. O prefeito disse que avaliará o pedido, mas pediu aos presidentes das vans para realizarem uma fiscalização mais detalhada no estado de conservação dos veículos que prestam serviço para os munícipes.

CASA DO TRABALHADOR EM ARARUAMA

O vereador de Araruama Elói Ramalho (PSD) até tentou sair na frente, mas a Casa do Trabalhador na cidade vai avançar mesmo é pelas mãos da prefeita, Lívia Bello (PP). Nesta segunda (22), a chefe do Executivo não foi até São Pedro da Aldeia para compromissos, como o que teve com o secretário estadual de Trabalho e Renda, Patrique Welber, juntamente com o vereador Carlos Russo (Avante) e a secretária de Desenvolvimento Econômico de Araruama, Danielle Braz. Durante o encontro, foram debatidos os detalhes da parceria entre Estado e Prefeitura para a instalação do projeto de trabalho, que “será de fundamental importância principalmente para a inserção no mercado de trabalho, estimulando a formação e qualificação dos cidadãos”.

SANEAMENTO EM MARICÁ

O Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), anunciou que Maricá será uma das primeiras cidades a sentir o impacto da concessão de saneamento da CEDAE. Em legenda de foto ao lado do prefeito maricaense, Fabiano Horta (PT), Cláudio disse que Horta se reuniu com o presidente da Águas do Rio para traçar um plano de trabalho para trazer melhorias para o município. O investimento será de mais de R$ 438 milhões.

FIM DE SEMANA DO SURFE

As areias de Saquarema, Capital Nacional do Surfe, voltaram a ser palco de competições do esporte. O Saquarema Surf Festival movimentou o fim de semana na cidade, chegando ao fim no domingo (21), com a presença da prefeita, Manoela Peres (DEM). Teve até show da banda Blitz. Nas redes sociais, Manoela, inclusive, confirmou a próxima edição do evento para o ano que vem. Antes de acompanhar a final do campeonato, no sábado (20), Manoela inaugurou o CT de Surf Léo Neves, em Itaúna. O local homenageia o atleta bicampeão brasileiro e tricampeão carioca da modalidade, que faleceu em 2019 ao sofrer um mal súbito ainda na água enquanto disputava a etapa final da Tríplice Coroa Saquarema, no Point de Itaúna. O Centro de Treinamento, Museu e Escola de Surf, segundo Manoela, “será um espaço de muito aprendizado, grandes memórias e um centro de referência na formação de novos talentos no esporte”.

VISITANDO AMIGO

O secretário de Estado de Ciência, Tecnologia, Dr. Serginho Azevedo, é amigo pessoal de Flavio Bolsonaro (REP) e também compõe o grupo político do senador. E a prova de que essa relação é próxima, é que toda vez que ele precisa ir à capital federal, faz um “pit stop” no gabinete do filho 01 do presidente Bolsonaro (sem partido), para trocar dois dedos de prosa e pedir apoio para os projetos que estão no radar do secretário. Nesta segunda-feira (22), não foi diferente: “Todas as vezes que venho a Brasília, nosso senador @flaviobolsonaro abre as portas do seu gabinete para ajudar o estado do RJ e seus municípios. Na pauta, a implantação da planta de Grafeno na cidade de Niterói, o credenciamento da UTI do Hospital Geral do Município de Cantagalo e a expansão dos cursos pré-vestibulares para ingresso nas carreiras militares. Vamos avançar!”, postou nas redes sociais para alegria dos bolsonaristas.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content