BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (21)

Zé Bonifácio recebe emenda para viaturas e terá encontro com reitores; Fábio do Pastel comemora volta do Fest Verão e início de pavimentação na periferia; Vantoil Martins acompanha deputado Brazão pelas obras de Iguaba; Marcelo Magno libera máscara e conta as horas para inaugurar mirante; Patrulha Maria da Penha nas escolas de Búzios, onde primeira-dama cobra respostas de crimes; Lívia de Chiquinho vai se reunir com a base; Cláudio Castro terá extensa agenda na Região dos Lagos... E muito mais!

1253

AGENDA CHEIA

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (21) começa por Cabo Frio, onde o prefeito José Bonifácio (PDT) iniciou a semana com agenda movimentada. Depois de um fim de semana de descanso no Rio (leia abaixo) com a família, nesta segunda ele recebeu o deputado federal Felício Laterça (PP), que veio formalizar o repasse de uma emenda que possibilitou a aquisição de dois veículos, que servirão à secretaria da Melhor Idade e ao Conselho Tutelar. A propósito, Laterça – que já foi bolsonarista raiz, era do PSL – agora é Progressista, filiou-se à sigla Dornelles na última sexta (18), e segundou com agenda em ninho pedetista. É 2022 minha gente, ano de eleição.

________________

TIETANDO O NETO

Ainda sobre a agenda do prefeito Zé Bonifácio, ele tirou o fim de semana para fazer uma das coisas que mais gosta quando está de folga: tietar o neto, João. Acompanhado do garoto, da esposa Anna Valadão, das filhas e amigos, tirou um tempo para bater papo na Fiorentina – que já foi tradicional reduto da boemia carioca, no bairro do Leme. Na imagem dá para perceber que João ficou meio cansado do papo adulto e dormiu aconchegado no colo do avô.

INAUGURAÇÃO E ASSINATURA DE CONVÊNIO

Continuando sobre o executivo cabo-friense, Zé Bonifácio tem encontro com dois reitores, nesta terça-feira (22). Primeiro, por volta das 8h, com o reitor da Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Raul Palacio, onde vão inaugurar a rádio estudantil Vagalume e a Estação Meterológica, na E.M. Edilson Duarte, no Jardim Caiçara. A ocasião vai marcar também o Dia Mundial da Água e o aniversário de 45 anos da escola. Depois, às 10h, tem encontro marcado com o reitor da UERJ, Ricardo Lodi para assinatura de termo de cooperação.

DEBATE NA CÂMARA

A Câmara Municipal de Cabo Frio realizou nesta segunda-feira (21), um debate sobre a implantação do Centro Integrado de Pesquisa, Tecnologia e Formação, que deverá ser instalado no Segundo Distrito. A reunião começou por volta das 15h e teve transmissão pelo Youtube e Facebook da Câmara. A iniciativa foi do vereador Léo Mendes (DC) e teve a participação do secretário Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, Dr. Serginho. O projeto do Centro Integrado é desenvolvido pelo Governo do Estado e será implantado também nas cidades de Angra dos Reis, Campos dos Goytacazes, Itaperuna, Nova Friburgo, Duque de Caxias, Resende e São João de Meriti.

AGENDA CHEIA NA REGIÃO DOS LAGOS

O governador Cláudio Castro (PL) vai ter uma agenda extensa, nesta quarta-feira (23), aqui na Região dos Lagos. As informações e a agenda estão sendo cuidadas de perto pelo secretário estadual de Ciencia, Tecnologia e Inovação (Secti), Dr Serginho, que foi quem contou essa exclusiva. Segundo Serginho, o compromisso começa às 8 da manhã em Rio das Ostras, onde ele pousa de helicóptero para entregar a nova sede da Faetec. Na sequência, Cláudio Castro segue para Armação dos Búzios, onde vai fazer o lançamento do início das obras da RJ-102. A previsão é que ele chegue em Búzios por volta das 10h30. Depois, o governador vai para Cabo Frio onde faz o lançamento da reforma do prédio do 25º BPM. Mais tarde, uma pausa para o almoço, também organizado de perto por Dr Serginho, com a deputada Soraya Santos, na casa dela, em São Pedro da Aldeia, só para convidados. Após, Castro segue para Arraial do Cabo, onde vai inaugurar a tão aguardada obra do Mirante Oscar Corrêa Pita Filho, na RJ-140. Mas antes disso, Castro vai entregar à população uma máquina de pirólise, que está sendo financiada com recursos da Secti. Segundo explicou Serginho, esse equipamento transforma a lama das estações de tratamento de esgoto em gás e energia; o resíduo vira adubo. Depois disso, o chefe do executivo estadual vai para os distritos cabistas onde, provavelmente, se der tempo, fará o lançamento de um pacotão de obras de pavimentação e saneamento básico. Serginho adiantou que tem outra previsão de agenda para Castro, na próxima semana, quando o governador fará o lançamento de um pacote de dragagem da lagoa de Araruama, que vai beneficiar por todas a cidades banhadas pela laguna. Uma outra agenda prevista semana que vem é inauguração do posto Rio Previdência, em Cabo Frio. É que hoje em dia, o servidor estadual que precisa dar entrada na aposentadoria tem que se deslocar até Niterói; com o posto, a questão deve ser sanada. Menos um problema para o cidadão que pretende se aposentar.

PROLAGOS, ÁGUAS DO RIO E 18º GBM

Nesta segunda-feira (21), representantes da Prolagos e da Águas do Rio, participaram de uma reunião no quartel do 18º Grupamento de Bombeiro Militar, com o novo comandante do Comando de Bombeiros de Área (CBA) da Baixada Litorânea, o coronel Raphael da Silva, e com o tenente-coronel Eduardo de Carvalho (comandante de 27º GBM), o tenente-coronel José Carlos Torres (comandante do 18º GBM) e com o tenente-coronel Marcos da Silva (9º GBM). Durante o encontro, foi firmada uma parceria para o apoio das concessionárias nas operações de combate a incêndio, com carros pipa para abastecimento de água das viaturas e implantação de hidrantes em áreas estratégicas nas cidades onde a corporação atua.

FEST VERÃO

Em São Pedro da Aldeia, a segunda-feira (21) começou com reunião do prefeito, Fábio do Pastel (PL), com o secretário de Esporte e Lazer, Ricardo Ramos. O objetivo era discutir os detalhes do tradicional Fest Verão. O evento, com um mês de duração, vai começar no dia 15 de abril e termina com o aniversário da cidade, em 16 de maio. Serão diversas atrações esportivas e também culturais. A Prefeitura está animada com o Fest Verão, que é mais um marco na retomada econômica e turístico nesse período de saída da Pandemia. Inclusive, um dos temas da reunião, segundo a Comunicação aldeense, foi a logística para manter a segurança, não só de ordem pública, mas sanitária. A turma está otimista.

DRENAGEM E PAVIMENTAÇÃO

Ainda no município aldeense, o prefeito Fábio do Pastel (PL) e o secretário de Obras, Fernando Frauches, estiveram nesta segunda-feira (21) acompanhando a colocação das placas para dar início às obras de drenagem e pavimentação de ruas dos bairros Vinhateiro e Bela Vista. A sinalização foi colocada na Rua Amadeu Franciscone, uma das mais precárias do município. Segundo assessores próximos do prefeito, foi um dia importante e simbólico, com uma “carga emocional” grande, visto que se trata de demanda das mais antigas de moradores em termos de pavimentação na Aldeia. As melhorias serão feitas por meio do convênio Somando Forças, assinado pelo governador Cláudio Castro (PL) no último dia 11, em evento no Palácio Guanabara. Nessa obra está previsto investimento de quase R$ 80 milhões e previsão de conclusão em dezembro deste ano.

BRAZÃO NA PRINCESINHA

A cidade de Iguaba Grande recebeu a visita, nesta segunda-feira (21), do deputado federal Chiquinho Brazão (Avante). O parlamentar foi recepcionado pelo prefeito, Vantoil Martins (CID), pelo secretário de Planejamento, Eron Bezerra, pelo subsecretário de Governo, Luiz Fernando Paixão e pelo vereador Marcelo Durão (PL). O deputado foi levado para conhecer as obras que estão sendo realizadas no município através do Programa Iguaba Melhor (PIM), visitou os bairros e conheceu as ruas no entorno da Lagoa do Bulcão que receberam calçamento com concreto. “É muito importante receber o deputado Chiquinho aqui em Iguaba. Ele sempre nos recebe muito bem em Brasília, tem apoiado Iguaba e nada melhor do que ele vir acompanhar de perto tudo que temos conquistado”, disse Vantoil.

TERNURINHA

O vereador líder de Governo na Câmara de Iguaba Grande, Luciano Silva (CID), completa 34 anos nesta segunda-feira (21). De presente, de manhã, ele recebeu um desenho e um abraço do pequeno Guilherme, filho do chefe de Gabinete de Vantoil, Fábio Costa. A coluna deseja um feliz aniversário e sucesso nesse novo ciclo da vida de Luciano.

ARRAIAL LIBEROU, SÓ FALTAM DOIS

Em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) baixou novo decreto, na última sexta (18), desobrigando o uso de máscaras em locais públicos e privados. O documento, porém, mantém obrigatória a apresentação do comprovante de vacinação de, pelo menos, duas doses para hóspedes de hotéis e pousadas no município. Na Região dos Lagos ainda não liberaram o uso do acessório Cabo Frio e Araruama.

PELOS ANIMAIS

A Prefeitura de Arraial do Cabo continua empenhada na criação da Política de Saúde e Bem-estar Animal. Na quinta-feira (17), a secretaria do Ambiente e Saneamento reuniu os membros da Comissão da Causa Animal do Conselho Municipal de Meio Ambiente, para leitura do texto final. A Política e o Programa consistem no conjunto de ações que se destinam à promoção do bem-estar e à proteção e defesa dos animais. O texto segue para aprovação do plenário do Conselho Municipal de Meio Ambiente na reunião que ocorrerá no dia 30 de março. Em seguida, seguirá para o prefeito, Marcelo Magno (PL), encaminhar o Projeto de Lei à Câmara Municipal para aprovação.

MARIA DA PENHA NAS ESCOLAS

Um Projeto de Lei que visa instituir a Patrulha Maria da Penha da Guarda Civil Municipal nas escolas de ensino fundamental e médio está tramitando na Câmara Municipal de Búzios. A proposta do Poder Executivo prevê ações nas escolas municipais e particulares de Búzios, durante o ano letivo, para conhecimento da Lei Maria da Penha e conscientização sobre a prevenção, combate e punição de violência contra a mulher; incentivando as práticas de não-violência, respeito, conquista de direitos e plena cidadania. O projeto foi enviado para Comissão de Constituição, Justiça e Redação na semana passada.

MOMENTO OPORTUNO

O momento para um projeto como esse é dos mais oportunos. Búzios registrou dois casos de morte de mulheres neste fim de semana. No sábado (19), Pamela Carvalho, de 26 anos, desaparecida há 8 dias, teve o corpo encontrado na Lagoa da Ferradura. No mesmo dia, Leonor Magalhães, de 59 anos, foi encontrada morta a facadas dentro do quarto de um hostel em Búzios. Se há algo errado nos ventos da península, o município tem se movimentado de alguma forma. A secretaria da Mulher e do Idoso de Búzios, Daniele Martins, disse ao Portal RC24h que está acompanhando o Caso Pamela e cobrando respostas para solucionar o crime.

REUNIÃO DE BASE

A prefeita de Araruama, Lívia Bello (PP), convocou uma reunião no gabinete com a base dela na Câmara nesta terça-feira (22), marcada para 11h30, após a sessão legislativa. O objetivo, segundo a coluna apurou, é tentar alinhas algumas coisas, especialmente depois que foi divulgada a informação da visita do vereador da oposição, Oliveira da Guarda (MDB) ao Ministério Público na semana passada. Conforme você leu aqui, Oliveira levou diversos documentos contendo denúncias contra Lívia e o marido, Chiquinho da Educação. Cabe salientar que Oliveira esteve na sede do MPRJ por dois dias consecutivos. A coisa é séria!

CHIQUINHO, O FANFARRÃO

Por falar no primeiro-cavalheiro de Araruama, pensa num bravateiro. Depois de prometer mundos e fundos para Eduardo Paes (PSD) e se comprometer a entrar no partido presidido estadualmente pelo prefeito do Rio, Chiquinho chocou um total de zero pessoas ao andar para trás. O ex-prefeito araruamense, muito famoso por ter palavras tão firmes e sólidas quanto uma folha de papel manteiga, resolveu “jogar a bola” para a população, para que o povo escolha o partido que ele deve entrar. Nas opções, o seguidor do vento elenca o PSD, o PL, do governador Cláudio Castro, e o União Brasil. Bem que a esposa de Chiquinho poderia usar a tática do marido e fazer consultas populares, né? Mas sobre coisas mais relevantes, como os recursos do Fundeb, desatualização do portal da transparência e afins. Fica a dica para dona Lívia.

UNIÃO TÁ DO OUTRO LADO

Apesar do bravatei… Digo, Chiquinho ter colocado o União Brasil como uma de suas opções, data hoje, parece difícil de acreditar que o partido possa fechar com ele. É que o presidente da sigla no Estado é o prefeito de Caxias, Waguinho, padrinho político de Oliveira da Guarda e Penha Bernardes (PL). Inclusive, o casal esteve na sede estadual do partido nesta segunda-feira (21) para prestigiar Waguinho. Ao que tudo indica, a terceira opção da enquete de Chiquinho foi só para botar aquela pimenta no molho mesmo. É picância braba no parlamento.

CIDADÃOS GONÇALENSES

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT) recebeu nesta segunda-feira (21) o título de Cidadão Gonçalense por iniciativa da vereadora Priscila Canedo (PT), em sessão solene no Plenário Joaquim Lavoura, na Câmara Municipal de São Gonçalo. O deputado Marcelo Freixo (PSB), que é gonçalense, prestigiou o evento. A honraria foi solicitada pelo fato de Maricá acolher os gonçalenses na geração de empregos; na homenagem à Lagoa do Boqueirão, que ganhou o nome de Orla Zé Garoto; e na área de saúde, porque a população de São Gonçalo foi atendida no Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara no período agudo da pandemia. O presidente da Alerj, deputado André Ceciliano (PT), também recebeu a homenagem porque no período mais agudo da pandemia foi o responsável por criar o programa Supera RJ.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui