13/12/2024 — 22:06
  (Horário de Brasília)

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA SEGUNDA-FEIRA (11)

Vantoil Martins, Fabinho Costa e comitiva em Brasília; Magdala Furtado e a cidade em caos; Alexandre Martins na semana de comemoração da emancipação de Búzios; Marcelo Magno tem fim de semana movimentado; Post de Fábio do Pastel com vereador eleito dá margem a especulações; Araruama declarada capital do kitesurf; Lucimar Vidal na FLIS; Quaquá em negociação para fábrica de aeronave em Maricá... E muito mais!

Compartilhe

CONEXÃO IGUABA GRANDE-BRASÍLIA

A coluna Boca Miúda desta segunda-feira (11) começa por Iguaba Grande, onde uma comitiva desembarcou em Brasília e já começou a trabalhar atrás de recursos para a cidade. A frente, dois prefeitos, o atual, Vantoil Martins (CID), e o eleito que vai comandar a cidade a partir de 2025, Fabinho Costa (CID). A equipe conta, ainda, com o secretário de Governo, Jales Lins, o chefe de Gabinete Marcello Costa e os vereadores Luciano Silva (União), Alan Rodrigues (MDB) e Tikinho (PSD). Segundo Vantoil, este primeiro dia de trabalho na capital federal eles fizeram pautas importantes. Primeiro, com o deputado Murillo Gouvêa (União), que inclusive esteve em Iguaba semana passada, e o ministro do Turismo, “fomos muito bem recebidos”. Após, o encontro foi com a ministra da Saúde, Nísia Trindade. “Nossa principal reivindicação para a saúde foi liberação de emenda extra e aumento do teto de repasse das verbas Piso de Atenção Básica (PAB) e de Média e Alta Complexidade (MAC). No Turismo pedimos ao Ministro Celso liberação de recursos para eventos turísticos e para construção do Centro de Lazer e Gastronomia, no espaço onde sediou por muito tempo o Posto de Polícia Rodoviária”, disse Vantoil. Sobre a missão na capital federal, Fabinho destacou: “Viemos para Brasília com muitos projetos e a determinação de buscar os recursos necessários para transformá-los em realidade. As agendas serão divididas entre visitas a gabinetes de deputados, para conseguir emendas, e idas a ministérios, visando viabilizar esses projetos.”

___________________________

LIMPA RIO

Ainda em Iguaba, o secretário de Meio Ambiente, Vinicius Lavalle, realizou uma vistoria técnica visando ao reinício da 3ª fase do programa “Limpa Rio”. Também estavam presentes representantes da SEAS e do INEA. Inicialmente, será contemplado o Rio Ubás, no trecho entre a Rua São Paulo e a Rua Santa Lúcia, abrangendo os bairros Ubás e Parque dos Desejos. O programa tem como objetivo realizar a manutenção e limpeza dos leitos e margens dos corpos hídricos, retirando sedimentos desses corpos e realizando a destinação ambiental correta dos mesmos. Vale ressaltar que, no final de outubro, Fabinho esteve na capital para buscar planejamentos e discutir a reativação desse programa.

EM SILVA JARDIM

Por outro lado, o presidente da Câmara e vice-prefeito eleito, Marciley Lessa (PL), esteve visitando, no último sábado (9), o município de Silva Jardim. Ele conheceu diversos projetos importantes para a Feira do Produtor. Acompanhado pelo secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Vagnei Lessa, e pelo subsecretário Elias Marinho, foi recebido pelo secretário de Agricultura de Silva Jardim, Fábio, e pelo subsecretário Silvinho. O objetivo do encontro foi ver de perto todo o trabalho dos produtores locais. Marciley pretende buscar outros projetos, principalmente para fortalecer ainda mais a economia de Iguaba, como o prefeito eleito, Fabinho Costa, vem fazendo. Essa dupla vai ter muito trabalho pela frente no início de mandato. Haja fôlego!

DEU AS COSTAS PRA CIDADE?

Cabo Frio completa 409 anos daqui a dois dias e de presente temos uma cidade desgastada, sem estrutura, um caos, em todos os sentidos. É escola fechada por falta de segurança; terceirização de merenda que não poderia acontecer, aconteceu e não está dando certo; demissões em massa pra desinchar a folha antes que a prefeita Magdala Furtado (PV) seja condenada por improbidade ou até cassada. Profissionais da saúde, contratados, sem receber até hoje e sem saber se vão ver a cor do dinheiro. Faltam funcionários e insumos básicos em equipamentos da saúde, como hospital do Jardim – que estava atendendo só emergência – e UPA; Casa do Idoso sem material descartável (nem papel higiênico tem). Jovens do CIEE correm o risco de perderem seus estágios e capacitações porque a Prefeitura não estaria repassando a verba há mais de três meses. Centro de Reabilitação municipal sem ninguém pra trabalhar e deixando pacientes sem saber o que fazer. Casa de passagem e abrigo municipal sem condição de funcionar. PROEIS parado desde o início do mês por falta de salário – e alta temporada chegando. Também falta combustível para os carros das secretarias, sendo as ambulâncias e as vans de TFD as exceções (pelo menos até o momento). Pessoas estão “pagando” para irem trabalhar, “sob ameaça de corte”, disse uma contratada à coluna. Um outro servidor contratado e que foi exonerado sem salário disse que pode haver um protesto na Prefeitura e uma ação civil pública contra a prefeita. E a pergunta que não quer calar é por onde anda Magdala?

“QUE A FÉ TE GUIE EM TODOS OS CAMINHOS”

O paradeiro de Magdala é “incerto e não sabido”. Após o 6 de outubro, quando não conseguiu ser reeleita, ninguém mais ficou sabendo dela (creio que apenas os familiares). Nem na rede social, onde costumava postar vídeos, começando com a frase “minha Cabo Frio querida”, nada consta. Será que acabou o amor? Teve até alguma postagem ou outra, mas sem aparecer. A última foi neste domingo (10). “Que a fé te guie em todos os caminhos. Tenha um domingo abençoado!”, escreveu. Só com muita fé mesmo pra essa turma aguentar até o fim do mandato, se é que ele vai chegar.

PEDIDO DE TOMBAMENTO

Ainda em Cabo Frio, o PL que pede o tombamento do imóvel da Estação Ferroviária Cabo Frio (EFM), localizado na Estrada dos Passageiros, bairro Jacaré, de autoria do vereador Davi Souza (PP), será colocado na pauta da sessão da Câmara, nesta terça-feira (12). A lembrar, semana passada divulgamos matéria sobre a possibilidade de um supermercado ser instalado no local, o que gerou a maior polêmica. A expectativa é de que o protocolo pressione o município a acelerar o processo.

29 ANOS NESTA TERÇA (12)

Em Búzios, o aniversário de 29 anos de emancipação da cidade é nesta terça-feira (12), mas os festejos já começaram no fim de semana, com show infantil e gospel; amanhã tem pagode com Sorriso Maroto. Nesta segunda-feira (11), o prefeito Alexandre Martins (REP), juntamente com a primeira-dama, Daniele Guimarães, secretários e vereadores prestigiaram o tradicional desfile cívico na Estrada da Usina, que reuniu mais de mil estudantes. E com o feriado nacional da Proclamação da República em 15 de novembro, o Município decidiu decretar ponto facultativo nesta segunda, na quarta (14) e na quinta-feira (15).

DEMANDA E OFERTA TURÍSTICA

Neste sábado (10), servidores da secretaria de Turismo de Búzios apresentaram uma palestra aos alunos do curso de Turismo da UFF, com foco na história da cidade e sua relevância para o setor. A atividade integra um estudo semestral realizado pelos estudantes da UFF que visitam o município para analisar a demanda e a oferta turística, além de avaliar a percepção da população local sobre o impacto do turismo na cidade. A secretária da pasta, Patrícia Chaves, recebeu com grande entusiasmo os alunos e demais participantes. “Para nós, este momento vai além de uma simples atividade acadêmica; ele representa a conexão entre o conhecimento teórico e a prática do turismo, algo essencial para o desenvolvimento sustentável de nossa cidade. O turismo não apenas movimenta a economia de Búzios, mas é também a força que circula e cria oportunidades para moradores, empreendedores e todos que fazem parte desse processo. É setor essencial para o crescimento de nossa cidade”.

FIM DE SEMANA MOVIMENTADO

Já em Arraial do Cabo, o prefeito Marcelo Magno (PL) deu uma pausa nos trabalhos no gabinete para aproveitar o domingo (10) de sol na Orla da Praia Grande e curtir as delícias do 2° Festival de Frutos do Mar, Gastronomia e Chopp. Ao lado dele, estava sua esposa, Gabriele Netto. O evento reuniu 15 restaurantes e 10 expositores de chopp, além de barracas padronizadas e uma área kids. Aliás, na noite anterior, Magno e Gabi comemoraram do filho, João Marcelo. Para esta semana, havia a expectativa de que a retotalização ocorreria nesta terça-feira (12), no cartório eleitoral da cidade, mas foi adiada para a próxima segunda (18). No procedimento, a justiça eleitoral irá desconsiderar os 6.135 votos dados ao ex-prefeito Andinho Brito (União) devido ao não cumprimento de requisitos legais para sua candidatura, posi estava inelegível e concorreu com recurso.

ARRAIAL, PRESENTE

O secretário de Turismo de Arraial do Cabo, Júnior Chuchu, participou, na última semana, da Festuris Gramado, no Rio Grande do Sul, uma das principais feiras de turismo da América Latina. Durante o evento, ele reforçou a importância do desenvolvimento e promoção do turismo na cidade. Em sua fala, Júnior Chuchu comentou: “Nós fizemos um feedback com alguns secretários da cidade e da região lá do estado, e conversamos para aproximar um pouco mais esses destinos e divulgar a nossa região aqui no Sul. Estamos também planejando alguns projetos futuros em pontos nos aeroportos”. Na ocasião, o secretário destacou as belezas naturais, a cultura e as opções de lazer de Arraial do Cabo, gerando interesse de novos parceiros e oportunidades de negócios. A participação do município em eventos como a Festuris tem como objetivo fortalecer o fluxo de turistas e impulsionar a economia local, além de promover a visibilidade e competitividade no mercado nacional e internacional.

‘DOIS APAIXONADOS POR SÃO PEDRO”

A imagem acima está dando o que falar em São Pedro da Aldeia. O prefeito, Fábio do Pastel (PL), e o vereador eleito, Pedro Abreu (REP). Quem postou a foto foi Pedro, com a frase “Dois apaixonados por São Pedro da Aldeia passando para te desejar um excelente domingo”. Qual seria o real significado da foto? As especulações já pipocam no município aldeense, uns apostando que Pedro possa entrar na corrida da presidência do legislativo – que já tem alguns bons concorrentes, como Moisés Batista (SDD), Jackson Souza (PODE), Vitinho de Zé Maia (MDB) e Professor Jean Pierre (MDB). Outro lado aposta em Pedro no primeiro escalão de Pastel. É aguardar pra ver.

“CAPITAL DO KITESURF”

O governador Cláudio Castro (PL) sancionou a lei que declara Araruama como a “Capital do Kitesurf” no estado do Rio. A lei, de autoria do deputado estadual Rodrigo Amorim (União), foi aprovada pela Alerj e reconhece o potencial do município para a prática de esportes náuticos. A região é conhecida por ter uma das melhores raias para o kitesurf, com ventos fortes e a laguna de Araruama, a maior de água salgada do mundo, proporcionando condições ideais para a prática do esporte. O município sedia anualmente competições de destaque, como o campeonato Nacional de Kitesurf e o campeonato Internacional de Kitesurf, eventos que atraem atletas renomados. Com a nova designação oficial, Araruama consolida sua posição de destaque no cenário nacional e internacional do kitesurf. A expectativa é que o reconhecimento atraia mais investimentos e eventos náuticos, contribuindo para o fortalecimento do turismo e da economia local.

SIMPÓSIO DE SAÚDE MENTAL

A prefeitura de Araruama, por meio da coordenadoria de Saúde Mental da População Preta, promoverá um simpósio no dia 28 de novembro. O evento ocorrerá das 9h às 17h no auditório da Universidade Unilagos, localizada no Parque Hotel. O principal objetivo do evento é ampliar e dar visibilidade ao tema da saúde mental da população preta, promovendo reflexões sobre os avanços, conquistas e desafios no processo de promoção integral da saúde deste grupo.

ABERTURA DA FEIRA LITERÁRIA

A prefeita eleita de Saquarema, Lucimar Vidal (PL), esteve nesta segunda-feira (11) na abertura da 3ª edição da Feira Literária de Saquarema (FLIS). Quem também estava presente era a secretária de Educação, Thais Amorim, e o subsecretário de Educação, Raphael Coutinho. O evento, que está sendo realizado, vai até o dia 20 de novembro e já faz parte do calendário cultural da cidade. Ele acontece no Campo de Aviação, no Centro, com uma programação diversificada para todas as idades. Nesta edição, a homenageada será a escritora e ativista indígena Eliane Potiguara, reconhecida por sua incansável luta em prol dos direitos dos povos indígenas e finalista do prestigiado Prêmio Juca Pato. Lucimar já está se preparando para o processo de transição de governo. Vale ressaltar que ela se reuniu na semana passada com a prefeita Manoela Peres (PL) para tratar de diversos projetos que estão em pauta.

SAQUAREMA NA FESTURIS

Outra cidade que também esteve presente na Festuris, além de Arraial do Cabo, foi Saquarema. O município foi representado pela diretora de Turismo, Daniele Mazzeo, e pela assessora Maria Helena Lage, ambas da secretaria de Esporte, Lazer e Turismo. Durante o evento, as representantes destacaram Saquarema como um destino turístico em crescimento, com foco nas belezas naturais, na infraestrutura em expansão e nos novos investimentos no setor de turismo. O secretário Municipal de Turismo, Rafael Castro, ressaltou a importância da participação do município no evento, afirmando que a feira representou uma excelente oportunidade para divulgar a cidade e seus atrativos: “Participar deste evento é essencial para fortalecer nossa presença no mercado turístico e atrair cada vez mais visitantes para nossa cidade. Estamos aproveitando essa vitrine para divulgar as nossas belezas naturais, nossa infraestrutura em expansão e as diversas opções de lazer e turismo que a cidade tem a oferecer.”

NEGOCIAÇÕES AVANÇADAS

Em Maricá, o deputado federal e prefeito eleito, Washington Quaquá (PT), continua buscando implementar diversos projetos para a cidade no início de seu mandato. E há mais um que já está na lista dele: a produção do ATL-100, uma aeronave inovadora de porte intermediário entre o Caravan e o ATR. Esse projeto seria um avanço significativo para a base tecnológica da região. As negociações estão avançadas com a fabricante de aviões Desaer para a instalação de uma unidade de produção. Quaquá comentou sobre o projeto: “Vamos diversificar a economia de Maricá, reduzindo a dependência do petróleo e gerando outras fontes de riqueza e emprego”. Cumprindo o papel de indutor do desenvolvimento econômico, Quaquá pretende se associar ao projeto, com previsão de investimento de cerca de US$ 250 milhões de dólares. O ATL-100 pode ser configurado em três versões: com 19 lugares para passageiros, 14 lugares para transporte de tropas e paraquedistas, e para carga.

Redação
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img

Leia mais

- Advertisement -spot_img

Mais notícias

Pular para o conteúdo