27/12/2024 — 18:18
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (13)

UERJ e Ferlagos terão audiência de conciliação sobre imóvel em Cabo Frio; MPF emite despacho contra Marcelo Magno; O fim de semana agitado de José Bonifácio; Vantoil Martins acompanha entrega de uniformes; São Pedro da Aldeia realiza edição do Fazenda Itinerante; Quilombo de Búzios recebe visita de procurador da República; Vereador de Araruama na luta por reforma na "Estrada da Morte"... E muito mais!

Compartilhe

AUDIÊNCIA DE CONCILIAÇÃO

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (13) começa com o que pode ser finalização do imbróglio ‘Uerj em Cabo Frio’. O deputado Dr Serginho (PL) disse, em primeira mão, ao Portal, que foi marcada uma audiência de conciliação, dia 3 de março, entre a universidade e a Ferlagos, que ainda ocupa o prédio onde será instalada a instituição de ensino superior público. A “briga” vem desde o ano passado, quando a justiça deu imissão de posse à Uerj para que instalasse os cursos de Medicina, Geografia e Ciências Ambientais. No entanto, uma liminar permitiu que a faculdade particular continuasse no imóvel, localizado na Avenida Júlia Kubitscheck. A reunião que definiu a data aconteceu nesta segunda, com participação de Serginho; Ricardo Lodi (Uerj); do novo secretário de Ciência e Tecnologia, Mauro Azevedo (de gravata, ao fundo da mesa); do presidente da Faperj, Jerson Lima; do presidente da Cecierj, João Carrilho; da presidente da Faetec, Carolina Alves da Costa; a subsecretária de Ciência e Tecnologia, Bianca Santos; e do chefe de gabinete de Serginho, Vaguinho. O deputado disse que a reunião foi positiva e que outra novidade é que a Uerj vai abrir 20 núcleos de extensão no Estado. Apesar das aves de mau agouro, o líder do governo na Alerj vem tendo uma articulação ainda mais livre, tem um excelente diálogo com a Uerj e tem ótima relação com o governador Cláudio Castro (PL). Apesar da expectativa ser otimista quanto à audiência, o grupo tem outras estratégias, que ainda não podem vir a público, caso ainda haja algum obstáculo.

PL NO COMANDO DE 3 SECRETARIAS

No fim de semana, saíram algumas informações na mídia dizendo que o União Brasil estava avançando sobre a as secretarias estaduais de Ciência e Tecnologia e de Educação, querendo espaço e pressionando o governador Cláudio Castro (PL). A gente conversou com o deputado Dr Serginho (PL) e ele disse que não é verdade e que está tudo sob controle. Não só a Secti e a Seeduc como também a secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento (Seappa) continuam nas mãos do PL. Serginho destacou ainda que o União é um aliado político do PL.

‘FECHAMENTO’ AINDA É PRECOCE

Falando em Serginho, sobre a nota que demos aqui acerca do “fechamento” dele com o Subtenente Bernardo (DC) – seu atual assessor de gabinete – como seu futuro candidato a vice em 2024, Dr Serginho disse que não procede, que é muito prematuro falar do assunto. “Isso não foi discutido, o que existe é uma parceria, Mauro Bernardo é do meu grupo político”.

EVENTO EM SP

Na última semana, o Instituto Vladimir Herzog e o Artigo 19, duas entidades que atuam em defesa dos jornalistas, realizaram um encontro importantíssimo para o debate sobre ameaça a jornalistas no Brasil. Quem também participou desse evento foi a CEO do Portal RC24h, Renata Cristiane, que não raro é ameaçada e intimidada por políticos. No total, participaram do encontro 50 mulheres de todas as regiões do Brasil que também têm um realidade de ameaça e perseguição. Quem também marcou presença foi Amelinha Teles, importante militante do PCdoB. Para os que ainda duvidam que a ditadura militar tenha torturado pessoas, ela foi uma delas, torturada barbaramente – junto com o marido e na frente do casal de filhos de 4 e 5 anos – num dos episódios mais horripilantes da história do Brasil. Foram dois dias de intensos debates sobre segurança digital, estratégia de segurança física, além de criarem documento com as demandas, o qual será encaminhado para Brasília na busca por uma agenda com o presidente Lula (PT) e com os ministérios que transversalizam essas pautas, como das Comunicações, dos Direitos Humanos, das Mulheres. Uma audiência sobre a pauta deve acontecer na capital federal.

NA COLA DE MARCELO

O procurador da República Leandro Mitidieri levou um caso envolvendo o prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), à Procuradoria Regional da República da 2ª Região (PRR2). O despacho fala sobre um inquérito civil relacionado a possíveis violações ambientais em relação a um empreendimento imobiliário, o Apart Hotel Golden Lake Residence. Mitidieri menciona que Marcelo Magno foi advertido sobre a possibilidade de prática de crimes relacionados às leis ambientais, mas não respondeu às solicitações de informação. Além disso, o procurador reiterou a solicitação de informação para as secretarias municipais de Obras e Meio Ambiente de Arraial. Em nota, o município manifestou que, “apesar de ter herdado a má-gestão dos prefeitos pretéritos, que tinham por hábito ignorar os órgãos de controle (TCE-RJ, TCU, MPF, MPT e MPE), afirma que preza pelo diálogo para buscar a melhor opção para solucionar eventuais problemas que se arrastam por longas datas com os órgãos mencionados”. Além disso, o município argumentou que as informações requisitadas são de natureza extremamente técnica que demanda da apreciação do setor técnico da secretaria municipal de Obras, considerando que o empreendimento em questão foi aprovado e construído nas gestões pretéritas.

CONFUSÃO NO CABO

Ainda falando de Arraial do Cabo, o secretário de Turismo, Junior Chuchu, tem tido dias intensos no comando da pasta. A coluna questionou as primeiras atividades desenvolvidas e recebeu parte do material do vereador licenciado, que passou tanto o sábado (11), quanto o domingo (12), de olho em fiscalizações e demandas do Turismo em diversos pontos do município, como a Marina dos Pescadores, Praça do Cova e as orlas das praias marítimas e lagunares. Aliás, o secretário esteve na Marina dos Pescadores após a confusão generalizada registrada por lá neste domingo. De acordo com Chuchu, houve uma briga entre marido e mulher que acabou se expandindo para pessoas de fora. O secretário, inclusive, participou de uma reunião nesta segunda-feira (13) com integrantes da Polícia Militar, o secretariado de Marcelo Magno, representantes da Marinha e do ICMBio para tratar de uma organização melhor para a gestão da Marina dos Pescadores e também dos pontos de atendimento ao turista. Justamente para que não haja esse tipo de ocorrência que, infelizmente, tem sido bastante comum em Arraial.

FIM DE SEMANA MOVIMENTADO

Falando agora de Cabo Frio, o prefeito, José Bonifácio (PDT), teve um fim de semana bastante agitado. Além de postar fotos do show de Toni Garrido na Praia do Forte – sempre na boa companhia da esposa, dra Ana Valladão – e das atrações esportivas do SESC Verão na cidade, o alcaide acompanhou a apresentação de Leci Brandão na noite deste domingo (12). Nesse mesmo dia, aliás, o prefeito foi para a Fazenda Campos Novos comemorar o Dia de Darwin. Além da Feira do Produtor Rural, o espaço recebeu a feira de ciências dos estudantes da Escola Municipal Nilo Batista e do Colégio Municipal Rui Barbosa, além de música ao vivo. Na ocasião, Zé também entregou um trator para os produtores rurais.

COLETIVA DE CARNAVAL

Ainda em Cabo Frio, a Prefeitura e a Associação de Blocos e Atividades Carnavalescas (Abaccaf) apresentaram, nesta segunda-feira (13), a programação oficial do Carnaval no município. Ao todo, 24 agremiações carnavalescas estarão nas ruas de Cabo Frio, tanto na área central como no distrito de Tamoios. Serão mais de 30 eventos, entre concentrações e desfiles. A divulgação foi realizada em uma coletiva de imprensa na Casa de Cultura José de Dome, o Charitas. A abertura oficial da festa acontece nesta sexta (17), na Estação do Carnaval da Praia do Forte, a partir das 16h. No local também será realizada a entrega das chaves da cidade para o Rei Momo. Especialmente neste ano, o profissional mais antigo da saúde cabo-friense também receberá as chaves, simbolizando os trabalhadores de saúde que atuaram durante a pandemia. “Essa é a festa máxima de Cabo Frio e do Brasil inteiro. Com esse evento, nós mobilizamos diversos segmentos da sociedade e representantes da Prefeitura para que o Carnaval aconteça da melhor maneira nessa retomada”, disse o secretário de Cultura de Cabo Frio, Clarêncio Rodrigues. A coletiva também contou com a presença dos secretários de Direitos Humanos e Segurança, Ruy França; de Mobilidade Urbana, Jefferson Buitrago; e do presidente da Liga Independente das Escolas de Samba de Cabo Frio, Carlos Ernesto Lopes.

ANIVERSÁRIO DO PT

O PT de Cabo Frio comemorou 43 anos de fundação com um evento na Câmara Municipal neste fim de semana. A composição executiva da sigla no município é presidida por Ricardo Cardoso e conta com José Leandro Junior, Priscila Soares, João Gomes e Lúcio. Entre os convidados da solenidade, estiveram Davi Baeta, presidente do PSOL, André Carvalho, presidente do PSB, Walter Costa, presidente da REDE, Felipe Oliveira, presidente do PDT de São Pedro da Aldeia, Tais Maria, executiva do PDT Cabo Frio, e Rafael Peçanha, secretário adjunto de Ciência e Tecnologia. Lideranças dos movimentos sociais e progressistas também prestigiaram o evento.

RC CAST EM DOSE DUPLA

O RC Cast chega ao 60º episódio nesta terça-feira (14) e terá entrevista em dose dupla. A superintendente dos Direitos da Mulher de Cabo Frio, Tânia Mury, e a coordenadora do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) Cabo Frio, Ludmila Roque. Elas vão falar, entre outros assuntos, da violência contra a mulher e também sobre o aumento desse índice em datas festivas, como o Carnaval, bem como de que forma pode-se evitar esse tipo de abuso, onde as mulheres são as principais vítimas. A transmissão do programa, ao vivo, é a partir das 17h30, e pode ser acompanhado pelas páginas do Portal: Facebook (Portal RC24h I e II), Instagram (@rc24hnoticias) ou no Youtube (Portal RC24h Cabo Frio). Vale a pena conferir.

ENTREGA DE UNIFORMES

O prefeito de Iguaba Grande, Vantoil Martins (CID), começou a semana nesta segunda-feira (13) acompanhando as primeiras entregas de uniformes da rede municipal de ensino. Seguindo o cronograma já divulgado pela Prefeitura, as primeiras remessas foram liberadas para os alunos da Escola Municipal Paulino Pinto Pinheiro Filho, na Pedreira. Ao lado do prefeito na ocasião, estava o secretário de Educação e Governo, Jales Lins.

REUNIÃO COM PROJETO ESPORTIVO

Por falar em Iguaba, Vantoil recebeu as coordenadoras do Projeto Monike Azevedo no fim da semana passada. O objetivo da reunião foi discutir os planos de ações que vão ocorrer neste ano. O projeto, comandado pela triatleta Monike Azevedo, e tem apoio da Prefeitura para ministrar aulas de esportes para os munícipes. Atualmente, a iniciativa atende mais de 150 crianças e adolescentes de Iguaba, com idades entre 7 e 16 anos.

FAZENDA ITINERANTE

Em São Pedro da Aldeia, o projeto Fazenda Itinerante chegou ao bairro Campo Redondo nesta segunda-feira (13). O objetivo da ação, promovida pela Prefeitura, é realizar o cadastramento voluntário de imóveis com área construída no município. O atendimento é feito na Rua Silva Jardim, próximo ao número 840, das 9h às 16h. A equipe da Secretaria Municipal de Fazenda estará no local na quarta (15) e na sexta-feira (17), além dos dias 27 de fevereiro e 1 e 3 de março.

REUNIÃO NO QUILOMBO

A gente volta a falar sobre o procurador da República Leandro Mitidieri, que fez uma visita, no sábado (11), ao Quilombo de Baia Formosa, em Armação dos Búzios, acompanhado do secretário municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano. Ricardo Bemquerer, presidente do Quilombo, Elizabeth Fernandes, ex-presidente do grupo, a diretoria do Quilombo e representantes das Famílias Quilombolas do núcleo dos Expulsos também estiveram presentes. A visita foi às terras que foram devolvidas ao quilombo, e que, em breve, serão ocupadas por seu povo. Ao todo, 800 mil metros de terra serão destinados ao grupo.

OBRAS REQUISITADAS

O vereador de Araruama Eloi Ramalho (PSD) vai ao Rio de Janeiro nesta terça-feira (14) para tratar de um assunto muito em voga na cidade há anos: as obras de pavimentação e reorganização da RJ-138, a via de acesso que leva ao distrito de São Vicente, popularmente conhecida como “Estrada da Morte”, devido à quantidade de exorbitantes de acidentes por ali. O encontro será com o deputado estadual Léo Vieira (PSC) e os secretários de Estado de Cidades, Uruan Cintra, e de Transporte , Washington Reis. O vereador conversou com a coluna nesta segunda (13) e disse que se trata de uma obra que não deve sair por agora, já que ainda vai passar por toda a burocracia de estudos técnicos. A previsão, segundo ele, é que saia do papel só daqui a um ano. No entanto, as articulações estão a todo vapor para que ela aconteça. A vontade do vereador é conseguir junto a sua rede de contatos no Rio de Janeiro a reforma até o fim do mandato.

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo