InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (17)

Fábio do Pastel projeta aniversário da cidade pós-pandemia e anuncia fórum de políticas públicas; De Tamoios, José Bonifácio anuncia compra de maquinários, inauguração do Parque do Mico-leão Dourado e lança selo rural; Vantoil Martins na contagem regressiva para inauguração na área educacional; Marcelo Magno reúne quiosqueiros de Arraial, que terá moeda social em breve; Juiz de Búzios anda reflexivo e Alexandre Martins anuncia live contra a pedofilia; Lívia de Chiquinho assina contrato para mais obras... E muito mais!

SEM FESTA, MAS COM PLANOS PARA O PÓS-PANDEMIA

O aniversário de 404 anos de São Pedro da Aldeia, completados neste domingo (16), não teve festa nem brilho como os ocorridos antes da pandemia. Não teve sessão solene da Câmara e nem outros festejos tradicionais. Pelo contrário, a fiscalização aldeense está marcando em cima no quesito combate à disseminação da Covid e até cancelou festa musical com cavalgada que ia acontecer no Alecrim. Mas teve a tradicional cerimônia de hasteamento das bandeiras oficiais no pátio da Prefeitura e shows musicais online, fechando o dia de comemorações. Nesta segunda-feira (17), por telefone, o prefeito Fábio do Pastel (PODE) disse que não poderia deixar de prestar homenagens à cidade que o acolheu há quase três décadas. “Fizemos um vídeo maravilhoso (clique aqui) e no domingo reunimos vereadores e secretários para um café da manhã, quando conversamos sobre de que forma conduzir a cidade cada vez melhor”, disse, completando que agora é hora de concentrar os esforços para vacinar toda população e ano que vem comemorar os 405 anos. “E fazer a festa que a cidade merece”, acrescentou Pastel. Confira algumas imagens desse domingo:

‘NOVIDADES VÊM POR AÍ’

Continuando sobre a aniversariante São Pedro da Aldeia, logo que terminou a cerimônia de hasteamento das bandeiras, Fábio do Pastel (PODE) assinou um decreto de instituição do Fórum de Políticas Públicas – transmitido ao vivo, que visa à participação popular na gestão municipal, no estilo “que governo você quer para a sua cidade?”. E esse fórum também vai incluir a opinião da criançada. A ideia é que alunos da rede municipal façam desenhos e escrevam cartinhas dizendo que elas querem para a cidade. O evento, que ainda terá a data divulgada, será formado por painéis digitais de debate divididos em categorias de áreas de conhecimento. Para além disso, o prefeito aldeense contou por telefone que teve um encontro muito profícuo com o deputado estadual Rodrigo Bacelar (SDD). Pastel não quis adiantar a pauta mas disse que “novidades vêm por aí”. É esperar para ver.

MAQUINÁRIO PRÓPRIO

A Prefeitura de Cabo Frio anunciou a compra de duas retroescavadeiras, que devem chegar ao município nesta quinta-feira (20). O prefeito, José Bonifácio (PDT), vai parar na porta da sede do Executivo para mostrar para a população as aquisições. Quem já teve oportunidade de acompanhar o governo passado de Bonifácio lembra que uma das marcas dele é a compra por parte da Prefeitura de patrimônio, como caminhões, máquinas, equipamentos, para compor uma frota do próprio município. O objetivo é evitar o esquema de aluguel de máquinas, que acaba sendo um escoador de recursos públicos muito grande. O negócio acabou se tornando um esquema grande na cidade e, ao que tudo indica, Zé está querendo retornar aquela prática. Além das retroescavadeiras, o prefeito contou ao Portal RC24h já estar separando dinheiro para trocar os equipamentos. Uma das retro vai ficar no Primeiro Distrito, enquanto a outra vai para Tamoios, onde, atualmente, se faz necessária por causa das ruas que não são pavimentadas. Zé estava ansioso, querendo saber com a Tita Calvet, secretária de Obras, quando é que as máquinas já poderiam trabalhar, em conformidade com a ideia de que elas não pudessem já ser colocadas no labor porque o os motoristas ainda têm que dominar as retroescavadeiras, já que elas são novas.

PARQUE TÁ ON

Em conversa com o Portal RC24h, o prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio (PDT), disse que vai inaugurar oficialmente o Parque Municipal do Mico-Leão-Dourado em 5 de junho, Dia Mundial do Meio Ambiente. O parque fica lá no finalzinho de Tamoios, já quase na ponte do Rio São João em uma área de 63 hectares, com mata virgem e em espécies diversas, como o mico-leão-dourado, tamanduá, tatu, papagaio e outros animais nativos da região. Neste fim de semana, o prefeito realizou uma reunião no local com alguns secretários onde já deliberou o que quer que seja feito para inaugurar. A Prefeitura vai dar uma melhorada no local até que os recursos do governo do Estado cheguem. Há alguns dias, Bonifácio apresentou um projeto na secretaria Estadual de Meio Ambiente para pedir recursos do fundo estadual da pasta para o fundo municipal. O dinheiro seria aplicado na reforma da estrutura do prédio que abriga a sede do parque, investimento em um viveiro de plantas e no cercamento da área para garantir a proteção do espaço. Até a liberação dos recursos, a Prefeitura vai tentar dar um jeito ali com pintura e uma melhora ou outra para poder abrir o espaço para as visitas guiadas com grupos escolares ou pesquisadores e ao público em geral. Secretário de Meio Ambiente, Juarez Lopes, levou até o violão e cantou parabéns ao prefeito.

SELO DO PRODUTOR RURAL

Neste domingo (16), foi lançado o selo do produtor rural de Cabo Frio na feira quinzenal da fazenda Campos Novos. O evento contou com a participação do prefeito, José Bonifácio (PDT), da secretária de Agricultura, Katyuscia Brito, dos vereadores Oséias de Tamoios (PDT) e Davi Souza (PDT), além de diversos outros componentes do secretariado de Zé. A feira, inclusive, já virou um grande sucesso e estava bem movimentada. Ainda bem o lugar funciona a céu aberto, porque se fosse fechado, haveria bastante aglomeração. De qualquer forma, todos os presentes estavam paramentados com máscaras para acompanhar os produtores rurais vendendo produtos, como ovos de galinha, vegetais, leite, queijo, requeijão, etc. Para quem vai ao local, há ainda a possibilidade das crianças andarem à cavalo, pônei, enfim, o lugar é um sucesso. Além de moradores de Tamoios, muita gente do primeiro distrito também foi conferir a feira e Zé não escondia a satisfação de perceber que o espaço estava cheio.

PAUTA CHEIA

A sessão da Câmara de Vereadores de Cabo Frio desta terça-feira (18) promete, hein? Os edis vão discutir, entre outros assuntos, os vetos do prefeito José Bonifácio (PDT) aos seguintes projetos de lei: concessão de anistia de juros e multas sobre as dívidas com o município, proposto por Thiago Vasconcelos (Avante); suspensão do envio de certidões para protesto de débitos inscrito em dívida ativa no município, proposto por Vinícius Corrêa (PP); e a instituição do programa de controle populacional de gatos e cães em situação de rua do município, proposto por Carol Midori (DC). Além disso, entra em pauta o projeto de lei do vereador Vanderson Bento (PTB), que visa providenciar vigilância armada durante período escolar para creches e escolas de ensino infantil e fundamental particulares do município. Na semana passada, entrou em pauta um projeto de Roberto Jesus (MDB) sobre a presença de guardas municipais armados. Vamos aguardar o posicionamento dos vereadores em relação aos vetos do prefeito e aos novos projetos apresentados pelos edis. A sessão da Câmara dos vereadores de Cabo Frio é transmitida ao vivo pela página do Legislativo no Facebook, a partir das 10h.

FAETEC À VISTA

De Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) disse que está ansioso para fechar a data de inauguração da Faetec (Fundação de Apoio à Escola Técnica), que ficará localizada no bairro Cidade Nova, que tem expectativa de contar com a presença do governador Claudio Castro (PSC). Nela, o iguabense terá acesso a cursos de Programação de aplicativos, Libras, de eletricista, encanador, carpinteiro de obras, gestão de negócios e outros. Aliás, esse é um sonho antigo de Vantoil, capacitar os iguabenses no tão competitivo mercado de trabalho, ainda mais em tempos de pandemia. “Qualquer lugar do estado sonha em poder ter uma escola profissionalizante para capacitar seus moradores”, destacou.

RECUPERAÇÃO FISCAL

Ainda de Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) tem focado na recuperação da arrecadação municipal, que somente este ano amarga uma queda de 25%. Além de reunir secretários para falar de metas e ouvir o que pode ser feito para melhorar essa situação, o prefeito aposta também no programa de Recuperação Fiscal, que dá desconto de 100% sobre juros e multas de impostos em atraso. Mas para participar o contribuinte tem até o dia 25 deste mês para renegociar os débitos (inscritos ou não na dívida ativa). “É uma forma que encontramos de tentar diminuir o impacto dessa queda abrupta da receita”, disse o prefeito. Conversando com o secretário municipal de Fazenda, Jorgino Fabiano, ele disse que, para se ter ideia, se somente os devedores de IPTU aderirem ao programa, o município arrecadaria aproximadamente R$ 60 milhões, o que representa, pasmem, quase cerca de 50% do orçamento anual.

REFORMA DA PRAINHA

De Arraial do Cabo, duas boas novidades para começar a semana. A primeira, é que nesta segunda-feira (17), o prefeito Marcelo Magno (PL) fez uma reunião com representantes dos quiosqueiros da Prainha para começar a tratar sobre uma solução definitiva para o “monta e desmonta” diário das barracas desses comerciantes. A ideia é padronizar não só a estrutura dos quiosques como também realizar projeto arquitetônico para toda orla dessa praia. Os custos e os impactos estão sendo estudados, com a participação do ICMBio, que também esteve nessa reunião. Para o projeto, Marcelo avalia seriamente em fazer um concurso para eleger o projeto mais viável, tanto econômica quanto ambiental, com vistas para que vire realidade após o verão de 2022.

‘GIRA RENDA’ EM JUNHO

A segunda novidade do Cabo, é que a Prefeitura pretende colocar em prática, a partir de junho, a moeda social “Gira Renda”. O projeto é bastante parecido com o que o ex-prefeito, Renatinho Vianna, queria implantar – que a nomearia de Xaréu – mas que não conseguiu fazer sair do papel. Quem explicou foi o subsecretário de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda, Eduardo Garcia. Nos mesmos moldes da moeda Mumbuca de Maricá, o “Gira Renda” vai proporcionar um crédito de R$ 200 mensais para as famílias mais vulneráveis poderem comprar alimentos e remédios nos comércios de seus bairros. Inclusive uma turma grande da secretaria, acompanhados do titular da pasta, Wagner Lima, percorreu vários estabelecimentos da cidade nesta segunda-feira (17), para conversar com os comerciantes sobre como vai funcionar o programa.

CONFUSÃO NA MARINA

O domingo (16) foi de confusão na Marina dos Pescadores, em Arraial do Cabo. Turistas que visitavam o local, de onde saem os passeios de barco, iniciaram uma discussão, que acabou em agressão física entre duas mulheres. No momento da confusão, havia uma grande aglomeração de pessoas no local e nas imagens é possível ver que algumas testemunhas tentaram separar a briga entre as “boxeadoras”, que chegaram a cair no chão durante as trocas de tapas e puxões de cabelo. Apesar do motivo da discussão não ter sido esclarecido, o que não faltaram foram comentários nas redes sociais sobre essa situação. Teve gente reclamando do nível das turistas com comentários do tipo “também, com passeio de barco a R$ 25, R$ 30, é esse tipo de turista que vem para cá”, outros ainda disseram que “se tirar as praias, isso aqui vai virar Baixada Fluminense” e ainda houve quem lembrasse que a Prefeitura tem feito a parte dela, “combatendo a venda do QR Code falsificado”. De qualquer forma, a civilidade está passando longe, hein? Quem procura a paz que lute.

JUIZ REFLEXIVO

O juiz da 2ª Vara da Comarca de Armação dos Búzios, Raphael Baddini de Queiroz Campos, tem feito postagens um tanto quanto reflexivas sobre a vida depois da queda de braço que travou na semana passada ao decidir pelo afastamento do prefeito Alexandre Martins (REP) do cargo. Nos últimos dias, as postagens de Baddini tem sido mais poéticas do que qualquer outra coisa. Enquanto isso, o prefeito segue nas atividades de chefe do Executivo. Como será que as coisas vão ser daqui para frente, hein? O jeito é aguardar para ver. Por enquanto o clima é de calmaria no balneário.

MAIO LARANJA

A Prefeitura de Armação dos Búzios realiza uma ação de conscientização e prevenção sobre o Dia do Combate aos Crimes de Abuso e Exploração Sexual Infantil nesta terça-feira (18), a partir das 9h, na secretaria de Turismo, que fica no antigo pórtico, e na Rasa, em frente ao Centro de Informação e Aperfeiçoamento da Guarda Mirim (CEFAP). Às 19h30, a secretaria de Desenvolvimento Social, Trabalho e Renda faz uma live sobre o tema com a participação do prefeito Alexandre Martins (REP), a secretária, Joice Costa, o delegado da Polícia Federal Dr. Clayton Bezerra e a coordenadora da criança e adolescente, Érica Rodrigues. A ação faz parte da campanha “Maio Laranja”, que foi aderida pela Prefeitura de Búzios. O município, inclusive, iluminou todos os prédios municipais com a cor laranja.

PARECE REPLAY, MAS NÃO É

Dá até a impressão de que a gente está repetindo notícia, mas é novidade mesmo. A prefeita de Araruama, Livia Bello (PP), anunciou a assinatura de mais um contrato para obras de asfaltamento e drenagem no município. Desta vez, serão contempladas as ruas Midea da Motta, Barão de Ipanema, Tosas, Lírios e Margaridas, no bairro da Pontinha. O contrato foi assinado nesta segunda-feira (17) e o prazo para o início da reforma é de 10 dias. Não para um instante, hein?

ARLINDO EXTUBADO

O jornalista de Araruama, Arlindo Júnior (PATRI) foi extubado e apresenta quadro estável, segundo boletim da secretaria municipal de Saúde deste domingo (16). Arlindo está internado no Hospital Municipal de Campanha com quadro de COVID-19 desde o dia 1º de maio. O ex-candidato a vereador nas eleições do ano passado precisou ser intubado e ficou em estado crítico. O Portal RC24h deseja pronta recuperação para o colega da imprensa.

VACINA PARA JORNALISTAS

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) vota nesta terça-feira (18), o projeto de lei do deputado Delegado Carlos Augusto (PSD), que determina que jornalistas que atuam na cobertura de matérias relacionadas ao coronavírus poderão ter prioridade de vacinação contra a doença. A proposta complementa a Lei que estabeleceu os grupos prioritários para a vacinação no Estado do Rio. Segundo a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), o Brasil é o país que tem o maior número de jornalistas profissionais mortos pelo coronavírus: 169, entre abril de 2020 e março de 2021. “Por este motivo é necessário que essa categoria profissional esteja nas prioridades de vacinação da pandemia”, declarou o deputado.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content