BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (11)

José Bonifácio começa fase de recuperação pós-cirúrgica, diz que se sente bem e recebe mensagens pela rede; Alexandre Martins nos bastidores da stock car; Vantoil Martins acompanha pavimentação da Estrada do Arrastão; Festival do Pescado agita Iguaba na Semana Santa; Fábio do Pastel e o domingão de trabalho; Marcelo Magno recebe placa do 'Prefeito Empreendedor'; Grosseria de Lívia Bello gera repercussão; Chiquinho 'sem Educação' almoça com pregoeiro; Filho mais velho de ex-prefeito de Araruama vai por a boca no trombone; Reeleição na mesa diretora do legislativo macaense... E muito mais!

1363

ESTADO DE ZÉ

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (11) começa por Cabo Frio, cujo prefeito, José Bonifácio (PDT) está se recuperando dentro do planejado, após a cirurgia que fez para retirada de um nódulo no fígado, na última sexta-feira (8). Nesta segunda, Zé conversou por telefone com a jornalista Renata Cristiane e disse que está se sentindo bem, apesar de, na hora da ligação, ainda estar na UTI. A expectativa é que ele fosse transferido para o quarto ainda nesta segunda, onde concluiria a recuperação do pós-operatório. Pela internet, muita gente desejou boa recuperação ao prefeito, até mesmo os que não votaram nele. A Prefeitura enviou uma nota reforçando que José Bonifácio permanece responsável por despachar do quarto de hospital e que, portanto, o cargo de prefeito não será transmitido para vice, Magdala Furtado (PL).

SAIU DO CTI

Um tempo depois, também por telefone, Ana Valladão, médica psiquiatra e esposa de Zé, fez contato e disse que ele já tinha deixado a UTI. Novamente pelo telefone, todo satisfeito, que já tinha sido transferido para o quarto comemorou. “Já estou no quarto comendo. Não era o que eu queria (comer), mas foi um pãozinho, café com leite e ricota. Está bom demais, devagar se vai ao longe, um beijo”, disse Zé. Em seguida, completou a conversa pelo whatsapp e disse que estava no quarto, sentado, tomando um pouco de água. A voz estava até mais animada. “Estou sentado, tomei um pouco de água. Mas colocaram um faminto, proibido de comer, num quarto onde tinha sanduichinhos e saladas de fruta”, brincou ele. Impressionante a capacidade de recuperação dele. É de dar inveja a muito jovem por aí. A população comemora a cada avanço. Mesmo aqueles que criticam governo de Zé, torcem pela melhora dele. Oremos portanto!

TURISMO E ESPORTE LADO A LADO

Em Armação dos Búzios, o prefeito Alexandre Martins respirou automobilismo neste domingo (10), quando acompanhou o ‘Grande Prêmio do Galeão’, de stock car, no aeroporto do Galeão, no Rio. Alexandre aproveitou para conhecer de perto os detalhes da realização de um evento como esse, que ele quer o quanto antes que também seja uma realidade num dos balneários mais desejados do Brasil. Na ocasião do evento, Alexandre conversou com organizadores, equipes e competidores. Esporte também atrai o turismo e é exatamente isso o que o prefeito quer, como já vimos falando aqui na coluna, atrair turistas para além da praia e movimentar a economia buziana fora da alta temporada. “Queremos um evento de qualidade para a nossa península, além do público entre competidores, visitantes e turistas que o esporte atrai. Búzios é potência”, disse ele em seu perfil.

PROPOSTAS PARA LICITAÇÃO

Sobre o autódromo de Búzios, que será numa área em Baía Formosa, o prefeito disse que o projeto para a construção está em andamento e já existem propostas para licitação. “Temos a proposta de licitar – o projeto de realização do autódromo está em andamento – e reforçar a importância do evento da ‘Stock Car’ para o município, para o turismo, e a divulgação espontânea na TV”, disse. Ainda no evento, o prefeito teve a oportunidade de bater um papo com o governador do Rio, Cláudio Castro (PL), com o ex-secretário Estadual de Turismo e agora deputado estadual, Gustavo Tutuca, com o representante da Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), Giovanni Guerra, com o presidente da Federação de Automobilismo do Estado do Rio de Janeiro (FAERJ), Djalma de Faria Neves e com o grande automobilista brasileiro, Cacá Bueno.

OLHA O ASFALTO AÍ, GENTE!

Em Iguaba Grande, a semana começou do jeito que o prefeito Vantoil Martins (CID) gosta, com servidor na rua trabalhando em obra de pavimentação. Isso porque, para quem não sabe, Vantoil assumiu o comando de um município com 80% de suas ruas sem asfalto, cenário que tem mudado a olhos vistos a partir de projetos próprios da prefeitura e outros em parceria com o Estado. Nesta segunda-feira (11), o prefeito acompanhou parte dos trabalhos na Estrada do Arrastão onde foi iniciada a fase de pavimentação com massa asfáltica. E, como tem o costume de fazer, enquanto observa o trabalho conversa com moradores da localidade, tal como um repórter, para saber o que seus munícipes estão achando do novo serviço. Além do asfalto, a próxima etapa também terá sinalização e implantação de ciclofaixa. “Estamos começando a semana com esta obra, tão sonhada e esperada pela população, que irá beneficiar todos os moradores, já que é uma importante via de acesso para a cidade. Estamos com várias frentes de trabalho em nossa cidade, para dar mais dignidade e demonstrar nosso respeito com a população iguabense. Estamos muito felizes em falar que nosso governo trabalha por todos”, declarou ele. Quem também acompanhou Vantoil nessa visita foi o subsecretário de Serviços Públicos, Alexandre Freitag e os vereadores Luciano Silva (CID), Alan Rodrigues (MDB), Marciley Lessa (PL) e Elifas Ramalho (PP). Prefeito bem avaliado nas ruas é assim, todo mundo quer estar perto pra surfar na maré boa.

DICA PRO FERIADO SANTO

Falando em Iguaba, um evento imperdível está sendo preparado para esta Semana Santa. Entre os dias 14 e 17 de abril, a prefeitura vai promover o Festival do Pescado, na Praia do Popeye. Os visitantes poderão degustar diversos pratos (preparem as papilas gustativas) como tainha na brasa, moqueca, bobó de camarão, feijoada de frutos do mar, entre outros, além de curtir vários shows locais. Quem está super animada com a volta dos eventos na cidade é a secretária de Turismo, Esporte e Lazer, Carla Valle. “O Festival do Pescado é uma tradição da nossa cidade e devido a pandemia não foi possível realizá-lo nos dois últimos anos. Estamos trabalhando para oferecer uma grande festa e brindar a volta desse evento que atrai moradores e turistas para nossa cidade”, comentou Carla.

MAIS UMA ESCOLA PRA ENTREGAR

Em São Pedro da Aldeia, o prefeito Fábio do Pastel (PL) foi dar um confere na cidade, em pleno domingo (10). Despojado, de bermuda e chinelão, primeiro, passou pela entrada da cidade e acompanhou de perto o trabalho do pessoal dos Serviços Públicos, que fazia a troca de lâmpadas para led. Em seguida, deu um pulo na Escola Teixeira Paulo, no bairro Balneário. “Hoje encerrei a tarde fazendo uma visita a mais esta escola que vamos entregar ao alunos cheia de capricho, e aproveitei pra cuidar das plantas lá, algo que realmente gosto muito”, disse Pastel. E gosta mesmo. Aliás, o prefeito fica apreensivo quando percebe que os investimentos paisagísticos feitos nos equipamentos do município não estão sendo bem cuidados. Quer irritar Fábio e matar uma plantinha pisoteada ou deixar morrer por não regar. Errado não está, né?! Tem gente que não dá valor, mas o paisagismo, além de custar dinheiro, ajuda na sustentabilidade e incrementa os espaços.

RECEBEU PLACA DO SEBRAE

O prefeito de Arraial do Cabo, Marcelo Magno (PL), recebeu, nesta segunda-feira (11), no gabinete, a equipe da Sala do Empreendedor do município. Na ocasião, foi entregue ao chefe do Executivo, a placa de participação no XI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor. Arraial do Cabo ficou entre os finalistas estaduais na premiação, na categoria Sala do Empreendedor. A cerimônia do Prêmio foi na última terça (5), no Rio de Janeiro.

‘CHIQUINHA SEM EDUCAÇÃO’

O fim de semana não foi dos melhores para a reputação da prefeita de Araruama, Lívia de Chiquinho (PP). A grosseria que ela fez mandando uma senhora ficar quietinha durante uma inauguração de asfalto no distrito de São Vicente na quinta-feira (7) repercutiu muito mal, não só na cidade, mas em toda a Região dos Lagos. Gerou até a alcunha para Lívia de “Chiquinha sem Educação”. Inclusive, cidadãos araruamenses usaram as redes sociais para comparar a prefeita com a chefe do Executivo da cidade vizinha Saquarema. É que Manoela Peres (DEM), que também foi eleita e reeleita com apoio do marido, se destaca pelo carinho com o qual trata a população do município. Bem diferente do que se vê em Araruama. Essa diferença também se repete no trato com a imprensa, já que Manoela é sempre muito mais cortesã do que a prefeita vizinha. Cabe pontuar também que Chiquinho “sem Educação” fez um esforço hercúleo para dar publicidade a denúncias contra gestão em Saquarema e apontar supostos erros no município. Mas, pelo visto, as mesmas ferramentas estão sendo usadas para o contrário. É, minha gente, a roda gigante da vida tem dessas.

NÃO CONHECE, MAS ALMOÇA JUNTO

Por falar em Araruama, aquela história de que a prefeita do município foi chamada para depor tem ganhado os novos contornos. O pregoeiro da cidade, que já foi citado em denúncias por conta das licitações, afirmou em depoimento que não conhece ou nunca esteve com Chiquinho “sem Educação”, ex-prefeito de Araruama apontado por alguns (inclusive vereadores) como o verdadeiro chefe do Executivo da cidade atualmente. Acontece que caiu na rede uma foto de Chiquinho almoçando com o tal pregoeiro (à dir.) em restaurante de comida portuguesa, que, inclusive, não parece ser dos mais baratinhos. Para alguém que não conhece Chiquinho, até que os dois parecem ter certa intimidade, né não? Qual será que foi o cardápio desse encontro? Da Praia Seca até Iguabinha, é isso que os araruamenses querem saber.

THIAGO NO RC

Nesta terça-feira (12), às 15h, o Portal RC24h bate um papo com Thiago Ribeiro, filho de Chiquinho da Educação e pré-candidato a deputado. Thiago promete falar tudo uma entrevista livre de amarras tratando de eleições, a relação com pai, a união dele com o ex-deputado estadual Paulo Melo e os pormenores dos bastidores de todas essas articulações. A entrevista deve ser bombástica e, claro, vai ser imperdível com retransmissão para outros veículos como Rádio Costa do Sol, e quem sabe até, O Dia.

REELEITO PRA MESA DIRETORA

O Legislativo macaense elegeu, nesta segunda-feira (11), a Mesa Diretora para o biênio 2023/2024. O presidente Cesinha (PROS) foi reeleito. Os demais membros foram George Jardim (PSDB), 1º vice-presidente; Paulo Paes (UNIÃO), 2º vice; Professor Michel (PATRI), 1º secretário, também reeleito; e José Prestes (PTB), ocupando a segunda secretaria. A chapa única teve 16 votos favoráveis e nenhum contrário. Cesinha lembrou da pandemia. “Tivemos um momento bastante complicado. Muitos se foram. Mas os pontos positivos não foram uma conquista do presidente, e sim, dos vereadores, em fiscalizar o executivo e representar os quase 270 mil macaenses”.

AZULZINHO PRAS FORÇAS ARMADAS DEU O QUE FALAR

No panorama nacional, deu o que falar, nesta segunda-feira (11), a compra de 35.000 comprimidos de Viagra, gerando uma onda de comentários sarcásticos nas redes sociais. O “dedo-duro” sobre a intrigante negociação foi o deputado Elias Vaz (PSB-GO), que disse ter pedido uma explicação ao Ministério da Defesa sobre esse gasto “imoral”. “Os hospitais sofrem com a falta de medicamentos e Bolsonaro e sua turma usam dinheiro público para comprar o ‘azulzinho'”, tuitou. O Ministério da Defesa explicou em nota que “a aquisição de sildenafila visa o tratamento de pacientes com hipertensão arterial pulmonar”, visto que medicamentos como o Viagra também permitem dilatar os vasos dos pulmões. Só que a justificativa não impediu que os internautas fizessem piadas na rede do tipo “Agora o militarismo vai endurecer”, outros evocando a memória da “dita-dura” militar, em que generais ocuparam o poder entre 1964 e 1985. Já o “sacana” Sensacionalista postou que “Há quem diga que as pílulas são para ajudar as Forças Armadas a f**** a Democracia com mais força do que têm feito ultimamente”. Em tom mais sério, o deputado federal Marcelo Freixo (PSB-RJ) lembrou que o governo de Bolsonaro aprovou esta norma enquanto vetou “a distribuição de absorventes para mulheres pobres”, antes de voltar atrás e aprová-la.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui