InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (12)

A Bandeira Azul 'para gringo ver' na Praia do Peró; Alexandre Martins participa de Cantata de Natal; Marcelo Magno no clima natalino do Cabo; Preparativos para a Abertura do Natal de São Pedro da Aldeia; Reunião de planejamento da nova sede do BPRv em Iguaba; Contas de Manoela Peres aprovadas na Câmara; Ferrugem no réveillon de Araruama... E muito mais!

BANDEIRA AZUL…

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (12) de calor intenso, com termômetros acima dos 30ºC na Região dos Lagos, começa com o pé na areia, por Cabo Frio. É que a Bandeira Azul foi novamente erguida na orla da Praia do Peró. O selo simboliza que a praia cumpriu os requisitos obrigatórios relacionados a qualidade da água, segurança, gestão, educação ambiental e serviços de turismo sustentável. O prefeito, José Bonifácio (PDT), comandou a solenidade ao lado da secretária de Meio Ambiente, Rosalice Fernandes, e do presidente da Câmara, Miguel Alencar (UNIÃO), que agradeceu ao convite para fazer parte do evento.

…PARA INGLÊS VER?

Muito bonito ver a Bandeira Azul hasteada novamente, é um selo muito importante para o município de Cabo Frio e, realmente, bem bacana. Só que há de se convir que o cenário na Praia do Peró não estava lá essas coisas no fim de semana, como mostra o vídeo acima. Ao que tudo indica, como tem acontecido já há alguns verões, chove na região de Carapebus e Macaé e a represa que fica por ali transborda, enchendo a Praia do Peró de lixo, de peixes mortos e deixando as areias da orla nesse estado. Bem que Janio Mendes, que tem bastante amizade com a turma de Carapebus, poderia conversar sobre a questão, né? É lógico que é compreensível que a cidade passou por um aperto danado por conta das últimas enchentes, inclusive, com morte. A gente se solidariza com isso, mas há de se considerar que deve haver uma solução mais efetiva para o problema sem interferir em outros municípios.

RUY FRANÇA NO RC CAST

O secretário municipal de Direitos Humanos e Segurança de Cabo Frio, Ruy França, é o convidado desta terça-feira (13), do podcast do Portal RC24h, o RC Cast. Há pouco mais de um ano a frente da pasta, depois de comandar a Administração, Ruy fala sobre o trabalho e o reforço da segurança para a alta temporada. Ex-comandante do 25º BPM, França ainda vai comentar sua relação com o prefeito José Bonifácio, entre outros assuntos. Vocês estão convidados para participar dessa transmissão ao vivo, a partir das 17h30, podendo enviar perguntas durante o podcast. O programa pode ser acompanhado pelas páginas do Portal: Facebook (Portal RC24h I e II), Instagram (@rc24hnoticias) ou no Youtube (Portal RC24h Cabo Frio).

BOLSONARISTA ÀS AVESSAS?

Continuando em Cabo Frio, assunto que rendeu à beça foi uma tuítada que a CEO do Portal, Renata Cristiane, fez sobre um empresário e ex-candidato a prefeito da cidade e a deputado estadual (que não se elegeu). Ele, que se dizia o verdadeiro representante do bolsonarismo na Região dos Lagos é adepto do trisal e tem perfil no Tinder (ao lado da nova namorada) para ter uma vida, digamos mais livre sexualmente falando (se é que me entendes). O que não é nada demais, até porque cada um faz o que quiser na sua vida pessoal e entre quatro paredes. O que não dá pra engolir é o tal do “faça o que eu digo, mas não faça o que eu faço”. A postagem deu o que falar. O empresário ligou para a jornalista e assumiu que era ele mesmo, e coisa e tal, e a esposa gravou até um vídeo reclamando do post divulgado por Renata. O Portal, inclusive, convidou para participar do RC Cast. Quem diria que o primeiro trisal da cidade seria da galera da extrema direita, hein? Tinha gente que jurava que seria um ‘esquerdalha’. A galera do PSOL e PT comeu mosca nisso daí, talkei?

CUIDANDO DO CORAÇÃO

O ex-deputado federal e diretor-geral da Rádio Litoral FM, de Cabo Frio, Bernardo Ariston está se recuperando de uma cirurgia que fez no último dia 8, quando operou da válvula mitral (válvula cardíaca). Recentemente, Ariston teve umas complicações no coração e correu atrás de se tratar. O procedimento ao qual ele foi submetido foi um sucesso, ele continua internado – cumprindo o pós-operatório e sua alta deve acontecer na quarta-feira (14). O Portal RC24h deseja sua pronta recuperação. Estamos marcando um RC Cast com Bernardo, assim que ele ficar 100%.

GRUPO ROBUSTO

Cabo Frio voltou a ser destaque no Fantástico, da TV Globo, na edição deste domingo (11), com uma reportagem de 11 minutos sobre o ‘Faraó dos Bitcoins’, Glaidson Acácio dos Santos. A matéria revela que ele é líder de um grupo criminoso que perseguia e assassinava quem ameaçava seu império bilionário. O mecanismo daria inveja até mesmo a gigantes da máfia, ao maior estilo Al Capone. O Portal RC24h segue como um dos pouquíssimos veículos da Região dos Lagos a trazer uma cobertura completa sobre os crimes imputados a Glaidson e não se intimida, mas chega a causar espanto até mesmo na editora-chefe do Portal, Renata Cristiane, os riscos de seguir com a apuração, com um suspeito de tamanha periculosidade. A defesa de Glaidson afirmou que recebeu com surpresa. À propósito, Glaidson foi transferido para o Bangu 1, no Complexo Penitenciário de Gericinó. Só mais um detalhe: O MPF também está investigando, sigilosamente, alguns “comunicadores” e seus veículos por receberam dinheiro para falar bem da empresa e de Glaidson. Essas pessoas devem explicações por auferir lucros de maneira inescrupulosa, induzindo muita gente ao golpe.

CLIMA DE NATAL

Outra cidade da região que embarcou no clima de Natal foi Arraial do Cabo. O prefeito, Marcelo Magno (PL), foi conferir a festa na sexta-feira (9) com direito a gorro de Papai Noel e tudo. O chefe do Executivo cumprimentou e conversou com moradores e crianças e aproveitou para tirar foto com o bom velhinho. Na cidade, haverá interpretação do Auto de Natal nesta quinta-feira (15), às 20h, no espaço do antigo cinema da cidade. A entrada é franca e a família toda pode prestigiar. O tema deste ano é “O Mistério de Belém”. O evento é uma parceria da Pastoral da Arte Sacra e do Coral Marearte.

‘INCOMPARÁVEL’

Em Armação dos Búzios, a população ficou encantada com a Cantata de Natal, apresentada no fim de semana, na Praça do Inefi (Instituto Educacional de Habilitação Profissional e Formação Integral), no bairro da Rasa. O sucesso foi tão ou maior que ano passado, deixando moradores e visitantes extasiados com as apresentações. Com direção artística e regência do maestro Alberto Midon, o musical natalino “Incomparável” contou com a participação de 100 vozes do Coral Municipal e a novidade do ano, o Coral Infantojuvenil que traz em sua formação os integrantes da Guarda Mirim Municipal. A escolha de Alexandre foi para lá de assertiva. A repercussão foi tão grande que o prefeito buziano já confirmou um novo evento tão bom ou melhor que o deste ano. “Foi lindo de se ver! Ano que vem, o espetáculo promete trazer ainda mais emoção”, disse. Confira o vídeo:

__________________

AUTOR DE JK E CULTURA POPULAR

Ainda de Búzios, o secretário municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano, disse que o “Encontro de Cultura Popular”, que rolou no fim de semana, foi de sucesso total. Teve participação de fazedores de cultura (coletivos, associações, artistas, poetas, mestres, foliões, professores, expositores e escritores) das cinco regiões do país, sendo que do estado do Rio, mais de 20 municípios abrilhantaram. O encontro também levou vários turistas estrangeiros a visitarem o Espaço Zanine. E quem também prestigiou o evento foi o artista Hildebrando Lima (imagem), autor da escultura do JK, que foi – mas não foi – furtada. Antes desse compromisso, Lima foi à Orla Bardot para ver o local que foi danificado e que será restaurado para receber em breve a obra.

Foto: arquivo

ABERTURA DO NATAL

O prefeito de São Pedro da Aldeia, Fábio do Pastel (PL), passou parte do fim de semana de olho na ornamentação da cidade para os festejos de Natal. No sábado (10), Fábio chegou a fazer uma live em frente à Casa de Cultura do município, onde é instalada a Casa do Papai Noel. A Abertura do Natal em São Pedro será nesta terça (13) e a Prefeitura preparou uma programação vasta até o começo de 2023, com direito a desfile do bom velhinho e apresentações artísticas, além de exposições.

DELEGADO RECEBE MEDALHA

Por falar em São Pedro da Aldeia, o responsável pela 125ª DP, Milton Siqueira Junior, recebeu, no fim da semana passada, a Medalha Tiradentes da Alerj, pelos serviços prestados à sociedade Fluminense. A honraria foi entregue pelo deputado estadual Marcos Abrahão (Avante). Um dos casos marcantes em que Dr. Milton trabalhou foi justamente o assassinato do jovem investidor Wesley Pessano, que é um dos pontos da prisão de Glaidson Acácio.

MUDANÇA DE SEDE

De Iguaba Grande, o secretário de Planejamento, Eron Bezerra, informou à coluna nesta segunda-feira (12) que se reuniu, em Niterói, os com comandantes do BPRv para tratar da mudança do batalhão iguabense, que está em andamento. “Viemos agora só pra decidir o layout da nova sede, decidir prazos e quando será feita essa transição”, disse Eron. As questões legais de tempo de cessão também foram discutidas. “Foi uma reunião muito importante, porque a Polícia Rodoviária Militar está passando por um levantamento de todos os seus prédios, dos seus postos. Segundo o comandante, esse novo posto de Iguaba será no padrão que ele vai querer para todos os outros postos”, arrematou.

CONTAS APROVADAS

A prefeita de Saquarema, Manoela Peres (UNIÃO), recebeu, na semana passada, a aprovação de suas contas na Câmara referentes ao ano de 2021. Na ocasião, os vereadores anuíram, em única discussão e votação, o processo, que havia recebido parecer favorável do Tribunal de Contas do Estado.

RÉVEILLON COM FERRUGEM

A tradicional festa de réveillon de Araruama, na Praça de Eventos da Pontinha, volta a ser realizada na virada de 2022 para 2023. A abertura do evento vai ser comandada pela banda Volantis e a grande atração da noite será o cantor Ferrugem. A festa vai contar com queima de fogos, com duração de 12 minutos. Segundo a Prefeitura, a Guarda Municipal vai montar um trabalho de logística para garantir a segurança do público e a ordem no local.

DIREITOS HUMANOS E EQUIDADE DE GÊNERO

A Procuradoria da Mulher de Macaé realizou, nesta segunda-feira (12), o seminário “Direitos Humanos e Equidade de Gênero”. A abertura do evento foi feita pela única vereadora da Câmara Municipal, Iza Vicente (Rede), que está à frente do órgão recentemente criado. Segundo Iza, a proposta é de luta pelos direitos das mulheres em sua diversidade, incluindo grupos historicamente silenciados. “Queremos construir uma Macaé onde as mulheres tenham suas demandas incluídas nas políticas públicas. Para isso, é importante termos mais mulheres no fazer político”, destacou. A deputada estadual Renata Souza (PSOL) denunciou a violência obstétrica na gestação, parto e puerpério. Em seus estudos acadêmicos, lembrando a vereadora Marielle Franco, morta em 2018, Renata cunhou a expressão “feminicídio político”. Seria o assassinato específico sofrido por ser mulher e estar na política, combatendo crimes e o machismo. A parlamentar cita também a juíza Patrícia Acioli, executada em 2011, quando enfrentava uma milícia integrada por PMs.

REPROVAÇÃO DE CONTAS

O Ministério Público Eleitoral pediu à Justiça a reprovação das contas do governador Cláudio Castro (PL). Em parecer, o MP Eleitoral solicitou ainda a devolução aos cofres públicos de R$ 3,2 milhões gastos pela campanha de Castro, que venceu no primeiro turno com o apoio de Jair Bolsonaro (PL). A Procuradoria Regional Eleitoral afirma ter identificado “diversas e graves irregularidades” na prestação de contas do chefe do executivo fluminense, Entre elas, uso de recursos de origem não identificada, ausência de transparência no detalhamento dos gastos, não observância do princípio da economicidade e uso irregular do Fundo Especial de Financiamento de Campanha. O MP aponta que uma das irregularidades detectadas foi a contratação de cabos eleitorais pelo triplo do valor de outros candidatos. A campanha de Cláudio Castro pagou diárias de R$ 144,33, enquanto a média dos demais candidatos foi de R$ 47,66. Quem diria, hein?!

SÓ FALTA A POSSE

O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o vice Geraldo Alckmin (PSB) receberam no TSE, nesta segunda-feira (12), a diplomação. Durante sessão solene, o presidente do Tribunal, ministro Alexandre de Moraes, entregou o certificado de que as eleições foram legítimas e a chapa presidencial cumpriu a última etapa do processo, condição para tomar posse, em 1º de janeiro. Lula chorou no início do seu discurso: “Quero pedir desculpa pela emoção, pois quem passou o que eu passei e está aqui agora, é a certeza que Deus existe e é maior do que qualquer pessoa”. Moraes também fez um discurso histórico demonstrando que não vai recuar um milímetro nas investigações contra Bolsonaro e sua turma, especialmente sobre fake news. Quem viver, verá.

É ISSO AÍ

Enquanto o presidente democraticamente eleito foi devidamente diplomado em Brasília, a turma dos atos em tom golpista, inconformados com o resultado das urnas, segue a esperança de uma virada de mesa. Inclusive, a galera ficou toda alvoroçada com a aparição (que tem se tornado rara) de Jair Bolsonaro (PL) a militantes neste fim de semana. Acontece que esse tipo de movimentação, incluindo o acampamento que beira o bizarro em São Pedro da Aldeia, devida a sua duração insistente, não tem sido mais do que piada para nós, que temos um emprego e afazeres diários e não podemos nos dar ao luxo de passar 50 dias parado na porta de quartel pedindo golpe. Nas redes sociais, após a derrota do Brasil na Copa do Mundo, na sexta-feira (9), por exemplo, o que não faltaram eram memes de internautas pedindo gol impresso, afirmando que haveria uma auditoria no jogo e que o resultado seria revisto, anulado. Logicamente, tudo em tom jocoso, de brincadeira, que é o que parece ser toda essa movimentação que se vê do dia 1º de novembro para cá: uma grande palhaçada. Até agora, não deu em nada, mas quem sabe daqui 72 horas a gente tem novidade.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo