InícioBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (12)

Alexandre Martins comemora sucesso de evento com Tutuca e trade turístico; Vantoil consegue pavimentação e praças com Max Lemos; Segue o baile da crise do PDT em Cabo Frio; Zé é cidadão de Caxias; MM recebe Tutuca em Arraial; Lívia comemora os mais de 70% de imunizados; Ônibus lotado sai de São Pedro para Cabo Frio; Fabiano Horta engajado em campanha contra a violência feminina; Eduardo Leite dá lição aos enrustidos da região... E muito mais!

DEBATENDO TURISMO EM BÚZIOS

O prefeito de Armação dos Búzios, Alexandre Martins (REP) recebeu na manhã desta segunda-feira (12), o secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, para uma reunião. O objetivo do encontro, realizado no Rio Búzios, foi debater o turismo do balneário e calendário para o segundo semestre, planejamento para 2022 e investimentos no setor. Além do secretário Estadual, participaram do encontro pessoas ligadas ao trade turístico de Búzios, o vereador Rafael Aguiar (REP), presidente da Câmara, o novo secretário de Turismo, Dom de Búzios (PROS), o secretário de Cultura e Patrimônio Histórico, Luiz Romano, e o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo. Por telefone, ao Portal RC24h, Alexandre disse que a ideia inicial era um encontro mais singelo com o secretário, no gabinete dele, junto do secretário municipal. Mas aí, Martins acabou decidindo abrir para os vereadores, para o pessoal do trade e considerou que foi um sucesso, dado a presença de público. Pelo menos, 120 pessoas estiveram presentes. Todos ligados ao trade turístico. O prefeito ainda destaca que todos tiveram oportunidades falar. Alexandre disse que pediu apoio do governo do Estado para auxiliar com algumas estruturas para construção de novos mirantes etc., mas fez questão de destacar que conta com o que ele tem. Porém, é aquilo, né? Não custa nada pedir. O governador custa cumprir as coisas, mas Martins disse que saiu muito otimista do encontro, argumentando que a repercussão foi boa que o trade aprovou. O prefeito salientou que tem feito muito isso, ouvindo os segmentos sociais, consulta popular, por isso, abriu o microfone para ouvir sugestões, críticas. Enfim, foi importante para o setor e esse foi o objetivo do encontro, né? Alexandre se surpreendeu com a adesão do público e a análise que ele faz ele é que foi uma escolha assertiva tirar a reunião do gabinete e levar para o público, assim o secretário estadual também pode conhecer as demandas direto com os envolvidos na história.

COMTE EM BÚZIOS

O deputado estadual Comte Bittencourt, presidente estadual do Cidadania, passou o fim de semana em Búzios, onde foi recepcionado pelo Dr. Maycon Souza, subsecretário de Administração do governo de Alexandre Martins (PL). Eles tomaram café da manhã no DUO de Geribá e Maycon, presidente do CID na península. Comte antes de voltar à capital, passou em Cabo Frio, para se reunir com José Bonifácio (PDT). “Vamos começar a alinhar as eleições de 2022. Comte irá concorrer a mais um mandato na Alerj”, afirmou Maycon, que disse que a conversa com Bittencourt tratou do fortalecimento do Cidadania na cidade de Búzios e das eleições do ano que vem. Comte é muito respeitado na Região dos Lagos inteira e tem feito importantes alianças para conseguir cativar um eleitorado por essas bandas.

BEM RELACIONADO

Quem tem amigos não morre pagão, né? Um digital influencer e investidor do mercado financeiro, identificado como Diego Aguiar, afirmou que um amigo, empresário do ramo de carros de luxos na Barra da Tijuca, Gustavo, foi liberado da delegacia de Armação dos Búzios, na noite de domingo (11) após uma ligação e pedido do Governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL). Esse é bem relacionado, hein? Castro teria entrado em contato com os policiais depois que Gustavo foi detido por dirigir embriagado, além de o veículo importado que conduzia não estar emplacado, conforme obriga a legislação de trânsito em vigor. “Tive que ligar para o governador. Para quem não sabe o assessor do governador é meu irmão, trabalha comigo. Tamo junto. Obrigado por ter salvado meu amigo”, agradeceu Diego em imagens gravadas em frente à 127 DP. O influencer diz ainda que o assessor, identificado como Fabiano, teria mandado mensagem para ele pedindo para que “apagasse os stories”. Novamente ele agradece ao governador pela ajuda. Em nota ao Portal RC24h, a assessoria de imprensa do Governador Cláudio Castro disse que ele “nega conhecer as pessoas envolvidas no incidente, bem como não recebeu qualquer telefonema relacionado ao ocorrido”. Então tá bom!

REUNIÃO NO RIO

De Iguaba Grande, o prefeito Vantoil Martins (CID) foi ao Rio na tarde desta segunda-feira (12), acompanhado do secretário de Planejamento, Eron Bezerra, onde se encontrou com o secretário de Infraestrutura e Obras do Estado, Max Lemos. Na pauta, pavimentação, é claro, um dos focos principais na continuação do governo Vantoil. Saiu da reunião já com a garantia de mais 2km de obras de pavimentação e, de quebra, a construção de duas praças com quadras de esporte. “Fomos muito bem recebidos, saímos de lá com a garantia de nossos pleitos atendidos”, disse ele por telefone.

FOCO NO TURISMO IGUABENSE

Continuando em Iguaba, nesta terça-feira (13) Vantoil Martins (CID) recebe outro secretário estadual, Gustavo Tutuca, que participa de mesa de abertura do 1º Fórum de Turismo de Iguaba. O evento terá ainda mesas redondas e por fim um grupo de trabalho, que vai falar sobre “Levantamento e caracterização das ofertas e demandas turísticas de Iguaba Grande”.

O QUE ESTÁ ACONTECENDO DENTRO DO GOVERNO DE ZÉ?

De Cabo Frio, ainda repercute a vaia que o prefeito José Bonifácio (PDT) tomou durante a reinauguração do IML, na última sexta (9), foi assunto mais comentado na classe política. Já era perceptível que Dr Serginho estava com a claque toda – manteve o grupo unido, apesar de sair derrotado nas últimas eleições -, que o aplaudiu entusiasticamente durante discurso na primeira parada do governador Cláudio Castro (PL), em Iguaba Grande. Válido ressaltar que aqueles que são bons assessores ou é um secretário mais atento, iria preparar um grupo para acompanhar Zé no evento. E não cabem as desculpas de que “Zé é desse jeito mesmo”, porque ali a questão foi outra. De um lado, um grupo da extrema direita, com presença dos deputados bolsonaristas; do outro, um projeto político que perpassa José Bonifácio, porque afinal de contas o PDT tem um candidato à presidência da República robusto (Ciro Gomes). E não tinha viva alma junto do prefeito de Cabo Frio. Era óbvia a situação que se desenhava, e que inclusive foi muito comentada, no que diz respeito à falta de elegância de Dr Serginho, afinal de contas, Zé estava recém operado e fez um esforço para estar ali. Vale ressaltar que o secretário de Governo, Davi Souza estava na Prefeitura no mesmo horário em que o IML era inaugurado, porque foi visto saindo na hora que a inauguração terminou. Tivemos informação, inclusive, que ele estava reunido com o padrinho político dele, Janio Mendes, e alguns membro do secretariado. Ninguém do governo foi capaz d enxergar a cilada armada? Por mais que Zé seja um homem focado, era perceptível no olhar dele que aquela vaia o tinha incomodado. Não à toa, fez um discurso relâmpago. Pelo jeito, o grupo que estava dentro da Prefeitura na hora que Zé era vaiado, estava mais preocupado com as eleições para deputado em 2022.

ESPAÇO EXCESSIVO INCOMODA

Analisando ainda esse mal estar dentro do executivo cabo-friense, no que diz respeito à (des)união, eis aqui um bom exemplo do que estamos falando. Na postagem do secretário de Governo, Davi Souza se vangloriando dos seus feitos com a realização da reunião que ele fez na sexta (9), enquanto Zé era vaiado na reinauguração do IML, basta ler nos comentários. Um em especial chamou a atenção, feito por Carlos Alberto Cardozo. Para quem não sabe, Cardozo está há mais de 30 anos no PDT, antes mesmo dos “garotos” do partido em Cabo Frio ter nascido. Uma fonte nossa, inclusive, que pediu para não ser identificada, fez um comentário que cabe uma reflexão. Segundo disse, “Davi tem a legitimação do cargo – porque Zé deu posse a ele – mas não tem a representatividade ou respeito do grupo, porque ele foi imposto “goela a baixo”, não conquistou o espaço dele”. Fato é, que está tendo conflito dentro do PDT, um descontentamento por esse “espaço excessivo”. Apurando com nossas fontes, o Janio hoje comanda 7 das 19 secretarias municipais – Gabinete, Governo, Fazenda, Saúde, Educação, Relações Institucionais e Comunicação.

CIDADÃO DUQUECAXIENSE

Ainda de Cabo Frio, José Bonifácio foi homenageado na tarde desta segunda-feira (12) com o título de Cidadão Duquecaxiense. A honraria foi entregue ao prefeito na Câmara Municipal de Duque de Caxias, durante a cerimônia de posse da nova executiva municipal do PDT. A indicação ao título foi realizada pelo vereador de Duque de Caxias, Alex Freitas. Além de Zé, também foram homenageados o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, e o vice-presidente nacional da sigla, Ciro Gomes, que receberam a Medalha Cidade Duque de Caxias e a Medalha Professor Paulo Freire, respectivamente. A cerimônia contou ainda com a presença do ex-ministro e ex-deputado federal, Miro Teixeira, do ex-prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, e da deputada estadual, Martha Rocha, entre outras autoridades.

AGENDA NA REGIÃO DOS LAGOS

Depois de passar o fim de semana em Búzios, o deputado Comte Bittencourt esteve em Cabo Frio, nesta segunda-feira (12), onde se encontrou com o secretário municipal de Administração, Ruy França, além de Amador Mattos. A pauta também foi o turismo pós-pandemia e também o Cidadania em 2022. “Quero estar mais próximo de toda a Região dos Lagos para auxiliar no fomento ao turismo e na geração de postos de trabalho”, comentou Comte.

ROYALTIES ‘A RODO’

A Região dos Lagos bateu recorde em repasse de royalties de petróleo no primeiro semestre deste ano, conforme matéria divulgada pela Folha dos Lagos. Somente com as cotas mensais, Cabo Frio, Arraial do Cabo e Búzios tiveram direito a R$ 284,9 milhões, segundo dados da ANP. “Um recorde histórico, desde que as informações começaram a ficar disponíveis, em 1999”, diz trecho da matéria. Cabo Frio, por exemplo, recebeu R$ 124,2 milhões no primeiro semestre de 2021, contra R$ 58,4 milhões no mesmo período do ano passado. Um aumento de 112% de um ano para o outro. Búzios recebeu R$ 104,5 milhões, enquanto no primeiro semestre de 2020, o município amealhou ‘somente’ R$ 34,8 milhões. Em Arraial do Cabo, houve crescimento, mas não tão significativo, passando de R$ 39,8 milhões nos seis primeiros meses do ano passado, contra R$ 56,2 milhões, na primeira metade do ano. “A dinheirama fez a ANP rever para cima a estimativa de recebimento de royalties dos municípios. Para Cabo Frio, que a agência projetava uma arrecadação anual de R$ 171,4 milhões, o novo cálculo é de R$ 180 milhões”. Dinheiro há, agora é preciso ficar atento às prioridades de cada governante.

TUTUCA NA ÁREA II

Além de Búzios, o secretário Estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, deu uma passadinha em Arraial do Cabo junto com o presidente da TurisRio, Sérgio Ricardo. Ele foi recebido pelo prefeito, Marcelo Magno (PL). No momento do encontro no gabinete de MM nesta segunda-feira (12), também estava o secretário de Turismo do Cabo, Marcos Simas, e outros assessores. Na pauta, calendário de eventos e incentivo do Estado ao turismo cabista.

SEM VEZ PARA OS AGRESSORES

O vereador e líder de governo na Câmara de Arraial do Cabo, Junior Chuchu (PV), se reuniu com a superintendente do Direito das Mulheres, Carla Kakau. Chuchu disse que foi para, segundo ele, reforçar seu compromisso em defesa da vida das mulheres. Recentemente, teve aprovado projeto de lei que fala da impossibilidade de condenados em 1ª instância na lei Maria da Penha não poderem ocupar cargos da administração direta ou indireta. Os legislativos de São Pedro da Aldeia e Búzios também já aprovaram PLs semelhantes.

ARARUAMA AVANÇADA

A Prefeitura de Araruama comemorou a marca de 71,4% da população adulta vacinada com a 1ª dose contra a COVID-19. O índice da 2ª dose já chega a 28,6%. A prefeita, Lívia Bello (PP), atribuiu a queda da ocupação dos leitos de UPG do município (que atingiu 18%) aos bons números da vacinação. A campanha continua avançando e chega aos 35 anos na sexta-feira (16), passando a ser dividido entre homens e mulheres.

CHIQUINHO PATRIOTA

O jornalista Arlindo Júnior (PATRI) representou a executiva do partido em um encontro com o ex-prefeito e primeiro-cavalheiro de Araruama, Chiquinho da Educação. Na internet, pipocaram informações de que Arlindo fechou com o governo Lívia Bello, mas, ao Portal RC24h, ele negou que esteja no governo e disse que não falaram sobre o município. “Foi um encontro para discutir as questões políticas do estado do Rio e do Brasil”, pontuou Arlindo. O jornalista esteve com Chiquinho acompanhado do advogado Dr. Amilton Augusto, colunista do Diário de São Paulo. “Não estou no governo da prefeita. Hoje sou membro da executiva estadual do Patriota e atuo na área de Comunicação”, disse Arlindo. O Portal RC24h apurou que Chiquinho está com os dois pés no Patriota. A pretensão de Chiquinho é concorrer à Alerj em 2022 e até mesmo o sonho de botar Lívia Bello na corrida pelo Palácio da Guanabara pelo Patriota está no radar. Será que vem aí?

ÔNIBUS EM SÃO PEDRO

Todos acompanharam a situação de São Pedro da Aldeia com relação aos ônibus da Viação São Pedro, empresa da Salineira, que ameaçou romper contrato e retirar todos os coletivos da cidade. Por meio da justiça, a prefeitura conseguiu uma liminar que obriga a empresa a cumprir o que reza o contrato e teve que retomar a circulação das linhas municipais. Mas segundo os moradores da cidade, a situação que já era ruim, ficou pior. Embora o juiz tenha mandado voltar, o fluxo está muito aquém do que era. E olha que já tinha muita reclamação. Mas o curioso nisso tudo é que um ônibus lotado foi visto saindo da Praça do Canhão levando entre 30 e 40 pessoas para desembarcarem na prefeitura de Cabo Frio. Com passagem paga. Ninguém entendeu nada, afinal, na atual crise, passagem nenhuma é de graça.

PREFEITO ENGAJADO

Após o episódio da ex-esposa do DJ Ivis publicar vídeos das lamentáveis e inexplicáveis agressões que sofria do então companheiro, a Prefeitura de Maricá se engajou nesta segunda-feira (12) em uma campanha de conscientização sobre denúncias de violência contra a mulher. No município, além do tradicional 180, existe um atendimento especializado, que pode ser encontrado pelos telefones 3731-5636 e 9 7602-3243 ou pelo e-mail casadamulhermarica@gmail.com. O prefeito, Fabiano Horta (PT), compartilhou a publicação e ressaltou que “todos nós podemos e devemos intervir e colaborar pela interrupção de qualquer tipo de violência contra uma mulher”. Boa, prefeito!

POLÍTICA TEM DISSO

O ex-prefeito de Maricá Washington Quaquá (PT) publicou, neste domingo (11), uma foto ao lado dos adversários de outrora Marcelo e Guilherme Delaroli. “A vida tem dessas coisas e a política é a arte da conversa e da composição, visando o objetivo principal, que é ter e manter o poder para mudar para melhor a vida do povo e da sua comunidade”, argumentou Washington. De acordo com o ex-prefeito, Marcelo admitiu que o grupo de Quaquá faz um grande governo em Maricá e o grupo, por sua vez, reconheceu as “imensas qualidades políticas” de Delaroli. “Foi melhor pra Maricá que não tivesse mais briga. E foi excelente pra Itaborai, que ganhou um grande prefeito”, elogiou Quaquá. “Um adversário duro e forte é sempre alguém que combatemos mas respeitamos. Foi assim sempre a relação com Delaroli. Os socos trocados faziam parte da briga em curso. Mas agora mais que um acordo político nasceu uma amizade sincera e um respeito mútuo”, pontuou o ex-prefeito, que ainda destacou que Marcelo tem apenas 41 anos, “é talentosíssimo e prefeito de uma cidade importante e irmã”.

ASSUMINDO E CRESCENDO

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), tem ganhado cada vez mais notoriedade após assumir sua homossexualidade em entrevista à Pedro Bial. Apontado como presidenciável, Leite saiu de 840 mil seguidores no Facebook para 1,075 milhão. No Instagram, o governador gaúcho, que já virou alvo de chacota dos bolsonaristas, cresceu 56% e atingiu 536 mil pessoas. Se o engajamento de Eduardo cresceu, críticas e elogios às atitudes do governador acompanharam a tendência, da direita à esquerda. Internamente, há quem diga que Eduardo Leite é o escolhido de Aécio Neves para a presidência como contraponto ao governador de São Paulo, João Dória, que ganhou a inimizade do deputado e ex-presidenciável mineiro. Pesquisa dessa semana do Datafolha aponta, inclusive, que Leite já empata tecnicamente com Dória e Mandetta nas intenções de voto para o ano que vem (6%, 8% e 7% respectivamente). Conservador ou progressista, o fato é que temos um gay assumido já no game para 2022. Enquanto isso, um monte aí da região prefere continuar a viver enrustido.

VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img
- Advertisment -spot_img

Mais Lidas

Skip to content