NA TERRINHA
A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (18) começa por Cabo Frio. Mas antes de falarmos nas mazelas que a cidade tem vivido, começamos pela movimentação do prefeito eleito, Serginho (PL), que está em Portugal participando do Congresso Mundial de Vôlei, a convite do presidente da Federação Internacional de Voleibol (FIVB), Ary Graça. Ary, inclusive, encerra seu mandato, após 12 anos, para dar lugar ao novo presidente, Fábio Azevedo, anunciado neste domingo (17), durante o evento. Por lá, encontrou com a deputada federal Soraya Santos (PL), com quem conversou também. O vereador eleito, Alfredo Gonçalves (REP) – um dos nomes cotados pra assumir a secretaria de Esporte, acompanhou a missão com Serginho, de quem é tio. A ideia é trazer projetos para além do esporte. “O vôlei tem demonstrado ser um instrumento poderoso de inclusão e desenvolvimento, e não tenho dúvidas de que também será uma força transformadora em Cabo Frio”. Entre as pautas tratadas com Ary Graça estão a reforma do ginásio poliesportivo da cidade, a possibilidade de Cabo Frio sediar uma etapa do circuito mundial de vôlei e a ampliação de ações que incentivem o esporte na região. A futura primeira-dama do município cabo-friense, Aline Rabelo, acompanha Serginho. No fim de semana, foram a Fátima, cidade que sedia o Santuário de Fátima, local de peregrinação católica, onde participaram de procissão. Aline, que passou recentemente por intenso tratamento contra o câncer, aproveitou para agradecer. Serginho e companhia retornam ao Brasil até o fim desta semana.
CIDADE DESGOVERNADA
Enquanto isso, em Cabo Frio, mais uma semana começando em meio ao caos, tal como foi na anterior. Nesta segunda-feira (18), servidores da Saúde, foram para a porta da prefeitura logo pela manhã, pois haviam, recebido informação de que os salários atrasados seriam depositados hoje, quase 15 dias após o 5º dia útil. Mas nada havia acontecido. O levante foi encabeçado pela Frente Popular do SUS, mas teve apoio de outros servidores como da Educação, representado pelo Sepe Lagos. Paralelo a isso, cidade cheia e desordem por orlas e no centro da cidade, com flanelinhas “nadando de braçada” e pouco policiamento. A prefeita, Magdala Furtado (PV) continua com paradeiro desconhecido. Conversamos com um secretário, nesta segunda, e ele garantiu que ela está na cidade. A gente só não sabe onde. Muitas reclamações de toda a sorte chegam à redação do Portal. Muitas delas, inclusive, perguntando o que falta para que Magdala seja afastada do cargo, querem o impeachment da chefe do executivo. Uma medida que realmente até pode acontecer (os motivos são vários). Tivemos exemplos disso em dois mandatos diferentes em Arraial, com Andinho Brito e com Renatinho Vianna, que inclusive foi afastado faltando 15 dias para terminar o ano e o governo dele. Caso isso ocorra em Cabo Frio, quem assume é o vice, mas como não há, o bastão passa para as mãos do presidente da Câmara, Miguel Alencar (União), que também é o vice-prefeito eleito. Que fase, hein?
_____________________
SESSÃO SOLENE
“Homens importantes que fazem a diferença” é o tema da sessão solene da Câmara Municipal de Búzios, em homenagem ao aniversário de 29 anos de emancipação político-administrativa da cidade. O evento, que acontece nesta terça (19), no hotel Atlântico, vai agraciar 90 homenageados, destacando o trabalho e a dedicação daqueles que impactam positivamente o município. Aliás, essa sessão solene foi motivo de polêmica mês passado e virou processo administrativo no legislativo. Uma denúncia dava conta de que o presidente da Casa, Rafael Aguiar (PL), contrataria o cantor Jorge Vercillo para um show no valor de cerca de R$ 90 mil. Segundo o denunciante, a contratação do show seria uma manobra para gastar, especialmente em um momento em que a cidade enfrenta dificuldades financeiras e após a derrota de Aguiar nas urnas.
QUE FERIADO, QUE NADA
Em Iguaba Grande, o prefeito eleito Fabinho Costa (CID) mal chegou de Brasília, na última quinta (14), e já emendou nos trabalhos que antecedem o início de seu mandato, em 1º de janeiro próximo. Na capital federal, ele apresentou 15 projetos que podem trazer recursos federais. Na sexta (15), dia de feriado da República, foi pra Prefeitura e fez uma reunião com o gabinete de transição, que seguirá no mandato de Fabinho. Participaram o chefe de Gabinete, Marcello Costa, e os secretários de Governo, Jales Lins; de Educação, Cácio Rodrigues; de Administração, Valdeci Jr; de Obras, Alexandre Freitag; e de Serviços Públicos, Fred Carvalho. “Trabalhando intensamente para que Iguaba receba os investimentos que merece. Não podemos perder tempo”, disse Fabinho.
VIRADA SHOW 2025
Continuando em Iguaba, na quinta-feira (21) a Prefeitura faz uma reunião com os expositores interessados em trabalhar no Réveillon 2025. Comandado pela secretaria municipal de Turismo, o evento é voltado exclusivamente para moradores de Iguaba Grande e inclui as ações de preparação para a tradicional festa de fim de ano. O encontro será na sede da SECTUR, localizada no km 106 da Rodovia Amaral Peixoto, no bairro Ubás, a partir das 9h. Aliás, a cada ano, a festa de Ano Novo atrai mais gente à cidade, em função da decoração e atrações musicais. Ano passado, cerca de 50 mil pessoas foram assistir à virada na orla.
VISITA DO DELEGADO E NOVO HOSPITAL
Em São Pedro da Aldeia, o prefeito reeleito, Fábio do Pastel (PL), recebeu em seu gabinete, nesta segunda-feira (18) a visita do novo delegado titular da 125ª DP, Cláudio Otero, e do chefe de investigação, Renan Givisiez. O encontro, que teve como objetivo a integração das autoridades, abordou ações de segurança e ordem pública. Também estiveram presentes o secretário de Segurança e Ordem Pública, Diego Alves, o secretário adjunto da pasta, José Renato Alves, e o chefe de Gabinete e vereador eleito, Moisés Batista (SDD). Para Pastel, a reunião foi necessária, pois discutiu o fortalecimento da parceria entre a administração municipal e a delegacia local. Falando nisso, alta temporada chegando e Pastel está atento a esse período, especialmente no que diz respeito ao aumento do fluxo de pessoas durante as festas de fim de ano. Além disso, o prefeito está na expectativa da conclusão do novo hospital que está em construção. No último sábado (16), o pronto-socorro passou a atender as urgências e emergências na policlínica municipal, até que o Hospital esteja pronto. A unidade contará com recepção, acolhimento, classificação de risco, consultório médico, ortopedia, raio-X, enfermaria, trauma e salas de gesso, sutura, eletrocardiograma, medicação e serviço social. É, Pastel não para com as inaugurações e pretende continuar a todo vapor no segundo mandato.
FÓRUM ESTADUAL DE SAÚDE
Ainda sobre notícias da Aldeia, a secretária adjunta de Atenção Primária à Saúde municipal, Jaqueline Tinoco, e a diretora de Vigilância em Saúde, Tatiana Leal, participaram do 1º Fórum Estadual de Saúde Pública, em Vassouras. O evento contou com a presença de diversas lideranças do Estado, incluindo secretários de Saúde, diretores de hospitais, gestores públicos, estudantes de medicina e especialistas. O Fórum abordou temas como o papel do Ministério Público e do Tribunal de Contas na saúde, a otimização dos recursos públicos, a judicialização da saúde e os impactos no dimensionamento dos orçamentos municipais. Também foram discutidos os desafios atuais para a aplicação do Sistema Único de Saúde, considerando a saúde como um direito social, o envelhecimento populacional, o aumento das doenças crônicas e a necessidade de uma sociedade sustentável. Em sua fala, Tatiana destacou a importância das discussões práticas para os profissionais da área: “Mesmo com poucos recursos, observamos uma melhoria gradual nos serviços, e isso é um reflexo de uma gestão eficiente. Enquanto, em países desenvolvidos, o gasto com saúde pode chegar a até 11% do PIB, no Brasil, esse percentual fica em torno de 4%.” O município tem avançado, especialmente com as obras realizadas pelo prefeito Fábio do Pastel, que, no final do mês passado, foi até Brasília em busca de recursos para a área da saúde, além de outros setores.
PRÊMIO DESAFIO DOS ODS
O secretário de Meio Ambiente de Arraial do Cabo, Jorge Oliveira, participou do Conexão 2030, realizado na capital, em paralelo ao G20 Social. Durante o evento, ele recebeu o prêmio na categoria “SDG20 – Do Global ao Local”, em reconhecimento ao Projeto Mares Limpos. Arraial foi premiada por sua contribuição à preservação de praias oceânicas e lagunares. A premiação “SDG20” está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e aos compromissos do G20, destacando iniciativas que colocam esses objetivos em prática. Jorge ressaltou o esforço em promover ações alinhadas aos ODS: “Vejam só, entre 92 municípios do estado, somente 8 foram premiados, e Arraial, aqui, mais uma vez recebendo. Esse reconhecimento é uma vitória de toda a equipe que trabalha com dedicação para proteger nossos recursos naturais e impulsionar o desenvolvimento sustentável. Tive a honra de representar nosso prefeito, Marcelo Magno (PL).” O Projeto Mares Limpos foi reconhecido como um exemplo de atuação local que gera impactos significativos na preservação ambiental. Essa iniciativa liderada por Jorge é fundamental para a obtenção de dados ambientais que orientam políticas públicas de conservação. As ações educativas também estão voltadas à conscientização de moradores e turistas sobre a preservação dos mares.
G20 SOCIAL
A Superintendência da Juventude de Arraial do Cabo marcou presença no G20 Social, um evento de relevância internacional que reúne representantes de diversas nações e organizações em torno de pautas globais, com foco em desenvolvimento sustentável, inclusão e políticas públicas para a juventude. A participação ocorreu a convite da Secretaria Nacional da Juventude (SNJ), destacando o protagonismo do município em questões de impacto global. Representando Arraial do Cabo, a Superintendência da Juventude levou a voz e as demandas dos jovens cabistas para um cenário estratégico, reforçando o papel da cidade no mapeamento de decisões que impactam diretamente as gerações futuras. “De acordo com a Superintendência, o convite é reflexo do trabalho contínuo realizado no município, que tem se consolidado como referência em políticas públicas voltadas à juventude. “Nosso objetivo é mostrar que Arraial do Cabo está preparado para contribuir e aprender em um espaço de debates que define tendências e ações globais. Estamos levando a nossa realidade e, ao mesmo tempo, buscando soluções que possam ser aplicadas localmente”.
MESA REDONDA DA CONSCIÊNCIA NEGRA
Ainda no Cabo, nesta terça-feira (19), às 19h, o Centro Educacional e Cultural Manoel Camargo sediará uma mesa redonda intitulada “Desafios para a Valorização da Herança Africana no Brasil”. O evento propõe uma reflexão sobre o papel da herança africana na formação da cultura e da sociedade brasileira. Durante a atividade, convidados discutirão temas como a contribuição africana para a identidade nacional, os desafios relacionados à valorização da cultura afro-brasileira e a importância da educação, da cultura e da saúde voltadas à população negra da região. Aberto à comunidade escolar e à sociedade civil, o evento tem entrada gratuita.
FORA DA REALIDADE
Em Araruama, a prefeita eleita Daniela de Lívia (MDB) está em Brasília, participando eventos. Um deles foi o Seminário de Novos Gestores, promovido pela Confederação Nacional de Municípios, com o objetivo de aprimorar a governança municipal. O encontro, que reúne prefeitos e gestores de diversas regiões do Brasil, visa proporcionar uma troca de conhecimentos, experiências e boas práticas na administração pública municipal. É, Daniela realmente precisa aprender muito para não começar seu mandato completamente perdida. Mas é bem provável que isso aconteça, e Daniela poderá sentir a pressão de governar uma cidade em caos. Demissões em massa, salários atrasados, dívidas acumuladas… Essa é a situação deixada pela prefeita atual. Afinal, a conta precisa fechar, não é? Fizeram uma campanha milionária para a candidatura de Daniela, e agora os desafios estão aí. É claro que a oposição estará de olhos bem abertos para qualquer irregularidade que surja durante o mandato de Daniela.
MARICÁ NO G-20
O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), compartilhou em suas redes sociais no último sábado (16) que a cidade participou do painel no G-20 Social, na capital. Um dos assuntos importantes apresentados pelos representantes Manuela Mello, presidente do Banco Mumbuca, e Matheus Gaúcho, que representou o vice-prefeito Diego Zeidan (PT), foi sobre a Moeda Social Mumbuca. Eles participaram do painel “Reconhecimento Internacional da Economia Social e Solidária: alavanca chave para a criação de trabalho digno baseado nas realidades e comunidades locais”. No encontro, foi apresentado o programa Renda Básica de Cidadania, uma das maiores iniciativas de inclusão do Brasil, que instituiu a moeda social Mumbuca. O programa de transferência de renda visa garantir condições mínimas de sobrevivência e dignidade a todos os moradores, melhorando a qualidade de vida das famílias em situação de pobreza. Para Horta, é gratificante ver a cidade na vanguarda deste movimento, apresentando não apenas a moeda, mas também o programa RBC, com o objetivo de melhorar a qualidade de vida das famílias em situação de vulnerabilidade: “É através de iniciativas como essa que conseguimos garantir dignidade para nossos moradores. É uma imensa alegria pensar como as ideias geradas aqui poderão transformar não apenas Maricá, mas também servir de exemplo para outras localidades.”
QUAQUÁ RECEBE ALEIDA GUEVARA
Continuando em Maricá, o deputado federal e prefeito eleito Washington Quaquá (PT) recebeu, na noite do último sábado (16), uma visita pra lá de especial. Aleida Guevara, filha do herói que dá nome ao Hospital Municipal Doutor Ernesto Che Guevara, visitou as instalações. Para Quaquá, esse encontro foi muito produtivo: “Aleida nos falou sobre Cuba, Maricá, América Latina e o socialismo. Depois dessa boa conversa, visitamos o hospital, que carrega o nome de seu pai e é referência em saúde pública. O Che é um hospital público melhor do que qualquer hospital privado deste país! Botamos o CopaDor, por exemplo, no chinelo! Che Vive! E salva vidas em Maricá.” Iniciado por Quaquá em sua segunda gestão, o “Che” foi inaugurado em 2020 pelo prefeito Fabiano Horta. Quaquá foi um dos muitos maricaenses que sobreviveram à Covid-19 graças aos bons profissionais do hospital. Em 2022, o hospital passou a realizar cirurgias de diversas especialidades e, em breve, deve atingir a marca dos 20 mil procedimentos. “Precisamos e vamos fazer mais, pois aqui em Maricá, como em Cuba, consideramos a saúde como um direito fundamental do cidadão”, afirmou Quaquá.
LANÇAMENTO DE PROJETO
A prefeitura de Saquarema, por meio da secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, marcou presença no lançamento do projeto Quintais Produtivos. A reunião ocorreu na sede do Sebrae, na capital, na última semana. O projeto, com duração prevista de 24 meses, visa apoiar e capacitar produtores rurais do município. O objetivo é fortalecer a agricultura local e incentivar práticas sustentáveis, promovendo aumento na produção e geração de renda. Famílias selecionadas receberão suporte para construir quintais produtivos, transformando esses espaços em áreas economicamente viáveis e sustentáveis. Além disso, os participantes terão acesso a treinamentos especializados sobre técnicas de produção, marketing, vendas e administração financeira.