O ADEUS A ZÉ BONIFÁCIO
A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (17) começa por Cabo Frio, que está de luto pela morte do prefeito José Bonifácio (PDT). Após passar dez dias internado num hospital de Niterói, Zé retornou para casa há cerca de uma semana para continuar o tratamento contra um câncer, sempre amparado pela esposa, a primeira-dama Ana Lúcia Valladão, e pelas filhas Daniella e Juliana. No entanto, a doença já estava em estágio avançado e o político não resistiu, vindo a falecer nesta madrugada. O corpo de Zé chegou ao Palácio das Águias, no Centro, sob aplausos da população que esperava a chegada. O calçadão da Rua Érico Coelho estava lotado. O velório aconteceu até por volta das 14h30, quando o caixão saiu daquele local, ao som da música ‘Dia Branco’, de Geraldo Azevedo, um dos músicos preferidos do prefeito. Foi levado em carro dos Bombeiros até a igreja Nossa Senhora da Assunção, perto dali, para missa de corpo presente, com o féretro coberto pela bandeira de Cabo Frio e o indefectível chapéu Panamá, que Zé não abriu mão durante todo esse último mandato. Familiares, servidores da Prefeitura, lideranças políticas e amigos acompanharam o cortejo. O único neto de Zé, João, caminhou no cortejo sempre próximo ao caixão do avô. O clima de comoção tomou conta de toda cidade.
_______________
‘UM EXEMPLO A SER SEGUIDO’
A vice-prefeita de Cabo Frio, Magdala Furtado (PL) deu entrevista um pouco antes de entrar no salão do Palácio das Águias. Disse que momento era de luto para a cidade. “Perdemos o nosso líder, né?” declarou. Destacou que Bonifácio tem uma história política linda e é um exemplo a ser seguido. “Minha relação com ele sempre foi harmoniosa, sempre admirei muito a vida pública e o homem José Bonifácio, essa admiração vai permanecer pra sempre”, completou Magdala, comparando Zé a Ayrton Senna: “Se foi fazendo o que mais amava. Zé administrou a cidade que ele mais amava. Meu sentimento é de profunda gratidão pela sua integridade e honestidade. São bons exemplos que vamos seguir”. Sobre o momento político, a vice-prefeita disse que vai primeiro se ater ao momento que todos estão enfrentando. “A gente tá aqui para acalentar a família e pedir a Deus que conforte. O momento político a gente vai pensar depois”, disse ela, que também fez uma postagem na rede social. Com o falecimento de Zé Bonifácio, Magdala assume o comando do executivo de forma automática. Nesta terça (18), ela toma posse na Câmara Municipal.
‘ESTEIO DA ANTICORRUPÇÃO’
O ex-prefeito de Cabo Frio, Alair Corrêa, conversou com o Portal RC24h um pouco antes de entrar para o velório. Recentemente, fez postagens em sua rede social na torcida pela melhora do adversário político. Recentemente, inclusive, Alair contou que foram opositores políticos por quase 50 anos, mas sempre com respeito recíproco. “Um homem que passou seu tempo quando a cidade quase toda está vivendo de corrupção, ele conseguiu sair ileso dessa história toda. Era o homem anticorrupção. Zé era o esteio da anticorrupção”, finalizou.
‘FIZ HOMENAGEM EM VIDA’
O também ex-prefeito cabo-friense, Marquinho Mendes, destacou que é um momento onde, para além da política, existe um ser humano “que passou por momentos difíceis e que deixa um legado. Apesar de adversários no campo político, fiz uma homenagem ao prefeito Bonifácio em vida, porque eu falo o seguinte, vamos homenagear, mas vamos fazer em vida. E é isso que eu fiz com ele, fiz uma homenagem a ele, porque foi um cabofriense que tem que ser respeitado nessa cidade. O Zé ficou marcado na história. O tempo vai passar, mas o Zé vai permanecer como essa pessoa que realizou no início de Cabo Frio”, declarou Marquinho.
‘FOI UM PAI PRA MIM’
Muito abalado, o secretário municipal de Obras, Vanderson Bento, que se licenciou da Câmara ano passado para assumir a pasta a convite de Zé Bonifácio, declarou que Bonifácio foi como um pai pra ele. “Zé foi um pai pra mim, sempre esteve do meu lado em todos os momentos. Todos sabiam o quanto ele era honesto e queria o bem da coletividade. A gente trabalhou muito juntos pra melhorar Cabo Frio e mesmo com dificuldade conseguimos avançar (…) Quando estava abatido, soltava uma piada. Esse era o Zé”, disse Vanderson.
‘O ZÉ É UM VENCEDOR’
O secretário Adjunto de Ciência e Tecnologia, Rafael Peçanha, que abriu mão da candidatura a prefeito no último pleito considerou que Zé Bonifácio ‘soube politicamente dialogar com outros campos e tem uma história de vida, de muitas vitórias, né, quando todos pensavam em que em algum momento o Zé enfraqueceria, ele acaba ressurgindo e se fortalecendo, tanto no campo da política, quanto no campo da própria saúde, da vida pessoal, então acho que o Zé é um vencedor, acho que essa é a grande palavra do dia, né, nós estamos vivendo hoje um dia de tristeza, de perda, mas um dia de consolidação da vitória de um personagem que não é só um personagem político, é um personagem que faz parte das nossas vidas, acho que esse é o legado que o Zé deixa e acho que a gente tem que agora acolher esses ensinamentos, cada um não está falando só de política, não está falando só de eleição, está falando de vida, de resistência, de resiliência e caminhar nessa direção.
”ME SOLIDARIZO COM A DOR DE TODOS’
O presidente da Câmara Municipal de Cabo Frio, Miguel Alencar (UNIÃO) declarou que essa foi a maior perda da cidade. “Muita tristeza. Era um grande líder, grande ser humano. Tenho certeza que todos nós conseguiremos fazer acontecer na cidade com o legado deixado pelo prefeito”. Me solidarizo com a dor de todos que conviveram com ele”, acrescentou.
‘MINHAS SINCERAS CONDOLÊNCIAS’
O deputado estadual Dr Serginho (PL), que concorreu nas últimas eleições vencidas por Bonifácio, está viajando mas não deixou de declarar as condolências aos familiares do prefeito. “Cabo Frio está de luto. Recebo com profunda tristeza a notícia do falecimento do Prefeito José Bonifácio Ferreira Novellino. Envio as minhas sinceras condolências a sua esposa Ana Lúcia Valladão, e suas filhas, Danielle e Juliana Novellino, estendendo aos amigos e a toda comunidade. Que encontrem conforto e força para atravessar esse momento difícil”.
‘MEUS SENTIMENTOS E SOLIDARIEDADE POR ESSA PERDA’
O governador do Rio, Cláudio Castro (PL), se manifestou por meio da rede social. “É com tristeza que recebo a notícia da perda do prefeito de Cabo Frio, José Bonifácio Ferreira Novellino. Economista e político de destaque, com uma vida dedicada ao serviço público, teve suas qualidades demonstradas, na prática, na cidade que liderou por três mandatos e também serviu como vereador. Além de ter sido um importante deputado para o Rio, prestou relevantes serviços ao Estado ao dirigir a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, Abastecimento e Pesca (Sedrap) e também presidir a Fundação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj). À família e aos cabofrienses manifesto meus sentimentos e solidariedade por essa perda”.
‘MOMENTO DIFÍCIL E MUITO DURO’
Representando o governador Cláudio Castro (PL), o secretário estadual Hugo Leal conhecia Zé Bonifácio há quase 40 anos. “Nossa relação nasceu dentro do partido, em 1985, com muito respeito, admiração e hoje eu não poderia deixar de vir aqui. Para mim é um momento difícil, muito duro, porque se abre uma lacuna muito grande aqui na cidade de Cabo Frio, não só da figura do prefeito, mas da figura humana do ‘Zezinho’, sua forma de fazer política, seu relacionamento com a população, o diálogo que ele tinha. E é o que eu espero também, que esses ensinamentos tenham ficado aqui na cidade, que a gente possa ter aí uma nova fase também, com tranquilidade. O governador está se colocando à disposição também para poder continuar colaborando. Eu acho que o que fica, para mim, particularmente, são os grandes ensinamentos dele. Zezinho tinha suas convicções e sempre as defendeu, mas nunca abandonou a mesa da conversa, do entendimento, da negociação”.
‘ZÉ SEMPRE FOI REFERÊNCIA POLÍTICA’
Ex-prefeito interino, ex-vereador e ex-secretário de Zé Bonifácio, o secretário de Integração Metropolitana do Rio, Aquiles Barreto, destacou que não só Cabo Frio perdeu um grande líder, mas ‘o Brasil perdeu’. “No Estado, onde eu andava, Zé era sempre uma referência política, um homem honesto, íntegro, capaz. Um homem incorruptível numa cidade a qual teve a possibilidade de governar três vezes. Um homem a frente do nosso tempo e um nome a referendar sempre. Que hoje nosso luto e nossa dor possam ser a estrela e a força dos jovens que vêm aí para gerir nossa cidade”.
‘UM GRANDE HOMEM PÚBLICO’
O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), lamentou a morte de Zé. “O Estado do Rio perdeu um grande homem público e um ser humano especial. Meus sentimentos aos amigos, familiares e aos companheiros do PDT, na figura do amigo Carlos Lupi”.
‘DISCORDAVA COM ELEGÂNCIA POLÍTICA’
Também presente ao velório, a deputada federal Benedita da Silva (PT-RJ) veio a Cabo Frio manifestar a última homenagem ao prefeito. “Vai deixar um vazio muito grande na cidade. Era uma pessoa que não alterava a voz, ele discordava com elegância política. Inclusive nos últimos dias, ele criou amigos, não criou inimigos. Nos últimos dias não havia mais inimigos, pois todos acreditavam na potência de Zé Bonifácio. Era uma cabeça pensante, um homem destemido, enfrentou tudo mesmo sabendo de sua situação de saúde. Agora vamos viver um emaranhado até ajeitar essas peças no tabuleiro político da cidade novamente”, destacou Benedita.
‘SUA LUTA É EXEMPLO PRA TODOS NÓS’
O ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves (PDT) e o presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, vieram a Cabo Frio acompanhar todas as cerimônias. “Dia muito triste hoje. Perdemos José Bonifácio Novellino, amigo de mais de 30 anos. Sempre perseverante, lutou pela vida, lutou por sua cidade, por seu povo. Sua luta é exemplo para todos nós, sua vida é um legado de coerência e amor a seu semelhante. Siga em paz amigo e que Deus o receba como você merece, com as honras de um filho que sempre lutou”, disse Lupi. A deputada estadual Marta Rocha também compareceu.
‘SEMPRE HOUVE MUITO RESPEITO’
Um dos únicos parlamentares de oposição ao governo, o vereador Roberto Jesus (MDB) destacou que a relação entre ele e Zé sempre foi de muito respeito. “Eu várias vezes na tribuna cobrei para que ele pudesse ser afastado, cuidar da sua saúde, estar junto da sua família, ter uma recuperação mais plena e poder voltar a assumir o cargo que ele foi eleito pelo povo democraticamente. E aqui a gente agora está fazendo essa prestação de solidariedade à família, as condolências. É uma perda muito grande para o município. O José Bonifácio foi um ímã aqui, foi prefeito por três vezes. É uma história pública, não só no município de Cabo Frio, mas no nosso país, no Brasil. Mas o importante agora é a gente orar para que ele descanse em paz”.
‘ERA MUITO QUERIDO POR TODOS’
A vereadora cabo-friense Carol Midori (PP) destacou que o momento é de tristeza. “É um luto que a cidade está vivendo hoje. Ele foi um prefeito, acredito, muito querido e amado por todos. Meus sentimentos a todos”.
‘PERDA IRREPARÁVEL’
O ex-secretário de Segurança e Direitos Humanos de Cabo Frio, recém-empossado vereador, Ruy França (CID) disse que é uma perda irreparável “para todos nós que o admirávamos e compartilhávamos de sua amizade. É um sentimento de perda para todos cabo-frienses, pelo legado de uma pessoa correta, de dedicação, de compromisso, de empenho. O momento é de homenagem a esse homem que sempre foi importante para todos nós”.
‘DIA TRISTE PARA A SOCIEDADE CABO-FRIENSE’
O também recém-empossado vereador de Cabo Frio, Átila Motta (Avante) disse ser um dia triste para a sociedade cabo-friense. “É a perda de um grande líder do qual tinha admiração como político, mesmo eu sendo da oposição, respeitando, cobrando sempre de uma forma respeitosa. Tenho admiração pelo trabalho feito por ele na cidade. Estamos aqui para prestar homenagem e sentimentos à família. Zé vai deixar um legado na história de Cabo Frio”.
‘UM GRANDE EXPOENTE, DEIXA UM LEGADO’
O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), acompanhado do chefe de Gabinete, Fábio Costa, e do secretário Adjunto de Desenvolvimento Econômico e Urbano, Marcello Costa, comentou que é ‘uma perda gigantesca para a política do Estado do Rio de Janeiro, Região dos Lagos, especialmente Cabo Frio. “O Zé é um grande expoente e, inclusive, fui eleitor dele em 1998, quando candidato a deputado estadual. Foi uma grande inspiração para muitas gerações e, com certeza, fará muita falta, mas ele cumpriu seu papel com muita dignidade e a gente se solidariza com todos os amigos, familiares. Que Deus o receba de braços abertos, foi um grande homem”.
‘LUTOU ATÉ O ÚLTIMO DIA’
O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), presente ao velório, juntamente com o secretário de Obras aldeense, Fernando Frauches, disse que Zé Bonifácio era um grande guerreiro na política e na vida. “E ele lutou até o último dia. Zé sempre falava do trabalho dele, do compromisso que ele tinha com a cidade, com o nosso trabalho de vizinhos. Inclusive, quando eu fui presidente do consórcio Lagos São João e ele como vice, e a gente sempre atuou na parceria de olhar muito uma cidade pela outra. E o tamanho dessa lacuna que fica agora? Acho que os próximos governantes têm que tocar a cidade com carinho, respeito, como ele tocava”, disse Pastel.
‘FICA O LEGADO, FICAM AS BOAS LEMBRANÇAS’
De férias e fora da cidade, o prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP) homenageou Zé Bonifácio pela rede social. Destacou que o prefeito de Cabo Frio era um querido amigo. “Meus sinceros sentimentos aos familiares e amigos, que perderam um grande líder. Fica o legado, ficam as boas lembranças”.
‘UM ESPAÇO DIFÍCIL DE SER OCUPADO’
Representando o prefeito de Búzios, Alexandre Martins (REP), que está viajando, o secretário de Governo, Marcus Vallerius, o Marcão, prestou as condolências aos familiares e amigos. “Búzios é uma cidade-irmã de Cabo Frio. A gente sempre teve uma ligação, uma amizade com o Bonifácio. Ele é um político na região sem comentários, porque é uma pessoa honesta, já administrou a cidade outras vezes, voltou agora. A gente torcia muito para que ele se recuperasse, mas eu acho que nesse momento ele descansou,está nas mãos de Deus. Estou na política há quase 30 anos e conheço o Bonifácio desde os anos 80, uma pessoa que tinha uma força muito grande, um administrador que a gente sabe que sempre foi um cara que deixou um legado. Acho que vai ser um espaço na região que é difícil de ser ocupado”, comentou Marcão.
‘SEU LEGADO SERÁ ETERNO’
O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL) também rendeu homenagens a Zé pela rede social. “O prefeito José Bonifácio (PDT) será lembrado por seu serviço dedicado à comunidade e seu legado será eterno. Sua liderança inspiradora e compromisso com o bem-estar de todos serão lembrados para sempre”.
‘FAZIA POLÍTICA PÚBLICA DE VERDADE’
O secretário de Turismo de Arraial do Cabo, Junior Chuchu esteve no velório de Zé e lamentou, disse que é um dia 17 de julho muito triste. “Ele deixou um legado político. Era uma pessoa muito forte para nossa região e a gente tem que ser solidário e dar força à população. A lacuna que ficou é muito grande, tendo em vista que era o político, na minha opinião, mais experiente da Região dos Lagos e que fazia política pública de verdade”.
‘HOMEM DE FIRMEZA ÉTICA’
De Maricá, o prefeito Fabiano Horta (PT) fez uma homenagem em sua rede social. “Homem de firmeza ética na lida com a coisa pública. Aos 78 anos, Bonifácio parte deixando um legado de lutas e conquistas”.
‘LUTOU MUITO, POR SUA VIDA E POR SUA CIDADE’
De Saquarema, a prefeita Manoela Peres (PL) também manifestou os sentimentos a familiares e amigos do prefeito. “Ele lutou muito, por sua vida e por sua cidade. Dedicou décadas de sua vida à política, ao seu povo e sua terra. Foi um amigo querido, um ser humano incrível que, com certeza, será sempre lembrado com muito respeito e carinho por todos nós”.
‘UM GRANDE GUERREIRO’
A prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP), prestou homenagem a Bonifácio nas redes sociais. “Com pesar nos despedimos do amigo e prefeito de Cabo Frio Jose Bonifácio! Lutou bravamente, um grande guerreiro, hoje descansa ao lado de nosso Deus! Meus sentimentos aos familiares e amigos! Descanse em paz!”
‘ERA UMA BANDEIRA DA NOSSA BOA POLÍTICA’
Na rede social, o ex-prefeito de Araruama, André Mônica (PDT), disse que o Estado do Rio de Janeiro perdeu o ‘grande José Bonifácio. “Era uma bandeira da nossa boa política. Tive o prazer de conviver e aprender muito com esse grande cara do bem”.
‘FAÇO MINHAS HONRAS PRA ELE’
O prefeito de Campos, Wladimir Garotinho (UNIÃO) estava na cidade quando teve a notícia da morte de Zé e acompanhou o velório. “Zezinho era um grande homem, íntegro, correto, trabalhador. Ele trabalhou com meu pai (Anthony Garotinho) quando ele foi governador. Agora fica uma lacuna. Têm pessoas que quando vão embora levam consigo uma parte da história, Zezinho era um desses. Faço minhas honras pra ele”.
‘PROFUNDA LIGAÇÃO COM ZÉ’
Quem também estava em Cabo Frio era o ex-prefeito de Iguaba, Hugo Canellas, que tinha profunda ligação com Zé, desde os tempos de Brizola. “Eu fiz muita campanha com Bonifácio. Na época da emancipação de Iguaba, ele me deu um apoio muito grande. Eu devo muito da minha trajetória política a Bonifácio, porque ele me levou para o PDT. Ele foi uma pessoa que contribuiu muito para a projeção de Cabo Frio e do PDT aqui da Região dos Lagos”, disse. O advogado Pedro Canellas, filho de Hugo, contou um pouco de sua convivência com Zé e disse que é um dia triste. “Advogar para o Zé foi uma experiência muito interessante, porque eu não o conhecia pessoalmente, só de nome, mas quando começamos a advogar eu via um senhorzinho muito frágil, que não foi nada disso durante a campanha e depois assumiu a gestão em um município completamente desconfigurado, administrativamente falando, folhas atrasadas e conseguiu implementar o que se propôs a fazer, eu sou testemunha disso (…) Ele coroa a história dele e certamente vai ficar na cabeça e no coração do povo de Cabo Frio”.
‘FALAR EM POLÍTICA É FALAR EM JOSÉ BONIFÁCIO’
O ex-vereador Jefferson Vidal, disse que ‘falar em política, é falar em José Bonifácio’. “Minha mãe foi cabo eleitoral do José Bonifácio, ele frequentava a minha casa, tivemos nossa história juntos, participei da coordenação de campanha dele. Enfim, você vê o velório dele cheio aqui, fala por si próprio, a importância do José Bonifácio, o nome dele será falado durante gerações, durante muito tempo nessa cidade, pela importância que ele teve como pessoa pública e como pessoa comum”.
PT MANIFESTA CONDOLÊNCIAS
O presidente do PT de Cabo Frio, Ricardo Cardoso, prestou condolências, por meio de nota oficial. Disse que a liderança de Zé Bonifácio, vida pública, visão progressista e incansável busca por melhorias em todos os setores da gestão pública, deixam a marca do PDT e dos ideais de Brizola. “Durante seu mandato, Zezinho implementou diversas políticas públicas que resultaram em avanços significativos para nossa cidade. Com a contribuição do Partido dos Trabalhadores implementou a Moeda Social Itajuru levando dignidade, promovendo a economia solidária, combatendo a fome em ação vocacionada às famílias mais carentes e os comerciantes dos bairros populares de Cabo Frio. Enfrentou a pandemia e o negacionismo, comprou vacina e fez campanhas de conscientização, se pôs ao lado da ciência. Quando foi necessário o isolamento se colocou ao lado da vida, para proteger os cabo-frienses, sempre teve uma mensagem de esperança para população e o comércio que sofreu com ruas vazias”.
‘UM POLÍTICOS DE MUITAS LUTAS’
O presidente da OAB Cabo Frio/Arraial do Cabo, Kelven Lima, também foi prestar homenagem. “Vim aqui prestar a última homenagem a ele e minhas condolências a toda família. Um político de muitas lutas, um homem de fibra muito forte. Vai deixar um legado muito grande”.
‘FOI CONTUNDENTE NAS COBRANÇAS’
Também no local, o presidente da Prolagos, Pedro Freitas, contou que conviveu por dois anos e meio com o prefeito José Bonifácio, com quem teve oportunidade de se reunir muitas vezes. “Sempre me lembro daqueles quinze minutos antes das reuniões, antes de entrar com o assunto, ele era um cara muito doce e ficava muito clara a dedicação que ele tinha pra Cabo Frio e pras outras cidades da região. O Zé foi contundente nas cobranças em relação a gente, mas sempre com uma postura de tentar construir um caminho juntos. Ele sempre vai ser um exemplo”.