InícioPolíticaBoca MiúdaBOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA...

BOCA MIÚDA: OS BASTIDORES DA POLÍTICA NA REGIÃO DOS LAGOS NESTA QUINTA-FEIRA (9)

Fábio do Pastel faz mais uma entrega na Ponta do Ambrósio e diz que tem muita inauguração pela frente na cidade; Fazedores de cultura estão na bronca com Magdala Furtado; Iguaba Grande leva troféu do ICMS Ecológico pelo terceiro ano consecutivo, assim como São Pedro da Aldeia, Arraial do Cabo e Búzios, que está na expectativa das comemorações dos 28 anos; Arraial presente em lançamento de frente parlamentar na Alerj; Penha Bernardes fecha com Valéria Amaral em Araruama; Fabiano Horta tranquilo e favorável com parecer do TCE; Pré-campanha fervendo em Saquarema... E muito mais!

MAIS UMA ENTREGA

A coluna Boca Miúda desta quinta-feira (9) começa com São Pedro da Aldeia, onde o prefeito, Fábio do Pastel (PL), entregou mais um equipamento à população: a quadra poliesportiva do bairro Ponta do Ambrósio. Com isso, os moradores passarão a ter um espaço com segurança e conforto para a prática esportiva, que também irá atender aos alunos da Escola Municipalizada Vital Brasil. A quadra foi completamente revitalizada, com tudo que tem direito para dar mais conforto às práticas esportivas. “Mais um dia de muita felicidade aqui nesse bairro. Já entregamos bastantes obras aqui, escola, ruas com led, reformamos uma pracinha, entre outras coisas. Hoje estamos entregando essa quadra poliesportiva. O esporte é fantástico na vida das crianças, dos jovens, de todos. E temos muita obra ainda para inaugurar nos bairros de São Pedro da Aldeia”, garantiu o prefeito aldeense, que até arriscou bater uma bolinha, junto com o secretário de Esportes e Lazer, Ricardo Ramos, e algumas crianças.

OBRAS NA ESTAÇÃO

Um dia antes de inaugurar a quadra, nesta quarta-feira (8), Fábio do Pastel esteve no bairro Estação para acompanhar o início dos serviços na Rua Manoel Pereira Nunes. É mais uma via do município a ser beneficiada pela parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, por meio do programa Somando Forças. O trabalho envolve serviços de drenagem pluvial, pavimentação e ações complementares. O vereador Chiquinho de Dona Chica (PP) acompanhou o prefeito na visita.

DESTAQUE NO ESTADO

Ainda falando de São Pedro, o município conquistou o 2⁰ lugar no ranking estadual de Gestão Ambiental do ICMS Ecológico. O evento de premiação foi nesta quarta-feira (8), no Palácio da Guanabara. O secretário municipal de Meio Ambiente e Pesca, Mario Flavio Moreira, recebeu um certificado na ocasião, das mãos do vice-governador e secretário Estadual de Ambiente e Saneamento, Thiago Pampolha. “É extremamente importante essa premiação porque ela incentiva os municípios a buscarem cada vez mais as metas para o ICMS ecológico. Conseguimos a liberação da licença ambiental da estação de tratamento de esgoto, que, inclusive, está sendo ampliada. Esse reconhecimento gratifica o nosso trabalho e nos motiva a crescer ainda mais”, comentou. Estiveram presentes o presidente do Instituto Estadual de Ambiente (INEA), Philipe Campello; a subsecretária de Mudança do Clima e Conservação da Biodiversidade, Marie Ikemoto, e a superintendente de Gestão Ecossistêmica, Renata Lopes.

CULTURA NA BRONCA

Em Cabo Frio, a turma da Cultura está, literalmente, na bronca com a prefeita Magdala Furtado (PL) e com o secretário da pasta, João Félix, por conta da inércia no que diz respeito à demora na publicação dos editais da Lei Paulo Gustavo. A previsão é que seja aplicado cerca de R$ 1,8 milhão em editais de fomento, através do Fundo Municipal de Cultura de Cabo Frio, ainda em 2023. Enquanto em outros municípios os fazedores de cultura já estão na etapa final do processo (já entregaram projetos e estão na fase de envio de documentação), na cidade os editais sequer foram publicados. Com a demora na circulação dos mesmos, os prazos ficam curtos para fazer a inscrição, seleção dos projetos e o pagamento até dezembro de 2023. A Prefeitura disse que o processo do Edital da Lei Paulo Gustavo está na fase de análise jurídica. “Assim como em 2022, neste ano todo o processo para a distribuição dos recursos estão seguindo todos os trâmites com transparência e participação da sociedade civil. A previsão para a publicação do edital é até a primeira quinzena de dezembro de 2023”. Será que vai dar tempo? É ver pra crer, tomara que sim.

CAFÉ COM A IMPRENSA

Em Cabo Frio, nesta quinta-feira (9), o novo secretário de Comunicação, Acy Chagas, se reuniu com a imprensa para um bate-papo matinal. Com uma vasta experiência na área, Acy respondeu dúvidas dos jornalistas e deu um panorama de como pretende gerir a pasta daqui pra frente. Sem anunciar grandes mudanças, ele aproveitou para elogiar a equipe deixada pela secretária anterior, Cristina Frazão, a qual chamou de “equipe de excelência”, e disse que o foco agora é numa comunicação mais assertiva, voltada em aprimorar a demanda com a mídia. O secretário ressaltou que vai estar sempre disposto ao diálogo, até mesmo para as polêmicas e alfinetadas e disse que pretende realizar o encontro uma vez por mês. “Vamos arrumar a casa”.

FEIRÃO DE EMPREGO

Já imaginou passar a virada do ano empregado? Pensando nisso, a Associação de Hotéis e Turismo de Cabo Frio, capitaneada por Carlos Cunha (na imagem), realizou, nesta quinta-feira (9), o evento “Bora Trabalhar”, um feirão de emprego, com palestras gratuitas de diversos profissionais como psicóloga, consultora de moda e especialista em RH. Entre os estabelecimentos, estavam Salineira, Boibom, Casa do Pedreiro, além de negócios da área de turismo, gastronomia e varejo de toda a região. Mais de 500 pessoas foram atendidas pelas 37 empresas que estiveram selecionando mão de obra. Algumas delas, inclusive, saíram com entrevista de emprego agendada ou até mesmo já com a garantia da carteira assinada em novo trabalho.

PELO 3º ANO CONSECUTIVO

Pelo terceiro ano consecutivo, Iguaba Grande foi vencedora na premiação do ICMS Ecológico 2023. O secretário de Meio Ambiente, Vinícius Lavalle acompanhou a cerimônia no Palácio Guanabara, nesta quarta (8). Com ele estava o coordenador de Fiscalização e Licenciamento, Pedro Dacenakis. O bom resultado foi no quesito de tratamento de esgoto, ficando na 3° posição do ranking geral entre todos os municípios do estado. “Destaco que os resultados alcançados, são fruto do incansável trabalho de todos os setores e colaboradores da secretaria, que sempre estão atuando em conjunto, além de reforçar nosso compromisso com a proteção e preservação do Meio Ambiente”, disse Lavalle, que nesta quinta-feira (9) foi logo apresentar o prêmio ao prefeito Vantoil Martins (CID).

NA EXPECTATIVA DO DESFILE

Em Armação dos Búzios, a expectativa do prefeito Alexandre Martins (REP) é das maiores com a festa dos 28 anos de emancipação político-administrativa do município, celebrada em 12 de novembro. Para comemorar o aniversário, a Prefeitura abre a programação nesta sexta-feira (10), com o tradicional Desfile Cívico, no trecho da entrada da Ferradura até a secretaria de Saúde, no Centro, a partir das 8h. O evento contará com mais de 2 mil estudantes da rede pública municipal, 11 bandas, uma Escola Estadual, Creche Bárbara Wright, três Centros, APAE, Guarda Mirim, Guarda Municipal, Segurança e Ordem Pública, Guarda-vidas, Marinha do Brasil (PROFESP), Polícia Militar, Corpo de Bombeiro, APAE, CAAPE, além de todas as secretarias do município. Os trabalhos de força-tarefa para a organização e estruturação do aniversário de Búzios estão em plena execução com envolvimento das pastas de Educação, Ciência e Tecnologia; Segurança e Ordem Pública; Gabinete do prefeito; e Serviços Públicos.

Crédito: Ulisses Dumas/Argo Imagens

DE VOLTA APÓS POLÊMICA EM ARARUAMA

Aliás, a festa de aniversário de Búzios terá como atração, no domingo (12), o ícone da música brasileira Alexandre Pires. Não deixa de ser um retorno do ex-SPC à Região dos Lagos após a polêmica que teria ocorrido na apresentação que Alexandre fez em Araruama, na semana passada. O que dizem por aí é que um dos membros da equipe do cantor foi agredido por um político ligado ao mais alto escalão do governo araruamense, que estaria bêbado na ocasião. Que coisa, hein? Há quem diga nos arredores da Praça do Blindex que, com posturas como essa e com a birra da prefeita, Lívia de Chiquinho (REP), no ano passado, por conta da cantora Pitty evitar posar para fotos com ela, os artistas vão passar a pensar duas vezes antes de aceitar fazer shows na cidade.

ICMS ECOLÓGICO EM ALTA

Voltando a falar sobre a premiação do ICMS Ecológico que ocorreu no Rio, nesta quarta-feira (8), a secretaria do Ambiente e Urbanismo de Búzios também esteve entre os 10 municípios mais bem colocados no Estado. O balneário ficou em 1º lugar o prêmio na área de tratamento de esgoto, por conta da estação de tratamento ser a mais moderna do estado. Representando a cidade, o secretário Evanildo Nascimento afirmou que Búzios segue na direção correta, estimando que as metas de sustentabilidade nos próximos meses levem a cidade a um crescimento ainda maior na área ambiental: “Poderemos alcançar patamares de sermos modelo em diversas frentes, nos tornarmos um destino mundial de ecoturismo, uma cidade carbono zero, uma cidade com 100% do esgoto tratado e dos seus resíduos sólidos tratados. Isso só é possível, com liberdade técnica nas ações das políticas ambientais e com investimentos voltados para o meio ambiente”, concluiu.

PROJETOS DA CÂMARA

Ainda em Búzios, mas falando de Câmara, foi encaminhado à Comissão de Constituição, Justiça e Redação, na sessão desta quinta-feira (9), o Projeto de Lei do vereador Samuel da Byke (PTB), que pretende criar o Registro Geral de Animais no município. O RGA tem como objetivo a identificação e conhecimento da população de cães e gatos por meio do registro e microchipagem desses animais, servindo de ferramenta estratégica para definir políticas públicas de controle de zoonoses e proteção animal. Além disso, os vereadores aprovaram, por unanimidade, o Projeto de Emenda Modificativa 22/2023, que altera a Regulamentação da Exploração Comercial de atividades náuticas no município (PLC 04/2023). A proposta é de autoria do vereador Raphael Braga (UNIÃO).

ATENÇÃO ÀS DOENÇAS RARAS

Ainda sobre Arraial, o secretário de Saúde, Jorge Diniz, e a coordenadora de Atenção à Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, Mylena Gavina, estiveram, nesta quinta-feira (9), na Alerj para acompanhar a solenidade de lançamento da Frente Parlamentar em Atenção às Doenças Raras do Estado do Rio de Janeiro. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, há cerca de 13 milhões de pessoas com algum tipo de doença rara. Só no Estado do RJ, estima-se que 1 milhão de pessoas sejam afetadas. Durante a audiência, foram apresentados um raio-X das doenças raras no Brasil e no mundo; pesquisas brasileiras pioneiras que salvam vidas, mas que dependem de investimentos para serem finalizadas; casos de sucesso no mundo; propostas de mudanças na legislação para o avanço de conquistas e a parceria entre universidade brasileira e um dos mais importantes centros europeus de pesquisas em doenças raras.

QUALIDADE DO SISTEMA DE MEIO AMBIENTE

Arraial também se destacou na premiação do ICMS Ecológico, nesta quarta (8), no Rio. O troféu foi entregue à subsecretária do Ambiente e Saneamento, Keila Ferreira, pelo vice-governador Thiago Pampolha. A cidade se destacou ao conquistar o 3º lugar em “Qualidade do Sistema Municipal de Meio Ambiente”, superando os outros 92 municípios, sendo a melhor marca nos últimos anos.

MAIS UM FECHAMENTO

A vereadora de Araruama e principal opositora ao governo municipal, Penha Bernardes (PL), fez mais um fechamento de peso para 2024, com a ex-vereadora e professora Valéria Amaral. A união vem poucos dias após o anúncio do acerto entre ela e a vice-prefeita da cidade, Raiana Alcebíades (PSD). “Que honra estar ao lado desta grande amiga, Valéria Amaral. Mulher guerreira, lutadora, que representa nosso povo com muita garra e determinação. Fico muito feliz, minha amiga, por estarmos novamente juntas, dando continuidade à nossa história”, disse a pré-candidata à prefeitura araruamense.

TRANQUILO E FAVORÁVEL COM TCE

Enquanto isso, a Prefeitura de Maricá recebeu parecer prévio favorável do TCE às contas relativas a 2022. A prestação foi aprovada por unanimidade durante sessão plenária realizada pela corte nesta quarta-feira (8). Votaram a favor o conselheiro Domingos Inácio Brazão, relator do processo, e seus pares, Marianna Willeman, Marcelo Verdini, José Maurício Nolasco e Andrea Siqueira. O controlador-geral de Maricá, Joab Santana de Carvalho, acompanhou a votação no local. O prefeito Fabiano Horta (PT) celebrou a aprovação sem ressalvas das contas da cidade, destacando a seriedade dos servidores da administração municipal. “É o reconhecimento do compromisso com probidade administrativa, do zelo com os recursos públicos. Resultado do trabalho sério e comprometido de gestores e servidores dedicados à nossa administração. Agradeço a cada um desses colaboradores pelo esforço e competência com que exercem suas funções. Vamos continuar avançando com as políticas públicas que tem transformado a vida do povo da nossa cidade, sobretudo daqueles que mais precisam”, disse.

PRÉ-CAMPANHA FERVENDO

A ex-prefeita de Saquarema e deputada estadual Franciane Motta (UNIÃO) estrelou um novo vídeo institucional para a pré-campanha do ex-deputado Paulo Mello (REP), à Prefeitura saquaremense. No vídeo, a parlamentar conta que foi candidata a prefeita em 2008 a pedido de Paulo por uma visão dele de quando era deputado estadual, de que ela na Prefeitura e ele na Alerj poderiam fazer um bom trabalho conjunto pelo município. Pelo visto, a ideia é que, com os papéis invertidos, os dois voltem a fazer essa dobradinha. Será que vem aí? 2024 está chegando com força nas terras de Nossa Senhora de Nazareth.

- Advertisement -
VEJA TAMBÉM
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img

Mais Lidas

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -
- Advertisement -spot_img
Pular para o conteúdo